As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque, pamonha… Mas, no meio de tantos quitutes deliciosos, é preciso lembrar que nem tudo o que vai para a nossa mesa pode ir para o potinho do seu pet.
Muitas comidas típicas de festa junina são perigosas para os animais e, em alguns casos, podem causar sérios problemas de saúde. Veja a seguir 10 alimentos proibidos para cachorro que são sucesso nas festividades de São João — e por que eles devem ficar bem longe do seu cão!
1) Pipoca temperada
Seja na festa junina ou em qualquer outra situação, muitos tutores podem se perguntar se cachorro pode comer pipoca. Pois saiba que a pipoca em si não é tão prejudicial para os cães. O problema está na forma que ela é preparada e também nos ingredientes que são adicionados a ela.
A pipoca temperada com sal ou outros condimentos pode causar desidratação, e piorar quadros renais e de hipertensão. Além disso, o óleo ou manteiga que são utilizados na preparação da pipoca representam um excesso de gordura na dieta canina, o que pode desencadear diarreia, pancreatite e até mesmo problemas cardíacos no longo prazo.
Então, se quiser oferecer pipoca para o cachorro, ela deve ser natural, sem óleo, sem sal e com muita moderação, em porções bem pequenas e esporádicas.
2) Milho na espiga
Outra comida típica de festa junina é o milho — e sim, cachorro pode comer milho! Porém, é necessário ter alguns cuidados ao oferecer este alimento para os cães. A primeira coisa que você precisa saber é que o milho cozido é a melhor forma de dar o alimento para o cachorro.
Entretanto, o milho na espiga pode ser perigoso para os cães: se o animal mastigar e engolir essa parte dura do milho, pode haver engasgos e até obstrução intestinal — considerada uma emergência que costuma precisar de cirurgia. Portanto, se for dar milho para o cachorro, ele deve ser cozido, sem nenhum tempero, em pequenas quantidades e sem espiga.
3) Paçoca e pé de moleque
Esses doces feitos com amendoim contêm muito açúcar e gordura, além de, às vezes, levarem adoçantes como xilitol — extremamente tóxico para cães. Mesmo versões “naturais” podem causar mal-estar gastrointestinal nos pets. Por outro lado, cachorro pode comer amendoim, então, é possível oferecer pequenas porções de amendoim puro e sem casca para seu pet como um petisco eventual.
4) Canjica e arroz doce
Geralmente, esses doces são preparados com leite, leite condensado, açúcar, cravo e canela — o que representa uma bomba para o organismo canino. E tem mais: boa parte dos cães adultos são intolerantes à lactose e podem ter diarreia, vômito e desconforto abdominal ao consumirem qualquer tipo de alimento que contenha leite e derivados. Sendo assim, nada de oferecer canjica ou arroz doce para os cachorros!

5) Cachorro-quente
O nome pode até enganar, mas cachorro-quente não é comida para cachorro. A salsicha industrializada tem muito sódio e conservantes, e o pão pode conter leite, açúcar e ser altamente calórico. Ou seja, nenhum ingrediente que faz parte desse sanduíche é indicado para cães, fazendo dele um alimento bastante prejudicial para pets.
6) Bolo de fubá (e outros bolos)
Os bolos típicos de festa junina, como bolo de fubá e bolo de milho, levam leite, açúcar e fermento na receita. Só que todos esses ingredientes estão na lista de alimentos proibidos para cachorro — principalmente o açúcar e o leite, que fazem muito mal para os pets.
A boa notícia é que, se você tem a intenção de dar algum quitute para seu cão, é possível preparar algumas receitas de bolo para cachorro, que levam apenas alimentos liberados para os animais. E aí, é só levar uma marmitinha para a festa junina. Mas nem pense em oferecer bolos de humanos aos cães.
7) Vinho quente e quentão
Pode parecer óbvio para muita gente, mas não custa reforçar: álcool e pets não combinam! Bebidas alcoólicas são extremamente tóxicas para os cães e podem causar desde desorientação até coma. E isso vale até mesmo para bebidas que têm um teor alcoólico baixo, como o vinho quente e o quentão típicos de festa junina. Então, nada de deixar o cachorro lamber a borda do copo ou respingos das bebidas que tenham caído no chão.
8) Cocada
Apesar de o coco ser uma das frutas liberadas para cães, ele pode causar diarreia e desconforto intestinal se ingerido em excesso. Quando é combinado com grandes quantidades de açúcar, como na cocada, vira um combo nada saudável para o seu pet. Resumindo: cocada não deve ser, de forma alguma, oferecida para os cachorros. Mas o coco totalmente natural e sem adição de açúcar pode ser dado em porções bem pequenas ao pet.
9) Maçã do amor
Assim como o coco, a maçã pura é uma fruta segura para cães (desde que sem sementes). Porém, a maçã do amor é cheia de açúcar e vem com uma cobertura dura que pode machucar a boca do cão. Ou seja, essa guloseima que é bastante tradicional nas festas juninas não deve virar petisco de cachorro de jeito nenhum.
10) Curau e pamonha
Por fim, outras duas comidas típicas de festa junina que são perigosas para os cães são o curau e a pamonha. A combinação de milho, açúcar e leite que costuma estar na receita desses quitutes pode causar uma série de problemas digestivos para os cães, como vômitos, gases e diarreia. Portanto, já sabe: nem pense em oferecer esses alimentos aos pets!
Cuidados extras com seu pet durante a festa junina
Se você vai curtir uma festa junina em casa ou em locais pet friendly, redobre a atenção com a mesa de comidas e com o que outros convidados podem oferecer ao animal. Oriente todos a não dar restos de comida e fique de olho em comidas no chão.
Além disso, prefira levar petiscos específicos para cães, que podem ser oferecidos com segurança. Como vimos, alguns alimentos que estão presentes na festa junina podem ser oferecidos aos cães, desde que sejam tomados certos cuidados. É possível curtir esse tipo de evento junto com seu pet, mas com segurança — e cada um comendo o que é seguro para a sua espécie!