Cuidados dos animais

Cachorro com calor: como ajudar o pet a se refrescar?

Publicado - 01 Fevereiro 2022 - 12h18

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quem convive com um bichinho, já deve ter percebido que o cachorro sente calor quando a temperatura esquenta (o que ocorre com maior frequência especialmente no verão). Alguns sinais claros disso são quando o animal saliva demais, fica ofegante facilmente e perde o apetite. Por isso, quando a estação mais quente do ano chega, é comum que muitos tutores procurem alternativas do que fazer para refrescar o cachorro no calor.

Felizmente, existem algumas pequenas atitudes que já são suficientes para não deixar o seu doguinho sofrendo com as altas temperaturas. Quer saber como aliviar o calor do cachorro? Então confira algumas orientações que separamos a seguir!

Como diminuir o calor dos cachorros: 8 dicas que vão deixar o seu pet mais confortável

1) Oferecer gelo para cachorro no verão é super recomendado. Uma forma de fazer isso é adicionando cubinhos de gelo no potinho de água, o que ajuda a deixar o líquido bem geladinho e super refrescante - uma forma de incentivar também a hidratação do pet.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Espalhar vários potes de água para cachorro pela casa é uma tática que funciona. Além de evitar quadros de desidratação, esse é um recurso que ameniza os impactos do calor no animal e ajuda a mantê-lo mais disposto.

3) Investir em um petisco para cachorro gelado. Existem várias receitas que são bem tranquilas de fazer e ótimas para refrescar o animal nessa época. Uma opção, inclusive, é o picolé de frutas (mas lembre-se que não pode ter açúcar, adoçante nem ingredientes prejudiciais para a saúde do cão, ok?).

4) Além do picolé, você também pode dar frutas para cachorro. Não esqueça de olhar quais alimentos são permitidos nessas horas, mas já adiantamos que as melhores opções para os dias quentes são melancia, melão e maçã, porque contêm bastante água na composição.

5) Congelar as frutas é uma maneira de hidratar e refrescar o pet. Oferecê-las in natura não é contra indicado, mas se tiver em um dia muito quente, vale cortar alguns pedacinhos da fruta e deixar por alguns minutos no congelador.

6) O tapete gelado para cachorro é um dos melhores acessórios para isso. Os cães gostam de passar boa parte do dia deitados, e com um tapetinho gelado eles conseguem descansar sem passar mal com o calor.

7) Piscina ou banho de mangueira às vezes é uma opção. Além de divertir e entreter o seu amigo - especialmente se ele gosta de se molhar -, isso alivia o incômodo com a temperatura muito alta. Lembre-se de secar muito bem seu amigo em seguida.

8) Ventilador e ar condicionado podem ser usados com moderação. O ideal mesmo é que o pet fique sempre em um ambiente bem ventilado, e alguns equipamentos que ajudam nisso são o ventilador e o ar condicionado. A única atenção é não deixar que o vento fique exatamente em cima do cachorro.

 

cachorro com calor bebendo água

Como identificar um cachorro com calor?

 

Agora que você já sabe o que fazer para confortar o seu amiguinho nos dias mais quentes, deve estar se perguntando quais são os principais indicativos de um cachorro com calor. A verdade é que é muito simples: apesar de não falarem, algumas manifestações físicas são facilmente percebidas e mais do que suficientes para saber que seu cachorro está incomodado com o calor, como:

  • Salivação excessiva
  • Respiração acelerada e ofegante
  • Cachorro não quer comer
  • Confusão mental
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Cachorro não quer passear
  • Passar muito tempo deitado

Afinal, cachorro peludo sente mais calor do que animais com menos pelos?

Essa é uma pergunta comum, e a resposta pode surpreender muitas pessoas: não, o cachorro peludo não sente mais calor do que os outros cães de pelo curto. Os pelos longos e/ou densos não necessariamente aquecem o corpo do animal quando o clima esquenta, como muitos imaginam.

Na verdade, a pelagem - independentemente da sua espessura e comprimento - ajuda a regular a temperatura corporal dos cães tanto no inverno quanto no verão. Ou seja, os pelos se adequam ao clima para tentar evitar um cachorro com calor ou com frio durante as estações do ano (mas nem sempre isso é suficiente, sendo necessário buscar outros recursos para melhorar a qualidade de vida do pet).

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Testei essas 5 dicas para limpar o xixi do cachorro e nunca mais senti mau cheiro dentro de casa

Quem convive com um cãozinho sabe que o cheiro de xixi de cachorro pode ser um grande problema na rotina diária com o pet. É um odor...

Alimentação

Nem cenoura, nem abóbora: o legume mais recomendado para cachorro é pouco calórico e liberado na dieta todo dia

Você sabia que não é só de ração que vive um cachorro?  Os legumes para cachorro, por exemplo,  ajudam a complementar a di...

Comportamento

10 coisas que os cachorros amam e você não sabia

Você já parou para refletir quais são as coisas que deixam os cachorros felizes? A resposta a essa pergunta pode parecer fácil,...

Gato

Golden Retriever assume papel conciliador e resgata gato encrenqueiro que queria brigar na rua

Alguns vídeos de cachorro e gato são tão icônicos que, vira e mexe, eles ressurgem nas redes sociais de uma hora para outra. Foi iss...

Gato

Gato laranja viciado em rotina noturna só dorme depois de fazer skincare. Conheça o Rosquinha!

Rosquinha é um gato laranja que se tornou sensação no Tiktok por ter uma rotina nada convencional de cuidados com a pele. Esse gato ...

Adote um animal

Gatinha presa em bueiro após tempestade implora por ajuda e protetores passam a noite tentando resgatá-la

Um abrigo de cães e gatos localizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, recebeu um telefonema preocupante depois de uma tempestade....

Cuidados

Testei essas 5 dicas para limpar o xixi do cachorro e nunca mais senti mau cheiro dentro de casa

Quem convive com um cãozinho sabe que o cheiro de xixi de cachorro pode ser um grande problema na rotina diária com o pet. É um odor...

Alimentação

Nem cenoura, nem abóbora: o legume mais recomendado para cachorro é pouco calórico e liberado na dieta todo dia

Você sabia que não é só de ração que vive um cachorro?  Os legumes para cachorro, por exemplo,  ajudam a complementar a di...

Ver todas