Alimentação de cachorro

Frutas para cachorros: um guia completo dos alimentos que podem ser acrescentados na dieta dos pets

Publicado - 23 Outubro 2020 - 19h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A alimentação do cachorro é um dos aspectos mais importantes na hora de cuidar do seu amigo de quatro patas. Saber o que um cão pode ou não comer, inclusive, é obrigação de todo tutor. Por isso, é comum que algumas dúvidas apareçam na hora de procurar quais frutas cachorro pode comer, já que, embora esses alimentos tragam vários benefícios para a saúde dos humanos, algumas frutas podem acabar sendo prejudiciais para a saúde dos doguinhos. Sendo assim, o Patas da Casa resolveu esclarecer de uma vez por todas as frutas que os cachorros podem comer ou não, e como o tutor deve oferecê-las aos animais, além de explicar todos os benefícios desses alimentos. Veja só!

Cachorro pode comer frutas e elas até fazem bem para a saúde

Que as frutas são alimentos bastante nutritivos, todo mundo sabe. Mas é importante ter em mente que o organismo de um cachorro é totalmente diferente do nosso, e esses animais nem sempre conseguem digerir algumas comidas da mesma forma que a gente. É por isso que não se pode dar todas as frutas para cachorro, já que algumas são consideradas proibidas e podem fazer bastante mal para a saúde do seu bichinho. No entanto, existem algumas exceções, e que são ótimas opções para servir como um petisco nos momentos de descontração para o seu cão. Mas atenção: mesmo que elas se encaixem na lista de frutas que pode dar para cachorro, é importante saber como oferecê-las para o seu pet da melhor forma e com a frequência correta. Nada de exageros, hein?

Frutas: cachorro pode comer o alimento como petisco de vez em quando

Equilíbrio é tudo, e na hora de dar frutas para cachorro isso não deve ser diferente. O ideal é que esses alimentos sejam oferecidos apenas em ocasiões isoladas, e não façam parte da dieta dos cães de forma regular. Mesmo as frutas que são permitidas possuem certa quantidade de frutose na sua composição, um açúcar que é natural deste tipo de alimento e que, se consumido em excesso, pode acabar fazendo mal para os animais. É por isso que é importante que o tutor ofereça as frutas que o cachorro pode comer sempre em pequenas quantidades, cortadas em pedacinhos e com muita cautela para não exagerar. A frequência não deve ser maior do que uma vez por dia, e uma das melhores formas de oferecê-la, além do petisco, é acrescentando uma pequena quantidade de fruta na ração do animal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Outros cuidados necessários na hora de oferecer frutas para cachorro

Antes de dar frutas para cachorro, certifique-se de que o alimento está preparado para ser consumido do jeito certo: sem casca, sem semente e cortado. Assim, é possível garantir que o cachorro não vai se engasgar nem ter nenhum outro tipo de problema enquanto estiver se deliciando com a sua frutinha. Além disso, também é importante testar a tolerância do animal em relação ao alimento em questão. Por isso, a dica é oferecer uma fruta de cada vez para saber exatamente como o organismo do cãozinho vai reagir diante disso. Caso haja qualquer dúvida quanto as frutas que o cachorro pode comer, vale consultar o médico veterinário para esclarecer essas questões.


A banana é uma das   frutas que pode dar para cachorro
A banana é uma das frutas que pode dar para cachorro

Frutas que cachorro pode comer: saiba quais alimentos podem ser oferecidos ao seu amigo

- Banana para cachorro: uma das frutas que o cachorro pode comer é a banana, que é rica em vitaminas A, B e C, fibras e vários minerais, como o potássio e o cálcio. Enquanto o potássio é responsável por fortalecer a musculatura e os ossos do animal, as vitaminas e os minerais se encarregam de melhorar o sistema imunológico dos cães.

- Pera para cachorro: rica em vitaminas (B1, B2, C, E) e em fibras, o cachorro pode comer pera sem grandes problemas. Na verdade, essa acaba, inclusive, sendo uma ótima opção de fruta para o seu amigo de quatro patas, já que o alimento é composto por quase 80% de água, o que também ajuda na hidratação do cãozinho. Mas atenção: não esqueça de descascá-la e remover as sementes.

- Maçã para cachorro: uma das melhores frutas para cachorro é a maçã. Fonte de vitaminas (A, B, C, E, K) e minerais, o alimento pode ser consumido sem problemas. No entanto, assim como a pera, é importante sempre tirar as sementes da fruta, porque elas contém uma substância extremamente nociva para os pets, que é o ácido cianídrico.

- Melancia para cachorro: fonte de vitaminas A e C, a melancia é outra ótima alternativa para mimar o seu doguinho, principalmente nos dias mais quentes. Por ter uma grande quantidade de água na sua composição, a melancia é uma fruta refrescante e que agrada bastante o paladar canino, desde que seja dada sem casca e sem semente.

- Melão para cachorro: assim como a melancia e a pera, o melão também possui alta concentração de água e é uma das frutas para cachorro mais refrescantes que existem. Ela é rica em vitaminas B6 e C, fibras e potássio. Não se esqueça de remover a casca e as sementes.

- Morango para cachorro: diferente da maioria das frutas para cachorro, o morango pode ser oferecido ao seu cãozinho com casca e sementes sem trazer quaisquer riscos para a saúde do animal. Essa é uma fruta rica em antioxidantes e que contém as vitaminas A, B e C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e atuando como anti-inflamatório. Contudo, não são todos os cães que se dão bem com o alimento e, nesses casos, é necessário evitá-lo na dieta do seu pet.

- Manga para cachorro: fonte de fibras e vitamina C, o cachorro pode comer manga desde que a fruta esteja sem casca e sem caroço. Ainda assim, vale ter cuidado redobrado com a quantidade de manga oferecida, pois este é um alimento que possui alto teor de açúcar, o que pode acabar refletindo na saúde de cães que têm tendência à obesidade canina.

- Kiwi para cachorro: uma ótima fonte de vitamina C, o kiwi melhora a digestão dos cães e pode ser dado sem problemas para o seu amigo de quatro patas. Além disso, o cachorro pode comer kiwi com as sementes, porque elas não fazem mal, mas é uma fruta que sempre deve ser descascada.

- Goiaba para cachorro: rica em ferro e fósforo, a goiaba também tem as vitaminas A, B e C em sua composição, o que melhora o funcionamento digestivo do cachorro. Inclusive, esta é uma boa opção de fruta para cães que sofrem com diarreia. Ela deve ser descascada e oferecida sem sementes - embora as sementes não sejam prejudiciais para a saúde dos cachorros.

- Caju para cachorro: a fruta caju, sem a castanha, pode ser dada aos cães e ainda tem alguns benefícios, já que ela fortalece a imunidade dos cães porque possui um alto teor de vitamina C e ferro. 

- Jabuticaba para cachorro: diferente de outras frutas, os cachorros podem comer a casca das jabuticabas que é onde tem alta concentração de antioxidantes e fibra, além de vitaminas B e C, cálcio e ferro;

 


A melhor forma de oferecer frutas para cachorro é cortando-a em pedacinhos e retirando sementes e cascas
A melhor forma de oferecer frutas para cachorro é cortando-a em pedacinhos e retirando sementes e cascas

Frutas para cachorro que precisam de certa atenção e cautela

- Mamão para cachorro: uma das frutas que cachorro pode comer e que agrada muito o paladar dos pets é o mamão. Composto pelas vitaminas A e C e muitas fibras, a textura desse alimento contribui bastante para que os cães gostem tanto dele. Contudo, é importante ter certa atenção, já que o mamão tem efeito laxante, e é por isso que ele só deve ser oferecido para cães saudáveis. Se o seu bichinho está com diarreia ou algum problema intestinal, o mamão pode não ser uma boa ideia. Vale lembrar que a casca e as sementes também devem ser retiradas, pois elas podem causar obstrução intestinal no cão.

- Ameixa para cachorro: o cachorro pode comer ameixa, desde que o tutor remova o caroço da fruta, que pode prejudicar bastante a saúde do animal. Por ser bastante dura, essa parte da ameixa pode fazer o cachorro se engasgar e até mesmo quebrar os dentes. Além disso, o caroço da fruta contém cianeto, que é uma substância tóxica para os cães. Mas, de resto, a fruta pode ser oferecida sem problemas para o seu pet, pois é uma boa fonte de fibras vitaminas e minerais.

- Coco para cachorro: rico em vitamina E, que é um antioxidante natural, o coco deve ser oferecido sempre em quantidades muito pequenas para os cães e de forma totalmente natural, sem adição de açúcar. O excesso, por outro lado, pode acabar desencadeando diarreias e problemas intestinais no doguinho. A água de coco também é uma ótima opção para refrescar seu pet!

- Caqui para cachorro: o cachorro pode comer caqui de vez em quando, desde que ele esteja com a saúde em dia. Por ter uma grande quantidade de açúcar, o caqui pode ser um problema para cães diabéticos e obesos. Além disso, também não se recomenda a fruta para animais com problemas de cálculo na bexiga. Outro ponto importante é que o caroço sempre deve ser retirado do caqui antes de oferecê-lo aos cães.

Veja a lista de frutas que cachorro não pode comer de jeito nenhum!

- Abacate para cachorro: o abacate possui uma substância que é altamente tóxica para os cães, que é a persina, presente principalmente nas cascas, folhas e caroço da fruta. A polpa tem uma concentração menor dessa substância, mas ainda assim não vale a pena arriscar, né? Caso contrário, o cãozinho pode acabar tendo problemas como vômitos e diarreias.

- Abacaxi, laranja e limão para cachorro: as frutas cítricas não são indicadas para os cachorros por causa da acidez que elas carregam. Embora tenham alguns componentes importantes como a vitamina C, o abacaxi, limão e até a laranja para cachorro fazem mais mal do que bem a esses animais. O excesso de acidez presente nessas frutas podem acabar desencadeando problemas gastrointestinais e outras complicações e, por isso, é melhor evitá-las.

- Carambola para cachorro: essa é uma das frutas que cachorro não pode comer por um simples motivo: ela possui substâncias, chamadas de sais oxalatos, que são extremamente prejudiciais para os rins, podendo inclusive levar a uma falência desses órgãos. Sendo assim, embora pareça inofensiva, a carambola não deve ser dada para o seu cãozinho em nenhuma circunstância.

- Uva para cachorro: tanto as uvas comuns quanto as uvas passas não devem fazer parte da dieta dos cães. Não se sabe ao certo qual é a parte da fruta que pode intoxicar os cães, mas o que é certo é que esses animais geralmente sofrem reações nada agradáveis depois de ingeri-las. Vômitos, diarreias, problemas renais e até mesmo morte estão associadas ao consumo de uva pelos cachorros. Por isso, essa fruta jamais deve ser oferecida ao seu cãozinho.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas