Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

Publicado - 03 Julho 2025 - 16h00

Atualizado - 03 Julho 2025 - 17h38

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque, pamonha… Mas, no meio de tantos quitutes deliciosos, é preciso lembrar que nem tudo o que vai para a nossa mesa pode ir para o potinho do seu pet.

Muitas comidas típicas de festa junina são perigosas para os animais e, em alguns casos, podem causar sérios problemas de saúde. Veja a seguir 10 alimentos proibidos para cachorro que são sucesso nas festividades de São João — e por que eles devem ficar bem longe do seu cão!

1) Pipoca temperada

Seja na festa junina ou em qualquer outra situação, muitos tutores podem se perguntar se cachorro pode comer pipoca. Pois saiba que a pipoca em si não é tão prejudicial para os cães. O problema está na forma que ela é preparada e também nos ingredientes que são adicionados a ela.

Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A pipoca temperada com sal ou outros condimentos pode causar desidratação, e piorar quadros renais e de hipertensão. Além disso, o óleo ou manteiga que são utilizados na preparação da pipoca representam um excesso de gordura na dieta canina, o que pode desencadear diarreia, pancreatite e até mesmo problemas cardíacos no longo prazo.

Então, se quiser oferecer pipoca para o cachorro, ela deve ser natural, sem óleo, sem sal e com muita moderação, em porções bem pequenas e esporádicas.

2) Milho na espiga

Outra comida típica de festa junina é o milho — e sim, cachorro pode comer milho! Porém, é necessário ter alguns cuidados ao oferecer este alimento para os cães. A primeira coisa que você precisa saber é que o milho cozido é a melhor forma de dar o alimento para o cachorro. 

Entretanto, o milho na espiga pode ser perigoso para os cães: se o animal mastigar e engolir essa parte dura do milho, pode haver engasgos e até obstrução intestinal — considerada uma emergência que costuma precisar de cirurgia. Portanto, se for dar milho para o cachorro, ele deve ser cozido, sem nenhum tempero, em pequenas quantidades e sem espiga.

3) Paçoca e pé de moleque

Esses doces feitos com amendoim contêm muito açúcar e gordura, além de, às vezes, levarem adoçantes como xilitol — extremamente tóxico para cães. Mesmo versões “naturais” podem causar mal-estar gastrointestinal nos pets. Por outro lado, cachorro pode comer amendoim, então, é possível oferecer pequenas porções de amendoim puro e sem casca para seu pet como um petisco eventual.

4) Canjica e arroz doce

Geralmente, esses doces são preparados com leite, leite condensado, açúcar, cravo e canela — o que representa uma bomba para o organismo canino. E tem mais: boa parte dos cães adultos são intolerantes à lactose e podem ter diarreia, vômito e desconforto abdominal ao consumirem qualquer tipo de alimento que contenha leite e derivados. Sendo assim, nada de oferecer canjica ou arroz doce para os cachorros!

Cachorro Dachshund preto com bandana vermelha e ao lado de pacotes de pipoca derrubados no chão em fundo azul
Pipoca é uma comida típica de festa junina que até pode ser oferecida aos cães, mas sem sal, óleo ou temperos

5) Cachorro-quente

O nome pode até enganar, mas cachorro-quente não é comida para cachorro. A salsicha industrializada tem muito sódio e conservantes, e o pão pode conter leite, açúcar e ser altamente calórico. Ou seja, nenhum ingrediente que faz parte desse sanduíche é indicado para cães, fazendo dele um alimento bastante prejudicial para pets.

6) Bolo de fubá (e outros bolos)

Os bolos típicos de festa junina, como bolo de fubá e bolo de milho, levam leite, açúcar e fermento na receita. Só que todos esses ingredientes estão na lista de alimentos proibidos para cachorro — principalmente o açúcar e o leite, que fazem muito mal para os pets.

A boa notícia é que, se você tem a intenção de dar algum quitute para seu cão, é possível preparar algumas receitas de bolo para cachorro, que levam apenas alimentos liberados para os animais. E aí, é só levar uma marmitinha para a festa junina. Mas nem pense em oferecer bolos de humanos aos cães.

7) Vinho quente e quentão

Pode parecer óbvio para muita gente, mas não custa reforçar: álcool e pets não combinam! Bebidas alcoólicas são extremamente tóxicas para os cães e podem causar desde desorientação até coma. E isso vale até mesmo para bebidas que têm um teor alcoólico baixo, como o vinho quente e o quentão típicos de festa junina. Então, nada de deixar o cachorro lamber a borda do copo ou respingos das bebidas que tenham caído no chão.

8) Cocada

Apesar de o coco ser uma das frutas liberadas para cães, ele pode causar diarreia e desconforto intestinal se ingerido em excesso. Quando é combinado com grandes quantidades de açúcar, como na cocada, vira um combo nada saudável para o seu pet. Resumindo: cocada não deve ser, de forma alguma, oferecida para os cachorros. Mas o coco totalmente natural e sem adição de açúcar pode ser dado em porções bem pequenas ao pet.

9) Maçã do amor

Assim como o coco, a maçã pura é uma fruta segura para cães (desde que sem sementes). Porém, a maçã do amor é cheia de açúcar e vem com uma cobertura dura que pode machucar a boca do cão. Ou seja, essa guloseima que é bastante tradicional nas festas juninas não deve virar petisco de cachorro de jeito nenhum.

10) Curau e pamonha

Por fim, outras duas comidas típicas de festa junina que são perigosas para os cães são o curau e a pamonha. A combinação de milho, açúcar e leite que costuma estar na receita desses quitutes pode causar uma série de problemas digestivos para os cães, como vômitos, gases e diarreia. Portanto, já sabe: nem pense em oferecer esses alimentos aos pets!

Cuidados extras com seu pet durante a festa junina

Se você vai curtir uma festa junina em casa ou em locais pet friendly, redobre a atenção com a mesa de comidas e com o que outros convidados podem oferecer ao animal. Oriente todos a não dar restos de comida e fique de olho em comidas no chão.

Além disso, prefira levar petiscos específicos para cães, que podem ser oferecidos com segurança. Como vimos, alguns alimentos que estão presentes na festa junina podem ser oferecidos aos cães, desde que sejam tomados certos cuidados. É possível curtir esse tipo de evento junto com seu pet, mas com segurança — e cada um comendo o que é seguro para a sua espécie!

Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque,...

Cachorro

Banho em casa com efeito de pet shop: 7 truques na hora de usar o shampoo para cachorro

Dar banho em cachorro em casa é uma prática comum entre tutores que buscam praticidade, economia ou simplesmente gostam de cuidar do...

Cachorro

Idade do cachorro: estes são os principais cuidados em cada fase da vida, segundo especialistas

Assim como nós, os cães também passam por diferentes fases ao longo da vida e cada uma delas exige atenção especial. Saber a idade d...

Cachorro

Border Collie filhote: 10 formas certeiras de estimular a inteligência da raça

Você já ouviu falar que o Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo? Essa fama não é por acaso. A raça lidera o ranking d...

Comportamento

Veterinário alerta: gato estressado pode desenvolver doenças sérias! Entenda a relação e como agir

Se o seu gato anda mais arisco, fica se escondendo ou vem manifestando hábitos estranhos, talvez ele não esteja apenas de “mau humor...

Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque,...

Cachorro

Banho em casa com efeito de pet shop: 7 truques na hora de usar o shampoo para cachorro

Dar banho em cachorro em casa é uma prática comum entre tutores que buscam praticidade, economia ou simplesmente gostam de cuidar do...

Cachorro

Idade do cachorro: estes são os principais cuidados em cada fase da vida, segundo especialistas

Assim como nós, os cães também passam por diferentes fases ao longo da vida e cada uma delas exige atenção especial. Saber a idade d...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?