Gato

Conheça 7 raças de gatos peludos e saiba como cuidar da pelagem

Publicado - 25 Outubro 2023 - 11h14

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os gatos peludos são apaixonantes! É impossível olhar para um bichano cheio de pelos e não se encantar com sua fofura e beleza. Nem sempre temos como saber se o gato vai ser peludo, como é o caso dos gatos vira-latas filhotes. Porém, algumas raças já tem naturalmente essa característica física. Por isso, se seu sonho é ter um gato peludo para chamar de seu, a dica é adotar esses bichanos. 

Ao decidir adotar uma raça de gato peludo, é importante ter em mente que ela vai demandar uma atenção especial. Os pelos precisam ser sempre bem cuidados, pois isso evita que eles fiquem embaraçados, se espalhem pela casa e até mesmo formem bolas de pelo. Para te ajudar, o Patas da Casa separou uma lista de 7 raças de gatos peludos com dicas especiais de como cuidar da sua pelagem. Confira!

1) Gato Persa

Gato peludo Persa

Um dos gatos peludos mais famosos do mundo é o gato Persa. A pelagem volumosa da raça é uma das características mais marcantes. É um gato com muito pelo no corpo todo, até mesmo na região do pescoço. Os fios são bem soltos e esvoaçantes, o que deixa a sua beleza ainda mais única. Sem dúvidas, o Persa é a raça de gato peludo perfeita para quem quer um bichano mais calminho e tranquilo no dia a dia. O ideal é escovar seus pelos diariamente para evitar a formação de nós. 

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Selkirk Rex

Gato peludo Selkirk Rex

O Selkirk Rex é um dos principais representantes das raças de gatos peludos. Ele é bem diferente dos outros bichanos porque seus pelos tem o aspecto de lã. Por isso mesmo, recebe o apelido de "gato ovelha". São gatos de pelos longos ou mais curtos, mas sempre encaracolados e bem cheios. Por isso, é essencial escová-los pelo menos uma vez por semana. Esses bichanos são tão peludinhos que parecem até um bichinho de pelúcia. 

3) Maine Coon

Um dos gatos peludos da raça Maine Coon

Quando pensamos em gato grande e peludo, o Maine Coon é um dos primeiros que vêm à mente. Esse bichano é considerado o maior gato doméstico do mundo e sua pelagem super densa e volumosa só faz com que ele pareça mais gigante ainda. O Maine Coon é uma raça bem brincalhona e sociável. Como é um gato de pelos longos, os fios podem facilmente embaraçar, principalmente durante as brincadeiras. Por isso, é importante que eles sejam escovados todos os dias.

4) Siberiano 

Gato peludo Siberiano

O Siberiano é mais um gato grande e peludo da lista. Esse bichano carinhoso e super atencioso é conhecido por ter o corpo bem peludinho. Até mesmo as orelhas e caudas são fofinhas nessa raça de gato. Pelo longo e denso são algumas das principais características do Siberiano, que precisa ser escovado ao menos três vezes na semana.  Assim, o bichano mantém sua pelagem bem brilhante e bonita. 

5) Norueguês da Floresta 

Gato peludo Norueguês da Floresta

Como o próprio nome sugere, o Norueguês da Floresta surgiu na Noruega. Para sobreviver nesse país tão gelado, o bichano conta com uma pelagem extremamente densa e volumosa. Esse gato peludo possui uma dupla camada de pelos que dá a aparência super abundante. Além disso, nos meses frios o subpelo fica ainda mais denso, deixando o bichano ainda mais peludo. Para evitar nós, o ideal é escovar os pelos ao menos três vezes na semana.

6) Angorá

 

Um dos gatos peludos da raça Angorá

Legenda: O Angorá é um dos gatos peludos mais queridos no mundo todo

Outra raça de gatos peludos que faz muito sucesso no mundo inteiro é o gato Angorá. É um gato de pelo longo e bem sedoso. Porém, não possui uma subcamada de pelos, o que torna os fios mais fáceis de serem cuidados. Por isso, é um dos gatos peludos mais indicados para quem quer um bichano bem fofinho, mas que não dê muito trabalho. O recomendado é escovar seus fios ao menos uma vez por semana. Além de ser super macio e fofo, o Angorá é um gato dócil, brincalhão e que gosta de atenção. 

7) Ragdoll

 

Gato peludo Ragdoll

O Ragdoll é uma raça de gato peludo super fofinha. Ele tem pelos semilongos e sedosos que se encontram em grande quantidade por todo o corpo do bichano. Por isso, é um dos pets mais fofos que alguém pode ter. Vale ressaltar que, apesar de ser uma raça de gato peludo, não precisa de muitos cuidados especiais. Escovar os pelos uma vez por semana já está de bom tamanho!

Alguns Ragdoll têm as extremidades mais escuras e lembram os gatos siameses, que são outra raça. Aliás, uma curiosidade é que não existe gato Siamês peludo. Essa raça tem pelos curtos e pequenos. Por isso, se você vir um gato Siamês peludo, provavelmente se trata, na verdade, de um Sialata.

Como cuidar dos pelos de gatos peludos: veja as principais dicas!

Todo gato - peludo ou não - precisa de cuidados especiais com a pelagem. A diferença é que aqueles bichanos com os fios mais volumosos normalmente necessitam de ainda mais atenção, já que os fios podem ficar embaraçados rapidamente. O principal cuidado que o tutor de um gato peludo deve ter é escovar os fios com frequência. 

Algumas raças até conseguem ser escovadas apenas uma vez por semana, mas tem outras que precisam desse cuidado todo dia. Vale ressaltar que na época da troca de pelos (que normalmente acontece na primavera), é preciso aumentar a frequência de escovação. Escovar os pelos dos gatos peludos é importante não só para evitar os nós, mas também para prevenir a formação de bolas de pelo.

Além disso, é fundamental para que não fique cheio de fios espalhados pela casa. Uma dica fundamental de como cuidar dos pelos de gatos peludos é também cuidar da alimentação. Uma dieta nutritiva está totalmente relacionada com a saúde dos fios. Quanto melhor o bichano se alimentar, mais fortes e sedosos seus fios serão.

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Gato

As 7 raças de gatos que mais amam conviver com crianças - e os benefícios dessa relação são reveladoras

Para quem tem filhos e sempre quis ter um gatinho em casa, a boa notícia é que existem muitas raças de gatos que se dão bem com os p...

Gato

O motivo pelo qual os gatos amassam pãozinho revela um sentimento oculto sobre como eles veem os humanos

O gato amassando pãozinho é uma das características que mais despertam curiosidade sobre o universo felino. Se você não está acostum...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas