Adoção animal

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

Publicado - 14 Dezembro 2023 - 17h44

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira - parece até um cãozinho no corpo de um gato.

Ficou curioso para conhecer melhor como é a raça de gato Siamês? Então confira abaixo o infográfico que preparamos com tudo que você precisa saber sobre as características do gato Siamês (e prepare-se para se apaixonar pelo bichano)!

Bloco informativo mostrando todas as características do gato Siamês

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

 

Gato Siamês puro: saiba quais características definem a raça

 

As fotos de gatos Siameses ilustram muito bem como esse bichano é: tem a pelagem branca, bege ou cinza na maior parte do corpo, com manchas marrons nas extremidades (região do rosto, orelhas, patas e rabo). Os pelos são curtos e bem brilhantes, e, para completar, o gato Siamês puro ainda tem lindos e penetrantes olhos azuis - outra característica típica da raça.

Ainda sobre o físico do Siamês, gato possui um rosto triangular com orelhas grandes e pontudas que acompanham um corpo comprido e musculoso. Ele tem um porte mediano, e se adapta bem em qualquer lugar.

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que o gato Siamês não nasce com o padrão de pelagem já definido - isto é, com as manchas marrons presentes nas extremidades. Na verdade, eles normalmente nascem branquinhos e vão desenvolvendo essas manchinhas a partir dos 5 meses de idade. Basicamente o gato Siamês muda de cor na transição de filhote para adulto!

Vale dizer que a cor da pelagem do gato dessa raça pode ter outras tonalidades. No caso de um gato Siamês cinza ou bege, a lógica é a mesma: a pelagem clara é predominante desde o seu nascimento, e as manchas mais escuras se desenvolvem mais tarde. Por isso, não estranhe se encontrar um felino da raça Siamês clarinho e sem as típicas manchas quando ele ainda é filhote!

Gato Siamês: comportamento agitado, independente e carinhoso são os principais traços da raça

O temperamento do gato Siamês é muito brincalhão e ele parece ter uma energia inesgotável. Ele gosta de pular e correr pela casa, mas também ama se divertir com os diferentes tipos de brinquedos para gatos. Não importa se é uma bolinha, um ratinho de pelúcia ou um brinquedo de cordinha: ele consegue passar horas entretido com o acessório.

Mas, ao mesmo tempo em que ele pode ser muito agitado e brincalhão, o gato Siamês também curte ter seus momentos de paz. Quando isso acontece, ele prefere ficar no seu cantinho e é importante respeitar o seu espaço. A raça de gato Siamês é conhecida por ser bastante independente, então ao perceber que o seu peludinho está mais quieto, não se preocupe. 

Dócil, carinhoso e amigável, o gato Siamês é uma ótima companhia para todos os momentos. Essa é uma das poucas raças que mais amam ficar no colo e receber carinho. O Siamês se dá bem com crianças, e consegue conviver relativamente bem com outros animais. Além de todas as raças de gato, Siamês é uma das mais falantes!

Perto de estranhos, porém, ele é mais reservado e, se não for socializado corretamente, pode ser um pouco ciumento com seus donos quando chegar alguma visita em casa. É importante que haja uma socialização do gato Siamês filhote para que esse tipo de situação não aconteça com o gato Siamês adulto.

Os principais cuidados com o gato Siamês filhote, adulto ou idoso

Apesar de ter uma pelagem curta, o gato Siamês solta bastante pelo em qualquer fase da vida. Por conta disso, um dos principais cuidados com a raça é quanto à escovação dos pelos, que deve acontecer pelo menos três vezes por semana para remover o acúmulo de pelagem morta do corpo do gato. Raça Siamês, sem esse cuidado, pode acabar sofrendo com as temidas bolas de pelo.

Além disso, o tutor deve manter uma periodicidade de consultas com o médico veterinário para os check-ups, especialmente depois que o gatinho Siamês fica mais velho. Alguns problemas comuns que podem acometer a saúde da raça siamesa são o cálculo renal em gatos e doenças respiratórias.

Também é necessário ter uma atenção especial com o calendário vacinal, que não pode sofrer atrasos. Vale lembrar que o gato Siamês filhote deve receber as primeiras doses da vacina a partir dos 45 dias de vida, e depois reforçá-las anualmente. 

Estatísticas do gato Siamês: altura, peso e expectativa de vida

Quantos anos vive um gato Siamês? Essa é uma pergunta que muita gente faz, e que depende de muitas variáveis. Se for um gatinho saudável e bem cuidado, a expectativa de vida da raça pode ser de 12 a 15 anos de idade, o que é bastante tempo para os felinos. Já sobre o porte dos machos e das gatas, Siamês pode medir até 30 cm de altura e pesar até 6 kg — mas, geralmente, o gato Siamês fêmea costuma ser menor e menos pesado do que o macho. 

Quanto custa um gato Siamês?

Para quem tem interesse em comprar um exemplar, é bom se preparar financeiramente: o bichano geralmente custa entre R$ 1.000 e R$ 3.000. O sexo e a pelagem são fatores que influenciam no preço final, mas é importante procurar um gatil de confiança para adquirir um gato Siamês puro. É muito comum encontrar gatos “sialatas” por aí, que são uma mistura de gato Siamês com vira-lata, então todo cuidado é pouco. Caso encontre um gato da raça Siamês por um valor muito abaixo do mencionado, desconfie!

BÔNUS: Dicas de nomes para gatos Siamês para colocar no seu bichano

Às vezes basta olhar para as fotos de gatos Siameses que o nome do pet logo surge na cabeça, mas e quando falta inspiração? Como escolher uma forma adequada de chamar os Siameses? Gatos atendem pelo nome, mas existem algumas dicas que ajudam nisso, como preferir nomes de até três sílabas e terminados em vogais.

Se você quer ter um gatinho da raça, mas ainda não encontrou nomes para gato Siamês que sejam perfeitos para ele, veja algumas sugestões que podem ajudar:

  • Nomes para gatos Siamês machos: Bichento, Caetano, Cookie, Elvis, Frodo, Miau, Pulga, Soneca, Tom, Yoda
  • Nomes para gatos Siamês fêmeas: Amy, Capitu, Duquesa, Frida, Kitty, Lua, Lupita, Minerva, Naomi, Princesa

Publicado originalmente em: 27/08/2021
Atualizado em: 14/12/2023

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas