Saúde de gato

Bolas de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber sobre o tricobezoar felino

Publicado - 02 Fevereiro 2022 - 12h17

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A formação de bola de pelo em gatos é um problema mais comum do que imaginamos. Chamado também de tricobezoar, o acúmulo de pelos no organismo pode prejudicar bastante a saúde de um felino, principalmente se a bola de pelo não for totalmente expelida. Por isso, a atenção do tutor é fundamental para identificar os sinais do problema e prestar o devido auxílio ao animal. Uma coisa que ajuda bastante nessas horas, inclusive, é saber como fazer o gato vomitar bola de pelo.

Mas por que o tricobezoar é considerado tão perigoso para os felinos? O que causa um gato com bola de pelos e quais são as melhores formas de evitar isso? Para esclarecer tudo que você precisa saber sobre o assunto, reunimos informações mais importantes a seguir. Confira!

O que é tricobezoar felino?

Para quem não sabe, tricobezoar nada mais é do que o acúmulo de pelos - ou cabelos, no caso de humanos - dentro do estômago. Os fios, por sua vez, quando são deglutidos e não digeridos pelo organismo acabam se aderindo a outras substâncias no trato gastrointestinal do animal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Apesar de ser um quadro comum, quem tem um gatinho deve redobrar a atenção com o animal por precaução. Quando existe qualquer sinal de tricobezoar, os gatos ficam extremamente incomodados e fazem de tudo para expulsar aquilo que está gerando incômodo, mas nem sempre conseguem. Isso se torna uma situação perigosa e que pode abrir portas para problemas de saúde mais graves se não for controlado a tempo, deixando o gato com diarreia, prisão de ventre ou obstrução intestinal.

Como a bola de pelo se forma no organismo felino?

Não é novidade para ninguém que os felinos são animais super preocupados com a higiene, e o ato de fazer a própria limpeza com a língua comprova isso. O formato das papilas gustativas contribui bastante nesse sentido, já que funciona basicamente como se fosse um pente e ajuda a desembaraçar possíveis nós no corpo do animal. O problema é que, durante o processo de autolimpeza, é comum que o gato acabe ingerindo uma certa quantidade de pelos. Quando não são digeridos, esse acúmulo é o que forma a bola de pelo.

O que nem todos sabem é que o tricobezoar não contém apenas a pelagem do animal. Quem já viu um gato vomitando bola de pelo, deve ter percebido que outras substâncias estão presentes ali. Ao expelir bola de pelo, é formado uma mistura composta de pelos, secreções gástricas, saliva e até mesmo restos alimentares. Com uma consistência mais espessa, esse tipo de vômito muitas vezes têm uma coloração amarelada e é fácil de ser identificado. Por isso, não se assuste se você acordar e se deparar com uma bola de pelo no chão de casa.

Bolas de pelo em gatos: sintomas para ficar atento!

Os sintomas de bolas de pelo em gatos dificilmente passam despercebidos, mas às vezes podem ser confundidos com outros problemas de saúde por serem inespecíficos. De toda forma, quando a bola fica presa no intestino e o animal não consegue expelir, alguns sinais que devem ligar o alerta do tutor são:

  • apatia
  • cansaço
  • fraqueza
  • falta de apetite
  • regurgitações
  • ânsia de vômito
  • prisão de ventre
  • diarreia

Um tipo de   remédio para tirar bola de pelo em gatos é o malte, uma pastinha que ajuda no trânsito gastrointestinal
Um tipo de remédio para tirar bola de pelo em gatos é o malte, uma pastinha que ajuda no trânsito gastrointestinal

Quais são as principais causas da bola de pelo em gatos?

É claro que a higiene felina por si só já é algo que contribui para a formação de bola de pelo, mas você sabia que existem alguns fatores que predispõem ainda mais esse problema? Para se ter uma ideia, existem pelo menos quatro causas principais - além da autolimpeza - que favorecem o acúmulo de pelos no trato gastrointestinal. São elas:

A explicação é a seguinte: no caso de doenças de pele, como dermatites e alergias, o gato tende a se lamber com mais frequência para aliviar coceiras e outros incômodos, aumentando a ingestão de pelos. Um gato estressado também pode ter como principal comportamento as lambeduras excessivas, como se fosse algo até compulsivo.

Já a pelagem longa, por conta do seu comprimento, muitas vezes é mais difícil de ser digerida e por isso se acumula com mais facilidade. Um gato com problemas intestinais dificulta tanto a digestão de alimentos, quanto dos pelos, e por isso o tricobezoar gástrico é formado.

Como ajudar o gato a vomitar bola de pelo?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é o tricobezoar. Gatos com o problema, na maioria das vezes, são capazes de expelir a bola de pelo sem grandes dificuldades. Mas e quando isso não acontece? Nesses casos, saber como ajudar o gato a vomitar bola de pelo é algo que faz toda a diferença na vida do tutor, e felizmente existem algumas artimanhas que funcionam muito bem se o problema não for grave.

Uma das opções de “remédio caseiro” para tirar bola de pelo em gatos é a vaselina, que age como se fosse um laxante e não é prejudicial para os felinos. A técnica é muito simples: basta aplicar um pouco do produto na pata do gato, e esperar a reação do bichano - que provavelmente vai começar a lamber a região para tentar tirar a vaselina de lá. Com isso, ele acaba ingerindo um pouco do laxante e, em pouco tempo, vai começar a expelir a bola de pelo presa. Outra maneira de facilitar a remoção do tricobezoar em gatos é utilizando manteiga no lugar da vaselina. 

E não para por aí: para quem adora alternativas naturais, também existem algumas plantinhas que ajudam no processo. As gramas para gatos são muito ricas em fibras e seu consumo melhora o trânsito intestinal, provocando a expulsão da bola de pelo sem comprometer a integridade do seu bichano. Por isso, vale a pena aprender a plantar uma dessas em casa, ou simplesmente comprá-las prontas no pet shop. Algumas opções são a erva de gato (catnip) e a valeriana.

Remédio para tirar bola de pelo em gatos: malte é um produto recomendado

Se seu gatinho sofre com bola de pelo frequentemente, é bem provável que o veterinário já tenha recomendado o uso de produtos específicos para tratar isso, como o malte para gatos. Também chamado de malt paste, a substância nada mais é do que uma pasta composta por extrato de malte, óleos vegetais, fibras, leveduras, laticínios e vitaminas. Assim como a vaselina e a manteiga, o produto tem um efeito laxante.

Para oferecer malte para gatos, uma boa notícia é que algumas versões possuem corantes e aromatizantes que atraem a atenção do animal. Sendo assim, os felinos muitas vezes acabam comendo a pastinha direto da embalagem (que se assemelha a um tubo de pasta de dente). Se o seu pet não se acostumar de primeira, porém, você deve oferecer como se fosse um remédio, colocando na boca dele.

A quantidade não deve ser muito grande: cada dose deve ser aproximadamente do tamanho de uma avelã. Por ter efeito laxante, o excesso de malte pode acabar provocando desarranjos intestinais no pet, então é bom tomar cuidado. Use com moderação!


Bola de pelo: gatos precisam ser escovados regularmente para evitar o problema
Bola de pelo: gatos precisam ser escovados regularmente para evitar o problema

Em que casos é necessário buscar a ajuda de um veterinário?

Se mesmo com as dicas acima o gato não conseguir expulsar a bola de pelo, a melhor alternativa é levá-lo para uma consulta com um médico veterinário. O ideal é buscar esse tipo de ajuda principalmente se os sintomas da bola de pelo durarem muito tempo e o gatinho não conseguir expelir nada, pois a longo prazo o tricobezoar em gatos pode se tornar um grande problema.

5 formas de evitar um gato com bola de pelo

1) Faça a escovação adequada dos pelos do gato. Uma dica é separar um tempinho da sua semana para se dedicar exclusivamente a escovar os pelos do seu amigo, removendo a pelagem morta e evitando o tricobezoar. Vale lembrar que dependendo do tipo de pelo, as escovações devem ser feitas com maior frequência. 

2) A alimentação do gato deve ser rica em fibras. Por isso, rações de alta qualidade - como Premium ou Super Premium - geralmente são as mais recomendadas para os bichanos. Além de serem muito nutritivas, elas contém a quantidade ideal de fibras para melhorar a digestão dos alimentos e prevenir bola de pelos.

3) Incentive a hidratação do animal. Esse é um cuidado que vai muito além da prevenção do tricobezoar em gatos, pois ajuda a prevenir também vários problemas de saúde bem sérios, como a insuficiência renal. Uma forma de incentivar o hábito é disponibilizando vários pontinhos de água pela casa ou comprando uma fonte de água para gatos.

4) Mantenha o ambiente em que o pet vive sempre limpo. É bom separar um dia da semana para fazer aquela faxina mais pesada na casa e remover os pelos mortos de todos os cômodos. Afinal, eles também podem se agarrar no corpo do pet ou até mesmo cair no bebedouro ou comedouro do animal - e você já sabe que isso logo vira uma bola de neve (ou melhor: de pelos).

5) Evite infestações de parasitas no corpo do gato. Tanto as pulgas quanto o carrapato em gato são problemas que podem, sim, acontecer sem os cuidados devidos. A questão é que quando ocorre uma infestação dessas, o animal tende a se lamber com muito mais frequência, o que também pode provocar na bola de pelo em pouco tempo. Por isso, procure alternativas para não deixar as pulgas e carrapatos dominarem!

Redação: Juliana Melo

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas