Alimentação animal

Frutas para cachorros: um guia completo dos alimentos que podem ser acrescentados na dieta dos pets

Publicado - 23 Outubro 2020 - 19h00

Atualizado - 03 Maio 2024 - 15h42

A alimentação do cachorro é um dos aspectos mais importantes na hora de cuidar do seu amigo de quatro patas. Saber o que um cão pode ou não comer, inclusive, é obrigação de todo tutor. Por isso, é comum que algumas dúvidas apareçam na hora de procurar quais frutas cachorro pode comer, já que, embora esses alimentos tragam vários benefícios para a saúde dos humanos, algumas frutas podem acabar sendo prejudiciais para a saúde dos doguinhos. Sendo assim, o Patas da Casa resolveu esclarecer de uma vez por todas as frutas que os cachorros podem comer ou não, e como o tutor deve oferecê-las aos animais, além de explicar todos os benefícios desses alimentos. Veja só!

Cachorro pode comer frutas e elas até fazem bem para a saúde

Que as frutas são alimentos bastante nutritivos, todo mundo sabe. Mas é importante ter em mente que o organismo de um cachorro é totalmente diferente do nosso, e esses animais nem sempre conseguem digerir algumas comidas da mesma forma que a gente. É por isso que não se pode dar todas as frutas para cachorro, já que algumas são consideradas proibidas e podem fazer bastante mal para a saúde do seu bichinho. No entanto, existem algumas exceções, e que são ótimas opções para servir como um petisco nos momentos de descontração para o seu cão. Mas atenção: mesmo que elas se encaixem na lista de frutas que pode dar para cachorro, é importante saber como oferecê-las para o seu pet da melhor forma e com a frequência correta. Nada de exageros, hein?

Frutas: cachorro pode comer o alimento como petisco de vez em quando

Equilíbrio é tudo, e na hora de dar frutas para cachorro isso não deve ser diferente. O ideal é que esses alimentos sejam oferecidos apenas em ocasiões isoladas, e não façam parte da dieta dos cães de forma regular. Mesmo as frutas que são permitidas possuem certa quantidade de frutose na sua composição, um açúcar que é natural deste tipo de alimento e que, se consumido em excesso, pode acabar fazendo mal para os animais. É por isso que é importante que o tutor ofereça as frutas que o cachorro pode comer sempre em pequenas quantidades, cortadas em pedacinhos e com muita cautela para não exagerar. A frequência não deve ser maior do que uma vez por dia, e uma das melhores formas de oferecê-la, além do petisco, é acrescentando uma pequena quantidade de fruta na ração do animal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Outros cuidados necessários na hora de oferecer frutas para cachorro

Antes de dar frutas para cachorro, certifique-se de que o alimento está preparado para ser consumido do jeito certo: sem casca, sem semente e cortado. Assim, é possível garantir que o cachorro não vai se engasgar nem ter nenhum outro tipo de problema enquanto estiver se deliciando com a sua frutinha. Além disso, também é importante testar a tolerância do animal em relação ao alimento em questão. Por isso, a dica é oferecer uma fruta de cada vez para saber exatamente como o organismo do cãozinho vai reagir diante disso. Caso haja qualquer dúvida quanto as frutas que o cachorro pode comer, vale consultar o médico veterinário para esclarecer essas questões.

 

Cachorro recebendo banana na colher das mãos de humano

 

Frutas que cachorro pode comer: saiba quais alimentos podem ser oferecidos ao seu amigo

- Banana para cachorro: uma das frutas que o cachorro pode comer é a banana, que é rica em vitaminas A, B e C, fibras e vários minerais, como o potássio e o cálcio. Enquanto o potássio é responsável por fortalecer a musculatura e os ossos do animal, as vitaminas e os minerais se encarregam de melhorar o sistema imunológico dos cães.

- Pera para cachorro: rica em vitaminas (B1, B2, C, E) e em fibras, o cachorro pode comer pera sem grandes problemas. Na verdade, essa acaba, inclusive, sendo uma ótima opção de fruta para o seu amigo de quatro patas, já que o alimento é composto por quase 80% de água, o que também ajuda na hidratação do cãozinho. Mas atenção: não esqueça de descascá-la e remover as sementes.

- Maçã para cachorro: uma das melhores frutas para cachorro é a maçã. Fonte de vitaminas (A, B, C, E, K) e minerais, o alimento pode ser consumido sem problemas. No entanto, assim como a pera, é importante sempre tirar as sementes da fruta, porque elas contém uma substância extremamente nociva para os pets, que é o ácido cianídrico.

- Melancia para cachorro: fonte de vitaminas A e C, a melancia é outra ótima alternativa para mimar o seu doguinho, principalmente nos dias mais quentes. Por ter uma grande quantidade de água na sua composição, a melancia é uma fruta refrescante e que agrada bastante o paladar canino, desde que seja dada sem casca e sem semente.

- Melão para cachorro: assim como a melancia e a pera, o melão também possui alta concentração de água e é uma das frutas para cachorro mais refrescantes que existem. Ela é rica em vitaminas B6 e C, fibras e potássio. Não se esqueça de remover a casca e as sementes.

- Morango para cachorro: diferente da maioria das frutas para cachorro, o morango pode ser oferecido ao seu cãozinho com casca e sementes sem trazer quaisquer riscos para a saúde do animal. Essa é uma fruta rica em antioxidantes e que contém as vitaminas A, B e C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e atuando como anti-inflamatório. Contudo, não são todos os cães que se dão bem com o alimento e, nesses casos, é necessário evitá-lo na dieta do seu pet.

- Manga para cachorro: fonte de fibras e vitamina C, o cachorro pode comer manga desde que a fruta esteja sem casca e sem caroço. Ainda assim, vale ter cuidado redobrado com a quantidade de manga oferecida, pois este é um alimento que possui alto teor de açúcar, o que pode acabar refletindo na saúde de cães que têm tendência à obesidade canina.

- Kiwi para cachorro: uma ótima fonte de vitamina C, o kiwi melhora a digestão dos cães e pode ser dado sem problemas para o seu amigo de quatro patas. Além disso, o cachorro pode comer kiwi com as sementes, porque elas não fazem mal, mas é uma fruta que sempre deve ser descascada.

- Goiaba para cachorro: rica em ferro e fósforo, a goiaba também tem as vitaminas A, B e C em sua composição, o que melhora o funcionamento digestivo do cachorro. Inclusive, esta é uma boa opção de fruta para cães que sofrem com diarreia. Ela deve ser descascada e oferecida sem sementes - embora as sementes não sejam prejudiciais para a saúde dos cachorros.

- Caju para cachorro: a fruta caju, sem a castanha, pode ser dada aos cães e ainda tem alguns benefícios, já que ela fortalece a imunidade dos cães porque possui um alto teor de vitamina C e ferro. 

- Jabuticaba para cachorro: diferente de outras frutas, os cachorros podem comer a casca das jabuticabas que é onde tem alta concentração de antioxidantes e fibra, além de vitaminas B e C, cálcio e ferro;

 

Tutora tentando fazer cachorrinho comer maçã verde

 

Frutas para cachorro que precisam de certa atenção e cautela

- Mamão para cachorro: uma das frutas que cachorro pode comer e que agrada muito o paladar dos pets é o mamão. Composto pelas vitaminas A e C e muitas fibras, a textura desse alimento contribui bastante para que os cães gostem tanto dele. Contudo, é importante ter certa atenção, já que o mamão tem efeito laxante, e é por isso que ele só deve ser oferecido para cães saudáveis. Se o seu bichinho está com diarreia ou algum problema intestinal, o mamão pode não ser uma boa ideia. Vale lembrar que a casca e as sementes também devem ser retiradas, pois elas podem causar obstrução intestinal no cão.

- Ameixa para cachorro: o cachorro pode comer ameixa, desde que o tutor remova o caroço da fruta, que pode prejudicar bastante a saúde do animal. Por ser bastante dura, essa parte da ameixa pode fazer o cachorro se engasgar e até mesmo quebrar os dentes. Além disso, o caroço da fruta contém cianeto, que é uma substância tóxica para os cães. Mas, de resto, a fruta pode ser oferecida sem problemas para o seu pet, pois é uma boa fonte de fibras vitaminas e minerais.

- Coco para cachorro: rico em vitamina E, que é um antioxidante natural, o coco deve ser oferecido sempre em quantidades muito pequenas para os cães e de forma totalmente natural, sem adição de açúcar. O excesso, por outro lado, pode acabar desencadeando diarreias e problemas intestinais no doguinho. A água de coco também é uma ótima opção para refrescar seu pet!

- Caqui para cachorro: o cachorro pode comer caqui de vez em quando, desde que ele esteja com a saúde em dia. Por ter uma grande quantidade de açúcar, o caqui pode ser um problema para cães diabéticos e obesos. Além disso, também não se recomenda a fruta para animais com problemas de cálculo na bexiga. Outro ponto importante é que o caroço sempre deve ser retirado do caqui antes de oferecê-lo aos cães.

Veja a lista de frutas que cachorro não pode comer de jeito nenhum!

- Abacate para cachorro: o abacate possui uma substância que é altamente tóxica para os cães, que é a persina, presente principalmente nas cascas, folhas e caroço da fruta. A polpa tem uma concentração menor dessa substância, mas ainda assim não vale a pena arriscar, né? Caso contrário, o cãozinho pode acabar tendo problemas como vômitos e diarreias.

- Abacaxi, laranja e limão para cachorro: as frutas cítricas não são indicadas para os cachorros por causa da acidez que elas carregam. Embora tenham alguns componentes importantes como a vitamina C, o abacaxi, limão e até a laranja para cachorro fazem mais mal do que bem a esses animais. O excesso de acidez presente nessas frutas podem acabar desencadeando problemas gastrointestinais e outras complicações e, por isso, é melhor evitá-las.

- Carambola para cachorro: essa é uma das frutas que cachorro não pode comer por um simples motivo: ela possui substâncias, chamadas de sais oxalatos, que são extremamente prejudiciais para os rins, podendo inclusive levar a uma falência desses órgãos. Sendo assim, embora pareça inofensiva, a carambola não deve ser dada para o seu cãozinho em nenhuma circunstância.

- Uva para cachorro: tanto as uvas comuns quanto as uvas passas não devem fazer parte da dieta dos cães. Não se sabe ao certo qual é a parte da fruta que pode intoxicar os cães, mas o que é certo é que esses animais geralmente sofrem reações nada agradáveis depois de ingeri-las. Vômitos, diarreias, problemas renais e até mesmo morte estão associadas ao consumo de uva pelos cachorros. Por isso, essa fruta jamais deve ser oferecida ao seu cãozinho.

Redação: Juliana Melo

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas