Cuidados dos animais

Qual a temperatura que um cachorro aguenta no calor?

Publicado - 08 Novembro 2023 - 13h49

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Embora a temperatura normal de cachorro seja um pouco mais elevada do que a humana, qualquer valor acima do comum é motivo de preocupação. Isso porque a hipertermia em cães provoca a falência dos órgãos, como os rins e fígado, e pode ser fatal para o seu amigo de quatro patas. Portanto, é de extrema importância garantir que o doguinho esteja refrescado durante os dias mais quentes e ensolarados. O Patas da Casa reuniu algumas informações úteis que podem te ajudar a identificar quando o doguinho está com calor, qual temperatura faz mal para cachorro e o que fazer para refrescá-lo. Confira! 

Qual temperatura faz mal para cachorro?

A onda de calor extremo que atinge os países quando chega o verão pode ser um grande perigo para os animais. Para evitar que o animal sofra as consequências de uma hipertermia, é crucial saber qual a temperatura normal de um cachorro. Isso vai ajudar a tomar alguma providência antes que seja tarde demais.

A temperatura de cachorro considerada normal varia entre 38ºC e 39,3ºC. Por outro lado, a temperatura considerada normal para filhotes de cachorro pode variar entre 35ºC e 37ºC.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Vale lembrar que o cachorro braquicefálico, devido a sua dificuldade de respirar, sofrem muito mais com o calor excessivo. Dessa forma, os tutores devem redobrar a atenção com as raças de cachorro com focinho achatado, como é o caso do Pug e Bulldogs.

cachorro com calor
A temperatura normal de cachorro deve estar entre 38ºC e 39,3ºC

Como medir a temperatura do cachorro 

A temperatura corporal do cão pode mudar devido alguns fatores, como o clima, problemas de saúde e uso de remédios. Mas como saber se o cachorro está com febre? Para saber se a temperatura está acima ou abaixo do considerado normal, é fundamental saber como medir a temperatura do cachorro. Existem duas formas de saber se o animal está com febre ou não. Você pode usar um termómetro digital, introduzindo ⅓ do aparelho no ânus do cão, ou utilizar um termômetro para cachorro que não precisa ser inserido no ânus, ideal para peludos mais agitados.

Como saber se o cão está com calor?

A febre em cachorro, que ocorre quando a temperatura está acima de 39,3ºC, pode ser causada por diversas condições de saúde, como infecções e doenças do carrapato. No e ntanto, o aumento da temperatura corporal também pode acontecer por causa do calor excessivo e da exposição solar por muitas horas.

Para saber se o cachorro sente calor, é bom saber que ele expressa isso por meio do comportamento canino. Os principais sintomas de um cachorro com calor são a respiração ofegante, perda de apetite, confusão mental, cansaço, salivação excessiva e até vômitos e diarreia.

O que acontece se o cachorro ficar com muito calor? 

Alta temperatura, cachorro e calor são três palavras que, juntas, podem ser muito perigosas para a saúde animal. Mas o que acontece se o cachorro fica com muito calor? Além de sintomas desconfortáveis, o cachorro com calor excessivo pode até desmaiar, devido a falta de oxigenação cerebral provocada pela respiração ofegante.

Como os cães não possuem glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor, a regulação térmica corporal é feita basicamente pela respiração. Quando o animal fica exposto muito tempo ao calor, o corpo do cachorro não consegue suportar a temperatura, e lentamente os órgãos do animal vão deixando de funcionar.

Cachorro lambendo um picolé
Cachorro com calor: a hidratação é crucial para a saúde do animal

Como os cães se refrescam no calor?

Existem algumas dicas para evitar  o aumento excessivo da temperatura corporal dos peludos durante os dias mais quentes. E falando em pelos, é um mito acreditar que o cachorro sente calor por causa dos pelos. Na verdade, o pelo de cachorro ajuda na regulação térmica corporal, além de evitar queimaduras devido à exposição solar.

Para refrescar os cães no calor, o ideal é oferecer muita água fresca e sombra para fugir do sol. Você pode investir em um tapete gelado para cachorro, que possui um gel que fica mais frio em contato com o animal. Se sua casa fica muito quente e abafada no verão, você também pode deixar o peludo no ar condicionado ou na frente do ventilador. Com certeza ele vai ficar muito feliz e agradecido. 

Além disso, oferecer picolé para cachorro de frutas pode ser uma ótima solução para driblar a perda de apetite e ajudar a refrescar o peludo. Você também pode congelar frutas para cachorro e oferecer nos horários mais quentes do dia. Não esqueça de passar o protetor solar para cachorro sempre que ele ficar exposto ao sol e passear com o doguinho nos horários mais frescos do dia, antes das 10h e depois das 18h. 
 

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cuidados

Adeus ao preconceito! Dia da Conscientização pelo Gato Preto ajuda a desmistificar as superstições

Você sabia que existe uma data para conscientizar a população sobre os cuidados que o gato preto precisa receber? Por preconceito, s...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas