O Lhasa Apso e o Shih Tzu são raças de cachorro comumente confundidas, principalmente para quem não tem um olhar mais atento às características físicas e personalidade de cada um. Existem, sim, muitas semelhanças entre esses dois doguinhos, mas não é totalmente impossível conseguir diferenciar uma raça da outra. Por isso, se você é daquelas pessoas que quando encontra um cachorro pequeno e peludinho na rua não sabe identificar se é Shih Tzu ou Lhasa Apso, essa matéria é para você! O Patas da Casa reuniu alguns traços importantes que vão te ajudar a distinguir uma raça da outra com mais facilidade.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Lhasa Apso ou Shih Tzu: quais são as principais diferenças físicas entre essas raças?

O Lhasa Apso e o cachorro Shih Tzu se parecem muito. Mas, apesar das várias semelhanças físicas (principalmente quando os cães são mais peludos), é possível encontrar algumas diferenças que nos ajudam a descobrir quando uma raça é Shih Tzu ou Lhasa Apso. Embora ambos tenham um porte pequeno, o focinho é um dos principais pontos de distinção entre eles: enquanto o cachorro Shih Tzu tem o focinho bastante achatado (lembrando até o nariz de um Pug), o Lhasa Apso tem essa região maior. As duas raças sofrem com a síndrome braquicefálica, mas os problemas respiratórios afetam mais o Shih Tzu do que o Lhasa Apso.

Outra característica física que pode ser percebida é quanto aos olhos de cada raça. A raça de cachorro Shih Tzu tem olhos grandes e arredondados, enquanto o Lhasa Apso tem o formato do olho menor e mais oval Geralmente, os tutores gostam de manter a pelagem desses animais longa, mas quando tosados essas diferenças ficam muito mais evidentes. E por falar em pelos, esse é um traço que pode ser mais difícil de ser diferenciado, mas o cachorro Lhasa Apso tem uma pelagem mais grossa, áspera e lisa, enquanto o Shih Tzu tem pelos finos, duplos e com uma leve ondulação.

 

O Shih Tzu tem o focinho mais achatado do que o Lhasa Apso e tende a ser mais sociável O cachorro Lhasa Apso é mais desconfiado e precisa de uma rotina de passeios mais intensa

 

O cachorro Lhasa Apso é dócil, mas desconfiado com estranhos

 

As diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso aumentam ainda mais quando o aspecto é a personalidade de cada cão. O Lhasa Apso é doguinho que todo mundo sonha em ter: leal, tranquilo e que faz tudo de proteger quem ele ama. É um fiel escudeiro que, apesar da baixa estatura, não mede esforços para reagir na presença de possíveis ameaças. Como a raça tende a ser bastante desconfiada com estranhos, o ideal é investir no adestramento e na socialização do Lhasa Apso filhote. Caso contrário, ele pode latir bastante, principalmente quando surge uma visita inesperada em casa. Mas, no geral, é um cão que não apresenta muitos problemas comportamentais. Ainda assim, é importante investir em uma rotina de passeios e brincadeiras que gastem a energia do animal ou ele pode se sentir entediado. Também é importante ter em mente que, por mais dócil que o Lhasa Apso seja, ele não gosta de ser pegado no colo.

Shih Tzu: personalidade da raça é muito amigável e brincalhona

Totalmente diferente do Lhasa Apso, o Shih Tzu não é nem um pouco desconfiado com estranhos. Pelo contrário, esses cães adoram conhecer gente nova e não hesitam em fazer amizade logo no início da convivência. É uma raça realmente encantadora e capaz de conquistar todos ao seu redor devido ao seu jeitinho carismático e brincalhão. Eles adoram um colo e gostam mais ainda de receber carinho, sendo até um pouco dengosos. O cachorro Shih Tzu também tem baixa tendência a latir, e só faz isso quando é realmente necessário - como quando ele está com fome. Outra diferença é que essa raça de cachorro é mais preguiçosa e não gosta muito de fazer exercícios físicos, diferente do Lhasa Apso que precisa se exercitar regularmente. Por isso, o Shih Tzu acaba sendo uma companhia perfeita para quem não faz muita questão de caminhar ou não tem tempo de levar o cãozinho para passear todos os dias.

Redação: Juliana Melo