Cachorros se coçam sempre que sentem vontade. É um comportamento saudável que acontece algumas vezes por dia e não deve preocupar o tutor. Mas há certos tipos de coceira canina capazes de nos causar aflição só de observar. É por isso que o cachorro coçando muito a orelha chama a atenção. Quando flagramos o pet nessa situação, a primeira atitude que vem à mente é tentar impedi-lo, pensando em evitar que ele machuque esta área tão sensível com as unhas, na ânsia de se aliviar. Mas essa tentativa não costuma ser efetiva. Então, o que fazer quando o cachorro coça muito a orelha? É o que você vai descobrir a seguir.
Cachorro coçando muito a orelha: o que pode ser?
Existem diferentes causas para a coceira na orelha do cachorro. A mais simples delas, e também mais fácil de tratar, é o acúmulo de sujeira. Se você não tem uma rotina de higienização auricular dos seus pets, é bom separar um dia na semana e dedicar alguns minutos para limpar orelha do cachorro. Utilize uma gaze umedecida com soro fisiológico e vá limpando a orelha de fora para dentro, sem nunca empurrar a sujeira para o canal auditivo.
Alergia na orelha do cachorro: quais são as causas?
Alergias causam muita coceira e podem ser desencadeadas por diversos fatores: alimentos, ácaros, produtos de limpeza ou uma reação do corpo à picada de parasitas. Para ter certeza que é a alergia que está provocando coceira no cachorro, alguns exames laboratoriais podem ser necessários: testes intradérmicos, raspagem da pele, testes sorológicos e hemograma são alguns exemplos.
Coceira na orelha do cachorro e a ação dos fungos
A orelha do cachorro é o lugar perfeito para os fungos se desenvolverem. Em um cão com orelhas grandes e dobradas então, nem se fala. O ambiente escuro e quente favorece a reprodução desses microorganismos, que podem causar infecções bastante dolorosas para o animal. Se, além da coceira, você notar que a orelha do seu cachorro apresenta ardor e inchaço, é provável que a causa esteja ligada à ação dos fungos. Mas somente um veterinário pode dar o diagnóstico correto. Marque uma consulta!
Cachorro com coceira na orelha pode estar com otite
A otite é um tipo de inflamação no ouvido canino que pode causar coceira intensa, além de cheiro forte, diminuição da capacidade de ouvir, excesso de cera e dor. Se além de coçar a orelha o cachorro também sacudir a cabeça e chorar, é muito provável que o caso seja de otite. A causa desse problema está na ausência de higiene adequada nas orelhas, além da presença de algum corpo estranho - como um pedaço de brinquedo, por exemplo - ou de água. Por isso, verifique sempre o interior das orelhas do seu dog.
Pulgas e carrapatos também podem deixar o cachorro coçando orelha
“Meu cachorro coça muito a orelha” é uma frase comum para tutores que não fazem o controle de pulgas e carrapatos em seus doguinhos. Como essa é uma região quentinha do corpo do cachorro, esses parasitas se alojam por lá. Sempre que uma pulga caminha sobre a pele do cão ou o morde, ele terá um acesso de coceira. No caso do carrapato, o que vai causar coceira é o carocinho avermelhado que surge no local da picada. Uma coleira antipulgas é uma solução simples e eficiente para o problema: fica bem próxima às orelhas do cachorro e mantém os parasitas longe delas.