Adoção animal

Conheça o Kangal, o cachorro da mordida mais forte do mundo

Publicado - 02 Outubro 2023 - 16h08

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Kangal é um cachorro gigante, musculoso e robusto. Além disso, leva o título de mordida de cachorro mais forte do mundo. Com essa descrição você pode achar que se trata de um animal agressivo e que é melhor manter distância dele. Mas você sabia que o Kangal Turco é, na verdade, um cão muito leal ao homem? Por incrível que pareça, ele é um cão amoroso e até calmo, apesar do instinto protetor aguçado. Tudo é uma questão de como o animal é criado, e dos estímulos que ele recebe.

Ainda assim, o que você precisa saber é que esse cachorro tem uma personalidade única que pode te fazer se apaixonar pelo seu jeitinho reservado. Que tal conhecer mais sobre a raça Kangal? Altura, peso, força da mordida, comportamento... confira a matéria a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a raça!

Kangal Turco: cachorro surgiu na Turquia, onde é considerado símbolo nacional

O cachorro Kangal surgiu na Turquia, mais especificamente em uma cidade de mesmo nome - que é o que deu origem ao seu nome -, localizada no distrito de Sivas. No país, o cão é tão famoso e tradicional que é considerado um símbolo nacional. Por isso, muitas vezes é chamado de Kangal Turco.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Apesar de toda a popularidade no seu país natal, o Kangal não está entre as raças de cachorros mais populares do Brasil e é até raro por aqui. Esse pet faz parte do grupo de cachorros molossos e acredita-se que sua origem venha da mistura entre o Mastim Inglês, Molosso Romano e Molosso Assírio. Por isso ele é tão grande!

O cachorro da raça Kangal é conhecido por ter um tamanho gigante e corpo musculoso

A raça de cachorro Kangal é conhecida por ter a mordida mais forte do mundo. Mas se engana quem pensa a força desse cãozinho fica apenas na mandíbula. Na verdade, todo o corpo do animal é bem forte e musculoso, de forma que ele tem o porte físico perfeito de um cão de guarda - e que, às vezes, até assusta quem não conhece.

Para se ter uma ideia do tamanho do Kangal, peso de um cãozinho adulto da raça costuma ficar entre 50 kg e 60 kg. Já em questão de altura, ele pode medir até 78 centímetros de altura na cernelha (ou seja, a altura da ponta da pata até o ponto do ombro com as quatro patas apoiadas no chão). Sem dúvidas, é um cachorro gigante e, por isso, é muito usado como guardião de rebanhos.

Outra característica que chama a atenção nessa raça de cachorro é a sua pelagem. O cão Kangal Turco tem pelos curtos e densos, com uma pelagem dupla que ajuda a protegê-lo do frio no inverno. Quanto às cores do Kangal, cachorros da raça podem apresentar tons de bege, dourado e fulvo. Normalmente, eles têm uma máscara preta na região do focinho.

O Kangal tem a mordida de cachorro mais forte do mundo

O Kangal é conhecido por ter a mordida mais forte de cachorro, e não é à toa. O maxilar desse animal é capaz de realizar uma pressão muito grande na hora de morder. A medida usada para calcular aforça de mordida de um animal é a PSI (libra-força por polegada quadrada). Ela mede a pressão que o animal exerce enquanto morde.  Na lista de mordidas mais fortes de cachorro, podemos citar raças como Rottweiler (328 PSI), Cão-Lobo (406 PSI) e Mastim (556 PSI).

Qual é a força da mordida de um Kangal?

Os Kangals Turcos têm a mordida com uma força de 746 PSI! Por esse motivo, não há sombra de dúvidas de que é ele que tem a mordida de cachorro mais forte do mundo. Em segundo lugar, vem o Cane Corso com 700 PSI - uma diferença significativa entre o primeiro e segundo colocados.

Qual é o cachorro mais forte do que o Kangal?

Em questão de força de mordida, não há nenhum cão que supere o Kangal. Força da mordida em kg do cãozinho é de 53 kg, e ninguém nem chega perto. Já em questão de peso e tamanho, o Mastim Inglês é bem surpreendente, podendo chegar até 100 kg - haja força!

Veja uma foto do cachorro mais forte do mundo!

 

O cachorro Kangal costuma se dar bem com humanos, mas pode ser agressivo com outros animais
O cachorro Kangal se dá bem com humanos, mas pode ser agressivo com outros animais

 

 

Apesar de toda a força do Kangal, cachorro da raça não é considerado agressivo 

 

Por ter a mordida mais forte de cachorro que existe, muitas pessoas tendem a achar o Kangal bravo e agressivo. Porém, isso não é verdade. A raça é bastante protetora e territorialista, mas dificilmente vai partir para cima de estranhos. Na realidade, é um cão calmo e que, no geral, se dá muito bem com humanos. Ele cria uma ótima relação de proximidade com seu tutor, a quem é bastante leal e carinhoso.

Por outro lado, o cachorro Kangal não costuma se dar bem com outros animais, podendo apresentar um comportamento agressivo com eles. Mas, assim como acontece com outras raças de cachorro, Kangal pode - e deve - ser socializado previamente para ter um comportamento mais amigável e menos desconfiado. A socialização de cachorro da raça é fundamental logo nos primeiros dias de vida para que haja uma boa convivência. 

A inteligência é outra característica marcante desse cachorro. Raça Kangal tem como uma de suas maiores qualidades ser um cachorro inteligente. Ele aprende comandos com facilidade e ser obediente é o seu forte. De toda forma, o ideal é realizar o adestramento no filhote, pois essa é a melhor fase para aprender truques. Ah, e aposte sempre em um tipo de adestramento com reforços positivos, com recompensas como petiscos e carinho - esse tipo de estímulo funciona muito bem com os cães da raça.

O Kangal pode desenvolver problemas ósseos ao longo da vida 

A expectativa de vida de um cachorro Kangal costuma ser de até 15 anos de vida. A raça normalmente é bem saudável, mas é comum que desenvolva problemas de saúde típicos de cachorros grandes. Os mais frequentes são os problemas ósseos, como artrite, displasia coxofemoral canina e luxação patelar. Por isso, o Kangal precisa ter um acompanhamento médico regular ao longo da vida. Além disso, deve fazer exercícios regularmente. A boa notícia é que esse cachorro é fã de caminhadas e gosta de ter um espaço grande para viver.

Além desses cuidados básicos no dia a dia, não esqueça também de vacinar os filhotes e reforçar as doses de vacina anualmente, sem atrasos. Isso ajuda a prevenir uma série de doenças complicadas, e que podem ser facilmente evitadas com imunizantes. A administração de vermífugos e remédios antiparasitários também ajuda na manutenção da saúde do seu aumigo, assim como oferecer uma ração de qualidade e cuidar da higiene dele. Banho, escovação dos pelos, dos dentes, cortar as unhas: tudo isso deve estar na lista de cuidados básicos com o pet.

Qual é o preço do Kangal?

Depois de conhecer o cachorro Kangal, você pode estar com vontade de ter um cãopanheirinho desse dentro da sua casa. Porém, existem alguns empecilhos no caminho. O Kangal é um cão muito tradicional na Turquia e, por isso, o país proíbe sua exportação para outros lugares do mundo. 

Mas será que Kangal é permitido no Brasil? Bom, a verdade é que não existem criadores de Kangal Turco no Brasil e é muito raro achar exemplares em outros países também. Esses cães geralmente ficam restritos ao seu país de origem, onde são muito queridos e "exclusivos".

Por esses motivos, para comprar Kangal, preço costuma ser bastante elevado. Além disso, você provavelmente não pagará em reais. O preço normalmente é por volta de 1.000 euros, tornando a transação ainda mais cara. Ao importar, você ainda terá que arcar com alguns impostos que custam cerca de 800 dólares, algo em torno de R$ 4.000, dependendo da cotação. 

Publicado originalmente em: 16/03/2022
Atualizado em: 02/10/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas