Algumas raças de cachorro podem ter características muito semelhantes - a ponto de confundir quem não conhece bem. Por outro lado, é muito comum que donos dos famosos e queridos vira-latas se questionem: “como saber a raça do meu cachorro?”. Isso é bem normal, afinal, a mistura pode ser um conjunto de várias características de raças distintas entre si. Para saber diferenciar, é necessário observar os traços específicos que definem uma categoria de cachorro. Raças podem ser divididas por tamanhos, comportamentos e até o formato da cabeça do animal. Veja algumas dicas para descobrir em qual raça de cachorro o seu se enquadra!
Como saber a raça do meu cachorro: observe o porte do seu animalzinho!
No mundo, existem raças de cachorro de todos os tamanhos possíveis. O Pinscher 0, por exemplo, chega até os 2,5 kg (ou seja, muito pequeno). Enquanto isso, o maior cachorro do mundo foi um Dogue Alemão que chegava a 1,19 metro de altura. É por isso que a primeira coisa que precisa observar para saber a raça do seu cão é o tamanho dele.
Raça de cachorro pequeno e médio: muita personalidade e fácil adaptação!




Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
Yorkshire, Shih Tzu, Pug, Dachshund… a raça de cachorro pequeno pode variar de cinco a 10kg. São cães que se adaptam facilmente a lugares pequenos e não demandam muito gasto de energia. Já os cães de porte médio ficam entre os 13kgs e 20kgs, podendo se assemelhar com Beagle, Cocker Spaniel e Border Collie. São cães que ficam realmente em um meio-termo, já que não são pequenos, mas também não são enormes. Geralmente, o cachorro médio é fácil de lidar, mas ainda assim necessita de muitos passeios para não ficar entediado.
Raças de cachorro grande e gigante: mais de 20kg de amor!
Já raças de cachorro grande, costumam se parecer ao tamanho de Labrador, Akita e Pastor Alemão, e podem pesar entre 20kg e 40kg - eles costumam usar o tamanho G nos modelos de coleiras e peitorais de passeio. Os cães gigantes, por sua vez, são aqueles que pesam mais de 45kg, como Cane Corso e São Bernardo, e também são bem altos.
Depois de observar o tamanho do animal, o focinho pode ser outro parâmetro para identificar a raça. No caso de ser um focinho achatado, esse é característico de cães braquicefálicos, como no caso dos Bulldogs, Boston Terrier, Shih Tzus, Cavalier King, entre outros. Os Boxers, ainda que sejam bem maiores, seguem a mesma linha do focinho e entram pra categoria dos braquicefálicos. Esses cães precisam de cuidados especiais pois costumam ter dificuldade de respirar. Se o seu cão não possui o focinho achatado, observe o tamanho e o formato: se é comprido, como no caso dos Galgos, ou até mesmo mais largos, como no caso dos PitBulls.




Por último, o tipo de pelo do seu animal: longo, curto ou encaracolado?
O tipo de pelo também pode ser uma característica relevante para identificar a raça de um cão. Cachorros com pelo curto ou quase nulo são atributos de raças como Weimaraner, Pitbull e Pinscher. Estes animais requerem mais atenção em temperaturas intensas e devem evitar o sol sem proteção adequada.
Cães com pelo encaracolados podem se assemelhar aos Poodles, que são padrões nessa característica - não necessariamente o pelo encaracolado precisa ser comprido. Os cães de pelo liso, por sua vez, são aqueles que se assemelham ao Golden Retriever e ao Border Collie - raças com bastante pelo e que precisam de uma rotina de banhos e escovação para deixar a pelagem sempre bonita e saudável. Cães com duas camadas de pelo, podem se parecer com os Chow-Chows, que não devem ser tosados. Já os cachorros de pelo duro, popularmente chamados de “pelo de arame”, podem lembrar os Schnauzers.
Como saber a raça do meu cachorro filhote?
Filhotes são uma caixinha de surpresa, e mesmo com algumas características marcantes enquanto ainda estão crescendo, podem chegar na idade adulta com outro tipo de pelagem e até mesmo personalidade. Por isso, vale a pena esperar o cãozinho atingir pelo menos uns oito meses para tentar identificar sua raça. Caso opte por comprar um cachorro, busque canis confiáveis e sempre tire todas as dúvidas com o responsável pelo local.
Redação: Júlia Cruz
