Gato

Dermatite em gatos: quais os tipos mais comuns?

Publicado - 19 Setembro 2022 - 17h50

Atualizado - 29 Janeiro 2025 - 16h57

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A dermatite em gatos é uma doença mais ampla do que muitos pais e mães de pet imaginam. Existem inúmeros problemas de pele em gatos, como a sarna de ouvido, a micose e a acne felina. Uma das doenças que mais afetam os bichanos é, sem dúvidas, a dermatite. Gato com essa condição apresenta inflamações na pele como reação a um determinado alérgeno. A dermatite atópica em gatos é o tipo mais conhecido da doença, mas está longe de ser o único. No geral, a dermatite pode ter diferentes causas e é muito importante investigar bem sua origem para garantir o melhor tratamento. Confira a seguir os tipos de dermatite em gatos mais comuns!

A dermatite atópica em gatos é um problema genético bastante comum

Um dos problemas de pele mais diagnosticados nos bichanos é a dermatite atópica. Gatos com essa condição têm a proteção dos pelos reduzida, o que acaba deixando o pet propício a desenvolver alergias aos mais diferentes alérgenos. Os mais comuns são ácaros, fungos, poluição, produtos químicos e pólen (por isso, é comum que a doença se manifeste com mais intensidade em determinadas épocas do ano, como nas mudanças de estações). Nos casos de dermatite atópica, gatos costumam apresentar coceira intensa, vermelhidão, perda de pelo, descamação, caroços e manchas vermelhas, além de lambedura excessiva da região.

Esses sintomas são comuns a diferentes tipos de dermatite felina e, por isso, o diagnóstico de dermatite atópica em gatos pode demorar a ser estabelecido. Normalmente, a dermatite atópica em gatos é um problema genético, que passa de pai para filho. Por isso, assim como na dermatite atópica canina, a doença não tem cura e costuma ser um problema recorrente. Por outro lado, essa condição pode ser controlada com uso de antialérgico para gatos com dermatite prescrito pelo veterinário, corticoides e imunoterapia, além de uma alimentação adequada.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Dermatite em gatos por alergia alimentar é mais comum do que se imagina

A alimentação do gato deve ser sempre muito bem pensada e calculada para cada bichano. Certas substâncias podem causar reações alérgicas nos animais, levando a quadros de dermatite. Gato com alergia alimentar (ou dermatite trofoalérgica) apresenta sinais como coceira, manchas vermelhas, inchaços e lesões na pele após ingerir alimentos que contenham a substância causadora da alergia em sua composição. Ao perceber que o animal apresenta esses sintomas logo após se alimentar, converse com um veterinário para investigar que componente pode estar levando a esse problema. Ao descobrir a causa da dermatite felina alimentar, será necessário fazer uma mudança na dieta, excluindo da alimentação qualquer substância que cause alergia em gato.

Veterinário usando luvas azuis segurando cabeça de gato cinza com ferida em cima de olho
Fotos de dermatite em gatos mostram que a pele do animal fica avermelhada e ferida

A dermatite felina pode surgir após a picada de pulgas e carrapatos

As pulgas em gatos são sempre um problema, pois elas podem ser vetores de diversas condições, como a doença da arranhadura do gato. Além disso, elas são uns dos principais causadores de dermatite. Gatos podem sofrer uma reação alérgica por conta da saliva da pulga, que leva à vermelhidão e coceira intensa no local. De tanto se coçar, o bichano pode acabar causando feridas, lesões e inflamações na pele. Ao observar fotos de dermatite em gatos, é possível perceber como a pele vai ficando prejudicada por causa da alergia. 

Além das pulgas, o carrapato em gato também pode acabar desencadeando um caso de dermatite. Gato sofrendo com esse problema precisa que os parasitas sejam eliminados do seu corpo com rapidez. Além disso, é importante acabar com as pulgas do gato presentes no ambiente, para evitar uma nova infestação. Antialérgico para gato com dermatite também pode ser prescrito para curar as feridas na pele. 

A dermatite em gatos é uma consequência do estresse 

O gato estressado pode sofrer diversos prejuízos à saúde. Dentre eles, podemos destacar a dermatite felina. Essa é apenas uma das consequências que o estresse pode causar no animal, que também passa a fazer xixi no lugar errado, além de ficar deprimido, isolado, sem apetite e, em alguns casos, agressivo. Ao perceber esses sinais, é importante investigar o que está deixando o animal estressado. 

As causas de estresse em gatos mais comuns são alterações na rotina (chegada de alguém novo ou mudança de casa, por exemplo) e troca de ração. Após descobrir o que está levando ao estresse e, consequentemente, à dermatite em gatos, converse com um veterinário para descobrir a melhor maneira de solucionar o problema e deixar o animal calmo e adaptado novamente. Antialérgico para gatos com dermatite pode ser prescrito para tratar lesões. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Alimentação

Quanto tempo dura um sachê de ração úmida depois de aberto?

A ração úmida faz parte da rotina alimentar de muitos gatos, principalmente por ser mais palatável e aumentar a ingestão de água. Em...

Alimentação

Gato pode comer morango?

Nem todo mundo imagina, mas a alimentação dos gatos pode ir muito além da ração seca e do sachê. Cada vez mais, os tutores buscam co...

Cachorro

Decoração de Natal: 8 cuidados para não colocar os pets em risco

Quando vai chegando dezembro, muita gente começa a tirar os enfeites de Natal do armário para deixar a casa toda no clima festivo de...

Cuidados

Por que alguns gatos tem remela bem escura? Veja como limpar os olhos dos felinos corretamente

A presença de remela no olho do gato é algo bastante comum no dia a dia dos felinos. Assim como acontece com os humanos, os bichanos...

Cachorro

Qual a diferença do American Bully para o Pitbull?

À primeira vista, os cães American Bully e Pitbull são tão parecidos que muita gente acredita se tratar da mesma raça com nomes dife...

Alimentação

Quanto tempo dura um sachê de ração úmida depois de aberto?

A ração úmida faz parte da rotina alimentar de muitos gatos, principalmente por ser mais palatável e aumentar a ingestão de água. Em...

Cachorro

O que saber antes de ter um Pug?

O Pug é uma das raças de cachorro mais populares do mundo, principalmente entre quem busca um cachorro pequeno, companheiro e com pe...

Cachorro

Tem risco de carrapato na areia da praia? Veja os cuidados com cães no litoral

Levar o cachorro na praia é um programa muito comum, especialmente em épocas mais quentes, quando os tutores acabam viajando com mai...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?