Adoção animal

Neva Masquerade: tudo sobre a raça de gato da Sibéria

Publicado - 01 Fevereiro 2024 - 13h47

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O Neva Masquerade é um gatinho encantador com características bem semelhantes ao seu irmão próximo, o gato Siberiano. De porte grande e postura que transmite imponência, ele exibe uma pelagem densa que resiste a baixíssimas temperaturas com tranquilidade. A aparência fofa desse felino combina com a personalidade doce e amigável do pet, o que torna impossível não amá-lo. O Patas da Casa preparou um guia completo sobre o Neva Masquerade cat. Venha descobrir tudo o que você precisa saber sobre essa preciosidade felina!

Raio-X do gato Neva Masquerade

Origem: Rússia
Pelagem: densos, longos  impermeáveis
Cores: tonalidade point com diferentes colorações, sendo o creme mais comum
Personalidade: gentil, amigável e brincalhão
Altura: 25 a 35 cm
Peso: 4 a 9 kg
Expectativa de vida: 11 a 15 anos

Qual é a origem do Neva Masquerade?

O Neva Masquerade surgiu de maneira natural, provavelmente do cruzamento entre o gato da Sibéria (conhecido como Siberiano) e um gato selvagem, na região da Sibéria e Rússia. Durante muitos anos, o Neva Masquerade era considerado um Siberiano devido às características físicas tão semelhantes, mas a FIFE (Federación Internacional Felina) considerou as duas raças de gato como independentes entre si em 2009. Hoje, ele é considerado uma sub raça do Siberiano. No Brasil, os primeiros gatinhos dessa raça foram importados em 2013.

Imagem Quiz:Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Neva Masquerade tem pelos macios e coloração única

O Neva Masquerade com certeza faz parte da lista dos gatos peludos irresistíveis. Com subpelos, eles apresentam uma pelagem densa, longa e áspera, que deixa o felino com um aspecto fofo e cheio. Originada em locais frios, a raça possui pelos impermeáveis que permitem suportar as baixas temperaturas do inverno.

De porte médio a grande, eles possuem um corpo forte, musculoso e um rabo de gato que parece um espanador devido a quantidade de pelo. São bichanos que podem pesar entre 4 e 9 kg, e atingir 35 cm de altura. No entanto, a característica mais marcante da raça com certeza são as cores de gato.

O Neva Masquerade possui um padrão de coloração point, ou seja, as extremidades do corpo (orelha, rabo e patas) possuem uma tonalidade mais escura que o restante do corpo do animal, assim como os gatos Siameses. As cores da pelagem do gato Neva Masquerade podem variar entre creme, lilás, marrom e tigrado, mas todos com o padrão point.

Como diferenciar o Neva Masquerade do Siberiano?

O Neva Masquerade é considerado a versão “point” do gato Siberiano. Ou seja, diferente do Siberiano que pode apresentar uma mistura de cores, o Masquerade apresenta colorações mais escuras e pontuais nas partes mais frias do corpo, como o focinho, patas e orelhas. Um gato Siberiano branco, se apresentar tonalidades um pouco mais escuras nessas regiões, pode até ser confundido com o Neva Masquerade devido a grande semelhança entre eles.

Neva Masquerade é um gato gentil e brincalhão

Se a aparência física desses bichanos te surpreendeu, é porque você ainda não conhece a personalidade desse gato. O Neva Masquerade é tão fofo quanto aparenta: ele é carinhoso, amigável e companheiro. No entanto, não aprecia tanto ficar no colo de ninguém. Ele prefere demonstrar o amor de gato através do ronronar ou dormindo juntinho com o tutor.

Ele herdou também o instinto de caça do Siberiano, então pode ser considerado um gato caçador e curioso que está sempre em busca de alguma presa. Além disso, esses bichanos adoram brincadeiras de gato, principalmente as que envolvem escalar, saltar ou correr. Um arranhador vertical, por exemplo, faz um super sucesso entre esses bichanos. 

gato Neva Masquerade sentado no sofágato Neva Masquerade peludo na nevegato Neva Masquerade em estúdio gato Neva Masquerade em cima da pia da cozinhagato Neva Masquerade filhote brancogato Neva Masquerade com tons de caramelo ao ar livre

6 curiosidades sobre o gato Neva Masquerade

  1. O nome Neva Masquerade homenageia o rio Neva, que cruza a cidade russa de São Petersburgo e desagua no Golfo da Finlândia. Masquerade, por outro lado, faz referência aos bailes de máscara realizados em São Petersburgo. 
  2. O gato Neva Masquerade demora entre 4 e 5 anos para alcançar a maturidade felina.
  3. É uma das melhores raças de gato para quem tem crianças em casa.
  4. Como são uma variação dos gatos Siberianos, esses felinos também são chamados de Neva Masquerade Siberiano.
  5. A cor característica do Neva Masquerade surgiu da mutação da enzima tirosinase, que é sensível ao calor e determina a quantidade de melanina na pelagem do animal.
  6. Ele é considerado um gato hipoalergênico, isto é, que não ataca a alergia a gatos nos humanos. 

Gato Neva Masquerade filhote: como cuidar e o que esperar do bichano?

Os gatos filhotes do Neva Masquerade precisam de alguns cuidados para crescerem felizes e saudáveis. Como é um gato moderadamente ativo, ele precisa de estímulos mentais e físicos na infância para se divertir e gastar energia. O enriquecimento ambiental para gatos, que consiste em adaptar o espaço com brinquedos e elementos estimulantes, é uma ótima maneira de entretê-los.

Para sentir que são bem vindos em seu novo lar, eles também precisam de acessórios básicos para o dia a dia, como uma caixa de areia para gatos, camas ou cantinhos para ele dormir e potes para se alimentar e se hidratar. Além disso, lembre-se de manter as vacinas do filhote de gato em dia para preservá-lo de doenças que podem ser evitadas, assim como levá-lo para consultas regulares para que o veterinário possa acompanhar o seu crescimento.  

Como deve ser a alimentação da raça Neva Masquerade?

Para uma vida longa e saudável, o Neva Masquerade deve se alimentar com uma ração para gatos de qualidade premium ou super premium, que são mais completas nutricionalmente, menos calóricas e com proteínas de primeira linha. As proteínas na alimentação dos gatos são essenciais para a manutenção da saúde do felino, então não economize neste cuidado. Os sachês para gatos são ótimas opções para os felinos que não curtem se hidratar, já que é um alimento riquíssimo em água.

Cuidados importantes com o Neva Masquerade 

  • Escovação dos pelos: super peludos, é preciso ter paciência para pentear o pelo do gato Neva Masquerade.  Eles devem ser escovados no mínimo três vezes na semana para retirar os nós, sujeiras e ainda evitar que se forme uma bola de pelo em gato.
  • Unha: diferente dos cães que precisam usar o cortador de unhas para aparar as garras, o arranhador para gatos já faz esse papel, facilitando - e muito - a vida do tutor. Mas, quando houver a necessidade, não deixe de cortar a unha do gato para não sofrer com machucados e arranhões.
  • Dentes: para evitar a formação de tártaro e gengivite, é preciso escovar semanalmente os dentes dos gatos, pelo menos três na semana. Nos dias em que não realizar a escovação, você pode usar um petisco para limpar o dente de gato
  • Orelhas: embora a orelha do Neva Masquerade seja bem peluda para aquecer e proteger de sujeiras, é importante sempre checar para ver se ela precisa de uma limpeza e se está tudo ok. Algumas doenças, como a sarna de ouvido ou a otite em gatos podem provocar incômodos no animal.

O que você precisa saber sobre a saúde do Neva Masquerade 

A saúde do gato Neva Masquerade é bem resistente e livre de doenças hereditárias. No entanto, se não receberem os cuidados necessários, podem adoecer e perder qualidade de vida. Então nada de deixar de lado as vacinas para gatos obrigatórias e consultas médicas, ok?

Além disso, esses felinos gostam de dar escapadas de casa para subir em árvores e caçar, então para protegê-los de doenças como a FIV e FeLV felina, invista em uma tela de proteção para gatos.  Não se esqueça que a cirurgia de castração pode ajudar nesse aspecto e ainda evitar câncer no futuro nos órgãos sexuais do animal. 

Quanto custa um Neva Masquerade?

A criação profissional dessa raça de gato é bem recente, especialmente no Brasil. O primeiro gatil profissional de Siberianos e Neva Masquerade no Brasil surgiu no Rio de Janeiro, mas não se sabe ao certo quantos existem no país. A criação profissional de felinos exige uma série de exigências e cuidados para preservar a raça e protegê-las de doenças hereditárias, então a alimentação desses animais e todos os cuidados são de primeira linha.

Por isso, podemos considerar que quando falamos no Neva Masquerade, preço não é nada baixo. Definir quanto custa um Neva Masquerade vai depender de fatores como o local em que você vive, mas estima-se que o preço desse felino seja de aproximadamente 700 euros, o equivalente a cerca de R$ 3.700. 

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas