Comportamento animal

Quais raças de cachorro têm a mordida mais forte?

Publicado - 24 Maio 2023 - 14h47

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já se perguntou qual a raça de cachorro mais forte do mundo? Existem diversas formas de se definir a força de um cão. Podemos usar, por exemplo, o peso médio de uma raça como base para a análise. Por outro lado, a força de mordida de cachorros é um dos critérios mais utilizados na hora de escolher o cão mais forte. Apesar de ser difícil definir com precisão, hoje existem muitos estudos que buscam medir o “estrago” que a mordida de determinada raça pode causar.

A medida usada para calcular a força de mordida de cachorros é a PSI (libra-força por polegada quadrada) que mede a pressão exercida pelo animal ao morder alguma coisa. Com ela foi possível descobrir que o Kangal é a raça com a mordida mais forte entre os cães. Quer saber quais são os outros pets que tem muita força nos dentes? Utilizando a PSI como parâmetro, o Patas da Casa te conta quais raças tem a mordida de cachorro mais forte do mundo. Confira!

O que é PSI e como ela determina a força da mordida de cachorro?

PSI é uma medida utilizada para determinar a força que os cães usam ao pressionar a mandíbula sobre determinado objeto. Ou seja, mede a força da mordida canina. O termo PSI em inglês é uma abreviação de "Pound force per Square Inch" e, traduzido, significa "libra-força por polegada quadrada". Convertendo para as medidas brasileiras, pode-se dizer que o PSI é equivalente a kg/cm². 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O método de avalição da PSI nos cachorros pode ser feito de diferentes formas e leva em consideração alguns aspectos fundamentais, como o tamanho e formato do crânio do animal. A presença de doenças bucais e/ou musculares diretamente relacionadas à mastigação também são critérios de avaliação. Dessa forma, foi possível estabelecer os cachorros com a mordida mais forte do mundo, como veremos abaixo.

1) A mordida mais forte de cachorro do mundo pertence ao gigante Kangal

 

O Kangal leva o título de o cachorro mais forte do mundo por conta de sua mordida
O Kangal leva o título de o cachorro mais forte do mundo por conta de sua mordida

 

O Kangal tem a mordida mais forte do mundo. Essa raça de cachorro gigante tem um maxilar extremamente forte capaz de realizar uma pressão absurda enquanto morde. O Kangal ocupa a primeira posição da lista de mordidas de cachorro mais fortes que existem porque tem uma força de 746 PSI! Além de todo esse poder, ainda é um cão de porte musculoso e extremamente atlético, podendo pesar até 60 Kg e medir até 78 cm.

Por tudo isso, é considerado por muitos o cachorro mais forte do mundo. Não é à toa que o cachorro Kangal é muito utilizado como guardião de rebanhos. Mas mesmo que o Kangal seja esse cão todo forte, poderoso e de personalidade protetora, também é um amigo super leal, companheiro, inteligente e que se dá muito bem com humanos.

2) Cane Corso: o cão dócil e protetor fica na disputa de cachorro mais forte do mundo

 

 

O Cane Corso tem uma das mordidas de cachorro mais forte que existem no mundo
O Cane Corso tem uma das mordidas de cachorro mais forte que existem no mundo

 

O Cane Corso também está sempre no topo na lista de cachorro mais forte do mundo. Descendente do Mastiff Italiano, a raça tem a mandíbula forte como grande característica, além dos seus 50 Kg e cerca de 70 cm. O Cane Corso tem uma das mordidas de cachorro mais forte do mundo, chegando a 700 PSI - ele fica atrás somente do Kangal. Na verdade, o Cane Corso e o cachorro Kangal tem personalidades bem parecidas. Ambos são protetores, mas com um lado bastante dócil e apegado aos humanos. 

3) Dogue de Bordeaux: o cachorro elegante ama ganhar carinho, mas sua mordida é super forte

 

 

A força de mordida de cachorros da raça Dogue de Bordeaux é bem elevada
A força de mordida de cachorros da raça Dogue de Bordeaux é bem elevada

 

O Dogue de Bordeaux - ou Mastiff Francês - é uma raça antiga e de grande porte. Seu corpo musculoso e imponente deixa claro que ele é uma das raças de cachorro mais forte do mundo: pode ter até 50 Kg e uma altura de até 68 cm. Essa raça de cachorro braquicefálico não leva o título de mordida de cachorro mais forte do mundo, mas chega bem pertinho: 556 PSI. A verdade é que esse cachorro gigante adora um carinho e é muito leal, apesar de ser um cão mais desconfiado e que está sempre alerta.

4) Tosa Inu é uma raça de cachorro super rara e dona de uma das mordidas mais temidas

 

 

O Tosa Inu é uma raça japonesa que tem uma mordida forte e personalidade discreta
O Tosa Inu é uma raça japonesa que tem uma mordida forte e personalidade discreta

 

O Tosa Inu é uma das maiores raças de cachorro do mundo. De origem japonesa, o Tosa Inu pesa cerca de 50 a 60 Kg, apesar de não ser nada impossível chegar aos 100 Kg. É uma raça rara, mas que não pode ficar de fora da lista de mordida mais forte de cachorro. Sua força é de até 556 PSI. O Tosa Inu é um cão mais discreto e reservado, que costuma ser calmo e fiel ao dono. 

5) Mastim Inglês combina diversão e muita força (inclusive na mordida)

 

Uma das mordidas de cachorro mais forte do mundo é do Mastim Inglês, raça forte e brincalhona
Uma das mordidas de cachorro mais forte do mundo é do Mastim Inglês, raça forte e brincalhona

 

O Mastiff ou Mastim Inglês é um daqueles cachorrões enormes, mas de personalidade super amigável e brincalhona. A raça é divertida e um verdadeiro melhor amigo do homem. Mas, além da personalidade, outra coisa que chama atenção do Mastim Inglês é a sua aparência. Como todo bom cachorro do tipo Mastiff, a raça tem uma mandíbula forte e porte musculoso. Por isso, dá para entender porque a raça está na disputa do título de “o cachorro mais forte do mundo”. Ele pode morder com uma força de até 552 PSI, assim como seu parente Dogue de Bordeaux.

6) Dogo Canário é um cachorro com mordida forte e exemplo de cão de guarda

 

Dogo Canário tigrado preto e cinza caminhando ao ar livre

 

O Dogo Canário é uma raça de cachorro grande que pode ser bastante intimidante, não apenas por conta do tamanho, mas também por ser um cachorro com a mordida mais forte que muitos por aí. Para se ter uma ideia, a força da mandíbula desses animais pode alcançar até 540 PSI. Ou seja, são cães bem fortes! A raça surgiu nas Ilhas Canárias, na Espanha, e se destaca bastante na função de cão de guarda. Apesar disso, o Dogo Canário tem um lado dócil - em especial com os donos - e um temperamento equilibrado, principalmente se for adestrado e socializado. 

7) O Dogo Argentino é forte na aparência e na mordida 

 

 

O Dogo Argentino é uma raça de cachorro grande muito musculosa e com mordida potente
O Dogo Argentino é uma raça de cachorro grande muito musculosa e com mordida potente

 

 

O Dogo Argentino surgiu por meio do cruzamento de algumas raças como Dogue Alemão, Pitbull, Bulldogs e cães Mastiff. Por isso, não é surpresa que a raça faça parte do grupo de mordida mais forte do mundo. Cachorro tem uma mordida de 500 PSI e pesa cerca de 45 Kg, podendo chegar a 68 cm de altura. O Dogo Argentino lembra bastante o Pitbull fisicamente e é conhecido por ter um temperamento mais sensível, calmo e extremamente fiel.

8) Leonberger: apesar da grande força na mordida, raça adora brincar com crianças

 

 

Bastante rara, a raça Leonberger é uma das raças com mordida de cachorro mais forte que existe
Bastante rara, a raça Leonberger é uma das raças com mordida de cachorro mais forte que existe

 

O Leonberger não chega nem perto de ser uma das raças de cachorro mais populares. Por outro lado, está na lista de mordida mais forte de cachorro. A raça pode pesar até 65 Kg e sua altura chega a 80 cm. Mesmo com esse tamanho, é conhecido por se dar muito bem com crianças e idosos, pois é muito divertido e um verdadeiro cão de companhia. É um cão ativo e que precisa de exercícios, uma vez que a falta de movimentação pode torná-lo um cachorro destruidor. Com sua força de mordida de cachorros chegando a 399 PSI, nem queira ver o estrago que o pet pode fazer em casa se estiver entediado!

9) Rottweiler: uma das raças preferidas de muita gente faz parte do grupo de mordida de cachorro mais forte que existe 

 

 

O Rottweiler é muito popular por sua força, que dá a ele uma das mordidas de cachorro mais fortes do mundo
O Rottweiler é muito popular e tem uma das mordidas de cachorro mais fortes do mundo

 

Uma raça que não poderia ficar de fora da lista de mordidas de cachorro mais fortes do mundo é o famoso Rottweiler. Muito mais conhecida que o Kangal, Tosa Inu ou Leonberger, a raça é uma das preferidas dos brasileiros. Em questão de mordida, Rottweiler morde com uma força de 328 PSI, além de pesar cerca de 61 Kg e ter uma altura de até 69 cm. Por ser muito forte, musculoso, imponente e protetor, a raça tem fama de agressiva. Porém, a verdade é que a personalidade do Rottweiler é moldada de acordo com a criação que recebe. Se ele for criado com muito amor e carinho, seu temperamento dócil e companheiro vem à tona, sendo inclusive um dos amigos mais fiéis que uma pessoa pode desejar. 

10) Bulldog Americano é o maior dos Bulldogs e tem bastante força na mordida

 

Bulldog Americano branco com mancha marrom no rosto em pé ao ar livre

 

De todos os tipos de Bulldog, pode-se dizer que Bulldog Americano é o que mais se destaca quando o assunto é força. Na lista de cachorro com a mordida mais forte, esse cãozinho fica logo atrás do Rottweiler, atingindo incríveis 305 PSI! Não é por menos: essa é uma raça grande - bem maior do que o Bulldog Inglês e Francês - e que pode ter até 71 cm de altura e pesar até 58 Kg. Mas mesmo com toda essa grandiosidade, a versão americana dos Bulldogs não é perigosa e costuma ser muito amorosa, leal e apegada com a família.

11) Cachorro com a mordida mais forte: o Pastor Alemão está na lista

 

Pastor Alemão com a língua para fora

 

É claro que não podia faltar o Pastor Alemão na lista de cachorro com a mordida mais forte do mundo! Esses cães, embora sejam muito afáveis e inteligentes, também possuem um forte instinto de proteção e guarda. Para completar, eles têm uma força e tanta na mandíbula, podendo alcançar 238 PSI durante as mordidas. É uma pressão bem forte, mas que não deve ser motivo de preocupação. O Pastor Alemão é super obediente e disciplinado, então ele não vai morder ninguém à toa. 

12) O Pitbull não é agressivo, mas tem uma das mordidas de cachorro mais fortes 

 

Pitbull marrom feliz sentado com a língua de fora

 

Quando falamos de mordida, Pitbull não fica muito para trás e alcança uma força de até 235 PSI. É claro que ele não é páreo para uma raça como o Kangal (PSI dele é mais do que o dobro), mas o American Pitbull Terrier não deve ser subestimado por isso. São cães fortes dotados de uma postura imponente, mas que sofrem bastante com o estereótipo - injusto - de agressivos. Na verdade, tudo depende da criação do Pitbull, mas a raça tem tudo para ser dócil, companheira e gentil.

13) Boxer é outra raça que não pode faltar entre os cachorros com a mordida mais forte

 

Cachorro com a mordida mais forte Boxer sorrindo em pé ao ar livre

 

O Boxer tem uma carinha rabugenta, mas é puro amor. No entanto, não se assuste se pesquisar qual cão tem a mordida mais forte e encontrar a raça no meio da lista, pois eles são muito fortes e alcançam cerca de 230 PSI, ficando bem atrás do Pitbull. Ele é um cão bem grande, chegando a 63 cm de altura e com um peso de até 35 Kg. Mas, apesar de parecer um cachorro perigoso ou bravo, o Boxer é a prova de que as aparências enganam e se mostra um doguinho brincalhão, divertido e até um pouco atrapalhado.

14) Doberman é um cachorro grande, forte e que tem uma mordida poderosa

 

Doberman marrom mordendo um peso enquanto pula sob obstáculo

 

O Doberman é, sem dúvidas, um dos cães mais imponentes da lista graças à sua aparência musculosa e atlética. Mesmo não sendo o cachorro com a mordida mais forte, ele pode provocar uma pressão e tanta na hora de abocanhar algo, chegando a aproximadamente 228 PSI. É um cão que muitas vezes tem um jeito durão e protetor, mas a verdade é que o Doberman é um amigo muito fiel, dedicado e dócil com os donos. 

15) Chow Chow parece fofo, mas tem uma das mordidas mais fortes

 

Chow Chow fulvo em pé no meio do quintal

 

Mesmo sendo muito fofo - parecido até com um ursinho de pelúcia -, o Chow Chow tem uma das mordidas mais fortes de cachorro. A raça pode atingir uma força de até 220 PSI ao agarrar algo com os dentes. Por isso, é importante ter um atenção especial para não levar uma mordida nem de brincadeira! Essa é uma raça conhecida por ter a personalidade forte, então o Chow Chow pode precisar de uma atenção redobrada durante o adestramento e socialização.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 27/06/2022
Atualizado em: 24/05/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas