Gato

Brincadeiras para gatos: o guia definitivo de como entreter e gastar a energia do seu pet

Publicado - 15 Julho 2022 - 15h44

Atualizado - 21 Maio 2024 - 18h15

Ter um bichinho de estimação é se preocupar com a higiene, saúde e lazer dos pets - e os brinquedos para gatos têm uma função importante nessa última parte. Isso porque, assim como nós, os felinos precisam de distrações, brincadeiras e qualquer atividade que proporcione estímulos físicos e mentais a eles. Caso contrário, são altas as chances de você ter um gato estressado, ansioso, com comportamento agressivo, apático ou até mesmo destrutivo.

Então quais são as melhores brincadeiras para gatos e como gastar a energia do seu amigo no dia a dia? Para te guiar nessa divertida missão, preparamos um guia com todos os tipos de brinquedinho de gato que você pode imaginar, além de outras atividades recreativas que vão deixar os felinos bem felizes!

Por que é importante fazer brincadeiras com gatos?

Você já ouviu falar no enriquecimento ambiental para gatos? O conceito já existe há um tempinho, mas se popularizou ao longo dos últimos anos e consiste em deixar a casa mais atrativa para os felinos, levando em consideração as necessidades e instintos selvagens da espécie. É aqui que entram alguns acessórios indispensáveis, como a caixa de areia, a fonte de água e, claro, os brinquedos para gatos!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Brinquedos e brincadeiras contribuem significativamente para a cognição dos felinos, e não deixam de ser um tipo de enriquecimento ambiental. Afinal, vários itens são feitos justamente para preservar os instintos desses animais e estimular os principais sentidos deles. Sabe quando você vê o gato arranhando excessivamente uma superfície, como a mesa da sala ou o sofá? Nessas horas não adianta brigar com o pet, porque é algo que ele faz instintivamente. Contudo, existem brinquedos para gatos que são feitos com essa finalidade e podem ajudar a manter a convivência em harmonia.

Sem nenhum brinquedo, gato pode sofrer com um quadro de estresse ou ansiedade. A falta de estímulos deixa os bichanos mais suscetíveis a ficarem doentes, porque o animal estressado fica com a imunidade baixa.

8 brinquedos para gatos que fazem sucesso no universo pet

Não é muito difícil deixar os bichanos satisfeitos, já que eles são capazes de se entreter até mesmo com uma caixa de papelão ou novelo de lã. No entanto, ninguém pode negar que existem brinquedos para gatos - filhotes e adultos - que têm um lugar especial no coração dos felinos, e deixam qualquer bichano mais alegre. Veja uma lista com os principais brinquedos de gato:

1) Arranhador

O arranhador para gatos é um brinquedo que não pode faltar na casa de quem convive com um felino! Ele é indispensável para cuidar dos estímulos de arranhar e afiar as garras da espécie, e pode ser encontrado em diferentes modelos e formatos. Tem arranhador para gatos com andares, de sofá, em forma de poste, com bolinhas presas e vários outros dispositivos que ajudam a manter o entretenimento do gatinho por horas.

2) Varinha

Esse é um dos brinquedos interativos para gatos mais populares! As varetas, também chamadas de varinhas para gatos, simulam os movimentos de uma presa e ativam os instintos de caça dos felinos. O gatinho se diverte bastante e gasta muita energia ao mesmo tempo, além de ser uma ótima forma de fortalecer o vínculo entre o tutor e o animal. Vale a pena o investimento!

3) Bolinhas

Não são só os cães que gostam de bolinhas, pois os felinos também apreciam bastante esse tipo de brinquedo! Para gatos, é super animador ficar correndo atrás da bolinha, especialmente quando ela tem guizos no seu interior. O barulho do sininho funciona como um estímulo auditivo para os pets, e são capazes de fazer a alegria dos animais.

 

Gatinho brincando com bolinha em cima de tapete

 

4) Ratinho

O ratinho de corda para gatos serve para exercitar o pet, instigar a necessidade de caça e garantir a diversão dos felinos por horas. Como eles são extremamente estrategistas, podem brincar com o ratinho de diversas maneiras, fazendo com que a “caça” pelo brinquedinho de gato seja divertida até mesmo para quem estiver assistindo.

5) Brinquedos com catnip

O catnip - ou a erva de gato - é uma plantinha que provoca vários estímulos nos animais, deixando-os mais ativos, interativos e brincalhões. É por isso que existem uma série de brinquedos para gatos com catnip no seu interior. São diferentes formatos e acessórios, mas o resultado é sempre o mesmo: um gatinho feliz da vida brincando e extravasando toda a sua energia.

6) Brinquedos recheados

Esse é um brinquedo interativo de gato que vale muito a pena e que, ainda por cima, treina a cognição dos bichanos. O principal objetivo do acessório é fazer com que os felinos descubram como acessar as recompensas escondidas dentro do brinquedo, que normalmente são grãos de ração ou petiscos saborosos.

7) Túnel interativo

Com o túnel para gatos, o entretenimento do seu amigo é garantido! Além de ser uma ótima forma de exercitar o pet, essa brincadeira de gato faz com que os bichanos se sintam desafiados e entusiasmados porque o túnel remete ao momento de caça. Quando ele está dentro, o gato se sente na natureza correndo entre árvores e arbustos em busca da presa.

8) Laser

Assim como vários outros brinquedos para gatos, o laser pode servir para aguçar os instintos caçadores do seu pet. Os animais ficam entusiasmados ao perseguirem os feixes de luz pela parede e gastam muita energia. Nessa brincadeira de gato, o tutor deve participar ativando o ponto de luz para chamar a atenção do animal.

O adestramento é uma das brincadeiras para gatos mais benéficas

Nem todo mundo sabe que é possível adestrar gato, mas a verdade é que essa é uma das melhores maneiras de estimular as habilidades cognitivas dos bichanos e, de quebra, gastar um pouco da energia deles. Apesar de ter um processo de aprendizagem diferente dos cachorros, existem gatos muito inteligentes que conseguem aprender rapidamente truques e comandos. Por isso, vale a pena tentar investir nesses treinamentos, que podem ser considerados uma forma de brincadeiras com gatos.

Para adestrar gato, uma dica é usar um clicker, que é um pequeno dispositivo de plástico que produz uma sonoridade específica ao ser clicado. Você deve acioná-lo toda vez que o animal executar corretamente um comando, seguido de uma recompensa (que pode ser um petisco para gatos, por exemplo). Uma ideia bem simples para tentar é ensinar o gato a sentar:

1) Sente no chão com o clicker em uma mão e um petisco na outra. Chame seu gatinho e posicione a recompensa acima da cabeça dele;

2) Quando os olhos do pet seguirem o petisco, provavelmente ele se sentará ao olhar para cima. Essa é a hora de usar o clicker e oferecer a guloseima;

3) Repita o comando várias vezes, sempre recompensando o comportamento. Isso mantém o interesse do animal e cria uma associação positiva;

4) Quando o seu felino começar a se sentar por vontade própria, introduza a palavra “senta” ao treinamento.

5) Ao notar que o gato associou o comando ao comportamento, recompense somente as ações que ocorrem em resposta ao comando “senta”;

 

Gato recebendo petisco na boca de mão humana

 

Brincadeiras para gatos no celular são outra possibilidade interessante

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida, e consequentemente na vida dos nossos animais de estimação também. Afinal, quem nunca se deparou com um gato deitado em cima do notebook? Ou se surpreendeu com um felino assistindo televisão? Pois acredite: os bichanos são tão “gente como a gente” que hoje em dia existem até aplicativos de celular e/ou tablet próprios para a espécie.

As brincadeiras para gatos no celular são diversas, e sempre buscam estimular os sentidos e instintos dos pets. Esses joguinhos costumam simular presas percorrendo a tela, que precisam ser capturadas pelo gato com o toque da pata. Com a inteligência dos felinos, eles logo aprendem como tudo funciona e se divertem por horas com isso! O único cuidado é proteger a tela do celular com uma película protetora para evitar arranhões. Dentre os jogos mais recomendados estão: Cat Alone, Crazy Cat, Paint For Cats, Cat Fishing e Mice Cat.

Outras formas de enriquecimento ambiental que rendem boas brincadeiras para gatos

Além de um brinquedinho de gato, também existem outros acessórios que são capazes de deixar qualquer felino entretido! Como esses animais gostam de lugares altos, amam dormir e sempre estão à procura de “esconderijos” inusitados pela casa, você pode promover um lar mais aconchegante, enriquecido e divertido para o seu amigo com as seguintes ideias:

“Mas será que isso é uma brincadeira para gato?” Pode parecer diferente, mas é sim! Do ponto de vista do seu gatinho, tudo isso é capaz de gerar muito entretenimento para ele, então são instalações que vão fazer toda a diferença na rotina do animal para brincar ou descansar depois de uma brincadeira.

Como fazer brinquedos para gatos? 3 ideias para colocar em prática!

1) Arranhador de papelão para gatos - O papelão é um dos materiais mais adorados pelos felinos, e não é difícil aprender como fazer brinquedos para gatos com ele. Basta recortar algumas tirinhas de papelão do mesmo tamanho, colar uma na outra e deixar secar.

2) Rolo de papel higiênico com catnip - A erva de gato sempre faz sucesso com os felinos e deixa qualquer brinquedo mais divertido. Nesse caso, é só pegar um rolo de papel higiênico, adicionar pedaços de jornais com um pouco de catnip, e depois colocar o rolo dentro de uma meia. Dê um nó bem forte para o brinquedo não se desfazer!

3) Garrafa pet recheada com petiscos - Um dos brinquedos para gatos caseiro mais fáceis é com garrafa pet. Para entreter o animal, você deve fazer alguns furinhos pequenos na garrafa e depois recheá-la com grãos de ração ou petisco.

Avalie o comportamento do seu pet para escolher o melhor brinquedo de gato

Os felinos podem ter dois padrões de comportamento: vertical e horizontal. Os gatos verticais são aqueles que gostam de escalar móveis e sempre estão procurando um lugar nas alturas para brincar. Já os horizontais ficam mais próximos ao chão e não se interessam muito por aventuras no alto. Como existem brincadeiras e brinquedos de todo tipo, é fundamental observar em qual das duas personalidades o seu bichano se encaixa para encontrar o melhor brinquedinho de gato para ele!

Redação: Juliana Melo

Histórias reais

Filme escondido na Netflix mostra história de superação entre policial e vira-lata e vai te arrancar lágrimas

Os filmes de cachorro sempre são o maior sucesso! Não importa se é uma animação ou uma live action, os pets das telinhas conseguem t...

Adoção

Pinscher 0: a menor versão da raça de cachorro "estressadinha" cabe na palma da mão e parece um filhote até na velhice

Uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos foi o Pinscher. Esse cãozinho, que é naturalmente de porte pequeno, pode ser ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Raças

Recriamos a versão real dos cachorros da Patrulha Canina com inteligência artificial: veja como eles ficaram!

Existem muitos cães famosos da ficção que fizeram um grande sucesso ao longo dos anos, como o Scooby Doo e o Pluto. Mas nada se comp...

Histórias reais

Filme escondido na Netflix mostra história de superação entre policial e vira-lata e vai te arrancar lágrimas

Os filmes de cachorro sempre são o maior sucesso! Não importa se é uma animação ou uma live action, os pets das telinhas conseguem t...

Adoção

Pinscher 0: a menor versão da raça de cachorro "estressadinha" cabe na palma da mão e parece um filhote até na velhice

Uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos foi o Pinscher. Esse cãozinho, que é naturalmente de porte pequeno, pode ser ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Raças

Recriamos a versão real dos cachorros da Patrulha Canina com inteligência artificial: veja como eles ficaram!

Existem muitos cães famosos da ficção que fizeram um grande sucesso ao longo dos anos, como o Scooby Doo e o Pluto. Mas nada se comp...

Ver todas