Comportamento animal

Passear com cachorro: qual a duração do passeio de acordo com a raça e tamanho do pet?

Publicado - 30 Junho 2023 - 16h09

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Tirar um tempo para passear com cachorro é essencial, principalmente se você mora em apartamentos e pequenas casas.  O passeio proporciona benefícios físicos e mentais, permite a socialização e ainda incentiva o animal a usar seus instintos olfativos. Mas qual é a duração ideal do passeio com o cachorro? Isso varia de acordo com a raça e tamanho do animal? Para te ajudar a aproveitar da melhor maneira esse momento, o Patas da Casa separou algumas dicas importantes! 

Quanto tempo devo passear com o cachorro? 

O tempo de duração de cada passeio vai depender se o pet é um cachorro grande ou pequeno, mas, geralmente, o indicado é que a caminhada dure entre 30 minutos a 1 hora.

Se o seu cachorro for de porte grande, como um Pastor Alemão, o tempo investido para o passeio deverá ser maior. Isso porque cachorros grandes têm mais energia e precisam de mais estímulos, sendo ideal dedicar cerca de 60 minutos do seu dia para essa finalidade. Além disso, como cada raça tem sua particularidade, é importante incentivar atividades e brincadeiras mais indicadas para cada animal. 

Imagem Quiz:Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por exemplo, o Pastor Alemão é conhecido por ser um cachorro de caça, então durante o tempo dedicado ao passeio, é legal permitir que o animal explore o ambiente com seu poderoso olfato. Se perto da sua casa tiver um parCão, parque criado especialmente para que cães possam brincar e socializar de maneira segura, é legal separar um tempo para proporcionar brincadeiras que tenham obstáculos e desafiem o animal. 

Cachorros pequenos precisam de menos tempo de passeio?

cachorros pequenos, como o Yorkshire, não precisam de passeios tão longos e demorados, pois sua energia pode ser gasta facilmente em 30 minutos de caminhada. Por outro lado, um Jack Russell Terrier, por exemplo, vai precisar de passeios mais longos, mesmo sendo um cachorro de porte pequeno. Isso porque a raça é bastante energética. É importante que o tutor preste atenção em todo o contexto do animal e respeite o seu condicionamento físico. 

No caso do vira-lata, que é resultado do cruzamento de diferentes raças, cada animal vai ter características particulares na hora do passeio, já que a linhagem e o tamanho do animal não é definido.  Neste caso, o tutor precisa prestar atenção para descobrir o limite do seu SRD. 

Tutores de cachorros braquicefálicos, como o Shih tzu, Bulldog Francês e Pug, precisam tomar mais cuidado ainda na hora de passear, já que estes cães tendem a ter dificuldade em respirar. Então, o ideal é investir em passeios mais curtos e leves.

Dicas fundamentais para passear com cachorro em segurança!

Cachorros pequenos podem fazer passeios mais curtos

Quando o momento mais esperado do dia do seu cachorro chegar, a hora do passeio, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo ocorra bem. Veja algumas dicas que o Patas da Casa separou para que passear com o cachorro seja ainda mais prazeroso.

  1. Passear com o cachorro nos horários com menos sol

É indicado passear com o cachorro principalmente durante a manhã ou no final da tarde. Isso porque se o dia estiver com sol, o período entre 11 e 15 horas é o pior momento para levar seu cachorro para passear. O chão quente pode causar queimaduras nas patinhas do cachorro e ainda corre o risco de seu animal ficar desidratado durante o passeio.

      2. Leve uma garrafinha de água para hidratar o cachorro durante o passeio

Como forma de evitar a desidratação, é essencial que o tutor sempre tenha água para oferecer ao seu cão. Em dias mais quentes, assim como os humanos, os animais precisam se hidratar, principalmente se os passeios forem longos ou demandarem muita energia.

     3. Segurança em primeiro lugar: escolha os acessórios adequados para passear com o cachorro

Existe uma infinidade de coleiras disponíveis nos pet shops, mas a escolha do melhor guia para o seu cão deve ser bem criteriosa para que o passeio seja feito da forma mais segura possível. Por exemplo, o peitoral e a guia para cachorro grande precisam ser bastante resistentes para não se romper e causar fugas ou acidentes. Não se esqueça de providenciar uma coleira com identificação para cachorro.

Passear com cachorro faz bem para saúde

Tirar uma hora do dia para passear com os cachorros pode ajudar a prevenir alguns problemas de saúde comuns entre os animais, como a obesidade canina, a artrite, o aumento da pressão cardíaca e ainda melhora o condicionamento físico dos animais. Além disso, esse momento de distração diminui os riscos do cachorro desenvolver depressão e ansiedade.

A idade do cachorro importa?

Sim, a idade do cachorro é um importante fator a ser levado em consideração na hora do passeio. O cachorro idoso tem o metabolismo naturalmente mais lento, por isso, é necessário diminuir o ritmo das caminhadas e brincadeiras. O indicado é que seja feito passeios leves de 20 minutos, até duas vezes ao dia, respeitando as limitações do seu velho amigo.

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Comportamento

Esses são os 8 significados de sonhar com gato mais curiosos: a número 5 vai te impressionar por um detalhe

São vários os significados de sonhar com gato. Tudo depende, principalmente, do contexto do sonho e também do cenário em que a pesso...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas