Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas afinal, qual a característica do cachorro Pinscher 1 mais marcante? Só o tamanho que o difere dos outros tipos ou no Pinscher personalidade também pode mudar de acordo com cada variação? Para conhecer mais sobre o Pinscher 01, separamos algumas características que todo tutor precisa saber. Veja a seguir!

Raio-X do cachorro Pinscher 1

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta, lisa e sedosa
  • Cores: marrom, preto e vermelho, com tons únicos ou mesclados
  • Personalidade: energético, protetor, brincalhão e independente
  • Altura: 20 a 25 cm
  • Peso: 3 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 16 anos

 

A origem do cachorro Pinscher 1 é mais antiga do que se pensa

A origem do cachorro Pinscher 1 ainda é muito indefinida. Os primeiros registros da raça remontam à Alemanha de 200 anos atrás. Porém, existem pinturas que retratam cães parecidos com a raça de cachorro Pinscher - 1 e outros tamanhos - datadas de muitos séculos atrás. Por isso, é difícil saber tudo sobre a raça Pinscher quando se trata de sua história.

O que se sabe é que o Pinscher 1 surgiu do cruzamento entre cães da raça Dachshund e Galgo Inglês. O tamanho desse cãozinho era um grande aliado na caça de ratos - por ser o Pinscher 1 pequeno, ele conseguia entrar nas tocas dos roedores e logo virou um dos melhores nessa atividade.

Não é à toa que o Pinscher 1, assim como seus irmãos de outros tipos, fez muito sucesso na Alemanha até a Primeira Guerra Mundial, quando teve seu número diminuído. Nesse mesmo período o cachorro Pinscher 1 começou a ganhar o coração de muitos tutores nos Estados Unidos.

O reconhecimento da raça pelo American Kennel Club aconteceu em 1925, e hoje essa é uma das raças de cachorro mais populares entre os brasileiros - e em todo o mundo!

Pinscher 1 é o segundo menor tamanho da raça

A maior prova de que tamanho não é documento é o cachorro da raça Pinscher 1. Filhote ou não, esse bichinho está sempre pronto para mudar a vida de alguém (para melhor, claro). O cachorro Pinscher 01 é uma das variações da raça Pinscher.

No total, podemos dividir a raça em quatro categorias que são: Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher 3 (também chamado de Pinscher miniatura). Para saber qual é a característica do cachorro Pinscher que difere cada um desses tipos, basta se atentar ao tamanho. O Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura tem uma pequena diferença de altura e peso.

Qual a diferença entre o Pinscher 0 e 1?

O Pinscher 0 é menor de todos, medindo cerca de 15 cm e pesando 2,5 kg; enquanto o Pinscher número 1 é ligeiramente maior e mede de 20 a 25 cm e pesa aproximadamente 3 kg. As fotos de Pinscher 1 comparadas com as de Pinscher 0 ajudam a identificar isso.

Qual o tamanho de um Pinscher número 1?

Uma questão que todo tutor precisa pensar antes de decidir levar um cachorrinho para casa é quanto ao porte do animal. Afinal, Pinscher 1 cresce até que tamanho? O padrão de altura dele costuma ser de 20 a 25 cm e pesa até 3 kg. Bem pequenino e sem ocupar muito espaço, o cachorro Pinscher 1 é uma ótima escolha de companhia para quem mora em apartamentos pequenos ou até mesmo em quitinetes. Ele é uma raça de cachorro que não cresce muito!

Quais as características de um Pinscher 1?

No geral, a raça de cachorro Pinscher - 1 ou qualquer outro tamanho - possui aspectos físicos parecidos. No Pinscher, características mais marcantes são o rosto triangular, as orelhas bem pontudas e os olhos bem redondos. Além disso, o Pinscher - cachorro 1 e de todos os tamanhos - pode ter pelagem com cor única ou mesclada.

As cores mais comuns são marrom, preto e tons avermelhados. Quanto ao tipo de pelo da raça, o padrão é de fios curtos, densos, lisos e sedosos. Vale dizer que o quanto custa um Pinscher 1 pode depender justamente de certas características físicas da raça, como a cor dos pelos. Dessa forma, um Pinscher 1 marrom pode ser mais caro do que um cachorro preto.

Para o Pinscher, personalidade forte é a melhor definição

Se você perguntar qual a característica do cachorro Pinscher mais típica da raça, a maioria das pessoas com certeza responderia que é sua personalidade forte. Com um temperamento bastante marcante, o Pinscher 1 é reconhecido pela sua ousadia, destreza e bravura, assim como os outros tipos. Embora seja sim um pouco mais agitado, o cachorro da raça Pinscher 1 é muito leal, carinhoso e brincalhão com os seus tutores - além de estar sempre cheio de amor para dar!

A verdade é que mesmo o Pinscher 1 sendo baixinho, nunca passa despercebido. Não dá para negar que eles têm a personalidade forte, afinal esses cachorros são pura coragem. Além disso, outra das características do Pinscher 1 mais marcantes é o instinto protetor, que se manifesta com latidos e a necessidade de dominar o ambiente. Essa é uma das raças de cachorro mais barulhentas, apesar do tamanho pequeno - mas não se engane com a ideia de que o Pinscher é bravo, pois eles são apenas protetores com quem amam.

Confira fotos de cachorro Pinscher 1 para você se apaixonar ainda mais!

 

O Pinscher 1 é muito pequeno e costuma pesar cerca de 3 quilosO cachorro Pinscher 1 tem uma média de altura de 20 a 25 cmAlgumas das características do Pinscher 1 são suas orelhas pontudas e cabeça triangularA raça Pinscher 1 pode ter pelagem mesclada em tons de marrom, preto e vermelhoFotos de cachorro Pinscher 1 filhotes nos deixam apaixonados por tanta fofura!O Pinscher 01 possui o tamanho perfeito para viver em apartamentos e espaços pequenosO Pinscher tem uma personalidade forte, mas também é amoroso com sua famíliaO filhote de Pinscher 1 é tão pequeninho que o tutor deve até ficar de olho por onde ele anda!O cachorro Pinscher 1 possui pelos curtos que não costumam cair com frequênciaO Pinscher 1 pode ser baixinho, mas tem coragem de sobra!

 

Filhote de Pinscher 1: como reconhecer a variação?

Por existirem diferentes tamanhos da raça, às vezes, descobrir qual é o real tamanho de um Pinscher se torna uma verdadeira incógnita. Quando ainda é filhote, Pinscher 1 e de outros tipos possuem tamanhos parecidos, o que torna difícil descobrir até que altura eles vão crescer.

Então como o tutor pode identificar isso? Bom, a nossa sugestão é sempre consultar um especialista para confirmar! Veterinários são os profissionais mais capacitados para isso, mas uma outra dica que também pode funcionar é sempre optar por um canil de confiança. Se o local for confiável, certamente vão te indicar o tamanho que você procura.

Além disso, vale lembrar que se o Pinscher 1 já é naturalmente pequeno na fase adulta, imagina um filhote! Cachorro Pinscher 1 nessa fase tem um tamanho muito pequenininho e, por isso, é preciso ter muito cuidado com esse cãozinho - ah, e não esqueça de escolher nomes para cachorro Pinscher bem legais, hein?

Quais são os principais cuidados com um Pinscher 1 filhote?

As fotos de Pinscher 1 filhote não enganam: esses cachorrinhos são muito fofos nessa fase- mas também são mais frágeis . Uma dica importante é manter o filhote de cachorro perto da mãe até, aproximadamente, dois meses de idade. Depois está liberado levá-lo para casa, mas é importante montar um enxoval de cachorro apropriado com ração, potes de comida e água, caminha, tapetes higiênicos, brinquedos e outros itens básicos.

Outros cuidados necessários são com o adestramento e socialização do pet. Porém, os passeios, por exemplo, só devem ser incluídos na rotina do pet depois que todas as vacinas para cachorro tiverem sido aplicadas, bem como os vermífugos. 

4 curiosidades sobre o Pinscher 1

  1. O Pinscher cachorro 1 e seus irmãos são conhecidos também como Zwergpinscher, que significa "anão mordedor" em alemão.
  2. O cachorro da raça Pinscher 1 possui expectativa de vida média de 15 anos.
  3. O Pinscher 1 costuma latir bastante ao sentir algum tipo de ameaça.
  4. Muitas pessoas acham que o Pinscher 1 tem sua origem relacionada com a raça Doberman mas isso não é verdade. Na realidade, o cachorro da raça Pinscher 1 surgiu antes do Doberman!
  5. Apesar de ser conhecido como a raça 50% ódio, 50% tremedeira, o cachorro Pinscher número um - bem como as outras variações - não treme só na hora da raiva, mas também quando está com medo ou frio.

Cuidados com o cachorro Pinscher 1: saiba como deve ser a rotina do animal

Pelo: o Pinscher 1 possui pelos bem curtinhos e lisos que não costumam cair muito. Eles já são naturalmente sedosos e não precisam de tantos cuidados específicos. Basta escovar ao menos uma vez por semana e dar banho com regularidade, mais ou menos a cada 15 dias, para mantê-lo limpinho. 

Unhas e dentes: como o Pinscher 1 é um cãozinho ativo e com probabilidade de desenvolver luxação de patela, é importante manter as unhas aparadas para que ele consiga correr sem risco de tropeçar nelas. Como no Pinscher personalidade também pode ser agressiva em certas situações, a unha grande se torna perigo de arranhões. Além disso, o Pinscher 1 precisa ter os dentes escovados com frequência para evitar tártaro e outros problemas relacionados à saúde bucal. 

Sensibilidade ao frio: o Pinscher número um, além de pequenino, também uma pelagem bem curta. Por isso, quando o tempo esfria, essa é uma raça que sente bastante esse impacto. Para evitar deixar o cachorro com frio, até correndo o risco de sofrer uma hipotermia, o ideal é apostar em estratégias para manter o Pinscher aquecido, como roupinhas e cobertores.

Exercícios físicos: mesmo sendo um Pinscher 1 pequeno, a energia é enorme! Por isso, é importante ter uma rotina de exercícios para que o animal a gaste. Os exercícios devem ser feitos moderadamente. A raça Pinscher 1 possui tendência a desenvolver luxação de patela, condição comum em qualquer raça de cachorro pequeno. Por isso, cuidado para não exagerar. 

Alimentação: o Pinscher 1 filhote precisa de uma alimentação com todos os nutrientes necessários à sua faixa etária, que mudam conforme o cãozinho cresce. Por isso, sempre ofereça a alimentação de acordo com a idade e na quantidade certa, já que o Pinscher 1 possui certa tendência a ganhar peso. 

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Pinscher 1?

O Pinscher é um cachorro saudável, no geral - e isso também vale para o Pinscher número um. No entanto, alguns problemas dermatológicos - como dermatites e sarna demodécica - podem ser comuns na raça. Além disso, é importante ficar atento com alterações nos olhos, coração e ossos do cachorro. O ideal é fazer check-ups com um veterinário regularmente, e sempre lembrar de não atrasar o reforço anual das vacinas e dos vermífugos.

Qual é o preço de um Pinscher 1?

Para adquirir um Pinscher 1, preço normalmente fica entre R$1.800 e R$3.500, de acordo com os principais canis brasileiros. O valor varia de acordo com algumas características do animal. A idade, por exemplo, influencia nisso: uma Pinscher 1 adulta não vai ser tão cara quanto um Pinscher 1 filhote.

Além do mais, quando falamos de preço, Pinscher 1 (assim como em várias outras raças de cachorro), depende muito da linhagem. O valor do cachorro Pinscher 1 descendente de um cachorro campeão em esportes, por exemplo, será mais caro do que o normal. 

No cachorro Pinscher 1, preço também varia de acordo com o sexo (fêmea costuma ser mais cara que macho) e pode ter um valor mais elevado se já tiver vacinação e vermifugação em dia. Por isso, antes de comprar o Pinscher 1, preço deve ser bem pesquisado, assim como o canil de cachorro escolhido, que precisa ser de confiança e oferecer boa qualidade de vida aos animais. 

Publicado originalmente em: 09/04/2020

Atualizado em: 10/01/2024