Comportamento animal

Doberman: personalidade, socialização, adestramento e mais sobre o temperamento do cachorro gigante

Publicado - 18 Outubro 2023 - 18h13

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro Doberman é uma raça muito famosa por seu corpo atlético, musculoso e bem forte. Esse cão de origem alemã muitas vezes é visto em trabalhos policiais e atuando como cão de guarda. Afinal, esse cachorro pode chegar aos 72 cm de altura e pode ser um pouco intimidador. Mas como é o temperamento do Doberman? Personalidade da raça é um mistério para muitas pessoas.

Enquanto alguns defendem que o pet é naturalmente mais bravo, outros afirmam que esse cão é, na verdade, bem dócil. Para esclarecer essa dúvida, o Patas da Casa explica tudo sobre a personalidade do cachorro Doberman: como é seu temperamento, de que forma deve ser socializado, se é fácil adestrar o cão e até mesmo como é a convivência com o pet dessa raça. Confira!

O que influencia na personalidade de um cachorro?

Quando falamos do Doberman, cachorro - assim como qualquer outro - pode ter uma personalidade influenciada por diferentes fatores. Geneticamente, a origem do animal pode interferir nisso. Um cão de guarda, por exemplo, é marcado por um forte instinto protetor. Já um cão de pastoreio costuma ter habilidades cognitivas impressionantes e são muito espertos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por outro lado, a maneira como cada animal é criada também impacta no comportamento dele. Se um cachorro é criado de maneira bruta e agressiva, provavelmente se tornará reativo e medroso. Já se for criado com amor e estímulos positivos, responderá da mesma forma. Por isso, para entender melhor o lado do Doberman, temperamento da raça deve levar em consideração tanto a origem do pet quanto a criação dele.

O cachorro Doberman é bravo? 

Existe um senso comum de que o Doberman é um cachorro bravo e agressivo. Porém, não é verdade. A ideia de que cachorro Doberman é bravo tem a ver com a sua história e aparência. Como tem um tamanho grande, porte atlético e corpo musculoso, o cão dessa raça parece mais intimidante do que realmente é.

Além disso, os cães Doberman eram muito utilizados para guardar propriedades, o que faz dele um cachorro protetor. Ele costumava ser estimulado para agir com agressividade em situações de perigo, então muitos podem ter essa impressão de "bravura" da raça.

Resumidamente, o cachorro Doberman acabou ganhando fama de bravo quando, na verdade, esse temperamento é apenas resultado de criação recebida. O Doberman está longe de ser raivoso. Ele pode ser mais desconfiado e atento, mas não é perigoso e jamais vai partir para cima de ninguém se não for ameaçado.

Temperamento do Doberman é dócil e leal no dia a dia

Por trás do porte imponente de um Doberman, gigante que só, existe um cãozinho super dócil e amigável. Gentil e amoroso, esse pet é fiel e adora um carinho. Além disso, é uma ótima companhia para pessoas de todas as idades, inclusive famílias com crianças. Mesmo assim é importante monitorar crianças com cachorro da raça Doberma por conta do tamanho grande.

No geral, é muito fácil lidar com o cachorro Doberman. O temperamento tranquilo no dia a dia torna a convivência agradável para todos. O que o tutor não pode esquecer é de adestrar e socializar corretamente o cão Doberman para que ele cresça obediente e acostumado com diferentes pessoas.

Cachorro Doberman marrom com língua de foraCachorro Doberman preto pulandoDoberman sentado na grama com pelúciaDoberman preto olhando para o ladoDoberman marrom de ladoDoberman preto deitado no chão

O Doberman tem energia para dar e vender

A agitação faz parte do jeitinho do Doberman preto e de outras cores, pois ele tem energia de sobra. A personalidade enérgica da raça faz com que esse pet nunca negue uma brincadeira e esteja sempre disposto a se divertir. É muito importante que o cachorro Doberman tenha uma rotina de exercícios físicos. A falta desse tipo de estímulo pode deixar o animal ansioso e estressado dentro de casa.

No geral, o temperamento do Doberman não é destrutivo, mas a ausência de atividades pode fazer com que a energia se acumule de forma que a agitação passa a ser um problema em casa. Por isso, separe um tempinho todo dia para fazer brincadeiras com o cachorro Doberman e levá-lo para passear.

Doberman: personalidade protetora é um traço marcante

Para o Doberman, família sempre vem em primeiro lugar. Por isso, é impossível falar do temperamento do Doberman sem mencionar seu forte instinto protetor. Criado para ser um cão de guarda, ele está sempre atento a tudo que acontece ao seu redor.

Corajoso e destemido, o cachorro Doberman não tem medo de defender a si mesmo e a quem ama sempre que achar necessário. O animal é muito leal e a proteção da família é sua prioridade. Pode ter certeza que ele não vai medir esforços para manter sua casa sempre protegida. Essa, inclusive, é uma das maiores qualidades para quem pensa em ter um Doberman Alemão.

A raça Doberman é conhecida por sua inteligência e obediência 

 

O Doberman é considerado uma das raças de cachorros mais inteligentes do mundo. O cão ocupa o 5º lugar no ranking de inteligência canina e toda sua esperteza pode ser percebida facilmente, pois os cães dessa raça conseguem aprender os mais diversos truques sem dificuldade.

A obediência é um traço marcante do seu temperamento. O Doberman é super disciplinado e não tem problemas em obedecer o dono quando necessário. Vale ressaltar que cães muito inteligentes podem ser um pouco teimosos, mas não é assim com o Doberman. Personalidade da raça é marcada por muita obediência. 

Cachorro Doberman late muito?

Por ser um cão muito alerta e protetor, é de se esperar que o cachorro da raça Doberman use os seus latidos com frequência para alertar perigos ao tutor. Porém, não é bem assim. Esse cão não é de latir muito no dia a dia. Ele prefere observar tudo de forma mais discreta. Por outro lado, se o Doberman avistar algo que considera realmente perigoso, ele vai latir na tentativa de alertar o tutor.

Além disso, se o animal estiver muito estressado ou ansioso ele também pode latir como forma de chamar atenção. Um exemplo é se o Doberman Pinscher ficar muito tempo dentro de casa sem se exercitar. Se o pet não gasta sua energia, a falta de atividades acaba o deixando estressado, o que pode levar a latidos. 

Doberman filhote andando pela florestaCachorro Doberman marrom deitado na gramaDoberman filhote entre pedrasDoberman filhote andando no parqueCachorro Doberman pulando com peso na bocaFilhote de Doberman preto olhando para frente

 

O adestramento do Doberman filhote é muito tranquilo 

 

Adestrar cachorro é sempre uma boa ideia e com o Doberman não é diferente - e pode ser muito fácil nesse caso. O motivo está no seu temperamento: Doberman é uma das raças de cachorro mais obedientes e inteligentes, o que torna todo o adestramento algo bastante simples.

O cão é conhecido por sua disciplina única, então quando o tutor ensina algum truque, a raça Doberman se empenha e não demora a aprender. O filhote de Doberman é muito inteligente e aprende truques com facilidade. Por isso, o melhor momento para fazer o adestramento do cachorro é nos primeiros meses de vida. Quanto mais cedo ele aprender, melhores são os resultados. 

Postura do Doberman faz dele um ótimo cachorro para trabalho

Você já deve ter visto que existem muitas raças de cães usadas para trabalho. O Pastor Alemão, por exemplo, é um excelente cachorro policial, enquanto o Labrador é um ótimo cão-guia. O cachorro Doberman é mais uma raça que atua bem em diferentes tipos de "trabalhos", sendo frequentemente visto ao lado da polícia. Traços da personalidade do Doberman como obediência, disciplina, inteligência e lealdade - além de sua grande habilidade para farejar - fazem com que ele seja muito eficaz na busca e apreensão de drogas e em missões de resgate.   

 

A relação do Doberman com crianças, estranhos e outros animais

Para amenizar o lado desconfiado da raça, a socialização do cachorro Doberman filhote é muito importante. Quanto mais cedo esse processo ocorrer, melhores são os resultados ao longo da vida. Por isso, a fase de filhote do Doberman é o melhor momento para estimular a socialização.

Crianças - A raça de cachorro Doberman é super paciente com os pequenos. Eles serão grandes parceiros, mas é importante que passem por um processo de socialização adequado antes. Além disso, mesmo depois que já estiverem acostumados um com o outro, o tutor deve supervisionar sempre as brincadeiras para ninguém se machucar sem querer.

Estranhos - Por conta do instinto protetor que faz parte do temperamento do Doberman, o cachorro dessa raça pode ser bem desconfiado com estranhos. Ao se deparar com uma pessoa ou animal desconhecido, esse cão torna-se bem observador pois está analisando se há algum risco de perigo. O cachorro Doberman não é tão sociável de início e precisa se acostumar com a presença do desconhecido para relaxar. 

Outros animais - Os Dobermans podem ser um tanto territorialistas perto de outros cães. Porém, não é nenhuma missão impossível apresentar o cãozinho a outro cãopanheiro: para socializar o Doberman, alguns estímulos positivos funcionam super bem, como petiscos. Além disso, é importante que a socialização com outros cachorros aconteça desde pequeno, durante os passeios.

Doberman: preço e outras informações sobre a compra

Conhecendo melhor a personalidade do Doberman, fica quase impossível não se apaixonar! Ele é companheiro, obediente, animado e muito carinhoso com quem ama. Pode ser um pouco desconfiado, mas com socialização adequada é muito fácil de conviver. Se você ficou com vontade de ter esse pet em casa deve estar se perguntando: quanto custa um Doberman? Preço da raça não é dos mais altos.

Um filhote macho normalmente custa entre R$ 1.500 e R$ 4.000. Já um Doberman filhote fêmea costuma ter o preço um pouco mais elevado, podendo chegar aos R$ 5.500. No geral, quando falamos do cachorro Doberman, preço não vai muito além disso. Lembre-se apenas de sempre procurar um canil de confiança na hora de comprar o cachorro.  

Publicado originalmente em: 23/11/2022
Atualizado em: 18/10/2023

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas