Uma das raças de cachorro mais indicadas para casas com famílias e crianças, o Golden Retriever é conhecido por ser o "sonho de consumo" de muita gente. Além de ser uma ótima opção para casas cheias, o cachorro Golden também é um grande amigo para quem mora sozinho e precisa de uma companhia para o dia a dia. Ele é amigável, brincalhão, inteligente, gentil e muito dócil. Não é à toa que essa é uma raça que normalmente é recomendada para a pet terapia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para conhecer mais sobre essa raça de cachorro grande que é uma das mais populares no Brasil, continue com a gente aqui embaixo! Você vai descobrir tudo sobre cachorro Golden: preço, temperamento, cuidados com a saúde além de outras curiosidades.

Raio-X do cachorro Golden Retriever

  • Origem: Grã-Bretanha
  • Grupo: Retrievers, Levantadores e Cães d’Água
  • Pelagem: longa, com pelos dourados, macios e sedosos
  • Cores: creme ou tons de dourado
  • Personalidade: amigável, inteligente, afável, gentil e fiel
  • Altura: 51 a 61 cm
  • Peso: 25 a 35 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos 
  • Preço de um Golden: valores oscilam entre R$ 1,5 mil e R$ 4 mil 

Origem da raça de cachorro Golden Retriever

A raça Golden Retriever é originária do Reino Unido, mais especificamente da Inglaterra e da Escócia. Há quem credite o desenvolvimento desta raça ao lorde britânico Tweedmouth que, em meados do século XIX, teria feito uma série de cruzamentos de raças como Tweed Water Spaniel (atualmente extinta), Terra Nova e Setter Irlandês. Lord Tweedmouth tinha o objetivo de criar uma raça que fosse habilidosa na caça - principalmente de aves -, além de fácil de treinar e dócil.

Mais tarde, em 1908, surgiu o primeiro canil específico para criação de Golden Retriever. O reconhecimento oficial da raça pelo American Kennel Club veio pouco tempo depois, em 1932. Hoje, esse é um dos cachorros mais populares no Brasil e em todo o mundo.

As características físicas do cachorro Golden Retriever

O cão Golden leva esse nome justamente por causa da pelagem dourada que ele tem. Os pelos são longos, macios e sedosos. Além da tonalidade dourada, também é possível encontrar a raça de cachorro Golden Retriever com fios mais claros, de um tom creme. 

Quanto ao tamanho, ele é um cachorro grande com corpo atlético e musculoso. São cães que podem chegar facilmente a 61 cm de altura e pesar até 35 kg na idade adulta. As fêmeas, porém, tendem a ser menores do que os machos da raça Golden. O quanto custa um cão da raça, inclusive, pode depender disso.

Labrador Retriever x Golden Retriever: cachorros são da mesma família?

Golden ou Labrador? Confundir as raças é algo muito comum e justificável para quem não tem contato próximo com esses cães. Os dois têm uma personalidade muito parecida: são carinhosos, apegados, inteligentes, obedientes e têm muita energia.

Também são duas raças de cachorro grande: na fase adulta, podem ir de 51 cm a 61 cm. Por mais que o nome completo do Labrador não seja tão popular quanto o do Golden, ele também é um Retriever. Ou seja, antigamente ele tinha a mesma função de recuperar a caça do dono com a boca sem causar estrago. São duas raças do grupo Retriever!

Para identificar se é um Labrador ou Golden, preste atenção na pelagem. Mesmo que os dois tenham pelos densos, os do Golden Retriever são sempre mais longos. A coloração também costuma variar: enquanto o Golden é sempre dourado, o Labrador pode ter essa cor ou ser mais escuro, com pelos pretos ou marrons.   

Cachorros Labrador e Golden Retriever juntos sentados na grama com uma árvore de folhas amarelas ao fundo

Pelagem do Golden Retriever é a marca registrada da raça

Uma das principais características do Golden Retriever — que, inclusive, é o que dá nome à raça — é a pelagem dourada e longa. Mesmo que os pelos não tenham tendência a embolar e criar nós, é necessário escová-los entre uma e duas vezes por semana, no mínimo.

Apesar da pelagem comprida do Golden Retriever, quem mora nos locais mais quentes do país não precisa se preocupar com a quantidade de calor que eles sentem. Nos dias de temperaturas altas, os pelos servem para isolar o corpo do animal. Ou seja, eles funcionam como proteção tanto no calor quanto no frio. Por esse motivo, não é necessário tosar Golden Retriever completamente. Basta aparar os pelos se eles ficarem muito longos, procedimento conhecido como tosa trimming.

A amabilidade do Golden Retriever é um dos principais traços de personalidade da raça

  • Convivência

Não foi à toa que o Golden Retriever virou o “cachorro desejo” de várias pessoas e famílias: a fama merecida vem de um temperamento dócil e carinhoso que conquista qualquer amante de cachorros que estiver ao redor. Mesmo sendo capaz de se manter quieto e centrado sempre que há necessidade, ele é bem brincalhão e agitado quando está “fora de serviço”. 

Carinhoso e muito dócil, o cachorro Golden Retriever é mesmo um bom companheiro! Mas é preciso que ele receba os estímulos adequados do tutor para ser um cachorro feliz e bem comportado. Acontece que os cães da raça Golden Retriever são extremamente inteligentes e têm muita disposição para fazer exercícios e brincar. Se ele não tiver uma rotina que inclua momentos para gastar energia e aprender coisas novas, pode se sentir frustrado e até mesmo destruir objetos em casa.

O cachorro Golden não é muito chegado a latidos. Ele só vai latir quando realmente sentir necessidade de comunicar algo. Por esse motivo, muitas pessoas acham que o Golden Retriever é um bom cachorro para apartamento.— e ele realmente é, embora precise se exercitar.

  • Socialização

O Golden Retriever é o pet perfeito para famílias, principalmente as que têm crianças. No entanto, a socialização é importante para que o animal aprenda a se comportar bem em diferentes circunstâncias. Se isso não acontecer, o apego que o Golden tem aos donos pode se transformar numa possessividade que vai atrapalhar a interação com outros animais e pessoas que ele não conhece.

Vale lembrar também que o Golden Retriever é um cachorro muito bonito e simpático, mas ainda é um cachorro. Ele não vai gostar de ser apertado ou abraçado demais, por exemplo, e pode não conseguir medir sua força quando se empolga em uma brincadeira. Ter cuidado nessas interações é sempre um bom caminho.

  • Adestramento

A vontade de agradar o tutor facilita o processo de treinamento do Golden. Diferente de raças como o Beagle e o Shih Tzu, que são mais independentes e podem não se importar muito com a aprovação dos donos, o Golden Retriever tem como uma de suas principais características o apego ao tutor.

Juntando isso com a inteligência e a obediência comum à raça, na hora do treinamento é bem comum que ele se esforce para aprender os comandos o mais rápido possível, justamente por querer agradar. Também é por isso que o Golden é uma das principais raças escolhidas para receber o treinamento de cão-guia e para diferentes tipos de terapias ocupacionais. 

Golden: cachorro de porte grande tem bastante energia

O fato de o Golden ser um cachorro de porte grande, que pode chegar a 61 cm de altura e 35 kg na idade adulta, é proporcional a energia que a raça tem - que é muita. Esse é um cachorro que vai precisar de passeios diários, além de espaço à sua disposição, para correr e gastar energia.

Uma casa com quintal é o ambiente ideal para um Golden Retriever. Comprar um filhote dessa raça exige essa reflexão prévia. Ainda assim, é possível criar um cachorro Golden em apartamentos, desde que o tutor entenda as necessidades energéticas da raça.

Golden Retriever recebendo carinho de mulherGolden Retriever correndo ao ar livreGolden Retriever nadando na piscinaGolden Retriever filhote andando ao ar livreGolden Retriever sendo examinado por veterinário

12 curiosidades sobre o cachorro Golden Retriever

  1. O cachorro Golden Retriever sabe nadar e adora estar na água.
  2. A raça se dá muito bem como cão de resgate, cão-guia ou cão de suporte emocional.
  3. Cães da raça Golden ocupam o 4º lugar no ranking de cachorros mais inteligentes.
  4. Dois ex-presidentes dos Estados Unidos foram tutores de Golden Retrievers durante seus mandatos: Gerald Ford foi dono da cadela Liberty, enquanto Ronald Reagan criou a Victory.
  5. A raça pode desenvolver depressão ou ansiedade de separação se ficar sozinha por muito tempo.
  6. Fáceis de adestrar, cachorros Golden Retriever já foram protagonistas de diversos filmes de cachorro, como a franquia Bud e o emocionante Marley & Eu.
  7. Não há tipos de Golden diferentes, muito menos variação de cores como um Golden Retriever preto ou marrom. Todos os cães pertencem à mesma raça e têm a pelagem dourada.
  8. É normal encontrar manchas escuras na língua de alguns Golden Retrievers.
  9. Cachorros Golden soltam muitos pelos!
  10. Uma ninhada de filhote Golden geralmente tem, em média, de seis a oito cachorrinhos.
  11. O cachorro Golden é uma das raças mais populares no Brasil e no mundo!
  12. O Golden tem uma habilidade incrível de carregar as coisas com a boca. Ele, inclusive, consegue carregar ovos na boca sem quebrá-los, o que é bastante impressionante.

Golden Retriever filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O Golden filhote é, sem dúvida, uma fofura! Os cães recém-nascidos são sempre encantadores, e com o Golden isso não é diferente. Mas antes de levá-lo para casa, saiba que ele deve permanecer com a mãe e os irmãos durante os dois primeiros meses de vida para garantir a amamentação, principal fonte de nutrientes nessa etapa inicial. 

Ao chegar no novo lar, é necessário que o tutor já tenha feito toda a adaptação do ambiente. Uma dica é preparar o enxoval para cachorro filhote semanas antes. Compre tudo que os filhotes de Golden Retriever precisam: caminha, comedouro, bebedouro, tapetinhos, brinquedos e itens básicos de higiene, como uma escova de pelos e cortador de unha. A ração também deve estar incluída na lista e deve ser apropriada para a faixa etária!

Essa também é a melhor fase para adestrar e socializar o filhote de Golden. No entanto, lembramos que o contato com outras pessoas e animais só é seguro depois que ele tiver tomado todas as vacinas para cachorro obrigatórias. Não esqueça também da vermifugação! Quando se trata de um cachorro tão especial quanto o Golden Retriever, valor de um filhote pode ser um pouquinho elevado. Além disso, para ter um Golden Retriever, valor das despesas também deve ser calculado.

Fotos de cachorro Golden

Golden Retriever pulando em gramadoGolden Retriever filhote apoiado em cima de bancoGolden Retriever lambendo rosto de criançaGolden Retriever correndo na água com frisbee na bocaGolden Retriever com as patas apoiadas em sofá vermelhoGolden Retriever filhote comendoGolden Retriever filhote brincando com bolinhaVários filhotes de Golden Retriever juntosGolden Retriever dourado e begeGolden Retriever com galho na bocaGolden Retriever com tutora na redeGolden Retriever sendo escovado por mulherGolden Retriever com vários gatos em cima deleGolden Retriever idoso com os pelinhos esbranquiçadosGolden Retriever fazendo treino de agilityGolden Retriever esperando para comerGolden Retriever deitado no chão da salaGolden Retriever encostando o rosto no de uma meninaTrês filhotes de Golden Retriever no coloGolden Retriever em cima de balança

 

Como cuidar de um Golden Retriever

  • Banho: esse é um dos cuidados mais importantes, e deve acontecer pelo menos uma ou duas vezes por mês. Não esqueça de usar produtos específicos para pets!
  • Tosa: é necessário para manter uma aparência impecável. Por isso, tosas higiênicas regulares com intervalos de um mês são uma boa maneira de deixá-lo sempre limpo e arrumado.
  • Escovação: muito peludo, o cachorro Golden precisa ser escovado diariamente e, de preferência, com uma escova de cerdas metálicas. Esse cuidado evita que os pelos que se soltam naturalmente fiquem embolados, o que pode criar um ambiente favorável para pulgas, por exemplo.
  • Unhas: o ideal é que elas sejam aparadas mensalmente ou sempre que o tutor observar que não há um desgaste natural da unha em contato com o chão.
  • Dentes: assim como qualquer outro cachorro, o Golden precisa ter seus dentes escovados todos os dias, com escova e creme dental específicos para pets. O Golden Retriever tem tendência ao tártaro, que é o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes ou sob a gengiva.
  • Orelhas: na hora de cuidar da higiene canina, vale verificar os ouvidos do pet para ver se está tudo certinho e limpar pelo menos uma ou duas vezes por mês. 

Não podem faltar exercícios físicos na rotina do cachorro Golden

Justamente pela grande quantidade de energia que é comum aos cães da raça Golden Retriever, as atividades físicas precisam fazer parte do dia a dia desse animal. Especialmente atraídos por qualquer coisa que envolva nado e água, eles são ótimas companhias para corridas, além de brincadeiras em que precisam buscar ou farejar algum objeto.

Se você passa o dia todo fora de casa e quer ter um cachorro Golden, vai precisar dedicar pelo menos de 30 minutos a uma hora do seu tempo a ele quando chegar em casa: se ele não tiver como liberar toda a energia que tem, pode acabar desenvolvendo um quadro de ansiedade de separação ou também pode descontar tudo isso nos objetos ao redor — e ninguém gosta muito quando isso acontece, certo?

@elliegoldenlife Puppy transforms into a teenager in 20 seconds! #goldenretrieverlife ♬ As It Was - Harry Styles

O que você precisa saber sobre a saúde do Golden Retriever

Assim como outros cachorros de porte grande, cães da raça Golden Retriever também costumam sofrer com uma doença chamada displasia coxofemoral, que inclusive pode ter origem genética. A degeneração da articulação do quadril dos cachorros grandes também pode ser desencadeada pela obesidade, pela falta de exercícios físicos ou pelo fato de o cachorro caminhar constantemente sobre pisos muito lisos.

A doença pode se desenvolver em filhotes de Golden Retriever a partir dos 4 meses de idade, mas é mais comum em cães adultos e idosos. Os sintomas mais comuns da displasia coxofemoral na raça de cachorro Golden são dor no quadril, atrofia dos músculos da coxa e aumento dos músculos dos ombros, que ficam sobrecarregados. Um Golden Retriever mancando pode estar com displasia coxofemoral.

O cachorro Golden Retriever também tem tendência ao hipotireoidismo, doença endocrinológica que não tem cura, mas pode ser tratada para dar uma melhor qualidade de vida ao cão. A baixa concentração dos hormônios da tireóide (T3 e T4) tornam o metabolismo do cachorro mais lento, o que pode se transformar em obesidade e cansaço excessivo. É preciso dar uma atenção especial também aos olhos dos Golden Retrievers, para detectar o quanto antes os sinais de atrofia progressiva da retina, outra doença para a qual a raça tem predisposição e que, se não tratada, pode levar o animal à cegueira.

Golden Retriever: preço do filhote não é dos mais caros

Já se perguntou quanto custa um Golden? Cães da raça podem ser encontrado por valores entre R$ 2.500 e R$ 7.500 — o valor foi calculado com base nos principais canis do país. Para ter um Golden, preço sofre influência de vários fatores, como o sexo do animal e a linhagem genética dele.

É essencial que você busque um canil de cachorro de confiança, que cuide da reprodução e do desenvolvimento do cachorro da raça Golden, fazendo a correta prevenção de doenças transmitidas geneticamente ou causadas por má formação no filhote de Golden. Preço do animal não é mais importante que a maneira como o cruzamento é conduzido.

O futuro tutor deve ter em mente que o valor de um Golden não se resume a saber quanto é um Golden Retriever filhote: essa raça precisa de grandes quantidades de ração para se alimentar e demanda outros cuidados que precisam ser colocados na ponta do lápis, como antipulgas para raças de grande porte, por exemplo. 

A possibilidade de adotar um cachorro raça Golden não é alta, mas você pode procurar um cãozinho vira-lata dourado nos canis da sua cidade se não puder arcar com o preço do Golden Retriever filhote com pedigree. O importante é que, nos dois casos, a companhia do seu cachorro sempre vai valer a pena.

Perguntas e respostas sobre o Golden Retriever

Qual o valor de um Golden Retriever?

O valor do Golden Retriever varia, mas costuma ficar na faixa de R$ 2.500 a R$ 7.500. Em alguns casos, essa faixa de preço pode chegar a ser ainda maior, dependendo do sexo e linhagem genética do animal. O ideal é consultar criadores de confiança e regulamentados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKB).

É bom ter Golden Retriever?

É maravilhoso ter um Golden! Cachorro é um excelente companheiro para qualquer família e até para quem mora só. Ele é afetuoso, gentil, dócil e muito inteligente. Além disso, tem uma imensa vontade de agradar o tutor. Não é à toa que é uma das raças de cachorro mais populares!

Onde o Golden gosta de dormir?

Por ser uma raça que é originária de regiões mais frias, o Golden Retriever muitas vezes prefere dormir direto no chão (que é mais geladinho) do que na própria cama. Por isso, não estranhe se encontrar o seu cachorro tirando uma soneca em cima do piso.

Quanto tempo um Golden pode ficar sozinho?

O Golden Retriever é um cachorro que, no geral, não dá muito trabalho, mas que é muito apegado com os donos. A recomendação é não deixá-lo sozinho por um período muito longo, ou ele pode sofrer com a sua ausência. Uma dica, inclusive, é apostar no enriquecimento ambiental para distraí-lo nesses momentos. 

Qual é a função do Golden Retriever?

O cachorro Golden Retriever foi criado originalmente para auxiliar os tutores na caça de aves aquáticas, mas equilibrando isso com uma personalidade leal e obediente. Por isso, pode-se dizer que ele sempre foi um cão de trabalho. A diferença é que hoje ele é muito mais usado para outras funções, como cão terapeuta e cão-guia.

Quais são os três tipos de Golden Retriever?

Em tese, não existem diferentes tipos de Golden. Cachorro é reconhecido como uma única raça pelos órgãos de cinofilia. No entanto, surgiram nomenclaturas recentes que classificam informalmente o Golden Retriever em: inglês, americano e canadense. Na prática, não há nenhuma diferença entre eles.

O que você precisa saber antes de ter um Golden Retriever?

O Golden Retriever é um cachorro energético, que precisa de certo espaço e que solta muito pelo. Também é um cãozinho que não deve ficar sozinho por muito tempo, e que demanda atenção no dia a dia. Para o Golden, valor da família é muito importante e ele gosta de estar bem juntinho dos seus humanos sempre que pode.

Por que o Golden gosta tanto de água?

Os cachorros Golden têm mais afinidade com o ambiente aquático por causa da origem deles, que eram usados para caçar aves aquáticas. Hoje em dia, não há mais a necessidade da caça, mas o Golden ainda se sente muito confortável nesses espaços e é uma raças de cachorro que mais gostam de brincar na água.

Quantos filhotes nascem de um Golden Retriever?

Durante a gestação de cachorro, as cadelas normalmente podem parir até 12 filhotes. No caso dos Golden, a média é de 6 a 8 filhotes por gestação e é importante ter um acompanhamento médico nesse processo. Somente depois do nascimento dos filhotes de Golden Retriever, preço costuma ser estipulado de acordo com as características de cada animal.

Quanto tempo demora para o Golden Retriever crescer?

Assim como outras raças de cachorro, Golden Retriever leva mais tempo para virar adulto. Isso se deve à estatura do animal, que é de grande porte. Para se ter uma ideia, esses cães só atingem o crescimento total entre 15 e 18 meses de idade.

Publicado originalmente em: 22/08/2019

Atualizado em: 22/02/2024