Comportamento animal

Pitbull: como deve ser o adestramento da raça para evitar comportamentos agressivos?

Publicado - 09 Abril 2024 - 16h00

Atualizado - 23 Abril 2024 - 18h38

A fama negativa do Pitbull nem sempre corresponde à realidade! Embora seja visto por muitas pessoas como um cão potencialmente perigoso, o pet tem um temperamento brincalhão, leal e bastante inteligente. Os cuidados recebidos durante a criação e a influência do tutor são fatores importantíssimos para determinar as características comportamentais e o nível de agressividade do animal.

Pensando nisso, o Patas da Casa resolveu conversar com Bruno Correa Melo, um adestrador especializado em correção de maus hábitos e treinamento de cães de esporte, para tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir!

O pitbull é realmente agressivo?

Essa é a pergunta que não quer calar! Segundo Bruno, não é natural que um cão da raça pitbull seja agressivo com as pessoas. “O que acontece é um manejo inadequado do proprietário. Na maior parte das vezes, sem querer”, explica o profissional. Além de seu caráter tranquilo, a raça também possui atributos que facilitam o processo de aprendizado do animal. Ou seja, a índole do bichinho, na maioria das vezes, vai depender principalmente da forma com que foi ensinado e socializado pelos tutores.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Dito isto, quais seriam as justificativas para essa imagem distorcida do pitbull perante a população? Entre as possíveis explicações, podemos citar o porte físico do cachorro. O pitbull apresenta uma musculatura pra lá de desenvolvida e uma excelente aptidão atlética, características que podem acabar sendo confundidas com uma ameaça.

As rinhas de pitbull contribuem para a má reputação da raça

As rinhas de pitbull também têm uma enorme parcela de culpa no que diz respeito à má fama do cachorro. Os cães estão entre os principais escolhidos para a prática desde o surgimento da raça e, geralmente, passam por treinamentos extremamente violentos e rigorosos. Vale ressaltar que a realização de rinhas entre animais é considerada um crime no Brasil, mas, infelizmente, elas ainda acontecem forma clandestina em alguns locais.

 

Cão Pitbull deitado no chão dentro de casa

 

Adestramento de cães: qual é a melhor hora para começar a educar o pitbull?

 

Na opinião de Bruno, que trabalha como adestrador há aproximadamente três anos, o indicado é iniciar o treinamento comportamental desde cedo. Embora também seja possível educar um cachorro adulto, inserir o hábito na infância pode agilizar o processo. “Sugiro o início do treinamento na casa dos 55 a 60 dias [de idade]. Existem alguns motivos para isso, como o aproveitamento da janela social, a neuroplasticidade e a sinaptogênese (questões biológicas do desenvolvimento neurológico e motor do filhote)”, explica o especialista. 

Entretanto, se engana quem pensa que ensinar um filhotinho de pitbull pode ser considerado uma missão tranquila. “Adestrar filhotes não é necessariamente mais fácil. Só quem já teve um filhote em casa sabe como eles aprontam!”, brinca o adestrador. “É onde a maioria dos tutores costuma errar, inserindo e reforçando comportamentos negativos que, lá na frente, se tornarão grandes problemas”, adverte. 

Como adestrar meu cachorro pitbull? Saiba como funciona o treinamento!

Adestrar qualquer animal demanda muito estudo e observação por parte do profissional escolhido. Para Bruno, é importante entender o instinto e as motivações de cada cachorro. “Existem diversas abordagens e conceitos no adestramento, não acredito que um seja melhor ou pior e sim mais adequado para determinada situação”, avalia Bruno. Quando se trata da abordagem em relação a possíveis comportamentos agressivos, é necessário avaliar caso a caso. “Quando falamos em agressividade, é preciso entender o motivo, se é de caráter competitivo por recursos (água, alimentação, fêmea) ou social”, esclarece. 

“Antes de falar da raça e suas particularidades, é preciso entender que primeiro vem o animal. O profissional de adestramento canino estuda o comportamento do cão”, explica o adestrador. Ainda de acordo com Bruno, o conceito utilizado para adestrar um poodle e um pitbull é o mesmo. ”O que vai mudar é basicamente a estratégia”, afirma. 

“Quando falamos de raças de grande porte em que a finalidade não seja guarda e proteção, o ideal é ensinar comandos de obediência, para que o dono possa ter mais controle sobre o cão. Além disso, fazer a socialização com todas as pessoas possíveis e também com outros animais”, aconselha Bruno. 

Para o profissional, a melhor forma de adestrar é respeitando a natureza do cão. “Eu tento entender o máximo do comportamento natural do cão e de conceitos científicos da etologia (estudo do comportamento social e individual dos animais em seu habitat natural). Por isso, utilizo várias técnicas no meu trabalho”, completa.  

 

Cão Pitbull sorrindo com a língua para fora

 

Adestrando um pitbull: quais os principais erros que uma pessoa pode cometer?

 

Ok, já entendemos que o treinamento costuma seguir basicamente a mesma linha de raciocínio independente da raça em questão. Porém, algumas situações específicas podem demandar um cuidado maior durante o processo, como é o caso de um pitbull que foi adotado enquanto adulto. Por desconhecer o histórico do animal e os cuidados oferecidos pelo último dono, é essencial observar a linguagem corporal do cão e se certificar de que o animal se sente confortável durante o processo. Nunca cometa o erro de brigar ou agir de forma agressiva com o cachorro!

Segundo Bruno, também podemos citar entre os erros mais comuns a falta de limites ao cachorro, especialmente quando a tentativa de correção é agressiva. “No futuro, o cão pode agredir o dono. Não por vingança! Normalmente, esses ataques ao próprio dono costumam vir depois de muitos avisos”, adverte o treinador. 

Confira algumas dicas para adestrar um pitbull

Pronto, já sabemos o que não fazer na hora de adestrar um pitbull. Agora só falta conferir algumas dicas que podem te ajudar durante o treinamento do seu bichinho. Vamos lá!

- Decida em conjunto com os outros moradores da casa quais serão as regras do ambiente. É importante que todos ajam da mesma forma para evitar que o pet fique confuso.

- Ensine o cão a reconhecer o próprio nome.

- O pitbull deve socializar com outros animais e pessoas desde cedo. No caso de cachorros que foram adotados já adultos, procure introduzir a socialização com calma.

- Evite brincadeiras brutas e agressivas, como mordidinhas leves, para que o animal desenvolva uma personalidade tranquila e relaxada. Para isso, é necessário fornecer outras formas de entretenimento, como brinquedos e mordedores apropriados.

- Opte sempre pelo reforço positivo. Quando o pet fizer algo errado, apenas diga um “não” firme.

- Acostume o cachorro a momentos de solidão para evitar o desenvolvimento de uma possível ansiedade de separação no futuro. 

- Tente manter sessões de treinamento curtas (entre 10 a 15 minutos diários)

- Comece com ordens básicas, como sentar ou ficar quieto.

 

Odin, pitbull do adestrador Bruno, foi resgatado aos 2 anos de idade e dá um show de educação! 

 

Cão Pitbull sendo abraçado e beijado por tutora dentro de casa

 

O treinador conta que começou o treinamento do cão logo nas primeiras semanas em casa. “Até então, eu quase não tinha conhecimento sobre adestramento e foi graças ao Odin que eu busquei mais conhecimento através de cursos”, relata o profissional.  

 

“Hoje eu tenho o que espero do meu cachorro. Um cão controlado, que fica sozinho o dia inteiro e não destrói a casa, faz xixi e cocô no lugar certo, sabe respeitar limites e adora brincar”, conta o especialista, que pode ser considerado a prova viva de que animais adultos também têm a capacidade de ser educados. “Porém, tenho a consciência de que mesmo que eu trabalhe muito, vão ficar algumas lacunas no aprendizado devido às etapas da infância do cão que não foram trabalhadas”, completa. 

De acordo com Bruno, o resultado final do adestramento depende de um conjunto de ações: “no meu caso, minha primeira atitude foi demonstrar liderança. A segunda foi ensinar a obediência (andar junto, sentar, deitar), com isso passei a ter mais controle para que pudesse fazer um trabalho de socialização com ele”. 

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas