Adotar um cachorro pode ser uma verdadeira caixinha de surpresas! Afinal, cada raça tem as suas próprias particularidades no que se refere a aparência, cuidados especiais e, principalmente, temperamento. Por isso, na hora de escolher um novo membro para a família, vale a pena direcionar a escolha da raça de acordo com o que você espera do pet. Se você busca encontrar um companheiro para todas as horas e um verdadeiro guardião para a casa, o ideal é apostar em um bichinho bastante corajoso. Muitas pessoas se enganam ao deduzir que a bravura de um cachorro é sinônimo de porte grande e, por isso, acabam desistindo da ideia. Porém, isso está longe de ser uma verdade! Se identificou com o dilema? Então, confira essa listinha de 7 cachorros pequenos e cheios de valentia!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Yorkshire Terrier 

cachorro yorkshire

Como todo bom terrier, o Yorkshire é um cão ativo, enérgico e muito corajoso. Embora seja pequenininho, o cachorro não parece ter medo de nada e encara de peito aberto qualquer desafio que apareça pelo caminho! O bichinho é bastante determinado e se comporta como um verdadeiro guardião da família.  Dono de uma vivacidade de dar inveja em muita gente grande, o Yorkshire também é um ótimo explorador. O animal não pensa duas vezes antes de percorrer todos os cômodos da casa e adora descobrir cantinhos novos. Os pets estão sempre em alerta e, como se não fossem cientes da própria estatura, não hesitam em encarar possíveis ameaças.

 

2) Lulu da Pomerânia

cachorro lulu da pomerânia em casa

Alguns cachorrinhos têm medo ou ficam nervosos antes de passear com os tutores na rua. Esse definitivamente não é o caso do Lulu da Pomerânia! O cão é extremamente ativo e corajoso, o que explica sua euforia ao perceber que está na hora de dar uma voltinha fora de casa. Toda essa disposição precisa ser controlada pelo dono para que não se transforme em um comportamento desagradável, com sinais de estresse ou atitudes agressivas.


Os cachorros da raça Lulu da Pomerânia também não tem medo de conviver com outros animais de sexo e porte diferentes. Muito pelo contrário! Por ser um pet bastante dinâmico, o lulu costuma se dar bem com cachorros maiores. Afinal, cães grandes tendem a aguentar o ritmo agitado do pequenininho cheio de energia. Por estar sempre alerta, o pet costuma não fazer questão de economizar nos latidos, mas, em contrapartida, é geralmente bem dócil e carinhoso.

 

3) Lhasa Apso

cachorro lhasa apso correndo

O Lhasa Apso é mais uma prova de que tamanho não é documento. O cachorro, que pode chegar a medir apenas 29cm de altura, está sempre pronto para enfrentar qualquer perigo! Principalmente, se o bem-estar de seus humanos preferidos estiver em jogo. As possíveis ameaças aos seus tutores são, inclusive, um dos principais motivos pelos quais o cãozinho pode acabar exagerando no barulho. Muito confiante e destemido, coragem é o que não vai faltar entre os cachorrinhos da raça Lhasa Apso!

 

4) Pinscher

 

cachorro pinscher alerta olhando para câmera

É bem provável que você já tenha visto um Pinscher colocar a maior moral e intimidar um outro cachorro de porte maior. Pois é, a natureza sabe exatamente o que faz! O animal é conhecido por sua personalidade repleta de coragem e ousadia. Justamente por esse caráter destemido do cachorro, é necessário ter muito cuidado durante os passeios com o pet. Afinal, nada impede que o bichinho encrenque com algum outro pet ou simplesmente decida invadir uma rua cheia de carros.


Os donos de cães da raça Pinscher precisam ser firmes e mostrar quem é que manda em casa. É sério isso, viu? Se der mole, o animalzinho vai pintar e bordar com a sua família. Por outro lado, mesmo que sejam bastante teimosos, os pinschers também possuem uma lealdade invejável. Inclusive, essa é uma das características responsáveis por transformar o cachorro em um ótimo guardião (ou mini guardião). O cachorro dessa raça tende a ser desconfiado e estar sempre alerta, mais uma prova de toda sua coragem. Afinal, não é nada fácil sustentar um temperamento tão explosivo!

 

5) Maltês

 

cachorro maltês latindo

A aparência calma e gentil do Maltês pode disfarçar sua coragem e bravura. O peludinho não tem o costume de temer a presença de outros cães. Muito pelo contrário! É melhor ficar de olho no pet para que o ele não saia por aí arrumando confusão com cachorros maiores. A parte ruim dessa valentia toda fica por conta do barulho. Infelizmente, o maltês não contém os latidos quando vê a necessidade de se impor, mas acaba funcionando como um ótimo alarme contra a presença de estranhos e possíveis invasores.

 

6) Chihuahua

cachorro chihuahua em sua caminha

A carinha fofa do Chihuahua pode enganar muita gente! No entanto, quem avisa, amigo é: a aparência encantadora do bichinho não deve ser encarada como sinônimo de fragilidade. A raça é muito inteligente, ativa e corajosa, com atitudes que poderiam ser consideradas perigosas em um animal de porte maior.


Sabe aquele cachorro que não tem consciência do próprio tamanho? É o Chihuahua! O pet não vai vacilar antes de desafiar alguém, tanto pessoas como outros cachorros. O cãozinho é muito devoto aos donos e, com um treinamento adequado, pode assumir uma postura mais obediente e tranquila. Inteligência para aprender é o que não falta!

 

7) Schnauzer miniatura

cachorro schnauzer miniatura de roupinha

O instinto corajoso e desbravador do Schnauzer miniatura torna comuns cenas de interação entre o cachorrinho e outros animais maiores. O importante para os cachorros dessa raça é brincar e se divertir, não se importando com o tamanho do coleguinha em questão. Sempre vigilante e destemido, o Schnauzer é extremamente ativo. Vale ressaltar que as brincadeiras devem ser feitas com cuidado! Sua personalidade protetora pode acabar fazendo com que o pet reaja mal a atividades mais "brutas".

 

Redação: Dóris Marinho