Gato

FIV e FeLV: sintomas, diagnóstico, tratamentos... Um guia completo sobre cuidados para gatos positivos

Publicado - 02 Junho 2023 - 17h27

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Um dos principais medos de quem tem um animal de estimação em casa é, sem dúvidas, a possibilidade de eles adoecerem e o quão complicado o tratamento pode ser (principalmente se for FIV e FeLV). Para os donos de gato, a FIV (Imunodeficiência Felina) - também conhecida como a AIDS felina - e a FeLV (Leucemia Felina) são especialmente preocupantes, já que trazem consequências graves e podem ser, até mesmo, fatais.

A principal diferença entre FIV e FeLV é que a FIV é transmitida por meio de secreções durante brigas de gato. Já a FeLV se propaga pelo contato direto ou indireto de um gato saudável com um doente. Ou seja, troca de salivas ou o simples compartilhamento de objetos (comedouro, brinquedos, etc) já é suficiente para a transmissão. São duas doenças graves, e o tempo de sobrevivência do animal vai depender do estágio da doença. No geral, o gato com FIV vive mais tempo do que um gato com FeLV, porque a leucemia debilita o paciente mais rapidamente. 

Para te ajudar a entender mais sobre a FIV e FeLV - sintomas, cuidados e tratamentos de cada uma delas em gatos que foram infectados -, nós conversamos com a médica veterinária Gabriela Teixeira. Ela explicou tudinho aqui embaixo e te conta exatamente o que é FIV e FeLV. Confira!

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Patas da Casa: Como funciona a transmissão de FIV (AIDS felina) entre os gatos?

Gabriela Teixeira: A FIV é mais comum em gatos machos com acesso à rua. Costumamos chamá-la de doença dos gatos que brigam. O vírus se espalha através da saliva e é geralmente passado para outros por feridas de mordida durante a briga de gato.

PDC: Quais são os principais sintomas da FIV (AIDS felina)?

GT: Os gatos com FIV podem demorar meses ou anos até apresentarem sintomas. Por isso, muitos podem viver vidas longas e saudáveis. Alguns recém-infectados podem apresentar sintomas leves como febre ou falta de apetite, mas a maioria dos tutores não consegue perceber por durar poucos dias.

Quando a infecção se torna ativa, o gato apresenta sinais de doença e enfraquecimento do sistema imunológico, deixando-o em risco de desenvolver infecções diferentes. Por isso, é difícil dizer com precisão quais sintomas o animal irá apresentar. É uma doença muito diversa.

A maioria dos gatos apresenta perda de peso, anemia, apatia, estomatites, problemas respiratórios e anorexia. Esses sintomas são comuns a várias doenças. No estágio final, insuficiência renal, linfomas e criptococose são comuns.

PDC: Como funciona a transmissão da FeLV (Leucemia felina) entre os gatos?

GT: A FeLV costumamos chamar de doença do gato amigo, pois é comumente transmitida entre animais que vivem juntos. A transmissão é feita principalmente através da saliva, através da lambedura de um felino em outro ou quando as tigelas de comida e água são compartilhadas.

PDC: Quais são os principais sintomas da FeLV (Leucemia felina)?

GT: É necessário ressaltar que não existem sintomas de FIV e FeLV muito característicos. São doenças muito diversas e que podem se apresentar de diferentes maneiras. Assim como na FIV, FeLV tem manifestações bem gerais e a maioria dos gatos apresenta perda de peso, anemia, apatia, estomatites, problemas respiratórios e anorexia, sintomas comuns a várias doenças.

Quando está exposto pela primeira vez à FeLV, um gato pode não apresentar sinais de doença. Alguns gatos conseguem eliminar o vírus completamente de seu corpo e outros são capazes de controlar a infecção, prevenindo uma piora. Em alguns gatos, a infecção se torna ativa no corpo e eles desenvolvem problemas graves e até mesmo fatais, como disfunções hematológicas e linfomas.

Fotos de gatos com FIV e FeLV

Testes de FIV e FeLVGato com FIV e FeLVGato malhado apático deitado no chãoGato branco e cinza tristeGato laranja sendo avaliado por veterinárioFilhote de gato isolado

 

PDC: Existe alguma forma de prevenção para a FIV (AIDS felina) e a FeLV (Leucemia Felina)?

 

GT: No Brasil, está disponível a vacina contra FeLV, mas não contra FIV. Para realizar a vacina de gato, é necessário fazer um teste rápido no próprio consultório veterinário para nos certificarmos que o animal não possui o vírus, de modo a não aumentar a carga viral do animal.

Contudo, é essencial que não tenhamos mais a mentalidade de que gatos precisam passear. Felinos saudáveis e felizes não precisam e não devem ter acesso a rua. A adoção responsável envolve colocar telas de proteção na janela para impedir a saída e promover brincadeiras em casa. Se formos adotar um novo animal, é necessário testá-lo antes de se juntar aos outros para manter a saúde de todos.

PDC: Como acontecem os exames feitos para detectar FIV e FeLV?

GT: O teste rápido é o que mais fazemos na rotina clínica. Ele detecta os anticorpos contra FIV e os antígenos contra Felv. É necessária apenas uma pequena amostra de sangue para obtermos o resultado em 10 minutos no próprio consultório, sem a necessidade de mandar para laboratórios. Ele tem boa precisão e sensibilidade. Mas a confirmação também pode ser feita com PCR.

PDC: Como funciona o tratamento para FIV e FeLV? Tem cura definitiva para essas doenças?

GT: Não há tratamento certo nem cura definitiva para nenhuma das duas doenças. Os gatos infectados devem ser levados ao veterinário para consultas regulares para sabermos como está lidando com a doença, pois isso ajudará o gato a viver o máximo de tempo possível com boa saúde. Na FIV e FeLV, tratamento de suporte é feito para aliviar os sintomas e deve ser avaliado caso a caso. É importante ressaltar que o estresse pode desempenhar um papel importante no desencadeamento da reativação do vírus em animais que estão saudáveis, mesmo com a doença.

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 02/06/2023

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas