Já ouviu falar na ração premium e na ração super premium? É sempre bom fazer uma rápida pesquisa na hora de escolher a melhor ração para cachorro ou gato. Afinal, não há nada mais satisfatório do que poder oferecer uma alimentação de qualidade para os nossos pets, né?! Mas com tantas opções disponíveis no mercado, é normal ficar em dúvida sobre qual é, de fato, a melhor alternativa para os nossos amigos de quatro patas (seja ele um cachorro ou gato). 

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nesse quesito, a ração premium e a ração super premium são as que mais se sobressaem. Elas são ricas em vários nutrientes e tem uma qualidade superior às demais. No entanto, na disputa entre elas, qual será que leva a melhor? Descubra quais são as diferenças entre a ração premium e super premium abaixo!

Qual a diferença entre a ração premium e super premium?

A principal diferença entre a ração premium e a ração super premium está no processo de fabricação. A ração premium conta com ingredientes de primeira qualidade, como carne de ovelha, frango e peru, mas também leva proteínas vegetais na composição. Já a ração super premium é produzida com 100% de proteína animal, o que facilita a digestão, além de melhorar a absorção e aproveitamento dos nutrientes.

A ração super premium também promove maior saciedade no animal, que não precisa ingerir uma grande quantidade de alimento para se sentir satisfeito. Com a ração premium, o cachorro até é saciado, mas pode precisar de um pouco mais de comida para acabar com a fome.

O que é uma ração super premium?

A ração super premium, para cachorro ou gato, é uma categoria de alimentos com um alto valor nutricional. Ela é produzida com ingredientes de excelente qualidade e, por isso, tem alta capacidade de digestibilidade. Costuma ser o melhor tipo de ração para gatos e cachorros, independentemente da faixa etária do animal. Isso porque, com a ração super premium, filhote e adulto acabam ingerindo todos os nutrientes considerados essenciais para a saúde deles. 

O que uma ração precisa ter para ser super premium?

Além de ter a proteína animal como principal componente, outros ingredientes nobres também fazem parte da composição da ração super premium, como: mix de vitaminas (A, B1, B2, E e outras), minerais, fibras e gorduras. Há rações, inclusive, que são enriquecidas com ômega 3 e 6. Eles são importantes antioxidantes para a manutenção da pele e dos pelos do cachorro e gato.

Outro ingrediente que pode ser encontrado em algumas rações do tipo super premium é a spirulina. Trata-se de uma microalga rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes, capaz de trazer vários benefícios para a saúde dos gatos e cães. Para completar, a ração super premium não contém corantes e nem palatabilizantes.

Ração premium ou ração super premium sendo oferecida à dois filhotes de cachorro

Qual a diferença entre as rações?

O que diferencia os vários tipos de ração para cachorro e gato é o nível de nutrientes de cada alimento. Além disso, a composição da ração — se é feita com proteínas vegetais ou animais — também influencia na qualidade final, e, consequentemente, no preço. Rações que são feitas, principalmente, com proteínas vegetais — como é o caso das versões standard e econômica — costumam ser mais baratas do que as versões super premium e premium.

Também existem classificações de acordo com o porte e a faixa etária do animal. Por isso, na hora de adquirir uma ração super premium ou até mesmo uma ração premium, filhote, adulto e idoso devem receber uma alimentação apropriada para a idade e porte deles. Nesse caso, cada ração é produzida para atender às necessidades nutricionais específicas da fase/porte do animal.

Como identificar ração premium?

A ração premium, assim como a ração super premium, possui uma qualidade superior às demais rações. Embora não seja feita integralmente com proteína animal, esse tipo de ração costuma saciar bem o animal e tem todos os nutrientes necessários para manter a saúde do pet. Ela contém um percentual de proteína vegetal na composição, mas continua sendo melhor do que as versões standard e econômica. 

Diferente da ração super premium, dependendo da fabricante, a ração premium pode conter conservantes, corantes e proteínas animais de qualidade inferior (como ossos de frango). A dica é sempre procurar produtos de marcas conhecidas e que já são consolidadas no mercado!