Cuidados

7 motivos que causam coceira em cachorro

Coceira em cachorro: conheça os motivos que podem levar seu bichinho a se coçar
Coceira em cachorro: conheça os motivos que podem levar seu bichinho a se coçar

Nossos cães expressam alguns comportamentos naturais da espécie que, para nós humanos, podem não fazer muito sentido. Um desses comportamentos é o ato de se coçar com muita frequência. Às vezes, sem nenhum motivo aparente, o peludo começa a se coçar e logo para. Existem casos, porém, em que a coceira em cachorro pode significar um problema mais grave e precisa da intervenção de um médico veterinário. Quer saber quais os motivos que podem causar coceira no seu cãozinho? O Patas da Casa preparou um guia para te ajudar.

1) Pulgas e carrapatos causam bastante coceira no animal

As pulgas e carrapatos causam bastante coceira no animal e, dependendo da gravidade da infestação, podem até causar feridas no corpo do bichinho. A pulga de cachorro coloca saliva no pelo do animal, por isso é importante fazer a intervenção imediata para evitar problemas maiores. O carrapato em cachorro é prejudicial não só pela coceira, mas também por ficar grudado no animal: o parasita é capaz de diminuir sua imunidade do cãozinho e também o número de plaquetas - questões relacionadas com a doença do carrapato.

2) Sarna: doença que leva a perda de pelo no corpo

A sarna em cachorro é transmitida pelo ácaro. Essa doença deixa o cachorro com coceira e queda de pelo, causando feridas por todo o corpo e um grande incômodo para o peludinho. Ao perceber que o seu cão está se coçando demais e que está com o pelo caindo, vá ao veterinário. Ele provavelmente vai precisar de medicamentos e produtos específicos para a hora do banho, como shampoos medicamentosos e sabonetes.

3) Otite: cães podem ser afetados pela infecção com muita facilidade

A otite canina é uma doença que incomoda demais os cães. Como o ouvido é uma região sensível e que fica muito exposta, acaba sendo alvo de bactérias, principalmente quando não recebe a limpeza ideal com frequência. Outro fator que contribui para a otite é a entrada de água no ouvido. Por isso, ao levar seu cachorro na praia ou em outro lugar onde ele terá contato com a água, é necessário verificar se não sobrou nenhum líquido ali. A hora do banho também requer alguns cuidados, como o uso de um pedacinho de algodão para proteger o local.

4) Alergia alimentar: seu peludo não pode comer qualquer coisa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Coceira em cachorro: até mesmo plantas podem fazer mal ao seu bichinho. Em casos mais graves, é importante consultar um veterinário.
    Coceira em cachorro: até mesmo plantas podem fazer mal ao seu bichinho. Em casos mais graves, é importante consultar um veterinário.

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Os cães não podem sair comendo qualquer coisa por aí. Embora esse pensamento seja muito comum, alguns cães (principalmente cães de raça, como Shih Tzu e Bulldog) são propensos a ter alergia alimentar. Pode ser a qualquer alimento, até mesmo proteínas como o frango. Por isso, é importante estar sempre de olho naquilo que o seu peludo come. Se você faz alimentação natural, leve seu cão para um teste alérgico antes de começar a dieta. E ah, pesquise antes quais são as verduras e legumes que seu cãozinho pode comer!

    5) Dermatite Atópica: doença hereditária que requer atenção!

    A dermatite atópica canina é uma doença hereditária, que se manifesta quando o cachorro tem contato com poeira, ácaros e até produtos de limpeza mais fortes. É considerada uma alergia de cachorro grave, pois causa muita irritação na pele - além de levar o cachorro a buscar lugares para se coçar e aliviar aquele incômodo. As feridas em cachorro podem ser causadas por esse ato de se coçar em excesso. Os machucados não cicatrizados podem evoluir para infecções mais graves.

    6) Seborreia canina causa muitas coceiras

    A seborreia canina é um problema de endocrinologia: ela se manifesta quando há um problema nas glândulas sebáceas dos cães, responsáveis por filtrar o sebo da pele. No caso da seborreia, essas glândulas acabam produzindo mais sebo do que deveriam, fazendo com o que o corpo do bichinho fique cheio de crostas, feridas, manchas vermelhas e, claro, coceira. Pode ser uma doença de causa hereditária, mas também pode se manifestar em cães que tiveram algum problema hormonal recente. Se o problema for, de fato, hereditário, não há cura. Mas se for por outro motivo, é possível seguir algum tratamento. Por isso, desconfie se seu cão começar a se coçar com frequência e ficar com o corpo cheio de manchas avermelhadas. 

    7) Plantas 

    Algumas plantas são tóxicas para os cachorros. Mesmo que ele não tenha contato com o vaso e nem coma a planta, só o cheiro já pode causar alergia. É essa reação alérgica, então, que vai desencadear a coceira. Por isso, é importante pesquisar quais as plantas que são tóxicas para os cães antes de colocá-las em sua casa. 

    Redação: Júlia Cruz

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?

    Próxima matéria

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Ver Todas >

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!
    Cuidados dos animais

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!

    O verão é uma época um pouco complicada para os cães. Ao mesmo tempo em que os dias ensolarados permitem mais passeios, mergulhos na piscina e muita diversão, as altas temperaturas também podem fazer com que o cachorro sofra com o calor. Por isso, além de dar bastante água para os peludos nessa época, muitos tutores se perguntam se o cachorro pode dormir no ar condicionado ou se isso pode ser prejudicial para a saúde do animal de alguma forma. 

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?

    A unhas do cachorro fazem parte da anatomia das patinhas e, além de ajudarem na sustentação do animal ao se movimentar, funcionam como um mecanismo de defesa. Mas assim como as unhas dos humanos, os cães também precisam de cuidados específicos nessa região, já que as unhas crescem rápido. A unha de cachorro inflamada ou encravada pode causar muito incômodo e dor, necessitando até mesmo de algum procedimento mais complexo dependendo da gravidade da inflamação.

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet
    Cuidados dos animais

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    O cachorro idoso precisa de cuidados específicos para ter uma velhice com mais qualidade de vida. Assim como a rampa e escada, a meia ou sapato antiderrapante para cachorro idoso deixa o pet mais seguro nessa fase. Mas o item realmente é necessário? Assim como os humanos, o cachorro idoso vai perdendo massa muscular com o tempo, tornando a locomoção mais difícil e até mesmo facilitando quedas e fraturas. 

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova
    Cuidados dos animais

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova

    A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. 

    Ver Todas >