Mais do que um brinquedo, o arranhador para gatos é um acessório que todo gato tem que ter! Na natureza, os felinos usam as árvores e pedras para desestressar, se exercitar e aparar suas unhas. Como os bichanos que vivem em apartamento não têm essa facilidade, eles buscam locais que possam fazer essas atividades — e é esse o motivo por que os gatos arranham os móveis. Por isso, em casas que não existem arranhadores para gatos, eles usam os móveis. Para não haver esse problema, o Patas da Casa te ajuda a escolher o melhor modelo de arranhador de gato.

Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Qual a importância de um arranhador para gato?

O arranhador de gato é um acessório que estimula os instintos selvagens da espécie de arranhar e afiar as garras. O brinquedo serve tanto para evitar que as unhas dos gatos fiquem muito compridas, como para desestressar o animal. O item também ajuda a preservar o estofamento dos sofás, poltronas e outros móveis. Assim, você não precisa se preocupar com questões como fazer o gato parar de arranhar o sofá. Afinal, com o arranhador para gatos, sofá e estofados deixam de ser o alvo do felino.

Arranhador de gatos: fique de olho nos materiais e saiba escolher o ideal para o seu bichinho

Arranhador de sisal: o material mais conhecido para arranhadores, o sisal tem maior durabilidade e é o mais usado para projetos caseiros;

Arranhador de papelão: apesar de ser um dos materiais preferidos dos gatos, o arranhador de papelão não tem uma vida útil muito longa. É preciso trocar o arranhador inteiro ou o refil de tempos em tempos. Outra desvantagem é que pode soltar pequenos pedaços de papelão no chão e se espalhar pela casa;

Arranhador de feltro: esse material é mais usado em arranhadores acoplados em brinquedos interativos. Dependendo da frequência de uso, a sua vida útil também é menor do que a do sisal.

 

Modelos de arranhadores: saiba como identificar qual o preferido do seu gato

Antes de comprar um modelo específico, você precisa conhecer a preferência do seu gato. Existe arranhador vertical e horizontal, e a melhor escolha vai depender do comportamento do seu amigo. Outra maneira é perceber os locais que o felino costuma arranhar. Os que preferem arranhar o encosto dos móveis, por exemplo, preferem os modelos verticais, do tipo árvore ou o modelo coluna, que protege as laterais de sofás e poltronas.

Gato cinza se apoiando no arranhador para gatos tipo posteGato branco deitado no arranhador para gatos tapeteGato cinza em cima de um arranhador para gatos com andaresGato laranja e branco dentro de casinha do arranhadorGato arranhando um arranhador tipo rampa

Os principais tipos de arranhadores para gatos são:

  • Arranhador tipo poste
  • Arranhador com casinha
  • Arranhador com andares
  • Arranhador rampa
  • Arranhador tapete
  • Arranhador de sofá
  • Arranhador de parede

Qual arranhador os gatos gostam mais?

O modelo de arranhador para gatos vai depender dos hábitos do animal. Há gatos verticais e gatos horizontais. Os animais com gostos verticais geralmente preferem brinquedos no formato de torres, com andares e/ou com casinha. Já os horizontais preferem modelos em formato de tapete ou rampa. 

Onde colocar o arranhador do gato?

O arranhador de gato deve estar posicionado perto de onde o bichano gosta de arranhar. Por exemplo, se ele tem mania de afiar as garras no estofado, vale apostar em um arranhador de gato para sofá. Se ele passa muito tempo escalando os móveis da sala, o ideal é investir em um arranhador com andares e colocar no cômodo. Observe bem o comportamento do seu gatinho e as preferências dele para não errar na escolha do arranhador. Gato com certeza vai adorar o presente!

 

Veja como fazer arranhador para gatos caseiro 

Quem quer personalizar o arranhador de gato ou fazer um que combine melhor com a decoração da casa, pode optar por aprender como fazer arranhadores para gatos por conta própria. Sem mistérios, o arranhador é super simples e descomplicado. Você vai precisar de:

Material

  • 1 tábua de madeira (pode ser de cortar carnes, por exemplo) 
  • Corda de sisal (o bastante para cobrir a tábua)
  • Cola de alta aderência 

Modo de fazer

  1. Comece fixando uma das pontas da corda na madeira 

  2. Passe cola no pedaço seguinte que vai colar a corda. Cuidado para não ressecar a cola antes de fixar a corda

  3. Repita o processo até envolver toda a tábua

  4. Pronto! Agora é só apoiar em uma parede um deixar no chão. Depende da preferência do seu gato

  5. Quando um lado ficar gasto, vire a tábua para aproveitamento total do arranhador. 


Redação: Mariana Almeida

Publicado originalmente em: 05/08/2019

Atualizado em: 08/08/2023