Adoção animal

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

Publicado - 10 Janeiro 2024 - 11h02

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0.

Mas afinal, qual a característica do cachorro Pinscher 1 mais marcante? Só o tamanho que o difere dos outros tipos ou no Pinscher personalidade também pode mudar de acordo com cada variação? Para conhecer mais sobre o Pinscher 01, separamos algumas características que todo tutor precisa saber. Veja a seguir!

Raio-X do cachorro Pinscher 1

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta, lisa e sedosa
  • Cores: marrom, preto e vermelho, com tons únicos ou mesclados
  • Personalidade: energético, protetor, brincalhão e independente
  • Altura: 20 a 25 cm
  • Peso: 3 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 16 anos

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A origem do cachorro Pinscher 1 é mais antiga do que se pensa

A origem do cachorro Pinscher 1 ainda é muito indefinida. Os primeiros registros da raça remontam à Alemanha de 200 anos atrás. Porém, existem pinturas que retratam cães parecidos com a raça de cachorro Pinscher - 1 e outros tamanhos - datadas de muitos séculos atrás. Por isso, é difícil saber tudo sobre a raça Pinscher quando se trata de sua história.

O que se sabe é que o Pinscher 1 surgiu do cruzamento entre cães da raça Dachshund e Galgo Inglês. O tamanho desse cãozinho era um grande aliado na caça de ratos - por ser o Pinscher 1 pequeno, ele conseguia entrar nas tocas dos roedores e logo virou um dos melhores nessa atividade.

Não é à toa que o Pinscher 1, assim como seus irmãos de outros tipos, fez muito sucesso na Alemanha até a Primeira Guerra Mundial, quando teve seu número diminuído. Nesse mesmo período o cachorro Pinscher 1 começou a ganhar o coração de muitos tutores nos Estados Unidos.

O reconhecimento da raça pelo American Kennel Club aconteceu em 1925, e hoje essa é uma das raças de cachorro mais populares entre os brasileiros - e em todo o mundo!

Pinscher 1 é o segundo menor tamanho da raça

A maior prova de que tamanho não é documento é o cachorro da raça Pinscher 1. Filhote ou não, esse bichinho está sempre pronto para mudar a vida de alguém (para melhor, claro). O cachorro Pinscher 01 é uma das variações da raça Pinscher.

No total, podemos dividir a raça em quatro categorias que são: Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher 3 (também chamado de Pinscher miniatura). Para saber qual é a característica do cachorro Pinscher que difere cada um desses tipos, basta se atentar ao tamanho. O Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura tem uma pequena diferença de altura e peso.

Qual a diferença entre o Pinscher 0 e 1?

O Pinscher 0 é menor de todos, medindo cerca de 15 cm e pesando 2,5 kg; enquanto o Pinscher número 1 é ligeiramente maior e mede de 20 a 25 cm e pesa aproximadamente 3 kg. As fotos de Pinscher 1 comparadas com as de Pinscher 0 ajudam a identificar isso.

Qual o tamanho de um Pinscher número 1?

Uma questão que todo tutor precisa pensar antes de decidir levar um cachorrinho para casa é quanto ao porte do animal. Afinal, Pinscher 1 cresce até que tamanho? O padrão de altura dele costuma ser de 20 a 25 cm e pesa até 3 kg. Bem pequenino e sem ocupar muito espaço, o cachorro Pinscher 1 é uma ótima escolha de companhia para quem mora em apartamentos pequenos ou até mesmo em quitinetes. Ele é uma raça de cachorro que não cresce muito!

Quais as características de um Pinscher 1?

No geral, a raça de cachorro Pinscher - 1 ou qualquer outro tamanho - possui aspectos físicos parecidos. No Pinscher, características mais marcantes são o rosto triangular, as orelhas bem pontudas e os olhos bem redondos. Além disso, o Pinscher - cachorro 1 e de todos os tamanhos - pode ter pelagem com cor única ou mesclada.

As cores mais comuns são marrom, preto e tons avermelhados. Quanto ao tipo de pelo da raça, o padrão é de fios curtos, densos, lisos e sedosos. Vale dizer que o quanto custa um Pinscher 1 pode depender justamente de certas características físicas da raça, como a cor dos pelos. Dessa forma, um Pinscher 1 marrom pode ser mais caro do que um cachorro preto.

Para o Pinscher, personalidade forte é a melhor definição

Se você perguntar qual a característica do cachorro Pinscher mais típica da raça, a maioria das pessoas com certeza responderia que é sua personalidade forte. Com um temperamento bastante marcante, o Pinscher 1 é reconhecido pela sua ousadia, destreza e bravura, assim como os outros tipos. Embora seja sim um pouco mais agitado, o cachorro da raça Pinscher 1 é muito leal, carinhoso e brincalhão com os seus tutores - além de estar sempre cheio de amor para dar!

A verdade é que mesmo o Pinscher 1 sendo baixinho, nunca passa despercebido. Não dá para negar que eles têm a personalidade forte, afinal esses cachorros são pura coragem. Além disso, outra das características do Pinscher 1 mais marcantes é o instinto protetor, que se manifesta com latidos e a necessidade de dominar o ambiente. Essa é uma das raças de cachorro mais barulhentas, apesar do tamanho pequeno - mas não se engane com a ideia de que o Pinscher é bravo, pois eles são apenas protetores com quem amam.

Confira fotos de cachorro Pinscher 1 para você se apaixonar ainda mais!

 

O Pinscher 1 é muito pequeno e costuma pesar cerca de 3 quilosO cachorro Pinscher 1 tem uma média de altura de 20 a 25 cmAlgumas das características do Pinscher 1 são suas orelhas pontudas e cabeça triangularA raça Pinscher 1 pode ter pelagem mesclada em tons de marrom, preto e vermelhoFotos de cachorro Pinscher 1 filhotes nos deixam apaixonados por tanta fofura!O Pinscher 01 possui o tamanho perfeito para viver em apartamentos e espaços pequenosO Pinscher tem uma personalidade forte, mas também é amoroso com sua famíliaO filhote de Pinscher 1 é tão pequeninho que o tutor deve até ficar de olho por onde ele anda!O cachorro Pinscher 1 possui pelos curtos que não costumam cair com frequênciaO Pinscher 1 pode ser baixinho, mas tem coragem de sobra!

 

Filhote de Pinscher 1: como reconhecer a variação?

Por existirem diferentes tamanhos da raça, às vezes, descobrir qual é o real tamanho de um Pinscher se torna uma verdadeira incógnita. Quando ainda é filhote, Pinscher 1 e de outros tipos possuem tamanhos parecidos, o que torna difícil descobrir até que altura eles vão crescer.

Então como o tutor pode identificar isso? Bom, a nossa sugestão é sempre consultar um especialista para confirmar! Veterinários são os profissionais mais capacitados para isso, mas uma outra dica que também pode funcionar é sempre optar por um canil de confiança. Se o local for confiável, certamente vão te indicar o tamanho que você procura.

Além disso, vale lembrar que se o Pinscher 1 já é naturalmente pequeno na fase adulta, imagina um filhote! Cachorro Pinscher 1 nessa fase tem um tamanho muito pequenininho e, por isso, é preciso ter muito cuidado com esse cãozinho - ah, e não esqueça de escolher nomes para cachorro Pinscher bem legais, hein?

Quais são os principais cuidados com um Pinscher 1 filhote?

As fotos de Pinscher 1 filhote não enganam: esses cachorrinhos são muito fofos nessa fase- mas também são mais frágeis . Uma dica importante é manter o filhote de cachorro perto da mãe até, aproximadamente, dois meses de idade. Depois está liberado levá-lo para casa, mas é importante montar um enxoval de cachorro apropriado com ração, potes de comida e água, caminha, tapetes higiênicos, brinquedos e outros itens básicos.

Outros cuidados necessários são com o adestramento e socialização do pet. Porém, os passeios, por exemplo, só devem ser incluídos na rotina do pet depois que todas as vacinas para cachorro tiverem sido aplicadas, bem como os vermífugos. 

4 curiosidades sobre o Pinscher 1

  1. O Pinscher cachorro 1 e seus irmãos são conhecidos também como Zwergpinscher, que significa "anão mordedor" em alemão.
  2. O cachorro da raça Pinscher 1 possui expectativa de vida média de 15 anos.
  3. O Pinscher 1 costuma latir bastante ao sentir algum tipo de ameaça.
  4. Muitas pessoas acham que o Pinscher 1 tem sua origem relacionada com a raça Doberman mas isso não é verdade. Na realidade, o cachorro da raça Pinscher 1 surgiu antes do Doberman!
  5. Apesar de ser conhecido como a raça 50% ódio, 50% tremedeira, o cachorro Pinscher número um - bem como as outras variações - não treme só na hora da raiva, mas também quando está com medo ou frio.

Cuidados com o cachorro Pinscher 1: saiba como deve ser a rotina do animal

Pelo: o Pinscher 1 possui pelos bem curtinhos e lisos que não costumam cair muito. Eles já são naturalmente sedosos e não precisam de tantos cuidados específicos. Basta escovar ao menos uma vez por semana e dar banho com regularidade, mais ou menos a cada 15 dias, para mantê-lo limpinho. 

Unhas e dentes: como o Pinscher 1 é um cãozinho ativo e com probabilidade de desenvolver luxação de patela, é importante manter as unhas aparadas para que ele consiga correr sem risco de tropeçar nelas. Como no Pinscher personalidade também pode ser agressiva em certas situações, a unha grande se torna perigo de arranhões. Além disso, o Pinscher 1 precisa ter os dentes escovados com frequência para evitar tártaro e outros problemas relacionados à saúde bucal. 

Sensibilidade ao frio: o Pinscher número um, além de pequenino, também uma pelagem bem curta. Por isso, quando o tempo esfria, essa é uma raça que sente bastante esse impacto. Para evitar deixar o cachorro com frio, até correndo o risco de sofrer uma hipotermia, o ideal é apostar em estratégias para manter o Pinscher aquecido, como roupinhas e cobertores.

Exercícios físicos: mesmo sendo um Pinscher 1 pequeno, a energia é enorme! Por isso, é importante ter uma rotina de exercícios para que o animal a gaste. Os exercícios devem ser feitos moderadamente. A raça Pinscher 1 possui tendência a desenvolver luxação de patela, condição comum em qualquer raça de cachorro pequeno. Por isso, cuidado para não exagerar. 

Alimentação: o Pinscher 1 filhote precisa de uma alimentação com todos os nutrientes necessários à sua faixa etária, que mudam conforme o cãozinho cresce. Por isso, sempre ofereça a alimentação de acordo com a idade e na quantidade certa, já que o Pinscher 1 possui certa tendência a ganhar peso. 

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Pinscher 1?

O Pinscher é um cachorro saudável, no geral - e isso também vale para o Pinscher número um. No entanto, alguns problemas dermatológicos - como dermatites e sarna demodécica - podem ser comuns na raça. Além disso, é importante ficar atento com alterações nos olhos, coração e ossos do cachorro. O ideal é fazer check-ups com um veterinário regularmente, e sempre lembrar de não atrasar o reforço anual das vacinas e dos vermífugos.

Qual é o preço de um Pinscher 1?

Para adquirir um Pinscher 1, preço normalmente fica entre R$1.800 e R$3.500, de acordo com os principais canis brasileiros. O valor varia de acordo com algumas características do animal. A idade, por exemplo, influencia nisso: uma Pinscher 1 adulta não vai ser tão cara quanto um Pinscher 1 filhote.

Além do mais, quando falamos de preço, Pinscher 1 (assim como em várias outras raças de cachorro), depende muito da linhagem. O valor do cachorro Pinscher 1 descendente de um cachorro campeão em esportes, por exemplo, será mais caro do que o normal. 

No cachorro Pinscher 1, preço também varia de acordo com o sexo (fêmea costuma ser mais cara que macho) e pode ter um valor mais elevado se já tiver vacinação e vermifugação em dia. Por isso, antes de comprar o Pinscher 1, preço deve ser bem pesquisado, assim como o canil de cachorro escolhido, que precisa ser de confiança e oferecer boa qualidade de vida aos animais. 

    Publicado originalmente em: 09/04/2020
    Atualizado em: 10/01/2024

    Cachorro

    Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

    Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

    Histórias reais

    Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

    Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

    Cachorro

    Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

    Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

    Cuidados

    Direitos dos animais em condomínios: advogada lista o que os condomínios podem proibir ou não sobre a presença de cães e gatos

    Já ouviu falar nos direitos dos animais? Pois saiba que, assim como nós, os nossos pets também são protegidos pela lei. Existe a lei...

    Saúde

    O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

    Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

    Cachorro

    Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

    Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

    Comportamento

    "Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

    O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

    Histórias reais

    Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

    Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

    Ver todas