Adoção animal

Adotar gato: da escolha à adaptação, veja todos os passos da adoção (com infográfico)

Publicado - 11 Outubro 2023 - 18h31

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Adotar gato é uma decisão que vem acompanhada de muitas responsabilidades. Por isso, deve ser tomada com cautela: desde a escolha do local da adoção, até a adaptação do animal no seu novo lar. Além disso, é muito importante que todos os moradores da casa estejam de acordo com a chegada do novo membro. Mesmo que não pareça, os bichanos sentem — e muito! — quando há uma “desistência”, principalmente se eles já tiverem começado a se acostumar com a família.

E como fazer a adoção? Gato precisa do que na nova casa, e o tutor precisa de quais cuidados para adotar o animal com segurança? O Patas da Casa te mostra no infográfico abaixo todo o passo a passo de como é o processo de adotar gatos. Dá só uma olhada!

Infográfico descrevendo as etapas para adotar um gato

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Gatos para adotar: onde procurar um bichano para chamar de seu?

O que não faltam são abrigos e protetores que trabalham com o resgate de animais e procuram adotantes responsáveis. Também existem feiras de adoção espalhadas por várias cidades, que normalmente são divulgadas nas redes sociais. 

Mas uma novidade que surgiu nos últimos anos e que facilitou bastante todo o processo são as plataformas de adoção de gatos online, como o Adota Patas. Com elas é possível adotar gatos e cães a distância: basta preencher um formulário com o bichinho que você mais gostou e incluir algumas informações pessoais suas. Assim, a ong parceira avalia o seu perfil e encontra o bigodudo mais adequado para você!

Adote um gato que seja compatível com a sua rotina

Muita gente escolhe um gatinho pela aparência, e esquecem de avaliar outras coisas importantes, como o temperamento do animal. Por isso, aqui vai uma dica fundamental na hora da adoção: gatos precisam ter uma personalidade minimamente compatível com a sua rotina. 

Se você é o tipo de pessoa que passa o dia fora de casa, viaja bastante a trabalho e não tem ninguém para compartilhar os cuidados com o animal, o ideal é buscar por gatos mais independentes. Já se você tem uma rotina mais tranquila e pode dedicar mais tempo ao seu amigo, pode pegar um gatinho mais apegado.

Segurança, enxoval e consultas veterinárias: providencie tudo que seu felino precisa

Antes de procurar gatos para adoção e assinar a papelada, existem alguns cuidados imprescindíveis para levar um animal para casa. O primeiro deles é telar todas as áreas que dão acesso às ruas. A tela de proteção para gatos é um item obrigatório para garantir a segurança do animal, não importa se você vive em apartamento ou casa. 

Além de evitar acidentes — como uma queda —, as telas são uma maneira de evitar possíveis fugas. Por mais que alguns tutores sejam adeptos de deixar o animal “livre” para dar umas voltinhas, essa é uma atitude muito arriscada. Quando os gatos saem, ficam suscetíveis a doenças, atropelamento, brigas e até envenenamento. A criação indoor — com as telas — é a maneira mais segura de criar um pet.

Quanto ao enxoval para gatos, é basicamente uma lista de itens que simplesmente não podem faltar na rotina do animal. Alguns itens que podem compor o seu enxoval são: caixa de areia para gatos, comedouro, ração, petiscos, fonte de água, arranhadores, caminhas e brinquedos.

Por último, prepare-se financeiramente para bancar as consultas veterinárias! Mesmo que você adote um gato que já tenha sido testado para FIV e FeLV, é fundamental fazer um check-up geral da saúde do pet. Esse também é o momento ideal para fazer todo o ciclo vacinal do pet (caso ele ainda não esteja vacinado).

Adotar gato é pensar também na adaptação do animal na nova casa

Depois que a adoção de gato acontece, chega a hora de testar suas habilidades como pai de pet! Isso significa saber lidar com todas as necessidades, não apenas físicas como mentais, do gato. Adotar é pensar também nos seguintes pilares:

  • Socialização — Os gatos são conhecidos por serem reservados e até um pouco distantes, mas muito disso pode ser solucionado se você souber como socializar gatos. Isso significa estimular a interação entre o animal e outras pessoas ou pets. Aposte em reforços positivos, como um delicioso petisco para gatos, para que o animal faça uma boa assimilação durante as interações (mas nada de forçar a barra se ele não estiver muito disposto, hein?!).
  • Cuidados básicos — Fornecer uma boa ração de gato, fazer a gatificação do ambiente, limpar a caixinha de areia, realizar check-ups periódicos são alguns cuidados que devem fazer parte do dia a dia. Além disso, é bom estabelecer um horário fixo para as refeições, assim como para as brincadeiras, já que os felinos são bem apegados com a rotina.
  • Muito amor — O amor de gato se manifesta nos detalhes! Mas, claro, isso só acontece quando o gatinho também recebe amor e carinho dos seus tutores. Só de cuidar e passar um tempo com ele, seja brincando ou apenas deitadinho por perto, pode ter certeza que seu amigo já vai ficar feliz de ter você por perto. Ronronar, amassar pãozinho e lamber o nariz do dono são alguns sinais de que ele te ama de volta!

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região. 
 

Redação: Juliana Melo e Laura Vieira

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas