Cuidados dos animais

Qual a temperatura que um cachorro aguenta no calor?

Publicado - 08 Novembro 2023 - 13h49

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Embora a temperatura normal de cachorro seja um pouco mais elevada do que a humana, qualquer valor acima do comum é motivo de preocupação. Isso porque a hipertermia em cães provoca a falência dos órgãos, como os rins e fígado, e pode ser fatal para o seu amigo de quatro patas. Portanto, é de extrema importância garantir que o doguinho esteja refrescado durante os dias mais quentes e ensolarados. O Patas da Casa reuniu algumas informações úteis que podem te ajudar a identificar quando o doguinho está com calor, qual temperatura faz mal para cachorro e o que fazer para refrescá-lo. Confira! 

Qual temperatura faz mal para cachorro?

A onda de calor extremo que atinge os países quando chega o verão pode ser um grande perigo para os animais. Para evitar que o animal sofra as consequências de uma hipertermia, é crucial saber qual a temperatura normal de um cachorro. Isso vai ajudar a tomar alguma providência antes que seja tarde demais.

A temperatura de cachorro considerada normal varia entre 38ºC e 39,3ºC. Por outro lado, a temperatura considerada normal para filhotes de cachorro pode variar entre 35ºC e 37ºC.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Vale lembrar que o cachorro braquicefálico, devido a sua dificuldade de respirar, sofrem muito mais com o calor excessivo. Dessa forma, os tutores devem redobrar a atenção com as raças de cachorro com focinho achatado, como é o caso do Pug e Bulldogs.

cachorro com calor
A temperatura normal de cachorro deve estar entre 38ºC e 39,3ºC

Como medir a temperatura do cachorro 

A temperatura corporal do cão pode mudar devido alguns fatores, como o clima, problemas de saúde e uso de remédios. Mas como saber se o cachorro está com febre? Para saber se a temperatura está acima ou abaixo do considerado normal, é fundamental saber como medir a temperatura do cachorro. Existem duas formas de saber se o animal está com febre ou não. Você pode usar um termómetro digital, introduzindo ⅓ do aparelho no ânus do cão, ou utilizar um termômetro para cachorro que não precisa ser inserido no ânus, ideal para peludos mais agitados.

Como saber se o cão está com calor?

A febre em cachorro, que ocorre quando a temperatura está acima de 39,3ºC, pode ser causada por diversas condições de saúde, como infecções e doenças do carrapato. No e ntanto, o aumento da temperatura corporal também pode acontecer por causa do calor excessivo e da exposição solar por muitas horas.

Para saber se o cachorro sente calor, é bom saber que ele expressa isso por meio do comportamento canino. Os principais sintomas de um cachorro com calor são a respiração ofegante, perda de apetite, confusão mental, cansaço, salivação excessiva e até vômitos e diarreia.

O que acontece se o cachorro ficar com muito calor? 

Alta temperatura, cachorro e calor são três palavras que, juntas, podem ser muito perigosas para a saúde animal. Mas o que acontece se o cachorro fica com muito calor? Além de sintomas desconfortáveis, o cachorro com calor excessivo pode até desmaiar, devido a falta de oxigenação cerebral provocada pela respiração ofegante.

Como os cães não possuem glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor, a regulação térmica corporal é feita basicamente pela respiração. Quando o animal fica exposto muito tempo ao calor, o corpo do cachorro não consegue suportar a temperatura, e lentamente os órgãos do animal vão deixando de funcionar.

Cachorro lambendo um picolé
Cachorro com calor: a hidratação é crucial para a saúde do animal

Como os cães se refrescam no calor?

Existem algumas dicas para evitar  o aumento excessivo da temperatura corporal dos peludos durante os dias mais quentes. E falando em pelos, é um mito acreditar que o cachorro sente calor por causa dos pelos. Na verdade, o pelo de cachorro ajuda na regulação térmica corporal, além de evitar queimaduras devido à exposição solar.

Para refrescar os cães no calor, o ideal é oferecer muita água fresca e sombra para fugir do sol. Você pode investir em um tapete gelado para cachorro, que possui um gel que fica mais frio em contato com o animal. Se sua casa fica muito quente e abafada no verão, você também pode deixar o peludo no ar condicionado ou na frente do ventilador. Com certeza ele vai ficar muito feliz e agradecido. 

Além disso, oferecer picolé para cachorro de frutas pode ser uma ótima solução para driblar a perda de apetite e ajudar a refrescar o peludo. Você também pode congelar frutas para cachorro e oferecer nos horários mais quentes do dia. Não esqueça de passar o protetor solar para cachorro sempre que ele ficar exposto ao sol e passear com o doguinho nos horários mais frescos do dia, antes das 10h e depois das 18h. 
 

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Cachorro

"Tapete de lamber": esse brinquedo interativo para cachorro ajuda a reduzir ansiedade, tédio e estresse. Veja como funciona!

Um brinquedo interativo para cachorro que vem conquistando cada vez mais pais de pet é o tapete de lamber. Se você nunca ouviu falar...

Adote um animal

Essas são as 8 melhores raças de cachorro para apartamento: eles se adaptam facilmente e não precisam de muito espaço

Quem vive em grandes centros urbanos e mora em condomínios sempre se pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. A verdade é...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas