O Selkirk Rex, uma rara e encantadora raça de gato com pelo cacheado, conquista os corações dos amantes de felinos. Ele surgiu de um cruzamento natural no final da década de 80, onde apenas um dos cinco filhotes de gato resultante desse cruzamento exibiu os característicos pelos encaracolados, tornando-o verdadeiramente único.

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você está ansioso para abrir as portas de sua casa e coração para esses felinos adoráveis, é essencial conhecer não apenas sua aparência, mas também a cativante personalidade do gato Selkik Rex, preço e características principais. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o gato com pelo enrolado. Confira!

Raio-X do gato Selkirk Rex

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: densa, macia e encaracolada
  • Cores: todas
  • Personalidade: independente, brincalhão e curioso
  • Altura: 20 a 25 cm
  • Peso: 5 a 7 kg  
  • Expectativa de vida: 15 anos 

Conheça a origem do gato Selkirk Rex

Com o nome pouco convencional, o nome Selkirk Rex — ou Selkirk cat — faz referência ao lugar de origem dessa raça de gato: as Montanhas Selkink, localizadas no estado de Wyoming, oeste dos Estados Unidos. Essa raça surgiu sem intervenção humana, a partir de uma mutação genética espontânea, que envolveu o cruzamento entre dois gatinhos em um abrigo de animais.

A gata prenha deu luz a cinco filhotes, e apenas uma gata fêmea nasceu com a pelagem enrolada. Jeri Newman decidiu adotar esse gato, que ganhou o nome de Miss DePesto, e cruzou a gatinha com um gato Persa. Além do Persa, a gata com pelos encaracolados também cruzou com o British Shorthair, conhecido como gato de Pelo Curto Inglês, e o American Shorthair, estabelecendo a raça Selkirk Rex. A raça foi, então, reconhecida oficialmente pelas associações de gatos em 1990.

Selkirk Rex: os pelos encaracolados são uma característica física marcante da raça

O gato Selkirk Rex chama a atenção por onde passa devido às características físicas marcantes e únicas, como o rabo de gato grosso e pelagem excepcional. De porte médio, o Selkirk Rex pode ultrapassar os 25 cm e pesar em média 7 kg, graças ao corpo pesado, musculoso e forte, uma característica pouco comum entre as principais raças de gatos.

Enquanto o focinho de gato do Selkirk Rex é curto e achatado, a cabeça redonda do felino se destaca, pois a pelagem do pescoço é maior que o restante do corpo. Mas tem uma coisa que certamente se sobressai nesse gato: pelo cacheado.

É difícil ver gatos com pelo cacheado por aí, mas não impossível — e essa raça é a prova disso. Porém, o que nem todos sabem é que os pelos encaracolados do Selkirk podem variar dependendo da idade do gato e do clima da região em que ele vive. Além disso, o olho do gato Selkirk é redondo e sua coloração pode combinar com a cor da pelagem. Sobre as cores do gato, todas as tonalidades e padrões são aceitos.

Selkirk Rex: conheça a personalidade da raça

De temperamento calmo e afetuoso, esses gatos cacheados são super tranquilos e se relacionam muito bem com seus tutores, por isso são considerados uma ótima opção de raça de gato para idosos e até crianças. São gatinhos curiosos e adoráveis que adoram se divertir com brincadeiras para gatos, especialmente se for ao ar livre. Embora sejam dóceis e adorem um carinho humano, o Selkirk Rex preza pelo seu espaço e sua independência, por isso respeite quando ele não estiver muito a fim de papo, ok?

Também é importante ter em mente que os gatos Selkirk Rex são daqueles que não gostam de colo. Existem outras maneiras de o felino demonstrar o seu amor de gato, mas que não necessariamente envolve ser pegado a todo tempo no colo do dono. Apegado, o bichano aprecia bastante a companhia de humanos e de outros animais, e não gosta de ficar longas horas sozinho.

Selkirk Rex deitado no chão Selkirk Rex sendo escovado Selkirk Rex ganhando carinho de mulher Filhotes de Selkirk Rex dormindo juntos

Curiosidades sobre o gato cacheado Selkirk Rex

  1. O Selkik Rex também é conhecido como gato ovelha devido a sua pelagem fofa com aspecto de lã.
  2. Os pelos encaracolados apresentam um gene dominante. Isso significa que, durante o cruzamento, um gene é suficiente para transmitir essa característica a outros gatinhos.
  3. Apesar das raças Devon Rex e Cornish Rex também possuírem pelagem ondulada, geneticamente essas raças não tem proximidade com o Selkirk Rex.

Gato Selkirk filhote: como cuidar e o que esperar do bichano?

O filhote de gato Selkirk já nasce com os pelos encaracolados, mas as ondinhas podem se desfazer e voltar na medida que ele for crescendo. Assim como qualquer gato filhote, o Selkirk precisa completar a tabela de vacinas para prevenir doenças que podem ser evitadas, como a raiva, uma zoonose gravíssima que pode ser fatal para o bichano, e outras enfermidades perigosas para felinos. A partir dos 60 dias de vida do gatinho cacheado, ele já pode tomar a primeira dose da vacina V5 para gatos, que protege o felino contra várias doenças, como a leucemia felina.

Lembre-se que os filhotinhos exigem mais atenção e cuidados do que os gatos adultos, e não podem ficar por longos períodos de tempo sem companhia. Uma dica para distrair esses pequenos cheios de energia é investir no enriquecimento ambiental para gatos, que estimula a cognição do bichano e garante bons momentos de diversão.

Saiba tudo sobre a alimentação do Selkirk Rex

Quanto à alimentação do gato, os cuidados com o Selkirk Rex não são muito diferentes dos de outras raças. Oferecer uma ração para gatos de qualidade, isto é, com todos os nutrientes essenciais que o bichano precisa, com uma quantidade de proteínas adequadas em sua composição, é essencial para manter a saúde e o bem estar dos felinos. A ração premium ou a ração super premium são as mais indicadas para os bichanos porque tem uma qualidade superior às demais, especialmente devido aos ingredientes de primeira, como carne de ovelha, peixes e aves.  Além disso, elas são ricas em ômega 3 e 6,nutriente essencial para a manutenção da pele e pelo do gato.

Os sachês para gatos filhotes também são super indicados, pois além de ser super apetitoso para o bichano, é um alimento rico em água. embora seja liberado oferecer os sachês para os filhotes, é importante não deixar de lado as rações secas para que ele se acostume com a textura e não fique mal acostumado. 

Cuidados importantes com o Selkirk Rex

  • Escovação: o Selkirk Rex precisa de uma rotina de escovação para evitar a formação de nós e bolas de pelo. O Selkirk Rex de pelo longo precisa ser escovado todos os dias, enquanto os de pelo curto precisam de aproximadamente três escovações durante a semana. 
  • Banho: o banho em gato só é recomendado em alguns casos, como infestação de pulgas e em caso de sarna em gatos.
  • Unhas: as garras dos felinos costumam se desgastar naturalmente com o uso dos arranhadores. No entanto, é importante ficar atento para evitar que as unhas fiquem muito compridas - e, quando necessário, o tutor deve apará-las.
  • Dentesescovar dente de gato é um cuidado que o tutor deve adotar para evitar o tártaro e o mau hálito.
  • Ouvidos e olhos: os gatos dessa raça possuem bastante pelo na região do rosto, então um cuidado essencial para evitar infecções é limpar a orelha do gato semanalmente, assim como os olhos com soro fisiológico.
  • Hidratação: lembre-se de investir em uma fonte de água para gatos Selkirk Rex. Isso ajuda a estimular a hidratação e prevenir doenças nos rins.

O que você precisa saber sobre a saúde do Selkirk Rex

O gato Selkirk Rex  pode apresentar problemas relacionados a longa pelagem, como dermatites em gatos, queda de pelo e o tricobezoar felino. Mas, seguindo os cuidados recomendados, é possível prevenir essas enfermidades dermatológicas no gato de pelo cacheado.

Devido ao cruzamento com o Persa, uma doença genética que pode afetar a saúde do gato Selkirk Rex é a displasia coxofemoral, uma condição que causa extrema dor no animal e dificuldade de locomoção. Além dela, o felino também pode desenvolver a doença renal policística, uma condição comum em gatos Persas caracterizada por cistos nos rins do animal. 

É importante fazer consultas de check-ups regulares junto a um veterinário de confiança para acompanhar a saúde do gatinho com pelo cacheado. Além disso, o tutor não deve esquecer de manter as vacinas sempre atualizadas, bem como os vermífugos e remédios antiparasitários. 

Selkirk Rex: preço da raça não é dos mais caros

E quanto custa um gato cacheado? Para ter um gato Selkirk Rex, preço fica na faixa de R$1000 a R$2000. Entretanto, por serem considerados raros, não são tão fáceis de serem encontrados em comparação a raças mais comuns. A variação do preço do gatinho vai depender de alguns fatores, como a linhagem da raça, a localização e a idade, já que gato filhote normalmente é mais caro.

Lembre-se que cuidar de gato exige um custo com a alimentação, saúde, necessidades básicas do dia a dia e acessórios para entreter o felino. Por isso, antes de comprar ou adotar gato, leve em consideração todos os outros gastos envolvidos. Além disso, procure um gatil de confiança na hora de adquirir um gato de raça, evitando estabelecimentos que sejam relacionados com casos de maus tratos.

Publicado originalmente em: 25/10/2023 

Atualizado em: 02/04/2024