Cachorro

Cachorro lambendo a pata em excesso pode ter causa psicológica. Entenda!

Publicado - 21 Março 2023 - 14h22

Atualizado - 13 Janeiro 2025 - 12h00

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

O cachorro lambendo a pata com uma frequência maior que o normal é sinal de alerta. Normalmente, associamos esse comportamento a alguma doença. A coceira pode ser sintoma de várias condições, como infecção causada por bactérias ou fungos, alergias na pele ou até mesmo a presença de um corpo estranho, como pulgas, carrapatos ou farpas. Mas você sabia que o cachorro lambendo muito a pata também pode ser sinal de problema psicológico? É bem comum que um cão com a saúde mental abalada desenvolva esse transtorno compulsivo, que acaba afetando também a sua saúde física. O Patas da Casa te explica a seguir por que o cachorro lambe a pata quando está com problemas emocionais e como esse comportamento pode ser tratado.

Dermatite psicogênica: cachorro lambendo muito a pata pode ter origem emocional

Assim como os humanos, os cães também podem desenvolver problemas de origem psicológica. Um forte abalo emocional pode levar o pet a desenvolver algum tipo de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), como lamber a pata. Quando isso ocorre, temos um caso de dermatite psicogênica. Muitos fatores podem levar um cãozinho a sofrer com essa condição. Os mais comuns são ansiedade de separação, sensação de solidão, mudanças na rotina (como a chegada/saída de um membro da família), um novo animal de estimação, morte de alguém próximo e situações de conflito dentro de casa. O cachorro estressado, no geral, pode desencadear o transtorno compulsivo, que aparece como uma consequência dos sentimentos de frustração e angústia que afetam o cão.

Por que o cachorro lambe a pata para aliviar a ansiedade?

Já sabemos que o cão pode apresentar algum tipo de TOC quando seu psicológico está abalado. Mas por que cachorro lambe a pata nesses casos? Acredita-se que esse comportamento traz uma sensação de bem-estar ao animal. Isso acaba gerando um ciclo vicioso: o cão se lambe, se sente melhor por um breve momento, e repete o comportamento para prolongar esse alívio. O problema é que a coceira excessiva acaba causando lesões na pele que podem evoluir para feridas abertas. Quanto mais o cachorro fica lambendo a pata, mais difícil fica o processo de cicatrização. Assim, aumenta as chances de infecções no local.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Como saber se o cachorro lambendo a pata tem causa psicogênica?

Quando a causa do cachorro lambendo muito a pata é de origem psicológica, o diagnóstico pode ser um pouco mais difícil de ser alcançado. O motivo é simples: não existem muitos sintomas físicos que possam ser observados visualmente além das feridas na pele. Para descobrir por que o cachorro lambe a pata excessivamente, o médico veterinário precisará trabalhar por exclusão. Primeiro, ele deve investigar se há infecções, alergias na pele do cachorro, pulgas, carrapatos, neoplasias, piodermite ou qualquer outro motivo que possa estar causando a lambedura. O médico pode pedir alguns exames para ter certeza dos resultados.

Durante a consulta, ele também vai levar em conta o histórico do paciente. Por isso, o tutor deve contar como está o comportamento do animal ultimamente. Ele tem se mostrado triste? Está mais sozinho que o normal? Passou a apresentar comportamentos mais agressivos? Houve alguma mudança na rotina pessoal ou da casa? Todos esses detalhes ajudam a identificar por que cachorro lambe a pata em excesso, principalmente se a causa for psicológica.

 

Cão lambendo própria pata
As causas do cachorro lambendo a pata podem ser ansiedade, estresse e mudanças na rotina

 

Existe remédio caseiro para cachorro que lambe a pata? Saiba como tratar a dermatite psicogênica

O tratamento do cachorro lambendo muito a pata consiste em curar as lesões e solucionar a origem do comportamento. Para tratar as feridas, o médico pode prescrever medicamentos como antibióticos e antiinflamatórios. Os remédios podem ser de uso oral ou de uso tópico, com pomadas específicas. Muitas pessoas se perguntam se existe algum remédio caseiro para cachorro que lambe a pata. Não é recomendado criar soluções para tratar feridas, pois pode acabar piorando o estado do pet. O recomendado é sempre seguir as indicações do veterinário.

Além de aplicar o tratamento medicamentoso, o tutor tem o papel fundamental de entender o que está levando ao quadro de ansiedade. Não adianta curar apenas as feridas porque, se o abalo emocional persistir, o cão pode desenvolver distúrbios ainda mais sérios, como depressão canina. Por isso, o tutor deve investigar o que está acontecendo com o seu animal e, então, atuar na resolução do problema .

Mudanças no ambiente e na rotina podem evitar o cachorro lambendo a pata por ansiedade

Para acabar de vez com o cachorro lambendo a pata por motivos psicológicos, o tutor precisa fazer mudanças tanto na rotina quanto no ambiente em que ele vive. Se a causa do comportamento for ansiedade de separação, por exemplo, o dono precisa reorganizar sua rotina para incluir um momento diário de diversão com o pet. Independentemente do por que cachorro lambe a pata em excesso, apostar no enriquecimento ambiental é sempre uma boa solução. Um ambiente voltado para o cão faz com ele fique entretido e se sinta menos solitário mesmo que precise ficar sozinho por um tempo. Raças de cachorro mais sociáveis também vão adorar ter outro cãozinho para fazer companhia, então uma ideia é adotar um segundo animal de estimação.

Atividades físicas também são essenciais, pois reduzem o estresse e a ansiedade do cão. Portanto, não esqueça de passear com cachorro e promover brincadeiras divertidas com ele. Essas medidas simples são essenciais não só para evitar o cachorro lambendo a pata como também para promover mais qualidade de vida ao animal.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Cachorro

10 sinais de que seu cachorro te considera a "mãe" dele

Ser ou não mãe de pet pode ser um assunto polêmico, já que muitas pessoas criticam tutores que se consideram “pais” de animais....

Adote um animal

10 raças de cachorro não indicadas pra tutores de primeira viagem: os cães que você deve evitar, segundo especialistas

Escolher raças de cachorro que mais combinam com seu estilo de vida não é uma tarefa muito simples, especialmente se você for um tut...

Sachê para cachorro pode ser o melhor amigo do seu pet no verão (e nossos veterinários te explicam o motivo!)

Saber como refrescar um cachorro com calor não é tão difícil quanto parece. Existem várias opções super válidas para deixar o animal...

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos, incluindo felicidade, tristeza, medo e alegria. Mas tem um sentimento que pou...

Cuidados

Testei essas 5 dicas para limpar a caixa de areia do meu gato e nunca mais senti mau cheiro dentro de casa

A caixa de areia para gatos é, sem dúvidas, um dos acessórios mais importantes na vida de quem convive com esses animais. Isso porqu...

Cachorro

10 sinais de que seu cachorro te considera a "mãe" dele

Ser ou não mãe de pet pode ser um assunto polêmico, já que muitas pessoas criticam tutores que se consideram “pais” de animais....

Adote um animal

10 raças de cachorro não indicadas pra tutores de primeira viagem: os cães que você deve evitar, segundo especialistas

Escolher raças de cachorro que mais combinam com seu estilo de vida não é uma tarefa muito simples, especialmente se você for um tut...

Ver todas