Algumas raças têm características bem particulares: o Beagle, por exemplo, é um clássico exemplo de cachorro com orelhas grandes; enquanto o Chow Chow é reconhecido em qualquer lugar por causa da pelagem grossa e densa. Mas sabia que nem sempre essa identificação é fácil? Vários pais de pet vivem se questionando “como descobrir a raça do meu cachorro?”, principalmente quando o animal é adotado e não há nenhuma informação sobre os seus antepassados.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Então como saber se o cachorro é de raça? Quais traços devem ser observados na hora de pegar um cãozinho? As raças podem ser divididas por tamanhos, comportamentos e características mais específicas - como o formato da cabeça do animal - podem ajudar a desvendar isso. Veja algumas dicas e descubra como saber a raça do cachorro!

Como saber a raça do meu cachorro?

Se você adquiriu um cãozinho em um canil especializado e ele tem pedigree, já deve saber a raça do seu cachorro. No entanto, quando o animal é adotado e não tem uma procedência conhecida, é muito comum que os donos se perguntem: “como saber se meu cachorro é de raça?”. Nesses casos geralmente não há informações sobre os pais do cão, então ele pode ser de uma raça pura ou derivar do cruzamento de várias raças.

Não importa qual seja a situação, existem algumas táticas que ajudam na missão de como saber se um cachorro é de raça. Você deve observar características físicas, como formato da cabeça, focinho, orelhas e o tipo de pelo do cachorro.

1) Formato da cabeça - Se você não sabe como descobrir raça de cachorro, a dica é prestar atenção no formato da cabeça do animal. Existem três tipos de crânios de cachorro: dolicocéfalo, mesocéfalo e braquicéfalo. Os cachorros dolicocefálicos têm uma cabeça longa e mais comprida, como é o caso do Border Collie. Já os mesocefálicos são cães com a cabeça mais proporcional ao corpo, como o Beagle. Por fim, os braquicefálicos têm o crânio curto e o formato da cabeça mais largo, como o Bulldog Inglês.

2) Focinho - O focinho de cachorro é um parâmetro para identificar a raça. O focinho achatado, por exemplo, é característico de cães braquicefálicos, como no caso dos tipos de Bulldogs, Shih Tzu e Boxer. Já se o seu cachorro não possui o focinho achatado, observe o tamanho e o formato: se é comprido, como no caso do Galgo, ou até mesmo mais largos, como no caso do Pitbull.

3) Orelhas - Observar as orelhas do cachorro é outra tática bem útil para tentar descobrir a raça do seu amigo. Alguns cães apresentam orelhas pontiagudas e que vivem para cima, como o Husky Siberiano e o Pastor Alemão. Também existem cães com formato de orelha triangular, mas elas ficam caídas, como o Labrador, Golden Retriever e Pitbull. Por fim, outra possibilidade são aqueles cachorros com orelhas grandes e compridas ao lado do rosto, como o Basset Hound, Cocker Spaniel e Dachshund.

4) Tipo de pelagem - Uma forma de como saber raça de cachorro é observar a pelagem do animal, pois existem diferentes tipos: curto, longo, liso, ondulado, encaracolado, duro… o aspecto, assim como o comprimento, são características relevantes. Em algumas raças de cachorro, pelo curto é o principal, como o Pinscher e o Weimaraner. Já o pelo longo é associado a raças como o Bernese e Yorkshire.

Quanto ao aspecto, cães com pelos lisos podem ser Shih Tzu, Lhasa Apso e outras. Já a pelagem ondulada é comum no Cocker Spaniel Americano e Golden Retriever; enquanto os cachorros com pelos encaracolados se assemelham aos Poodles e Bichon Frisé. Os animais de pelo duro, popularmente chamados de “pelo de arame”, podem lembrar o Schnauzer, e ainda existem os cães com duas camadas de pelo que se parecem com os Chow-Chows.

 

Raça de cachorro pequeno: o Yorkshire representa bem essa categoria e é bem peludoO Dachshund é outro cachorro pequeno, mas com orelhas longas e baixasJá o Cocker Spaniel é uma raça de cachorro médio. Ele tem orelhas compridas e pelo longo!A raça de cachorro Border Collie tem pelo comprido, liso, focinho longo e tamanho médioRaças de cachorro grande: o Pastor Alemão tem orelhas pontiagudasA raça de cachorro São Bernardo é considerada gigante, com orelhas mais baixasO Cane Corso é uma raça de cachorro gigante, com pelos curtos e lisos

 

Tamanho e peso do animal ajudam como descobrir raça de cachorro

 

Além dessas características, a altura e peso do cachorro também devem ser levados em consideração para descobrir raça de cachorro. Existem raças de todos os tamanhos. O Pinscher 0, por exemplo, chega até 15 cm. Enquanto isso, o maior cachorro do mundo foi um Dogue Alemão que chegava a 1,19 metro de altura. Veja quais são as médias de altura e peso para cada porte:

  • Cachorro miniatura: altura abaixo de 25 cm e peso até 5 kg;
  • Cachorro pequeno: altura de 28 a 35 cm e peso de 5 a 15 kg;
  • Cachorro médio: altura de 36 a 49 cm e peso de 15 a 25 kg;
  • Cachorro grande: altura de 50 a 69 cm e peso de 25 a 45 kg;
  • Cachorro gigante: altura acima de 70 cm e peso acima de 45 kg;

Yorkshire, Shih Tzu, Pug e Dachshund são algumas raças de cachorro pequeno super conhecidas. Já os cães de porte médio são como o Beagle, Cocker Spaniel e Border Collie. Eles não são pequenos, mas também não são enormes. Ambos os portes são ótimas opções de cachorro para apartamento!

Já as raças de cachorro grande mais populares são o Labrador, Akita e Pastor Alemão; enquanto os cachorros gigantes podem ser Dogue Alemão, Cane Corso e São Bernardo. Eles precisam de um espaço um pouquinho maior para viverem com mais conforto, mas nada impede que um cachorro grande possa morar em um apartamento (desde que ele gaste energia diariamente).

Raças de cachorro parecidas: como diferenciar cada uma?

Algumas raças de cachorro podem ter características tão semelhantes a ponto de confundir quem não conhece bem. Nesses casos, observar os detalhes é ainda mais importante. Veja um comparativo entre os cães mais parecidos e aprenda como descobrir raça de cachorro:

  • Bulldog Inglês X Bulldog Francês

 

O Bulldog Inglês é maior do que o Bulldog Francês

O Bulldog Inglês é maior do que o Bulldog Francês

 

 

É normal se confundir na hora de diferenciar Bulldog Inglês e Bulldog Francês, mas acredite: existem distinções entre esses doguinhos! Apesar de ambos serem classificados como cachorros braquicefálicos e terem o focinho achatado, o porte é uma das principais diferenças. Enquanto o Bulldog Inglês se enquadra como um cachorro de porte médio, e é maior e mais musculoso; o Bulldog Francês é pequeno, mais compacto e menos robusto.

 

As orelhas do cachorro são outra grande diferença: o Bulldog Francês tem orelhas grandes e eretas, já as do Bulldog Inglês são menores e caídas. Por fim, o formato da cabeça também pode ajudar a separar uma raça da outra, já que os cachorrinhos ingleses têm um crânio mais largo e achatado; enquanto a cabeça do Bulldog Francês é mais proporcional ao corpo.

  • Shih Tzu X Lhasa Apso

 

O Shih Tzu e o Lhasa Apso se parecem bastante, mas a pelagem é diferente

O Shih Tzu e o Lhasa Apso se parecem bastante, mas a pelagem é diferente

 

 

O Lhasa Apso ou Shih Tzu são cachorros que se parecem muito! Até mesmo o olhar mais atento pode acabar deixando escapar as diferenças entre as raças. Para começar, tanto o Shih Tzu quanto o Lhasa são cachorros pequenos e peludos. O porte, portanto, não é um critério que ajuda a distingui-los. Além disso, eles também são cachorros braquicefálicos e por isso têm o nariz encurtado. Mas aqui já começa a primeira diferença: o Shih Tzu tem essa região bem achatada, enquanto o focinho do Lhasa Apso é mais saliente.

 

Além disso, o tipo de pelagem é uma das principais características que ajudam a decifrar cada raça. O Shih Tzu tosado, por exemplo, costuma ter pelos ligeiramente mais ondulados, de aspecto fino. Já o Lhasa Apso é um cachorro que normalmente tem fios mais lisos, de textura grossa e áspera. Essas diferenças normalmente se acentuam quando o cachorro faz a tosa.

  • Akita X Shiba

 

O Akita é um cachorro grande e bochechudo, enquanto o Shiba é menor e mais proporcional

O Akita é um cachorro grande e bochechudo, enquanto o Shiba é menor e mais proporcional

 

 

Quem vê um Shiba Inu e Akita lado a lado geralmente se atrapalha na hora de saber quem é quem. Afinal, são cães com feições muito parecidas e que compartilham a mesma origem: ambos são cachorros japoneses. Mas se por um lado o Akita é um cachorro grande e imponente, por outro o Shiba Inu é um cãozinho com porte que varia de pequeno a médio. O tipo de pelagem também varia: mesmo que as duas raças possuam pelo e subpelo, o Akita têm pelos mais volumosos e longos, enquanto o Shiba têm fios densos, mas que não chegam ao mesmo volume.

 

Outras características que podem ser observadas são o formato do rosto e do rabinho. No Akita, a cabeça é mais larga com olhos e focinho centralizados, dando a impressão de que eles são bochechudos, e o rabinho é arredondado. Já no caso do Shiba, o cachorro parece uma raposinha, sendo mais proporcional e tendo as bochechas menos avantajadas, enquanto o rabo pode ter dois formatos: o arredondado e o que parece uma foice.

  • Collie X Pastor de Shetland

 

O Collie e o Pastor-de-shetland têm diferenças no tamanho e na pelagem

O Collie e o Pastor-de-shetland têm diferenças no tamanho e na pelagem

 

 

Se você já se deparou com essas duas raças, provavelmente se perguntou: será que é Collie ou Pastor-de-shetland? As diferenças, porém, são bem evidentes e começam pelo tamanho do animal. A raça Collie é considerada de porte médio, enquanto o Pastor-de-shetland é um cachorro pequeno e se adapta tranquilamente a espaços menores, sendo uma boa companhia de apartamento.

 

Ambos os doguinhos têm feições bem proporcionais, mas se você reparar bem, o Collie tem um rosto mais alongado do que o Pastor-de-shetland. Além disso, a pelagem da raça Collie pode variar entre curta ou longa; enquanto o Pastor-de-shetland sempre tem pelos abundantes e que formam uma juba envolta dele.

Como saber se meu cachorro é de raça: o que define os vira-latas?

O vira-lata - também conhecido como cachorro sem raça definida (SRD) - nada mais é do que um cãozinho que é resultado do cruzamento entre raças diferentes. Cada um tem uma carga genética diferente, com características únicas e bem variadas. Podem haver cachorros vira-latas peludos e grandes, como também pode haver cães sem raça definidas pequenos e com uma pelagem mais curta. Não existe um “padrão” que define esses doguinhos, mas na maioria das vezes há, sim, alguns traços em comum.

Geralmente o cachorro vira-lata é de porte médio, com pelos curtos e tons mais neutros. O vira-lata caramelo, por exemplo, é uma das carinhas mais conhecidas entre os brasileiros; mas também há vários cachorros pretos, cinzas e beges por aí. Mas claro: nada impede que o animal tenha outras cores, tipos de pelagem ou portes.

Além disso, lembramos que os filhotes são uma caixinha de surpresa, e mesmo com algumas características marcantes enquanto ainda estão crescendo, podem chegar na idade adulta com outro tipo de pelagem e até mesmo personalidade. Por isso, vale a pena esperar o cãozinho atingir pelo menos uns oito meses para tentar identificar sua raça.

Redação: Júlia Cruz e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 16/10/2019

Atualizado em: 16/09/2022