Cachorro

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

Publicado - 12 Janeiro 2024 - 18h36

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os sintomas da doença do carrapato não passam despercebidos nunca. Essa é uma das enfermidades mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os animais. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea do cãozinho e os sintomas variam de acordo com o grau da doença, por isso todo cuidado é pouco.

A doença do carrapato pode causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewski, de São Paulo. Confira abaixo!

Doença do carrapato em cachorro: as principais características do quadro!

  • Causa da doença: carrapato infectado que pica o animal.
  • Sintomas: doença do carrapato pode causar febre, apatia, anorexia e perda de peso, coloração amarelada na pele, mucosas, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal, alterações oftalmológicas e neurológicas.
  • Tratamento: doença do carrapato é tratada com uso de antibióticos e controle de ectoparasitas.
  • Prevenção: doença do carrapato pode ser prevenida com o uso de produtos carrapaticidas.

O que é a doença do carrapato de cachorro?

O cachorro costuma ser um dos hospedeiros favoritos do carrapato e, quando ocorre uma infestação, são altas as chances de algum parasita transmitir a temida doença do carrapato. Mas do que se trata essa enfermidade, afinal?

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A médica veterinária Paula explica: “A doença do carrapato em cachorro é o nome popular dado a hemoparasitoses causadas por bactérias e protozoários. Tem como vetor o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus) que através de sua picada invade a corrente sanguínea dos cães parasitando diferentes células destes animais”.

As apresentações mais comuns das doenças do carrapato são:

  • Erliquiose: causada pela bactéria Ehrlichia Canis, que parasita monócitos, granulócitos e plaquetas;
  • Babesiose canina: causada pelo protozoário Babesia Canis, que invade e destrói os reticulócitos de seu hospedeiro.

Erliquiose em cães

A erliquiose é um tipo de doença do carrapato causado pela bactéria Erlichia canis que infecta e destrói as células brancas (monócitos e linfócitos). Ela pode ter três fases: assintomática (subclínica), aguda e crônica. Quando a erliquiose é a doença do carrapato em cachorro, sintomas podem variar de acordo com o estágio da doença. Eles incluem:

  • distúrbios da coagulação, como manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e sangramento nasal;
  • alterações oftalmológicas;
  • alterações neurológicas (menos comum).

Babesiose canina

Essa doença do carrapato é causada por um protozoário do gênero Babesia, da espécie B canis, e age diretamente nos glóbulos vermelhos (hemácias) do animal. Transmitido pelo carrapato marrom, o quadro provoca a infecção dos glóbulos vermelhos do cachorro e pode levá-lo a um quadro de anemia grave.

Na babesiose, dependendo do grau de destruição dos eritrócitos, o animal pode apresentar coloração amarelada da pele e/ou mucosas, também conhecida como icterícia em cães.

Doenças do carrapato: conheça outras doenças transmitidas pelo parasita

Quando o cachorro pega carrapato, também pode desenvolver outras doenças perigosas. Por isso, é importante ficar atento a qualquer alteração física e/ou comportamental do seu amigo, além de sempre utilizar produtos carrapaticidas para evitar infestações. Algumas doenças do carrapato que também precisam de atenção são:

  • Anaplasmose;
  • Febre maculosa;
  • Doença de Lyme.

Doença do carrapato pega em humanos?

É sempre bom lembrar que o carrapato de cachorro pega em humanos, mas isso não significa que a doença do carrapato é contagiosa. Se o seu cãozinho estiver doente, você não vai adoecer só de ter contato com ele. No entanto, os humanos podem, sim, pegar carrapato de cachorro - e é o contato com o carrapato transmissor da doença que pode te fazer ficar doente.

Então se você tem dúvida se cachorro com doença do carrapato passa para humanos, a resposta é não, mas é importante combater os parasitas imediatamente para evitar que eles possam te infectar.

O cachorro desenvolve a doença de carrapato sempre que é picado pelo parasita?

Mesmo sendo um transmissor da doença do carrapato, cachorro nem sempre desenvolve o problema e a explicação para isso é muito simples: “O carrapato é o vetor da doença, mas não obrigatoriamente todos eles estão infectados com os microrganismos causadores. Desta forma, um cão que estava com carrapato não obrigatoriamente vai ser infectado, porém as chances são altas”.

Mas lembre-se: prevenir é melhor do que remediar. Por esse motivo, siga as orientações da veterinária: “Sempre que um carrapato for localizado em seu animal, o tutor deve tomar medidas preventivas para que pare com a infestação e ficar atento ao surgimento de sintomas.”

Quais são os sintomas da doença do carrapato?

Se você já ouviu falar da doença do carrapato, sintomas certamente devem ser uma das suas maiores preocupações. O que poucas pessoas sabem é que os sinais clínicos vão depender da doença que foi transmitida para o animal, mas há sintomas em comum entre os dois quadros.

Os principais sintomas da doença do carrapato em cachorro são:

  • febre
  • apatia
  • anorexia
  • cansaço
  • falta de apetite
  • perda de peso
  • sangramento nasal
  • manchas vermelhas

Doença do carrapato tem cura?

Muitas pessoas se perguntam se a doença do carrapato em cachorro tem cura, e a resposta é positiva! É o que explica a veterinária: “Sim, a doença do carrapato tem cura. Quanto antes o animal for diagnosticado, maior as chances de cura da doença do carrapato. O recomendado é agir rapidamente e levar o animal ao veterinário logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.”

Doença do carrapato: fotos

Doença do carrapato: tratamento é feito com antibióticos e vitaminasComo curar doença do carrapato? O cachorro precisa de orientação médicaA doença do carrapato pode deixar o cão sem vontade de comerA doença do carrapato tem cura, mas é preciso seguir o tratamento certinhoDoença de carrapato pode ter algumas variações, como erliquiose e babesioseDoença do carrapato: sintomas dependem do tipo de parasita que infectou o cãoDoença do carrapato: sintomas incluem apatia e cansaçoA doença do carrapato deve ser tratada logo no início para evitar complicaçõesDoença do carrapato: cachorro precisa viver em ambientes livres de parasitasUm dos sintomas da doença do carrapato é a icterícia (mucosas amareladas)

 

Como é o tratamento para doença do carrapato?

A doença do carrapato tem cura, e o tratamento vai variar de acordo com o tipo de microorganismo causador, com a fase da doença e com as alterações laboratoriais encontradas. “Por esse motivo, é de extrema importância que o animal seja levado ao veterinário logo que surgirem as primeiras manifestações. No geral, o tratamento se baseia no uso de antibióticos específicos e controle de ectoparasitas para evitar reinfecções”, orienta Paula.

Um ponto importante, porém, é que os remédios para doença do carrapato devem ser prescritos por um médico veterinário de confiança. A automedicação em animais de estimação é totalmente contraindicada, pois pode piorar ainda mais o quadro de saúde do pet. 

Doença do carrapato: como tratar e o que fazer em casas com muitos animais?

A doença dos carrapatos é um grande problema para cães que convivem com outros cães e animais de estimação. Afinal, o carrapato de cachorro se aloja pelo ambiente e pode parasitar o corpo de outros pets rapidamente. “Se um animal está infestado com carrapatos a chance dos contactantes e o ambiente também estarem infestados é alta. Por isso, o controle deve ser feito em todos os animais da casa e nos locais que eles ficam.”

No caso de um cachorro diagnosticado com doença do carrapato, redobre a atenção com seus bichinhos para evitar que um probleminha se torne um problemão e aprenda como acabar com carrapatos dentro de casa. “Se um animal apresenta a doença, o controle dos ectoparasitas é a melhor forma de prevenir que o outro se contamine também. Da mesma forma que o cão se contamina com a picada do carrapato, se o carrapato não estiver contaminado e picar um animal que esteja, ele pode contrair os microrganismos causadores e aumentar a disseminação da mesma”, alerta a especialista.

Doença do carrapato: tratamento caseiro para acabar com a infestação de parasitas em casa

Doença, carrapato, cachorro: essas três palavrinhas estremecem qualquer pai de pet. Isso porque às vezes, mesmo com uso de remédio para carrapato, o cachorro é infectado. Por isso, além de investir em medidas preventivas, é essencial cuidar do ambiente em que o pet vive. Como os parasitas podem ficar instalados por meses na sua casa sem que você perceba, uma limpeza profunda do espaço é necessário para evitar incidentes como a doença do carrapato. Veja a seguir três receitas para acabar com os carrapatos no quintal e em outros espaços.

1) Remédio para carrapato com vinagre e bicarbonato

Ingredientes:

  • 500 ml de vinagre de maçã
  • 250 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de fazer:

Deixe em infusão por, pelo menos, 30 minutos e depois disso borrife no ambiente da casa que deseja desinfetar na hora da faxina. Além do quintal, a solução também pode ser aplicada em móveis, tapetes, cortinas e cantos da parede (locais onde os carrapatos costumam se esconder).

2) Remédio para carrapato com limão

Ingredientes:

  • 2 limões
  • 500 ml de água morna

Modo de fazer:

Esquente a água em uma panela e, quando ferver, acrescente dois limões cortados ao meio. Deixe a mistura no fogo baixo por, aproximadamente, uma hora. Em seguida, retire os limões e despeje a solução em um borrifador. Esse é um excelente veneno para matar carrapato de cachorro no ambiente e em quintais.

3) Remédio para carrapato com óleos

Ingredientes:

  • óleo de rícino
  • óleo de gergelim
  • óleo de limão
  • óleo de canela
  • 1 litro de água

Modo de fazer:

Essa é uma maneira bem simples e rápida de acabar com carrapato de cachorro! Basta diluir uma gota de cada um dos óleos em um litro de água purificada. Misture bem e, por fim, aplique no ambiente desejado com o auxílio de um pano de chão.

Remédio para doença do carrapato previne a infestação? Existe vacina?

Não existe vacina para cachorro contra hemoparasitoses. “Medidas que controlam a proliferação destes ectoparasitas são a melhor forma de prevenir que o cachorro contraia a doença do carrapato. Para isso, medidas profiláticas devem ser tomadas tanto para evitar infestações de carrapatos diretamente nos cães, quanto no ambiente doméstico. Os ovos dos carrapatos podem alojar-se em todos os lugares que o animal tem acesso, de mobílias e pisos a caminhas e roupinhas. Desta forma, para evitar a doença do carrapato, cachorro deve viver em um ambiente limpo e os utensílios do animal devem ser sempre higienizados.”

O uso de produtos carrapaticidas é uma das melhores estratégias para manter o cão longe dos parasitas e prevenir o carrapato em cachorro. “As infestações desses ectoparasitas diretamente nos animais devem ser prevenidas através do uso de medicamentos específicos já existentes no mercado. Para isso é muito importante conversar com seu médico veterinário e estabelecer qual a melhor escolha de medicamento para o seu cão e para que ele informe a frequência de uso correta, podendo variar de intervalos entre 30 a 90 dias, dependendo da medicação que está sendo administrada”, finaliza a especialista.

Por isso, além de limpar o ambiente em que seu pet vive, uma dica que ajuda a prevenir a doença do carrapato em cachorro é apostar em remédios e acessórios que afastam os parasitas, como: 

  • Coleira antipulgas e carrapatos;
  • Spray;
  • Pipetas;
  • Talcos;
  • Medicamentos orais.

Perguntas e respostas sobre a doença do carrapato

Qual o primeiro sintoma da doença do carrapato em cachorro?

Na doença do carrapato, sintomas iniciais normalmente incluem anemia, mucosas amareladas e pálidas (icterícia), apatia e falta de apetite (o que pode ocasionar uma anorexia em cães). É necessário observar com atenção e buscar o suporte de um médico veterinário.

Como fica o cachorro com a doença do carrapato?

O que a doença do carrapato causa no organismo do cachorro é uma debilidade. Os cães se sentem menos dispostos, deixam de se alimentar adequadamente, podem apresentar quadros de febre, sangramento nasal e manchas avermelhadas pelo corpo.

Qual a chance de cura da doença do carrapato?

Quanto antes a doença do carrapato no cachorro for diagnosticada e tratada, melhor o prognóstico. Portanto, a principal dica é consultar um especialista em caso de suspeita da doença. Ele vai verificar a saúde do cachorro. Doença do carrapato, se for diagnosticada, receberá o tratamento mais adequado.

O que dar para o cachorro comer quando está com a doença do carrapato?

O cachorro não quer comer quando está doente, o que pode ser desafiador para os tutores. Além de água fresca disponível, é importante apostar em uma ração de qualidade do tipo super premium (isso vale tanto para a ração seca, quanto para a ração úmida). Água de coco e petiscos leves - como frutas para cachorro - também são opções.

Pode dar banho no cachorro com a doença do carrapato?

Isso vai depender da gravidade da doença do carrapato em cachorros. Se o cão estiver muito debilitado e com a imunidade muito baixa, o ideal é evitar os banhos tradicionais e optar por uma higiene com o auxílio de lenços umedecidos.

 

Publicado originalmente em: 07/08/2019
Atualizado em: 19/06/2023

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas