Alimentação animal

Ração para cachorro: veja o que olhar no rótulo da embalagem antes de comprar

Publicado - 23 Junho 2023 - 14h50

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Escolher uma boa ração para cachorro pode parecer um grande desafio com tantas opções disponíveis no pet shop, mas encontrar o alimento ideal é essencial para garantir melhor qualidade de vida aos peludos. Então mesmo que seja bastante trabalhoso avaliar as informações nutricionais de cada rótulo, isso vai ajudar a garantir uma ração mais adequada às especificidades do seu pet, como idade, tamanho, peso e saúde geral. Mas não se preocupe, porque o Patas da Casa separou algumas dicas para te ajudar a encontrar a melhor ração para cachorro e facilitar a sua vida.

Cachorro filhote, adulto e idoso: a idade importa na hora da escolha

Antes de mais nada, é importante selecionar a ração de acordo com a idade do cachorro. Isso porque a composição nutricional varia para atender as necessidades específicas do cãozinho em cada faixa-etária. 

A ração para cachorro filhote, por exemplo, contém a presença de DHA, um ácido graxo proveniente do ômega 3 que os pets não conseguem produzir no próprio organismo, mas que é essencial para o desenvolvimento cognitivo, para o aprendizado e a memória dos cães em fase de crescimento. Além disso, a ração de filhote tem maior equilíbrio na composição entre cálcio e fósforo, nutrientes que auxiliam no fortalecimento ósseo dos cães.

Imagem Quiz:Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Já a ração para adultos é preparada para prevenir doenças e manter a saúde do animal. A principal diferença está no valor calórico ser menor do que o encontrado nas rações para filhotes, já que eles não precisam de tanta energia como os pequenos. Normalmente, elas contém 20% menos calorias, o que ajuda a manter a massa magra do animal. A ração adulto para cães é rica em antioxidantes que auxiliam no envelhecimento saudável e fortalecimento de articulações.

A diferença da ração para cães idosos já começa pelo tamanho dos grãos: na velhice, os dentes dos cães ficam mais frágeis, por isso, precisam de um alimento mais macio para evitar fraturas dentárias. Como eles também ficam mais suscetíveis a doenças, alguns componentes para ficar de olho no rótulo são aqueles que são essenciais para a manutenção da saúde, como a taurina, nutriente importante para visão e células do coração. Assim como em humanos, o metabolismo de cachorro idoso também diminui, então a ração tem baixo teor de gordura e carboidratos e maiores níveis de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, é sempre indicado oferecer ração de longevidade para cães na terceira idade.


Ração para cachorro Premium e Super Premium: qual a principal diferença? 
 

Cachorro comendo ração

A principal diferença encontrada entre as rações premium e as super premium está na qualidade dos ingredientes. Enquanto a primeira utiliza corantes, palatabilizantes e conservantes em sua composição, as rações super premium utilizam conservantes naturais e não possuem nenhum tipo de corante. A longo prazo, a presença desses componentes pode comprometer o funcionamento dos rins dos animais e culminar no surgimento de tumores.

Outra diferença é que a base dos ingredientes das rações super premium são produzidas com proteína 100% animal. Ou seja, elas proporcionam uma melhor digestão e absorção de nutrientes, e podem ser oferecidas em menor quantidade, já que elas aumentam a saciedade e são bem absorvidas pelo organismo. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a escolha de uma ração específica para o porte do seu animal. As rações indicadas para cachorros de porte pequeno normalmente são mais ricas em proteínas e gorduras, porque cães menores possuem o metabolismo mais acelerado. Já os nutrientes das rações para cães de porte médio e grande são mais equilibrados para evitar o excesso de peso do animal. 

Como conservar a ração dos meus cachorros por mais tempo?

Saber onde e como armazenar a ração de cachorro é essencial para garantir uma maior durabilidade e manter sua qualidade nutricional.

Na hora de armazenar a ração de cachorro, evite lugares com exposição ao calor e ao sol, pois isso pode acelerar a proliferação de bactérias e provocar a perda da ação dos nutrientes, por meio de ações enzimáticas. O mesmo contato com bactérias pode acontecer se acidentalmente derrubarem o saco de ração no chão, então assegure-se que isso não vá ocorrer.

O ideal é armazenar em um ambiente seco, fresco e sem muita luminosidade. Também é permitido transferir os grãos para potes bem vedados e limpos, como um porta-ração criado especialmente para essa função. Se optar por essa forma de armazenamento, não se esqueça de identificar qual é a validade do produto.

A ração especial para cachorro ajuda no tratamento de algumas doenças

Alguns pets possuem condições de saúde que exigem rações com uma composição criteriosa, como é o caso de cachorros com alergia alimentar. Geralmente, os fatores que geram essa condição são a presença de corantes nas rações e o tamanho da proteína processada. As rações hipoalergênicas são uma alternativa, pois utilizam proteínas selecionadas que ajudam a minimizar o risco de irritação da pele e do sistema digestivo. Também há as rações indicadas para cachorros que têm sensibilidade digestiva ou na pele. 

O indicado é sempre consultar um veterinário para saber qual é a ração ideal para o seu pet para garantir uma alimentação saudável rica em nutrientes. 

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Comportamento

Sem cerimônia, cachorro bate na porta do vizinho e entra na casa para chamar amiga canina para brincar

A socialização é um processo muito importante para que o cãozinho aprenda a conviver com outras pessoas e animais, e também faça alg...

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Gato

Gato que frequentava Universidade se forma e recebe título de "Doutor em Litter-ature"

Histórias de bichinhos de estimação frequentando a universidade sempre ganham um lugar especial no nosso coração. Foi o que acontece...

Ver todas