Apesar de não falarem a nossa língua, o amor de cachorro se manifesta de muitas formas, o que só prova o quanto eles são "sentimentais". Apesar disso, algumas pessoas acham que os cães domésticos servem apenas para funções como proteger a casa e se esquecem o quanto são animais dependentes, que precisam de cuidados e carinhos para se sentirem bem e felizes. Assim como existem formas de dizer eu te amo para o gato, também há maneiras de expressar o seu amor pelo cachorro. Então se está passando pela sua cabeça “amo meu cachorro, mas não sei como demonstrar isso para ele”, fique tranquilo, pois o Patas da Casa separou uma lista mostrando 10 maneiras de expressar amor por cães.

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Passear com cachorro proporciona uma melhor qualidade de vida para o animal

Passear com cachorro vai muito além de levá-lo para fazer suas necessidades fisiológicas. Esse é um momento fundamental para proporcionar uma melhor qualidade de vida do pet, pois o estimula a fazer atividades físicas e manter a saúde animal. Vale lembrar que a hora do passeio é para ser prazeroso e divertido, tanto para o tutor como para o cão, por isso, seja paciente e descubra como passear com cachorro da melhor maneira possível. Dentre os inúmeros benefícios dos passeios, podemos destacar: 

2)  Dê autonomia para o seu cachorro 

Muitos tutores carentes cometem o erro de ultrapassar os limites da humanização dos animais, que nada mais é do que atribuir características humanas, seja físicas ou comportamentais, aos peludos. Encontrar um equilíbrio entre o cuidado e o exagero é muito importante para evitar problemas como a ansiedade de separação, uma condição de pânico que pode afetar os cachorros se eles não forem criados de maneira independente e equilibrada. Cães são animais sociáveis e podem criar vínculos emocionais fortíssimos com seus tutores. Se você não respeitar os limites do cachorro e tratá-los como se fossem bebês que recebem atenção 24 horas por dia, isso pode provocar no animal a ansiedade de separação, marcada principalmente pelo sentimento de abandono que o cão desenvolve quando o tutor precisa se ausentar. 

3)  Fazer carinho no cachorro do jeito certo estreita a relação de confiança entre vocês

Quando amamos muito alguém, o carinho é uma das várias alternativas de demonstrar esse sentimento pela pessoa, né? E se você está se perguntando como dizer eu te amo para cachorro, saiba que a grande maioria também ama um chamego e afago. Entretanto, como cada peludo tem um tipo de personalidade, é importante saber onde fazer carinho no cachorro para evitar ser mal compreendido e acabar tomando uma mordida de cachorro

4) Vacinas em dia: cuidar da saúde do seu pet é sinônimo de amor

Amor não tem a ver só com lambeijos, carícias e bons momentos. A vacina para cachorro é um cuidado essencial para a saúde de todo animal, pois além de protegê-los de várias doenças evitáveis, ela também garante maior longevidade para os peludos. Por isso, por mais que seja de partir o coração ver o cãozinho chorando na hora da vacinação, não adie e nem diminua a importância da vacinação de cachorro

5) Dedique tempo de qualidade para o cachorro

Do que adianta adotar ou comprar um cachorro se você não vai dar a devida atenção que ele merece? Para conquistar o amor de cachorro, é preciso se dedicar não só aos seus cuidados diários, mas também a construir um tempo de qualidade com o peludo, ou seja, um momento em que você vai poder curtir a presença do cão e vice-versa. Esse tempo é importante para ganhar a confiança do cachorro e construir uma relação de proximidade com ele. Se você dedicar um tempinho diariamente para demonstrar seu amor pelo cão, eles vão se sentir seguros e amados ao seu lado.

Bull Terrier brincando com o dono de buscar a bola

6) Petiscos são aliados da associação positiva

Que os cachorros amam petiscos não é nenhuma novidade, né? Eles são super atrativos para os peludos porque possuem um gosto completamente diferente da ração e são super recomendados para o adestramento positivo, técnica que consiste em estimular o bom comportamento animal por meio de recompensas. Dessa forma, além de melhorar o comportamento do seu amigo de quatro patas, tenha certeza de que ele vai ficar bem feliz em receber alguns snacks vez em quando.

7) Brinquedos interativos para cachorro ajudam a afastar o tédio

Engana-se quem pensa que os brinquedos são recomendados apenas para o filhote de cachorro, pois a diversão deve ser garantida para todas as fases de vida do animal. Na hora de escolher o passatempo do seu pet, foque nos brinquedos interativos para cachorro que valem a pena, como o tapete interativo, a bolinha de cachorro para colocar petisco e o quebra-cabeça canino. Os brinquedos interativos estimulam as habilidades cognitivas do cachorro ao criar obstáculos e desafios para que o animal consiga a recompensa. É uma forma de garantir que o doguinho fique entretido por bastante tempo, livrando ele do tédio e de possíveis doenças como a depressão e ansiedade.

8) Escolha uma ração para cachorro de qualidade  

Tem coisa melhor do que demonstrar amor com comida? Garantir uma alimentação de cachorro saudável e nutritiva demonstra que você se preocupa com o bem-estar do peludo. Uma boa ração de cachorro garante melhor qualidade de vida para o animal e o mantém longe de doenças. Mas você sabe quais são as coisas essenciais para olhar no rótulo da ração para cachorro antes de comprar? Na hora de escolher a melhor ração para o cão, opte por aquela que contém proteínas de qualidade, ingredientes de alto valor nutricional, como o ômega 3, legumes e grãos integrais. As opções super premium também são mais recomendadas.

9) Cuide da higiene do cachorro

Cuidar de cachorro não é nenhum bicho de sete cabeças e é super importante para manter os peludos confortáveis e saudáveis por mais tempo. Afinal, dar banho em cachorro, cortar as unhas e limpar as orelhas são cuidados necessários e que não tomam muito o tempo de ninguém. Por isso, separe sempre um momento para averiguar se o seu amigo está precisando de cuidados, seja os diários, como trocar o tapete higiênico para cães e escovar seus dentes, ou os que ocorrem esporadicamente, como o banho de cachorro. Faça com que esse momento seja proveitoso para vocês, mas caso esteja em uma semana corrida, não faz mal escolher o melhor pet shop para fazer banho e tosa no cachorro.

10) Compreenda a linguagem canina 

Já ouviu o ditado "quanto mais conheço as pessoas mais amo meu cachorro"? Se você quer mesmo mostrar que ama o seu peludo, se esforce para compreender o que eles querem dizer. Como os cachorros ainda não aprenderam a falar, eles se comunicam com humanos e outros animais através da linguagem canina, que pode ser compreendida a partir da linguagem corporal dos cachorros. Ou seja, cada comportamento canino demonstra algo que ele está sentindo, e entendê-los é fundamental para estreitar a relação e reforçar a conexão entre o animal e o tutor.