Comportamento animal

Mordida de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Publicado - 22 Julho 2022 - 18h26

Atualizado - 21 Abril 2024 - 20h02

Só quem já levou uma mordida de cachorro sabe como essa situação muitas vezes é inesperada. Em alguns casos, essas “mordidinhas” não representam um grande perigo, especialmente quando são dadas durante brincadeiras e momentos mais descontraídos. No entanto, quando a mordida de cachorro acontece como uma forma de ataque e é dada por cachorros grandes e/ou desconhecidos, é bom ter muito cuidado! Além de ser um risco para a saúde do ser humano, alguns cachorros têm a mordida tão forte que pode causar perfurações no nosso corpo.

É claro que ninguém pensa em levar uma mordida de cachorro, mas mesmo assim é bom entender tudo sobre o assunto para não ser pego de surpresa. Continue lendo e descubra como antecipar um ataque de cachorro, o que motiva as mordidas, os perigos disso e o que fazer logo após ser mordido.

5 sinais que antecedem uma mordida de cachorro

Entender a linguagem corporal canina é muito útil para saber quando um cachorro está prestes a atacar. Existem algumas mudanças comportamentais bem evidentes que mostram que o animal está incomodado, nervoso e impaciente, então é bom não mexer com o cãozinho ao perceber a junção de um ou mais sinais. A postura que antecede um ataque de cachorro - e consequentemente a mordida de cachorro - é marcada pelas seguintes ações:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) Cachorro rosnando - Além dos latidos, os rosnados e grunhidos também fazem parte da vocalização dos cães. Geralmente esses sons de cachorro são emitidos quando o animal está desconfortável com alguma situação - pode ser uma brincadeira desagradável ou até mesmo a presença de alguém indesejado, por exemplo.

2) Pelos arrepiados - Essa é outra mudança clássica que indica que o animal está se preparando para o ataque. Nesses casos, é comum que o cachorro com pelo arrepiado fique com os fios eriçados principalmente na região do dorso e pescoço.

3) Dentes de cachorro à mostra - Se você já viu um cachorro sorrindo (ou pelo menos tentando sorrir), saiba que a situação é bem diferente quando os dentes surgem antes do ataque. Se estiver irritado, o cão coloca os dentes à mostra enquanto rosna para tentar afastar o alvo.

4) Rabo rígido na altura do corpo - Dependendo da posição do rabo de cachorro, é possível saber se ele está feliz, triste ou se preparando para dar uma bela mordida. Nesse último cenário, o cão fica com o rabo tensionado, geralmente acompanhando a altura do corpo.

5) Orelhas apontadas para frente - O movimento das orelhas de cachorro pode revelar muito sobre o que esses animais sentem! Isso inclui a hora de ataque. Antes de dar uma mordida, cachorro tende a ficar com as orelhas eretas e viradas para frente
 

mordida de cachorro: cão latindo e pronto para atacar
<strong>Antes da mordida de cachorro, o animal dá sinal de que está se preparando para atacar</strong>

Os riscos associados à mordida de cachorro

A mordida de cachorro vem acompanhada de duas grandes preocupações: a primeira delas é a transmissão da raiva, uma perigosa zoonose; e a segunda é a possibilidade de sofrer com infecções na região mordida. Por esses motivos, é sempre bom ter muito cuidado quando os cães tentam abocanhar alguma parte do seu corpo, especialmente se for um cachorro de rua desconhecido, já que as chances de esses animais estarem contaminados com alguma doença são altas.

A raiva, além de ser um problema grave e fatal para os cães, é altamente transmissível por meio de mordidas. Nos animais, os sintomas incluem salivação excessiva, aumento da temperatura corporal, agitação e outros distúrbios, como latidos excessivos e agressividade. Em humanos, não é muito diferente: febre, mal-estar, anorexia, dor de cabeça, enjoos, irritabilidade, angústia e inquietude são alguns sinais de alerta. Pacientes com suspeita de terem sido contaminados pela raiva precisam de atendimento médico imediato para evitar problemas ainda maiores.

Vale destacar que a vacinação contra raiva é uma das melhores maneiras de prevenir situações desse tipo, mas cães em estado de vulnerabilidade nem sempre são vacinados, então o risco acaba sendo maior quando a mordida de cachorro é dada por um animal de rua e/ou abandonado.

As infecções são igualmente preocupantes e precisam de muita atenção. Na boca do cachorro existe uma série de bactérias que podem ser transmitidas por meio da saliva no ato da mordida. Os sinais de infecção geralmente surgem dentro de 24 horas, mas é essencial buscar ajuda médica assim que o paciente for mordido para evitar qualquer risco de piora do quadro.

Os tipos de mordida de cachorro

Basta ver fotos de mordidas de cachorro para ter ideia de que às vezes os cães não estão para brincadeira, e podem causar sérios ferimentos nos humanos. Existem pelo menos quatro tipos de mordida de cachorro que variam de acordo com a profundidade:

Lesão leve - Acontece quando a mordida sequer deixa um machucado, podendo causar apenas pequenos arranhões que logo somem com o tempo. Não sangra.

Ferida superficial - Acontece quando a mordida causa um pequeno sangramento e requer maior atenção, pois pode infeccionar.

Ferida profunda - Acontece quando a mordida é ainda mais intensa e pode sangrar bastante, sendo necessário agir rápido para estancar o sangue. Também pode infeccionar.

Dilaceração - Acontece quando a mordida é dada por um cachorro muito forte e que pode, inclusive, causar lesões internas e fraturas.

Mordida de cachorro: o que fazer de imediato?

Se você foi pego de surpresa por uma mordida de cachorro, é importante saber como cuidar da ferida do jeito certo, independentemente de ter sido um machucado mais profundo ou superficial. Para diminuir o risco de infecções, que tende a ser bem alto, a recomendação é fazer o seguinte:

- Lavar a área da ferida com água corrente e sabão neutro;
- Caso haja sangramento, tentar estancar o sangue com uma compressa;
- Procurar ajuda médica imediatamente;

No consultório, o profissional irá avaliar a ferida cuidadosamente e indicará o tratamento mais adequado para a situação. Normalmente sugere-se o uso de antibióticos para controlar quadros infecciosos, mas é importante que todo e qualquer medicamento seja prescrito por um especialista da área de saúde.

Caso tenha havido uma briga de cachorros, e o seu pet tenha sido acometido por uma mordida de outro cão, o mesmo procedimento deve ser realizado, porém com o auxílio de um médico veterinário. Lave bem a região com água e sabão, e em seguida procure um atendimento de emergência.

mordida de cachorro: cão latindo e indo para cima de mulher
<strong>A melhor forma de como fazer o cachorro parar de morder é não incentivando o comportamento</strong>

Como fazer o cachorro parar de morder?

Para não sofrer com a mordida de cachorro - seja por brincadeira ou algo mais sério -, é importante não estimular esse comportamento em hipótese alguma. Muitos tutores pensam que encorajar as mordidas dos filhotes é algo benéfico, mas não é. De fato, nos primeiros anos de vida, os cães sentem a necessidade de mastigar as coisas para tentar aliviar o incômodo da troca de dentes.

Quando essa fase chega, o ideal é oferecer brinquedos e acessórios com essa finalidade, como os mordedores para cachorro, mas nunca dar a própria mão ou dedos para que o doguinho mordisque. A longo prazo, esse comportamento de morder pode se tornar nocivo, especialmente no caso de cachorros de porte médio ou grande, que tem mais força na mandíbula.

Siga algumas dicas de como fazer o cachorro parar de morder:

  • Ofereça mordedores para cachorro.
  • Seja firme ao dizer “não”, caso sofra uma mordida de cachorro.
  • Não brigue, grite ou castigue o animal se ele morder.
  • Ignore o cão, pois assim ele deixará de ter a resposta que esperava da “brincadeira”.
  • Não faça carinho nem converse quando o cachorro tiver um comportamento indesejado.
  • Aposte no adestramento positivo na hora de educar o seu doguinho!

E afinal, o que significa sonhar com mordida de cachorro?

Para quem gosta de uma pitada de misticismo, os sonhos têm vários significados e muitas vezes representam situações da vida real. Em um primeiro momento, sonhar com mordida de cachorro é interpretado como algo negativo e que geralmente simboliza deslealdade, quebra de confiança e decepções se aproximando. No entanto, é importante também avaliar como o sonho aconteceu. A mordida foi de um cachorro grande ou pequeno? Foi uma mordida forte e agressiva, ou foi uma mordida fraca de um cachorro brincando? Essa análise é o que vai te guiar em busca da resposta.

Veja o significado de alguns sonhos:

Sonhar com mordida de cachorro raivoso - Indica rompimentos, traição, perdas e medos internos, além de tristeza.

Sonhar com mordida de cachorro amigável - Indica a necessidade de ser mais cuidadoso e responsável.

Sonhar com mordida de cachorro doente - Indica a necessidade de avaliar o seu círculo social, alertando para relações tóxicas e sentimentos negativos.

Redação: Juliana Melo

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas