Adoção animal

Conheça o Kangal, o cachorro da mordida mais forte do mundo

Publicado - 02 Outubro 2023 - 16h08

Atualizado - 17 Maio 2024 - 17h26

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

O Kangal é um cachorro gigante, musculoso e robusto. Além disso, leva o título de mordida de cachorro mais forte do mundo. Com essa descrição você pode achar que se trata de um animal agressivo e que é melhor manter distância dele. Mas você sabia que o Kangal Turco é, na verdade, um cão muito leal ao homem? Por incrível que pareça, ele é um cão amoroso e até calmo, apesar do instinto protetor aguçado. Tudo é uma questão de como o animal é criado, e dos estímulos que ele recebe.

Ainda assim, o que você precisa saber é que esse cachorro tem uma personalidade única que pode te fazer se apaixonar pelo seu jeitinho reservado. Que tal conhecer mais sobre a raça Kangal? Altura, peso, força da mordida, comportamento... confira a matéria a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a raça!

Kangal Turco: cachorro surgiu na Turquia, onde é considerado símbolo nacional

O cachorro Kangal surgiu na Turquia, mais especificamente em uma cidade de mesmo nome - que é o que deu origem ao seu nome -, localizada no distrito de Sivas. No país, o cão é tão famoso e tradicional que é considerado um símbolo nacional. Por isso, muitas vezes é chamado de Kangal Turco.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Apesar de toda a popularidade no seu país natal, o Kangal não está entre as raças de cachorros mais populares do Brasil e é até raro por aqui. Esse pet faz parte do grupo de cachorros molossos e acredita-se que sua origem venha da mistura entre o Mastim Inglês, Molosso Romano e Molosso Assírio. Por isso ele é tão grande!

O cachorro da raça Kangal é conhecido por ter um tamanho gigante e corpo musculoso

A raça de cachorro Kangal é conhecida por ter a mordida mais forte do mundo. Mas se engana quem pensa a força desse cãozinho fica apenas na mandíbula. Na verdade, todo o corpo do animal é bem forte e musculoso, de forma que ele tem o porte físico perfeito de um cão de guarda - e que, às vezes, até assusta quem não conhece.

Para se ter uma ideia do tamanho do Kangal, peso de um cãozinho adulto da raça costuma ficar entre 50 kg e 60 kg. Já em questão de altura, ele pode medir até 78 centímetros de altura na cernelha (ou seja, a altura da ponta da pata até o ponto do ombro com as quatro patas apoiadas no chão). Sem dúvidas, é um cachorro gigante e, por isso, é muito usado como guardião de rebanhos.

Outra característica que chama a atenção nessa raça de cachorro é a sua pelagem. O cão Kangal Turco tem pelos curtos e densos, com uma pelagem dupla que ajuda a protegê-lo do frio no inverno. Quanto às cores do Kangal, cachorros da raça podem apresentar tons de bege, dourado e fulvo. Normalmente, eles têm uma máscara preta na região do focinho.

O Kangal tem a mordida de cachorro mais forte do mundo

O Kangal é conhecido por ter a mordida mais forte de cachorro, e não é à toa. O maxilar desse animal é capaz de realizar uma pressão muito grande na hora de morder. A medida usada para calcular aforça de mordida de um animal é a PSI (libra-força por polegada quadrada). Ela mede a pressão que o animal exerce enquanto morde.  Na lista de mordidas mais fortes de cachorro, podemos citar raças como Rottweiler (328 PSI), Cão-Lobo (406 PSI) e Mastim (556 PSI).

Qual é a força da mordida de um Kangal?

Os Kangals Turcos têm a mordida com uma força de 746 PSI! Por esse motivo, não há sombra de dúvidas de que é ele que tem a mordida de cachorro mais forte do mundo. Em segundo lugar, vem o Cane Corso com 700 PSI - uma diferença significativa entre o primeiro e segundo colocados.

Qual é o cachorro mais forte do que o Kangal?

Em questão de força de mordida, não há nenhum cão que supere o Kangal. Força da mordida em kg do cãozinho é de 53 kg, e ninguém nem chega perto. Já em questão de peso e tamanho, o Mastim Inglês é bem surpreendente, podendo chegar até 100 kg - haja força!

Veja uma foto do cachorro mais forte do mundo!

Cão Kangal em pé em cima de gramado
O cachorro Kangal se dá bem com humanos, mas pode ser agressivo com outros animais

Apesar de toda a força do Kangal, cachorro da raça não é considerado agressivo 

Por ter a mordida mais forte de cachorro que existe, muitas pessoas tendem a achar o Kangal bravo e agressivo. Porém, isso não é verdade. A raça é bastante protetora e territorialista, mas dificilmente vai partir para cima de estranhos. Na realidade, é um cão calmo e que, no geral, se dá muito bem com humanos. Ele cria uma ótima relação de proximidade com seu tutor, a quem é bastante leal e carinhoso.

Por outro lado, o cachorro Kangal não costuma se dar bem com outros animais, podendo apresentar um comportamento agressivo com eles. Mas, assim como acontece com outras raças de cachorro, Kangal pode - e deve - ser socializado previamente para ter um comportamento mais amigável e menos desconfiado. A socialização de cachorro da raça é fundamental logo nos primeiros dias de vida para que haja uma boa convivência. 

A inteligência é outra característica marcante desse cachorro. Raça Kangal tem como uma de suas maiores qualidades ser um cachorro inteligente. Ele aprende comandos com facilidade e ser obediente é o seu forte. De toda forma, o ideal é realizar o adestramento no filhote, pois essa é a melhor fase para aprender truques. Ah, e aposte sempre em um tipo de adestramento com reforços positivos, com recompensas como petiscos e carinho - esse tipo de estímulo funciona muito bem com os cães da raça.

O Kangal pode desenvolver problemas ósseos ao longo da vida 

A expectativa de vida de um cachorro Kangal costuma ser de até 15 anos de vida. A raça normalmente é bem saudável, mas é comum que desenvolva problemas de saúde típicos de cachorros grandes. Os mais frequentes são os problemas ósseos, como artrite, displasia coxofemoral canina e luxação patelar. Por isso, o Kangal precisa ter um acompanhamento médico regular ao longo da vida. Além disso, deve fazer exercícios regularmente. A boa notícia é que esse cachorro é fã de caminhadas e gosta de ter um espaço grande para viver.

Além desses cuidados básicos no dia a dia, não esqueça também de vacinar os filhotes e reforçar as doses de vacina anualmente, sem atrasos. Isso ajuda a prevenir uma série de doenças complicadas, e que podem ser facilmente evitadas com imunizantes. A administração de vermífugos e remédios antiparasitários também ajuda na manutenção da saúde do seu aumigo, assim como oferecer uma ração de qualidade e cuidar da higiene dele. Banho, escovação dos pelos, dos dentes, cortar as unhas: tudo isso deve estar na lista de cuidados básicos com o pet.

Qual é o preço do Kangal?

Depois de conhecer o cachorro Kangal, você pode estar com vontade de ter um cãopanheirinho desse dentro da sua casa. Porém, existem alguns empecilhos no caminho. O Kangal é um cão muito tradicional na Turquia e, por isso, o país proíbe sua exportação para outros lugares do mundo. 

Mas será que Kangal é permitido no Brasil? Bom, a verdade é que não existem criadores de Kangal Turco no Brasil e é muito raro achar exemplares em outros países também. Esses cães geralmente ficam restritos ao seu país de origem, onde são muito queridos e "exclusivos".

Por esses motivos, para comprar Kangal, preço costuma ser bastante elevado. Além disso, você provavelmente não pagará em reais. O preço normalmente é por volta de 1.000 euros, tornando a transação ainda mais cara. Ao importar, você ainda terá que arcar com alguns impostos que custam cerca de 800 dólares, algo em torno de R$ 4.000, dependendo da cotação. 

Publicado originalmente em: 16/03/2022
Atualizado em: 02/10/2023

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque,...

Cachorro

Banho em casa com efeito de pet shop: 7 truques na hora de usar o shampoo para cachorro

Dar banho em cachorro em casa é uma prática comum entre tutores que buscam praticidade, economia ou simplesmente gostam de cuidar do...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?