O comportamento canino, em alguns momentos, pode parecer bem peculiar aos olhos de quem não está acostumado com a espécie, mas assim como crianças que ainda não sabem falar, os cães têm a sua própria maneira de se comunicar. Do cachorro correndo atrás do rabo à mania de cheirar as partes íntimas das pessoas e outros animais, a verdade é que cada atitude do seu pet significa algo. Pensando nisso, o Patas da Casa vai te ajudar a entender mais um hábito curioso do seu pet: deitar em cima do chinelo do dono.

O que seu cachorro faz quando fica sozinho em casa?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que significa quando o cachorro pega o chinelo?

O comportamento de cachorro que pega o chinelo do dono pode ser uma tentativa de chamar atenção, falta de estímulos físicos ou uma forma de amenizar a saudade do dono enquanto ele está fora. Por isso, é importante ficar atento com o que o animal faz na hora de pegar o chinelo: cachorro tenta comer, ou simplesmente deita em cima? Isso pode ajudar a encontrar a resposta mais facilmente!

Cachorro apegado ao dono pode deitar no chinelo dele para matar a saudade

Normalmente, os cães são animais super comunicativos e sociáveis, por isso estão sempre em busca de companhia, principalmente no caso de cachorro muito apegado ao dono.

Os pets que têm essa característica demonstram alguns sinais de apego no dia a dia, como ficar no colo do dono, seguir pela casa e até chorar ou latir quando é deixado de fora de algum cômodo. Nesses casos, é importante que o tutor saiba como lidar com um cachorro carente, já que a carência excessiva pode trazer consequências à saúde  e ao bem-estar do bicho. A ansiedade de separação precisa ser levada a sério. 

Uma forma de diminuir esse sentimento é investindo em longos passeios para que o cão gaste energia e socialize com outros animais. O adestramento também é uma ótima opção para lidar com o cachorro apegado ao dono,  já que os estímulos mentais e físicos mantém o animal entretido.

O que significa quando o cachorro deita no nosso pé?

O cachorro gosta de dormir encostado no dono porque é uma forma de ele demonstrar carinho e confiança no momento em que ele está mais vulnerável. É como se ele dissesse para o tutor o quanto confia e se sente seguro com ele. Esse também é um dos motivos porque cachorro dorme em cima do chinelo. É um comportamento canino com um significado bem especial. 

Por que meu cachorro gosta de dormir no meu pé?

Na natureza, os cães viviam em matilha e sempre dormiam juntos. Depois da domesticação, os cachorros veem o tutor como líder da matilha e gostam de estar próximos na hora das sonecas. Além disso, o porque o cachorro deita no lugar do dono ou próximo a ele também um comportamento de submissão.

O comportamento do cachorro de deitar em cima do chinelo pode revelar ansiedade de separação

 

O comportamento canino de deitar em cima do chinelo do dono é preocupante? 

A resposta para essa pergunta vai depender de uma série de fatores alinhados ao comportamento do cão. Cada caso é um caso, então se liga nas dicas para entender melhor essa mania de cachorro.

  • Cachorro com saudades do dono

Cães que são “filho único” normalmente possuem a mania de pegar um objeto que tenha o cheiro do tutor, logo após sua saída de casa. Isso porque cães mais apegados aos donos se sentem mais próximos a ele quando estão em contato com seu cheiro. Por esse mesmo motivo, alguns cães também escolhem dormir em cima do chinelo do tutor.


  • Cachorro sofre com falta de atenção

Cachorros quando querem chamar a atenção do dono, podem ser capazes de fazer qualquer coisa. Assim como pegar objetos e sair em disparada é uma forma de atrair o tutor, deitar em cima do sapato também pode ser uma forma de chamar sua atenção. Se for esse o caso, é importante sempre tirar um tempinho para gastar a energia do seu pet com brincadeiras ou passeios.


  • Cachorro com depressão 

Assim como os humanos, os cachorros também desenvolvem doenças mentais, como a depressão canina. Os sinais ficam evidentes, pois o comportamento do cão muda, já que ele se retrai, deixa de ser brincalhão e alegre. A ausência ou perda de algum familiar, por exemplo, pode gerar essa condição. Nesses casos, é comum notar o pet nos lugares em que o dono ficava e com objetos que pertenciam a ele, como o chinelo. Se esse for o caso do seu pet, então você deve sim se preocupar. 

Como tratar a depressão canina?

Para tratar a depressão em cachorro, é importante que o animal mantenha sua rotina, para que ele se sinta seguro e entenda que está tudo bem. Também é recomendado introduzir brinquedos interativos para cachorro, que vão ajudar a ocupar o tempo e criar novas conexões. Além disso, passear com cachorro regularmente é indicado para que o pet interaja com outros animais.

O ideal é levar o animal a um comportamentalista ou veterinário, que dará dicas de como lidar com esse período de adaptação. Se o caso for mais grave, pode ser que um veterinário prescreva remédios específicos para o tratamento da depressão canina.  

Não deixe o cachorro comer seu chinelo, pode ser perigoso!

Agora que você já sabe porque o cachorro pega o chinelo do dono, é hora de um aviso. Se o seu pet tem um comportamento destrutivo, é preciso ficar de olho e em alerta, porque seu cachorro não pode comer chinelos de jeito nenhum. Apesar de ser muito comum, esse hábito é extremamente prejudicial para a saúde do seu pet e pode ser muito perigoso. Ao ingerir um pedaço de borracha, além do animal poder engasgar, isso pode acabar obstruindo o sistema digestivo do cachorro.

Publicado originalmente em: 30/06/2023

Atualizado em: 11/12/2023