Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os cães são conhecidos pelo alto nível de energia. A maioria deles está sempre pronto para brincar, correr pela casa ou fazer um passeio - basta falar aquelas palavrinhas mágicas. Embora algumas raças sejam mais ativas do que outras, uma coisa é certa: todo cãozinho precisa de algumas horinhas do dia para liberar toda a energia acumulada. Seja com passeios, práticas esportivas ou aprendendo novos truques, o importante mesmo é fazer o cachorro se movimentar.

Esse é um jeito de cuidar não apenas da saúde física do animal, como também da sua saúde mental, já que esses estímulos deixam o doguinho mais alegre e livre do estresse e ansiedade. Não sabe o que fazer para gastar a energia do seu cãozinho? O Patas da Casa preparou um infográfico com algumas opções de brincadeiras para cachorro e outras atividades para gastar a energia do seu pet.


Brincadeiras para cachorro: veja as principais formas de deixar seu pet ativo
Brincadeiras para cachorro: veja as principais formas de deixar seu pet ativo

1) Passear com cachorro: os passeios estimulam muitas sensações no pet

Passear com o cachorro é muito importante por diferentes motivos. Além de ser algo que ajuda o cãozinho a liberar energia, é uma atividade física que previne a obesidade canina e evita que o animal se sinta estressado e frustrado dentro de casa. O contato com o mundo exterior também é uma experiência fundamental para aflorar os instintos do seu amigo de quatro patas e incentivá-lo a conhecer novos lugares, animais e pessoas. 

Muitos cães gostam de utilizar esse momento para fazer suas necessidades, o que é outro ponto positivo. Mas lembre-se: o tempo de duração dos passeios vai depender de uma série de fatores, como a raça, idade e o nível de energia do seu bichinho. Para cães menos ativos, passeios de cerca de 20 minutos são o suficiente para cansá-los, enquanto cães mais atléticos e energéticos podem precisar de passeios de até 1 hora por dia.

2) Como socializar cachorros? Conviver com outros animais é uma forma de gastar energia do pet

A socialização é um processo necessário para que os cães sejam capazes de conviver em harmonia com outros animais e diferentes tipos de pessoas. Mas você sabia que isso também é algo que contribui para gastar a energia dos doguinhos? A lógica é bem simples: quando o cachorro tem facilidade em fazer novas amizades, ele passa mais tempo brincando com outros cães, que se tornam seus “aumigos”. Você pode levá-lo a diferentes espaços que são próprios para isso, como o parcão ou uma creche para cachorro

3) Os brinquedos interativos para cachorro são ótimos para gastar a energia dentro de casa

Nem sempre você precisa sair com o seu pet para manter uma boa rotina de exercícios: algumas brincadeiras para cachorro funcionam muito bem dentro de casa. Para isso, é importante investir nos acessórios certos, e os brinquedos interativos para cachorro são uma excelente opção. A maioria deles possui um compartimento para guardar ração e petiscos, e o objetivo do cãozinho é descobrir como liberar o alimento para ser recompensado. Além de ser uma forma de distrair e deixar o cachorro bem entretido, esse tipo de brinquedo também trabalha a mente e estimula as habilidades cognitivas do animal. Ou seja, é pura diversão e aprendizado para os cães!

4) Truques para ensinar ao cachorro também são uma forma de deixá-lo ativo

Já se perguntou como ensinar truques para cachorro? Assim como os brinquedos interativos, essa é uma outra alternativa para quem deseja exercitar o peludinho sem sair de casa. E acredite, pode ser mais cansativo do que você imagina - mas é igualmente divertido, tanto para o tutor quanto para o cão. Alguns dos principais truques para ensinar ao cachorro são: dar a pata, sentar, deitar, rolar, girar, fingir de morto, ficar parado e rastejar. Esse tipo de adestramento pode ser feito tranquilamente pelo próprio tutor com a técnica do reforço positivo - isto é, recompensando o cãozinho sempre que ele fizer algo certo.

5) Brincadeiras para cachorro: esportes, como o agility canino, são super indicados

As práticas esportivas são super bem-vindas na rotina dos cachorros, especialmente daqueles que têm um porte mais atlético e não possuem problemas de articulação ou respiração. Dentre as diversas opções, podemos destacar o agility. Cães que são mais ágeis e têm facilidade para aprender comandos normalmente se dão muito bem com o esporte, já que a ideia é realizar um circuito com obstáculos e outros equipamentos seguindo as orientações do tutor ou adestrador.

Além do agility, cães também podem participar de outras atividades, como natação, corrida ou arremesso de frisbee. No caso das corridas, não se esqueça de comprar acessórios adequados para acompanhar o seu amigo. A coleira para correr com cachorro é a mais segura de todas, porque proporciona mais estabilidade durante os movimentos e minimiza os impactos de puxões.

Redação: Juliana Melo