Adoção animal

Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa

Publicado - 03 Fevereiro 2022 - 19h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Não há quem resista a um filhotes de cachorro. Pequenos e peludos, esses cãezinhos conquistam um lugar no coração de qualquer pessoa facilmente. Mas, antes de tomar a decisão de adquirir um filhotinho, é muito importante saber a melhor forma de adaptar o pet na sua nova casa. Ou seja, além de saber como alimentar filhote de cachorro, você também precisa saber tudo sobre as primeiras vacinas, banho, remédios, adestramento, sono e muito mais.

Se você está pensando em abrir as portas da sua casa para um doguinho com poucos meses de idade, chegou a hora de entender como cuidar de cachorro filhote. O Patas da Casa te ajuda nessa missão: separamos um guia com os cuidados mais importantes antes de levar um cachorrinho para casa.

Afinal, quando o cachorro deixa de ser filhote?

Essa é uma pergunta muito importante para entender por quanto tempo, em média, o filhote de cachorro vai demandar cuidados especiais. Afinal, como todos sabem, os doguinhos ainda são muito frágeis nos primeiros meses de vida e por isso precisam ter uma atenção redobrada com a sua higiene, alimentação, primeiras vacinas e aspectos sociais. Então, quando o cachorro deixa de ser filhote?

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A resposta vai depender principalmente da raça e do porte do animal. Geralmente, o período para um cachorro deixar de ser filhote varia entre 10 e 24 meses, que é quando eles atingem a maturidade sexual. No caso de cachorros pequenos ou de porte médio, eles se tornam adultos entre 10 e 12 meses de idade. Já cachorros grandes ou gigantes têm um desenvolvimento menos acelerado, e por isso deixam de ser filhotes somente entre 18 e 24 meses.

Como alimentar filhote de cachorro?

Existe todo um processo pelo qual os filhotes passam antes de começarem a se alimentar com a ração, e é importante entender cada uma dessas etapas. Para começar, logo nos primeiros 30 dias de vida, a alimentação de filhotes de cachorro deve ser pautada exclusivamente no leite materno. É com esse leite que o animal recebe nutrientes essenciais para o seu crescimento e imunidade (como o colostro).

Caso o filhote esteja sem a mãe nesse período, outra opção é o leite artificial, que possui uma fórmula bem parecida com o leite materno canino e é produzido especialmente para os cães nessa faixa etária. Ah, e nada de tentar oferecer leite de vaca ou derivados para o seu amiguinho, hein? Eles são mais pesados e podem prejudicar a saúde do animal.

Entre 30 e 45 dias de vida, você já pode dar início ao processo de desmame com papinha: basta misturar um pouco de leite artificial para pets com alguns grãos de ração para filhote de cachorro. A proporção indicada é de 30% de leite + 70% de alimento, e você pode bater tudo no liquidificador ou amassar os ingredientes até formar uma consistência pastosa.

Após o desmame, é hora de introduzir os alimentos sólidos na dieta do seu pet. Como ainda estão em fase de crescimento, os filhotes de cachorro demandam um gasto calórico maior do que animais mais velhos. Por isso, a ração deve ser específica para essa idade, mantendo um equilíbrio nutricional no organismo canino. Já a quantidade de vezes que o pet deve ser alimentado é a seguinte:

  • 2 meses: 4 a 6 vezes ao dia
  • 3 meses: 4 vezes ao dia
  • 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia
  • 6 meses em diante: 2 vezes ao dia ou de acordo com a recomendação do veterinário

Outra dúvida comum, inclusive, é quanto de ração dar para cachorro filhote. Nesse caso, as orientações costumam vir indicadas na própria embalagem do produto, mas para não ter erros é aconselhável conversar com um médico veterinário de confiança.

 

filhote de cachorro comendo

Como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo

 

Os primeiros meses de vida são ideais para ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo, porque o processo de aprendizagem é mais rápido nessa fase. Mas como fazer isso? Bom, a primeira atitude a ser tomada é escolher onde vai ser o banheiro do cachorro. Ah, e lembre-se: o ideal é que o local não seja perto de onde o animal realiza suas refeições por uma questão de higiene. Depois disso, é só comprar um material adequado - como tapetes higiênicos - para servir como o banheirinho do pet.

Para ensinar os filhotes de cachorro, a atenção do tutor é crucial: você deve observar os sinais de quando o cãozinho está prestes a evacuar para direcioná-lo para o lugar certo. Uma tática que funciona é ter um horário certo para alimentar o cão, pois assim você consegue “prever” quando ele vai fazer suas necessidades. Além disso, o reforço positivo é outra tática que ajuda para quem deseja aprender como adestrar filhote de cachorro: recompensas, como petiscos e elogios, estimulam o animal a repetir aquela ação mais vezes.

Com quantos dias pode dar banho em filhote de cachorro?

Ao contrário do que muitos pensam, o banho em cachorro filhote não é algo recomendável nos primeiros meses de vida. Por ter uma imunidade ainda frágil e a pele muito sensível, o melhor a se fazer é esperar até que o cãozinho complete 2 ou 3 meses de idade por precaução. Antes disso, a higiene do pet deve ser feita com o uso de lenços umedecidos, sempre de forma bem sutil para não agredir ou machucar a pele do animal.

Depois que o filhote completar o esquema vacinal e estiver com a saúde mais resistente, os banhos podem começar a fazer parte da sua rotina. Para saber como dar banho em filhote de cachorro, uma dica valiosa é escolher momentos em que o doguinho esteja mais tranquilo. Em seguida, além de separar todo o material necessário - toalha, shampoo, sabonete, entre outros -, é bom colocar algodão no ouvido do pet para proteger da água.

Na hora do banho em si, não esqueça de verificar a temperatura da água, que deve estar fria ou, no máximo, morninha (mas nunca quente). Comece molhando o corpo do filhotinho de forma bem suave, deixando a cabeça por último. Depois é só passar o shampoo para cachorro e massagear muito bem toda a extensão dos pelos (ah, e não esqueça de comprar produtos específicos para pets, combinado?). Por fim, seque muito bem o seu peludinho com um secador de cabelo ligado com o vento frio e uma toalha bem sequinha.

Como fazer filhote de cachorro dormir a noite toda?

Essa pode parecer uma tarefa difícil no início, mas não é impossível. Nos primeiros dias, é comum encontrar um filhote de cachorro chorando à noite, e existem vários motivos que explicam isso. A falta do colo materno, o medo do desconhecido, ansiedade de separação e situações como fome ou frio são apenas algumas das razões por trás desse comportamento. Para saber como fazer filhote de cachorro dormir a noite toda, é só ficar de olho nas dicas abaixo:

1) Coloque uma peça de roupa sua junto da caminha do cachorro. Esse cheirinho vai fazer com que o animal se sinta menos só até se familiarizar com o novo ambiente.

2) Algumas músicas para cachorro ajudam a tranquilizar o pet. Deixe o som ligado à noite bem baixinho para surtir o efeito desejado.

3) Gaste bastante a energia do cachorro antes do horário de dormir. Assim ele vai ficar tão cansado que vai cair no sono logo, e dificilmente irá acordar no meio da noite.

Bônus: não esqueça de escolher uma cama para cachorro apropriada para o seu amiguinho. Também é bom deixá-la o mais confortável possível com lençóis, almofadas e brinquedos de pelúcia.

 

cachorro filhote dormindo

Qual a primeira vacina do filhote de cachorro?

 

Um dos pontos mais importantes de como cuidar de filhote de cachorro é com relação a sua saúde. A vacinação é super necessária em toda a vida do animal, ajudando a protegê-lo de várias doenças perigosas. A primeira vacina para cachorro deve ser aplicada a partir dos 45 dias de vida e pode ser a Óctupla (V8) ou Déctupla Canina (V10). A V8 protege contra 8 doenças, que são:

  • cinomose;
  • parvovirose;
  • coronavirose;
  • hepatite infecciosa;
  • adenovirose;
  • parainfluenza;
  • peptospirose.

A grande diferença entre ela e a V10 é que a V8 protege contra 2 subtipos de leptospirose, enquanto a V10 protege contra 4 subtipos da doença. Já o esquema vacinal deve ser feito da seguinte forma: 

1ª dose: a partir de 45 dias de vida
2ª dose: entre 21 a 30 dias após a primeira dose
3ª dose: entre 21 a 30 dias após a segunda dose

Se por acaso ocorrer algum atraso entre uma dose e outra, é necessário recomeçar o ciclo vacinal do zero. Além disso, fora a vacina V8 e V10, a vacina contra a raiva também é muito importante e obrigatória. Ela pode ser aplicada após 4 meses e deve ser reforçada anualmente, assim como as demais.

Ah, e tem mais: além das vacinas, a vermifugação é outro ponto igualmente importante. Se você quer saber com quanto tempo pode dar remédio de verme para cachorro filhote, a resposta é a partir dos primeiros 15 dias de vida, dividido em três doses. Nesse caso, é importante ter uma orientação profissional para não haver erros.

Como tirar pulga de cachorro filhote?

Se você adotou um cãozinho de rua, é sempre bom verificar se há ou não infestação de parasitas no animal. Caso isso se confirme, uma forma de como tirar pulga de cachorro filhote é dando um banho no pet e passando um pente antipulgas para remover os parasitas. Além disso, é importante que o animal seja avaliado por um médico veterinário para saber como está sua saúde. Ele também poderá indicar medicamentos e outras formas de controlar a situação sem prejudicar o seu doguinho, sendo a maneira mais segura de cuidar disso.

Redação: Juliana Melo

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Ver todas