Alimentação animal

Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

Publicado - 01 Outubro 2021 - 14h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro . A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. O cachorro pode comer verdura, legumes e frutas liberadas para cães, mesmo se alimentando de ração diariamente. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro. O Patas da Casa separou quais legumes pode dar para cachorros e quais verduras cachorro pode comer. A próxima lista do supermercado ou feira já pode contar com mais alguns itens. O seu cãozinho vai adorar!

Verduras, frutas e legumes para cachorro devem ser oferecidos como petisco

Antes de saber quais verduras, frutas e legumes que cachorros podem comer, é necessário entender a importância da ração. Como os cães comem todo dia - seja ração úmida ou seca - muitos tutores podem achar que o pet já deve estar enjoado e, por isso, tem vontade de mudar o cardápio. Oferecer várias opções de alimentos para cachorro é bom sim, mas eles não substituem a ração. A ração é um alimento que já contém todos os nutrientes necessários para a saúde e bom desenvolvimento do animal. Ela possui todas as proteínas, vitaminas e minerais essenciais, pensadas para cada fase da vida do animal. Além disso, os cães gostam de comê-la, então não se preocupe se ele vai enjoar ou não. Mas isso não quer dizer que você não pode dar frutas, legumes e verduras para cachorro: pode sim, mas elas devem servir como petiscos, de forma moderada e na quantidade adequada - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.

Legumes que cachorro pode comer: conheça seus benefícios para o cão

Abóbora: A abóbora é um dos legumes para cães permitidos na alimentação. Rica em fibras e proteínas, ela ajuda a evitar a prisão de ventre canina. Além disso, é um ótimo exemplo de legumes para cachorro rico em Vitamina A, o que auxilia na saúde da pele do cãozinho e também dos olhos. Contudo, precisa ser oferecida sempre cozida, sem a casca e a semente. Seguindo esses cuidados, você pode dar para cachorro sem problemas!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Abobrinha: Afinal, pode dar abobrinha para cachorro? A resposta é sim! A abobrinha para cachorro é extremamente saudável, pois esse legume é rico em betacaroteno e traz benefícios para visão do cachorro, pele e também para o pelo do animal. Você pode dar abobrinha para cachorro sem precisar desprezar a casca. Ela possui uma casca de legumes para cachorro rica em fibras e é uma ótima alternativa para complementar o tratamento de problemas intestinais. Além disso, o cachorro pode comer abobrinha crua sem problemas, basta lavar bem.

Batata Doce: Para oferecer ao seu cão algum tipo de batata, é recomendado investir na doce. Esse é um dos legumes que o cachorro pode comer e que vai ajudar na sua saúde. Além de possuir as vitaminas A, B e C, a batata doce para cachorro auxilia na manutenção de problemas respiratórios e também fortalece os dentes e gengivas dos cães.

Beterraba: Esse é um dos tipos de legumes que os cachorros podem comer e precisa ser oferecido cozido e sem a casa - mas existem cães que são alucinados por esse alimento e acabam até comendo cru. A beterraba é outro exemplo de legumes para cachorro que auxiliam na visão. Possui as vitaminas A e B6 e também ajuda a prevenir a diabetes canina. Você pode dar para cachorro sem problemas e se você reparar que a coloração das fezes está alterada após a ingestão não se preocupe, pois é normal.

Brócolis: Se você acha que brócolis faz mal para cachorro você tá muito enganado! O cachorro pode comer brócolis sim! Na verdade, os cãezinhos amam brócolis! O cachorro pode comer sem problemas e costuma ser um dos legumes preferidos dos pets. O brócolis para cachorro é muito saudável, pois é rico em cálcio, ferro e potássio, além de ter as vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Quando o cachorro come brócolis, sua pressão arterial fica mais controlada, o que significa que é um dos melhores legumes para cachorro obeso ou idoso. Mas lembre-se: o cachorro pode comer brócolis cozido e sem tempero, para evitar gases.

Cenoura: Os cães costumam amar cenoura, seja ela crua ou cozida - esse é um dos casos em que cachorro pode comer legumes das duas formas sem nenhum problema. A cenoura é fonte de vitamina A, C e K, além de ser antioxidante, rica em potássio e boa para auxiliar na digestão.

Chuchu: O chuchu para cachorro é um legume rico em cálcio, ferro e fósforo, além de possuir as vitaminas A e C. Por auxiliar na digestão, pode dar chuchu para cachorro sem problemas, mas deve ser oferecido cozido, pois é mais saboroso para os pets.

Couve-flor: Pode dar para cachorro sem problemas! Assim como o brócolis, o cachorro pode comer couve-flor se for oferecida cozida. Ela é um dos vegetais para cachorro ricos em vitaminas A, B1, B2, B5 e C. A couve-flor para cachorro ajuda a controlar doenças relacionadas ao envelhecimento e gera sensação de saciedade, além de combater e prevenir células cancerígenas. Assim, pode dar couve-flor para cachorro principalmente se ele já for idoso.

Jiló: Mais um pra lista de quais legumes o cachorro pode comer! O jiló possui vitaminas A e B além de cálcio e fibras. Assim, é um dos legumes para cachorro que ajudam na sua saúde, atuando principalmente na pele, no intestino e até mesmo nas células do sistema nervoso do pet. Cachorro pode comer jiló cru ou cozido, mas eles costumam preferir a versão cozida, que é menos amarga.

Pimentões: Se você quer saber quais legumes cachorro pode comer, saiba que no caso dos pimentões podem ser oferecidos de todas as cores: amarelo, vermelho ou verde! Porém, o amarelo e o vermelho costumam ter um gosto mais agradável e desejado pelos cães. Os pimentões são alimentos saudáveis para cachorro pois são ricos em vitamina A e C, fibras, previnem a hipertensão, problemas respiratórios e auxiliam na visão. Esses legumes para cachorro devem ser oferecidos sem as sementes!

Vagem: O cachorro pode comer vagem sem se preocupar com calorias, já que o alimento tem um teor calórico muito baixo. A vagem para cachorro é importante no controle do colesterol, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Por isso, pode dar vagem para cachorro principalmente nos cãezinhos que têm diabetes. O cachorro pode comer vagem cozida, com moderação e sem temperos, como sal e azeite.

 

Existem verduras e legumes que cachorro pode comer, basta ter moderaçãoSaber quais os legumes que cachorro podem comer é importante para oferecer opções saudáveisPode colocar verduras e legumes para cachorro na sua lista de compras!Verduras e legumes que cachorro pode comer são ótimos complementos para a raçãoOferecer alimentos saudáveis para cães é essencial para um bom desenvolvimento do animalVerduras, frutas e legumes para cachorro ajudam a manter a saúde do animal em diaCachorro pode comer brócolis, couve, abobrinha e muitos outros alimentos saudáveis!Você pode dar para cachorro verduras como agrião, alface e espinafreVerduras e legumes para cachorro são opções deliciosas de petisco que seu pet vai amar

 

Verduras que cachorro pode comer: saiba como podem auxiliar a saúde do pet

 

Agrião: Um dos vegetais que cachorros podem comer e que fazem bem para a saúde é o agrião. É uma hortaliça rica em vitamina C, sais minerais e ferro. O cachorro pode comer agrião, pois o alimento fortalece a imunidade, auxilia o cérebro, e faz bem ao coração. Não há necessidade de desprezar o cabo. 

Alface: Se você se pergunta “posso dar alface pro meu cachorro”, a resposta é sim. Ela é uma das verduras para cachorro rica em ferro, antioxidante, fonte de cálcio e vitamina A. Auxilia na manutenção dos ossos e do trato intestinal. Essa é uma das verduras para cachorro que deve ser oferecida crua, porém bem lavada.

Couve: O cachorro pode comer couve também, desde que bem lavada e em pouca quantidade - a couve para cachorro pode causar flatulência. Esse alimento é rico em ferro e é importante no combate à anemia canina. Também é rica em vitaminas e outros minerais, como o cálcio. Por isso, você pode dar couve para cachorro principalmente nos cães com problemas nos ossos, como os mais idosos. Mas atenção: se você está se perguntando se cachorro pode comer talo de couve, a resposta é não. O ideal é remover essa parte antes.

Espinafre: assim como no desenho, o espinafre é uma das verduras para cachorro essenciais para garantir força. Portanto, se você quer saber quais verduras cachorros podem comer para ficar forte, pode apostar no espinafre. É rico em ferro, cálcio, fósforo, vitamina A e algumas vitaminas do complexo B. Auxilia na visão, é antioxidante e previne as células cancerígenas. O espinafre pode ser oferecido após ser cozido no vapor. 

Manjericão: O manjericão é uma das verduras para cachorro que, além de combater inflamações e ser essencial para prevenir infecções respiratórias, auxilia na manutenção do fígado dos animais. Possui as vitaminas A, C e K;

Quiabo: O quiabo é uma das verduras que cachorro pode comer e é rico em cálcio, além de ter as vitaminas A, B1 e C. Auxilia no trato intestinal por causa das fibras e proteínas. Porém, esse é um dos exemplos de verduras que cachorro não pode comer crua. O cachorro pode comer quiabo desde que oferecido cozido.

Repolho: O cachorro pode comer repolho sem problemas, desde que seja bem lavado. Ele é um exemplo de verduras para cachorro nutritivas, sendo uma grande fonte de vitamina A, B e K, além de propriedades anti-inflamatórias. Por isso, se quer saber quais verduras cachorro pode comer para se livrar de um resfriado, o repolho é uma boa opção. 

Salsa: Se você quer saber que verduras cachorro pode comer crua ou cozida, a salsa é uma delas. É uma fonte importante de vitaminas A, B1, B2, C e D.

Legumes e verduras que cachorro não pode comer: saiba o que deve ficar fora da dieta 

Cebola: um dos principais legumes que cachorro não pode comer é a cebola. Nunca ofereça cebola e nem seus derivados, como a cebolinha, para os seus cães! Além de tóxica, a cebola possui um componente que pode causar anemia. 

Milho: Nenhum grão é recomendado para cães, mas o milho tem o potencial de causar alergias no cachorro. Portanto, você não pode dar para cachorro para evitar esses problemas no seu animal.

Soja: Apesar de ser um ingrediente muito presente na ração, a soja pura não é recomendada aos cães - eles não possuem no estômago uma maneira de processar e digerir bem essa proteína. Com isso, podem ter problemas intestinais, como gases e prisão de ventre, além de alergias. Em todo o caso, é melhor evitar dar esses alimentos para cachorro. 

Fique atento à quantidade de legumes e vegetais que cachorros podem comer 

Existem verduras e legumes que os cães podem comer, mas tudo precisa ser oferecido com moderação, pois todo excesso pode ocasionar problemas. Legumes e vegetais que cachorros podem comer não devem ser misturados com a ração, mas sim oferecidos esporadicamente como um petisco natural. Dessa forma, acontece um equilíbrio para garantir que o pet tenha todos os nutrientes da ração e os benefícios extras desses alimentos. No caso da alimentação natural para cães, essas verduras e legumes para cachorro podem ser oferecidos junto com a refeição. Em todo caso, essa dieta precisa ser planejada e acompanhada por um veterinário especialista em nutrição para garantir que nada esteja faltando ou em excesso na alimentação animal. 

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta

 

Publicada originalmente em: 15/10/2019

Atualizada em: 30/09/2021

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas