Cachorro

Temperatura normal do cachorro: descubra qual é e como medir!

Publicado - 07 Novembro 2023 - 13h48

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Isabela Pires / Médica Veterinária

14999-RJ

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em Farmacologia pela USP Ribeirão Preto (SP).

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Saber medir a temperatura de cachorro pode ser um tanto desafiador para alguns pais de pet. Isso porque o calor corporal dos cães é um pouco diferente do calor dos humanos, o que pode gerar uma grande confusão na hora de identificar um quadro febril, por exemplo. A justificativa é simples: a temperatura normal de cachorro é naturalmente mais elevada do que a nossa. No entanto, em casos de infecções e problemas de saúde, a febre em cachorro se manifesta e é fundamental conseguir reconhecer o sintoma.

Para não haver erros — e nem desesperos —, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes sobre como medir a temperatura do cachorro do jeito certo. Dá só uma olhada!

Qual a temperatura normal de um cachorro?

Os cães têm uma temperatura mais elevada do que os humanos. Conforme a médica veterinária Isabela Pires destaca, a temperatura normal de cachorro varia entre 38ºC e 39,3ºC.  “Se o valor apontado no termômetro for mais alto do que isso, ele está com febre”, alerta.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O calor corporal do animal pode sofrer pequenas alterações de acordo com o clima, condições de saúde e uso de medicamentos. Já fatores como idade e porte não costumam influenciar na temperatura normal de cachorro — a exceção fica por conta de recém-nascidos, que costumam ter um parâmetro diferente.

É importante frisar que qualquer valor acima ou abaixo do mencionado requer uma rápida avaliação médica. Quadros de febre em cachorro podem indicar diferentes problemas e são sempre um alerta de que algo não vai bem com o organismo. Já a hipotermia, embora seja menos frequente, pode representar um grave risco à saúde do animal.

É normal o corpo do cachorro ficar quente?

O corpo de um cachorro saudável é naturalmente mais quente e pode medir até 39,3ºC sem estar febril. No entanto, também há situações de hipertermia em que os cães ficam com uma temperatura mais elevada sem ser febre. Isso acontece quando há um cachorro com calor ou que ficou muito tempo exposto ao sol. O ideal é apostar em maneiras para refrescar o animal no verão e nos dias mais quentes do ano.

Como medir a temperatura do cachorro?

Usar um termômetro digital é a maneira mais eficaz de medir a temperatura de cachorro. Se for um termômetro comum de humanos, o ideal é lubrificá-lo com vaselina antes de fazer a medição. O aparelho deve ser introduzido na proporção de ⅓  no ânus do cachorro. Depois, é só aguardar dois minutos e retirar para ver a temperatura.

termômetro inserido no ânus do cachorro
Para medir a temperatura, cachorro precisa ter o termômetro inserido no ânus

Também existe um termômetro para cachorro que não precisa ser inserido no ânus, que é o modelo veterinário. Nesse caso, basta posicionar o aparelho na direção dos ouvidos a uma distância de 3 a 5 centímetros. A medição é feita a partir do canal auricular e alguns modelos emitem um “bip” quando o resultado estiver disponível no visor.

Qual é a temperatura que o cachorro está com febre?

Sobre a temperatura, cachorro é considerado com febre quando fica com o calor corporal médio acima de 39,3ºC. Nesses casos, é importante aferir a temperatura do animal e procurar ajuda de um médico veterinário, já que o cachorro com febre pode estar associada com diferentes patologias.

A febre se manifesta tanto em casos de infecções por vírus, bactérias e fungos; até problemas mais graves como intoxicações. Em todo caso, deve-se investigar a raiz do sintoma para iniciar o tratamento mais adequado.

Como medir a febre de um cachorro?

A temperatura de cachorro pode ser medida com um termômetro digital inserido no ânus. Além disso, as orelhas, patas e focinhos ficam mais quentes do que o normal. Alguns sintomas que também podem ser percebidos são: apatia, sonolência, tremores, falta de apetite, vômitos e/ou diarreia.

Quando o cachorro está com febre pode dar dipirona?

Sim, pode dar dipirona para cachorro. O remédio pode ser usado em casos de febre baixa a moderada, mas sempre deve ser previamente indicado por um veterinário de confiança e o tutor deve seguir a dosagem recomendada à risca. Já outros medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, são altamente contraindicados, pois são tóxicos para os cães.

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas