Gato

Cores de gato: curiosidades, relação com a personalidade do pet e as variações mais conhecidas

Publicado - 21 Julho 2022 - 10h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Na hora de decidir ter um bichinho de estimação, os critérios que muita gente leva em consideração são a raça, porte e as cores do gato. Sim, é isso mesmo: há tutores que se baseiam no tom da pelagem antes de fazer a escolha de levar um pet para casa. Afinal, é normal haver aquelas pessoas que sempre sonharam em ter um gato laranja, branco, cinza, preto ou até com uma mistura de cores. Mas, claro, nada impede que haja “amor à primeira vista”, independentemente da pelagem do animal.

O que poucas pessoas sabem é que quando se trata dos gatos, cores podem ter bastante influência na personalidade e comportamento dos bigodudos! Pelo menos foi isso que uma pesquisa da Universidade da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu e publicou. Quer saber mais sobre as cores de gato e outras curiosidades relacionadas a isso? É só continuar a leitura!

O que define a cor do gato?

Antes de saber como as cores de gato são formadas, é preciso se aventurar um pouco no mundo da genética e anatomia felina. Para começar, uma das proteínas mais importantes na pigmentação da pele e dos pelos é a melanina. Ela, por sua vez, é dividida em eumelanina e feomelanina, e funciona da seguinte forma: enquanto a eumelanina produz cores escuras, como o preto e o castanho; a feomelanina produz tons avermelhados e alaranjados. A mistura dessas cores resulta em outros tipos de pelagem, como o gato cinza, creme, chocolate ou laranja.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Geneticamente, a melanina fica contida nos genes X do animal. Os genes nada mais são do que segmentos de uma molécula de DNA, onde as informações genéticas de cada indivíduo ficam armazenadas (incluindo a cor do gato).

Já o gene da cor branca pode se manifestar de três maneiras diferentes: o gene branco, o gene do albinismo ou o gene de manchas brancas. Quando há a presença do gene branco ou albino, o gato é branco por completo. Se ele tiver o gene de manchas brancas, é mais provável que você tenha um gato frajola (preto e branco) ou com outras combinações de cores.

Ainda no universo da genética, é importante lembrar que as fêmeas possuem os cromossomos XX, e os machos são XY. Isso quer dizer que algumas combinações de cores de gato são mais frequentes em fêmeas do que em machos, como é o caso de gatos tricolores e gatos escaminhas (ou casco de tartaruga). A explicação para isso é porque o gene X só consegue carregar a cor preta (eumelanina) ou a cor laranja (feomelanina) separadas, não simultaneamente. Dessa forma, o gato macho (XY) teoricamente só pode guardar uma dessas informações no seu DNA, enquanto as fêmeas podem guardar as duas.

A única exceção é no caso de gatos machos que apresentam uma anomalia genética conhecida como Síndrome de Klinefelter, onde o animal nasce com um cromossomo X a mais e é XXY. Nesses casos, há a possibilidade de o bichano apresentar a pelagem escaminha ou tricolor.

 

A cor do gato é determinada pela genética
A cor do gato é determinada pela genética

 

 

10 curiosidades sobre as cores do gato que você nem imaginava

 

1) As cores de gato podem ter um significado do ponto de vista energético. Nesse sentido, as tonalidades representam o seguinte:

  • Gato preto: proteção e purificação do ambiente.
  • Gato branco: cura, equilíbrio e alívio de estresse.
  • Gato cinza: estabilidade, paz e tranquilidade.
  • Gato laranja: prosperidade, criatividade e autoestima.
  • Gato rajado: sorte, otimismo e energia positiva.
  • Gato bicolor: amizade e sabedoria.
  • Gato tricolor: poder feminino, proteção e sorte.
  • Gato escaminha: poderes místicos, proteção e cura.

2) O gato de 3 cores (ou seja, o gato tricolor) é chamado de calico nos Estados Unidos e no Canadá.

3) O gato escaminha não se refere a uma raça, e sim a um padrão de cores que mistura o preto e o laranja. Esses gatinhos também recebem o nome de gato “casco de tartaruga” pela semelhança com o revestimento destes répteis.

4) Os gatos brancos têm maiores chances de serem portadores de surdez congênita.

5) A heterocromia em gatos é outra característica que pode afetar animais de pelos claros com mais facilidade.

6) Por causa de todo o misticismo envolvendo bichanos com tons de pelos mais escuros, os gatos pretos são mais rejeitados na hora da adoção.

7) Apesar de sofrerem com a fama de “azarões”, os gatos pretos são incrivelmente dóceis e amorosos com os humanos.

8) O gato preto e branco é conhecido também como gato “frajola” graças a um personagem dos Looney Toones que tem o mesmo nome e mesmo padrão de pelagem.

9) O gato frajola é conhecido mundialmente como “gato de smoking” ou “tuxedo cat”.

10) Para escolher os nomes para gatos, muitos tutores levam em consideração a cor dos pelos do animal.

O que as cores de gato dizem sobre a personalidade de cada pet?

Existem evidências científicas de que a cor de gato pode, sim, ter uma grande relevância na maneira como um determinado animal age e se comporta no dia a dia. Sejam gatos laranjas, brancos, pretos, cinzas, rajados ou até mesmo gatos frajolas: personalidade de bichanos com a mesma cor normalmente são muito parecidas. Veja abaixo quais são as variações de cores de gato mais conhecidas e o que elas podem indicar sobre a personalidade dos bichanos:

Gato preto: personalidade é amável, confiável e tranquila. São animais que gostam de ter a família por perto, têm um comportamento carinhoso e são muito intuitivos.

Gato branco: personalidade é mais tímida e reservada. São animais caseiros e com um comportamento independente, mas ao mesmo tempo criam um forte vínculo com a família.

Gato cinza: personalidade é extrovertida, brincalhona e carinhosa. São animais mansos, com um espírito aventureiro e que não dispensam sessões de afago.

Gato laranja: personalidade é descontraída, sociável e dócil. São animais que gostam de ser o centro das atenções, amam uma festa e não são nem um pouco tímidos.

Gato preto e branco: personalidade é agitada e independente. São animais brincalhões e amistosos, mas que podem ser um pouco agressivos quando algo sai fora do planejado.

Gato rajado: personalidade é tranquila, brincalhona e apegada com a família. São animais naturalmente curiosos e que amam ter os tutores por perto.

Gato bicolor: personalidade é estável e leal. São animais que podem preferir ficar sozinhos às vezes, mas estão sempre prontos para defender quem eles amam.

Gato tricolor: personalidade é dócil e brincalhão. São animais que, por serem fêmeas na maioria das vezes, têm um jeitinho bem meigo e manso.

Gato escaminha: personalidade é mais introvertida e envergonhada. São animais que não se sentem tão confortáveis perto de estranhos, mas são puro amor com os tutores.

 

O gato preto é muito charmoso e companheiro dos humanosO gato branco é bem fofinho, mas tem mais propensão a surdezO gato cinza é aventureiro e espirutosoO gato laranja é sociável, festeiro e ama ficar perto dos humanosNos gatos frajolas, personalidade é mais temperamentalO gato rajado é brincalhão e se apega facilmenteO gato de 3 cores é dócil e com um jeitinho super meigoO gato escaminha é mais envergonhado e fechado, só se abre com os tutores

 

20 raças de gatos populares e o padrão de cores de cada uma

 

Além das cores, gatos podem pertencer a diferentes raças - e cada uma delas possui diferentes padrões de pelagem. Portanto, se você já se perguntou quais são as cores do gato Persa, Angorá e outras raças de gato, chegou a hora de tirar essas dúvidas. É só ficar de olho na listagem que preparamos aqui embaixo e ver as principais cores de gato das raças mais populares ao redor do mundo:

1) Abissínio - cinza, castanho, lilás, vermelho e chocolate.

2) Angorá - branco, preto, cinza, lilás e casco de tartaruga.

3) Azul Russo - cinza.

4) Bengal - marrom, cinza e neve.

5) Birmanês - preto, dourado, cinza e azul.

6) Bobtail Americano - todas as cores de gato são aceitas.

7) Bombaim - preto.

8) Chartreux - cinza.

9) Himalaia - branco e marrom, branco e creme, branco e laranja, branco e cinza.

10) Korat - cinza.

11) Maine Coon - branco, preto, cinza, laranja, creme, marrom e casco de tartaruga.

12) Manês - cinza, branco, marrom, preto, bege, dourado e malhado.

13) Norueguês da Floresta - cinza.

14) Persa - creme, laranja, cinza, preto, branco e bicolor.

15) Ragdoll - marrom, cinza azulado, lilás, laranja e creme.

16) Savannah - prateado, dourado ou marrom.

17) Siamês - marrom, castanho avermelhado, azul e lilás.

18) Sphynx - branco, preto, cinza, laranja, creme, dourado, casco de tartaruga e marrom.

19) Van Turco - branco com manchas laranjas, creme, preto ou tons mais azulados.

20) Vira-lata - pode ter absolutamente qualquer cor de gato!

Ah, e lembre-se: não importa quais sejam as cores de gato, esses bichanos sempre terão muito amor, companheirismo e uma amizade inigualável para te oferecer. Por isso, não perca a oportunidade de adotar um gato (mas tenha certeza de que você poderá arcar com todas as responsabilidades envolvendo o pet).

Redação: Juliana Melo

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Ver todas