Adotar um cachorro filhote é algo que vem acompanhado de muitas responsabilidades. Uma delas é o preparo do enxoval para cachorro, que envolve a compra de acessórios indispensáveis para receber um doguinho em casa. Não adianta simplesmente levar o animal para casa se o ambiente não estiver minimamente preparado para recebê-lo e atender às necessidades do pet. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma lista com tudo que você precisa providenciar para fazer um enxoval para filhote de cachorro. Dá só uma olhada!

Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

No enxoval para cachorro, não pode faltar uma caminha confortável!

A cama para cachorro é um dos primeiros itens da lista, pois o cãozinho precisa de um lugar confortável para dormir e descansar. Esteja preparado, porque os filhotes dormem bastante nas primeiras semanas. Existem várias opções de caminhas para compor o enxoval para cachorro fêmea ou macho, mas o iglu (ou toca) é um dos modelos preferidos dos filhotes, já que costuma ser bem quentinho e escurinho. Almofadões e cama estilo “ninho” também são boas opções, principalmente se o cão for mais espaçoso.

Enxoval pet inclui cuidados com a alimentação: comedouro, bebedouro, ração e petiscos

Na hora de preparar o enxoval, cachorro precisa de uma atenção especial com o que vai comer. Potes de ração e de água são indispensáveis, e o bom é que dá para escolher entre vários modelos no mercado. Apenas certifique-se de escolher um comedouro e bebedouro de boa qualidade, e evite os produtos de plástico, que podem acumular sujeira com facilidade.

A ração para cachorro filhote é outro ponto importante do enxoval pet. Ela deve ser apropriada para a faixa etária do animal, e precisa ser bem nutritiva. Algumas opções indicadas são as versões premium ou super premium. Além disso, os petiscos para cachorro também devem ser incluídos na lista, sendo grandes aliados do adestramento.

Para compor o enxoval de cachorro filhote, não esqueça dos tapetes higiênicos

Kit “filhote cachorro”: saiba quais são os principais itens de higiene

O enxoval para pets inclui os produtos de higiene. Aqui entram vários itens, como o tapete higiênico para cachorro (lavável ou descartável), cortador de unhas, removedor de cera pet, escova de dentes, creme dental de uso veterinário e produtos de banho (shampoo para cachorro, condicionador e sabonete). É bom lembrar, porém, que não pode dar banho nos filhotes antes de três meses de idade, pois a pele deles ainda é muito sensível

O lenço umedecido entra como uma alternativa de limpeza nesses casos, ajudando a deixar o cachorro limpinho. Por falar nisso, na hora de montar o enxoval para cachorro Shih Tzu ou qualquer outro cão de olho esbugalhado, também também é importante ter às mãos um pouco de soro fisiológico para limpar o olho do doguinho.

Acessórios de passeio fazem parte do enxoval de cachorro 

Para fazer um kit “cachorro filhote”, lembre-se que em algum momento os passeios vão começar e nessa hora é importante ter os acessórios certos - seja para evitar uma fuga do animal, ou para ajudar a identificá-lo caso ele se perca. Felizmente, alguns itens são bons aliados e podem ser muito úteis para passear com cachorro depois que ele tiver tomado todas as vacinas. Veja quais são eles: 

Enxoval para pets: não esqueça dos brinquedos de cachorro

Para concluir o kit de enxoval para cachorro, a dica é apostar no enriquecimento ambiental e oferecer alguns brinquedos para o seu novo aumigo. Esses estímulos são super importantes na fase inicial do doguinho, seja para aprimorar as habilidades cognitivas do pet ou para simplesmente entretê-lo no tempo livre. Filhotes têm muita energia e precisam gastar isso de alguma forma. Alguns dos melhores brinquedos para cachorro filhote são: mordedores, pelúcias, bolinhas, brinquedos de corda e brinquedos interativos.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes