Você já deve ter percebido que o amor de gato pelo seus donos é manifestado de formas bem sutis, seja por meio das lambidas, mordiscos ou carinho. Cada demonstração de afeto vai depender da personalidade do seu bichano e de como ele se relaciona. Mas você já parou para pensar como dizer eu te amo pro gato? Esse pode parecer um pequeno desafio para os tutores de pets mais independentes e reservados, mas existem algumas formas de expor o seu amor pelos felinos. Por isso, o Patas da Casa separou 10 maneiras de como dizer eu te amo para um gato. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Dar autonomia para o seu bichano é a melhor forma de expressar o seu amor

Diferente do cachorro, os bichanos são animais independentes por natureza e são mais reservados quando o assunto é interação. Então para demonstrar o seu amor por gatos, não precisa ficar grudado nele o dia inteiro, porque é bem provável que você receba uma reação negativa ou mais agressiva. Por isso, a melhor forma de demonstrar o seu carinho é dando autonomia para o pet, permitindo que ele tenha o espaço que necessita.

2) O enriquecimento ambiental oferece uma boa qualidade de vida para os bichanos

Falando em espaço, a gatificação da casa é um processo muito legal que tem como objetivo proporcionar ao felino segurança e bem estar. O enriquecimento ambiental consiste na escolha de objetos que vão estimular o instinto natural do gato. Alguns exemplos são a cama suspensa, brinquedos interativos, arranhador para gato e  nichos. Dessa forma, os animais vão poder explorar o ambiente e reduzir o estresse. Então essa é uma ótima maneira de demonstrar o seu amor pelo felino indiretamente.

3) Fazer carinho no gato do jeito certo é o melhor "eu te amo" que existe

Quando pensamos em maneiras de demonstrar nosso amor por alguém, é inevitável que a palavra carinho não passe pela nossa cabeça. Mas quando o assunto são os felinos, que são naturalmente desconfiados e ariscos, é importantíssimo saber onde os gatos mais gostam de receber carinho para desenvolver um bom relacionamento com ele, respeitando seus limites. Algumas regiões são preferidas pelos bichanos, como a parte da cabeça entre as orelhas e perto dos olhos, sempre com movimentos suaves e na direção do crescimento dos pelos. Regiões como a barriga e as bochechas são bastante sensíveis, então evite o toque, ao menos que o animal coloque a barriga para cima, uma das formas como os gatos dizem eu te amo. Lembre-se de esperar a aproximação do gatinho para o carinho, pois é ele quem deve decidir. 

4) Sachê para gato: o melhor agrado!

Assim como os humanos adoram receber chocolates como forma de amor, os felinos também amam receber sachês na hora da refeição, então ao oferecer esse agrado para os gatinhos, com certeza você vai receber em troca a gratidão desses animais. Além de agradar o paladar exigente dos gatos, as rações úmidas oferecem muitas vantagens para a saúde do animal por ter uma maior quantidade de água em sua composição e mais proteína. 

5) Vacinação é um ato de amor com seu gato

Não existe melhor forma de expressar o amor pelo seu gato do que cuidando da saúde dele. Por isso, todo tutor deve estar familiarizado com a tabela de vacina para gatos e garantir que eles recebam todas as vacinas necessárias. As vacinas vão prevenir que seu bichano contraia doenças que podem ser evitadas e permitir que eles tenham maior longevidade. 

Amor de gato é sutil, então dê espaço para o seu bichano

6) Dedique um tempo de qualidade para o animal

Não adianta adotar um gato se não for dedicar um tempo na sua rotina para dar atenção ao seu animal. Se você quer expressar o seu amor pelo gato, demonstre com atitudes, reservando um momento diário de troca entre você e o seu felino, seja para brincar ou para fazer carinho. Assim, ele também vai retribuir a atenção. 

7) Mantenha as consultas no veterinário sempre em dia

Se você quer uma forma de como dizer eu te amo para o seu gato, invista na prevenção e na saúde. Manter consultas de rotina são muito importantes para diagnósticos precoces que podem salvar a vida do felino,  principalmente quando o assunto é gato idoso, que são predispostos a doenças.

8) Amar é cuidar: tenha atenção com a higiene do seu gato

Você já ouviu a expressão “Amar é cuidar”? O cuidado é uma das demonstrações de amor mais singelas, mas que é extremamente importante na construção de uma relação saudável e amorosa. Os gatinhos precisam de alguns cuidados que não conseguem manter sozinhos e que precisam ser realizados pelos tutores. Então é necessário saber como limpar a orelha do gato e também dos seus dentinhos, para evitar doenças como a otite felina e o tártaro em gatos. Não esqueça também de manter a caixa de areia do gato sempre limpa.

9) Reforços positivos estabelecem vínculos de confiança entre o animal e o tutor

Os reforços positivos, que são formas de recompensar o pet pelo comportamento desejado por meio de petiscos para gatos, brincadeiras ou elogios, é uma ótima forma de fortalecer a relação entre o gato e o seu tutor, já que o pet associa a presença do seu dono a experiências agradáveis e se sente mais seguro e confiante ao lado dele. 

10) Entender a linguagem dos gatos é uma forma de saber se seu gato te ama

Sabe quando uma pessoa começa a se relacionar com alguém que fala outro idioma e faz de tudo para compreender sua língua? Essa é uma grande forma de demonstrar seu amor por alguém, se esforçando para entender o que o outro quer dizer, né? A linguagem dos gatos é cheia de detalhes que, ao ser compreendida pelo tutor, ajuda a estabelecer uma relação mais profunda com o seu bichinho.