Adoção animal

Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

Publicado - 14 Agosto 2020 - 16h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? Como saber se o cachorro é vira-lata ou não? Ele é mais saudável que cães de raça? Para desvendar todos os mistérios por trás desses animais tão especiais, reunimos as principais informações sobre eles e montamos uma galeria super fofa com vira-latinhas da vida real!

Afinal, como saber se o cachorro é vira-lata? 

A resposta para essa pergunta é bem simples: um cachorro vira-lata é sempre resultado do cruzamento de raças distintas ou entre cães sem raça definina. Geralmente, o resultado são misturas inusitadas, como o Yorkiepoo (Yorkshire e Poodle) e o Labsky (Labrador e Husky Siberiano). No caso do vira-lata que conhecemos, é praticamente impossível saber exatamente a linhagem do animal, já que é uma combinação de vários cruzamentos diferentes. Por isso, o cachorro sem raça definida é imprevisível em todos os aspectos.

Origem da raça de cachorro vira-lata: senta que lá vem história!

O vira-lata é um cãozinho com uma história bem curiosa. Acontece que, por se tratar de uma combinação de diferentes raças, o animal não possui uma origem definida. Justamente por esse motivo, muito se especula sobre a trajetória da árvore genealógica desse cãozinho tão querido entre os brasileiros. Ainda assim, é possível afirmar que a linhagem do vira-lata está diretamente ligada à evolução dos cães de maneira geral. Sendo assim, ele é descendente dos lobos selvagens e primo das raposas. Embora tenha sido considerado durante anos um cachorro de rua - que literalmente precisava virar latas de lixo em busca de alimentos -, de uns tempos para cá, ele se tornou muito comum no mundo inteiro. No Brasil, ele é o xodó da população: não é à toa que o vira-lata caramelo virou praticamente um símbolo brasileiro!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Apesar de toda essa fama, o vira-lata ainda estampa uma triste realidade: a do abandono! A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existem cerca de 20 milhões de cães abandonados. Na maioria das vezes vítimas de maus-tratos, muitos só sobrevivem por causa de iniciativas e protetores que os resgatam. Apesar de hoje em dia existirem vários projetos que incentivam a adoção, alguns cãezinhos passam toda a vida em abrigos esperando por um lar. 

Por trás de cada vira-lata existe uma história de amor! Veja alguns cãezinhos da vida real

 

A Glória, a vira-lata da foto, adora um banho de sol. Quem resiste a esse sorrisão?Cachorro vira-lata: A Luna é o xodó da família!O Leão tem essa carinha de cão bravo, mas é puro de amor!Vai dizer que não estou lindoVira-lata modelo? Temos! A Bella, além de fofa, adora posar para uma foto!Quem vê essa carinha do Bartô nem imagina as altas travessuras que ele já aprontou, né?Vira-lata branco: quem concorda que @Flashocachorro parece um cãozinho de desenho animado?Cachorro vira-lata: a @Dorydalata não perde a oportunidade de tirar uma boa soneca! Uma fofura, né?A Amora é a clássica vira-lata com a pelagem preta e branca. Puro charme!Se um cachorro vira-lata já é apaixonante, imagina dois? Essas da foto são a Dora e a Lola, uma duplinha inseparávelTo com sono será que posso dormirA Flora e a Nina gostam mesmo é de brincar com a sua humana!O @Mauinaarea é um vira-lata cheio de estilo! Quem resiste a esse charme, não é mesmo?Filhote vira-lata: esse pacotinho de amor é a Margot e ela ama brincar com seu humano!A Diana é uma vira-lata dócil e muito carinhosa. Impossível não se apaixonar, né?É ai humano bora pegar uma ondaA Marie Curie é uma vira-lata carinhosa e muito brincalhona!Oba está na hora do carinhoA Rocky e a Shuri não dispensam uma boa dose de diversão! Dá para perceber pela foto, né?A Sassá não perde uma chance de tomar um solzinho no quintal!O Baldur é um vira-lata preto e bem sapeca. Diversão é com ele mesmo!

 

 

 

As características do cachorro vira-lata podem variar bastante

 

As características físicas do vira-lata são uma caixinha de surpresa. O tamanho, por exemplo, pode variar bastante, já que existe vira-lata pequeno, médio e grande. Além disso, o formato das orelhas e do focinho do animal podem ser, respectivamente, caídas ou eretas, alongados ou achatados, e por aí vai. Ainda assim, alguns cachorros sem raça definida têm a aparência bem popular e não é difícil identificar um. Outro fator imprevisível é a pelagem: você pode encontrar um vira-lata peludo ou quase sem pelo. A cor também é bem variada. Embora o caramelo seja o mais conhecido, a raça conta com diversas combinações de tons. Entre os mais comuns estão, o cachorro vira-lata branco, o vira-lata preto e branco e o vira-lata preto. Também é normal encontrar vira-latinhas com manchas variadas - e alguns até são confundidos com cães de raça. 

 

Vira-lata: personalidade tranquila e amorosa são marcas desse cãozinho

Como já falamos anteriormente, o vira-lata é uma combinação de diferentes cachorros, o que faz dele um animal único. Por isso, assim como as características físicas, o comportamento e a personalidade do cãozinho também podem variar. Afinal, tudo vai depender da sua ancestralidade e da forma como ele foi criado. Ainda assim, existem alguns traços que são comuns entre os SRDs, como a amizade e a lealdade, o que faz dele um companheiro para todas as horas. Carismático e dócil, o vira-lata costuma desenvolver uma relação de muito apego e carinho com os donos. Quando se sentem amados pelo seu humano, não há nada que os impeça de demonstrar o amor e gratidão em dobro. Outro ponto forte do animal é a sua inteligência, o que facilita (e muito!) na hora de ensinar comandos básicos, regras e limites ao seu amigo. 

Filhote vira-lata: um pacotinho com muita energia 

Se um cachorro vira-lata grande já é apaixonante, imagina a versão pequena da raça? O filhote vira-lata é extremamente ativo e alegre. A raça tem energia de sobra e, por isso, deve ter espaço suficiente para gastá-la com corridas e brincadeiras. Sendo assim, é importante oferecer um ambiente enriquecido para que seu amigo não se transforme em um cachorro destrutivo no futuro. Lembre-se: o bem-estar do seu bichinho deve ser prioridade!

Mais fotos de cachorro vira-lata para você se apaixonar!

 

O Chico é um vira-lata caramelo que ficou famoso na internet depois de destruir o colchão da sua dona. Celebridade!Ninguém resiste a um filhote de vira-lata, né? Essa fofura da foto é o Neo!O Sereninho é um cãozinho com amor e energia de sobra!A Jade ama dormir debaixo de um edredom fofinho!Você têm certeza que não vai pararO Panda é a fofura em forma de cachorro!Vira-lata caramelo: como resistir a esse sorrisão da Aurora?Quem disse que cachorro não sabe sorrir? Olha a carinha da Fifi ao ser chamada pelo seu dono!A Brisa é uma vira-lata branca peludinha e charmosa. Olha que graça essa pose!Cade meu biscoito humanaVocê quer dormirPara a Pérola Negra e o Luiz Gonzaga, a soneca da tarde nunca tem fim!Como resistir a uma família de vira-lata? A Ana Júlia, Leelee, Cindy e Pretinha são a própria turma do barulho!Vira-lata preto: o Nicolas é o bebêzão da família!O Rex é um cãozinho muito esperto e observador. Nada passa despercebido por esse serumaninho!Vamos passear humano eu prometo que me comportoA Pretinha é membra oficial da família e está presente em todos os momentos felizes!A Maya é a prova de que o vira-lata também tem a sua beleza, certo?Só me chame se for para passearA vira-lata caramelo da foto é a Licy: uma fofura!

 

O cachorro vira-lata vive mais tempo? 

 

É comum ouvir relatos de famílias que adotaram um vira-lata e conviveram com o animal durante anos. Com uma alta expectativa de vida, o cão desta raça pode viver por até 16 anos. O motivo para isso é simples: a mistura de raças. A ausência do cruzamento de indivíduos similares e a maior variabilidade genética ajudam a evitar algumas doenças comuns em cães de raça pura, como hipotiroidismo e epilepsia. Além disso, o cachorro vira-lata pequeno tendem a viver mais. Ainda assim, vale ressaltar que o fator determinante para saber quanto tempo vive um cachorro vira-lata é a qualidade de vida do animal. Se ele for bem cuidado, tiver uma boa alimentação, ir no veterinário com frequência, receber todas as vacinas, praticar exercícios físicos regularmente e viver em um ambiente saudável, poderá viver por muitos anos. 

Cachorro vira-lata requer cuidados como qualquer raça

Não importa qual seja o tamanho, a aparência ou a personalidade do seu vira-lata, existem cuidados que são fundamentais para qualquer cachorro. Um fator que merece atenção do tutor é a saúde do cachorro. Embora o vira-lata seja um pouco mais resistente do que os outros animais, não significa que o cãozinho está imune e livre de qualquer doença. Por isso, é importante manter a vacinação do seu amigo em dia e levá-lo ao veterinário regularmente. Além disso, é preciso certificar-se de que a alimentação corresponde às necessidades físicas e a idade do seu cãozinho. Não se esqueça também de manter o remédio de carrapato e o vermífugo sempre em dia. Apenas com esses cuidados será possível garantir que seu pet tenha uma qualidade de vida adequada e esteja sempre forte e saudável. 

Redação: Úrsula Gomes

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas