close
Grandes

Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

Pastor Belga: uma raça de cachorro grande super charmosa e ativa
Pastor Belga: uma raça de cachorro grande super charmosa e ativa

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Muito parecido com o Pastor Alemão, o Pastor Belga tem suas particularidades. Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos. Para conhecer mais a fundo a raça Pastor Belga, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cãozinho incrível. Vem que a gente te mostra!

A origem da raça de cachorro Pastor Belga

Se você sempre quis ter um cachorro da raça Pastor Belga, provavelmente já deve saber que existem pelo menos quatro variações do doguinho. São elas o Pastor Belga Malinois, o Pastor Belga Tervuren, o Pastor Belga Laekenois e o Pastor Belga Groenendael. Este último é o mais popular e que normalmente é reconhecido como “original”. Ele acabou se tornando a carinha oficial da raça, então quando alguém fala de um cachorro belga, as pessoas geralmente associam a imagem do pet a esta variação específica, apesar de existirem outras.

Independentemente do tipo de Pastor Belga, cachorro tem características muito semelhantes, já que todos foram criados inicialmente como raças de trabalho. Para quem não sabe, esse é um dos tipos de cães pastor que eram usados para o pastoreio e/ou guarda de propriedades. A raça belga se tornou bastante popular nos Estados Unidos e em todo o mundo após a Primeira Guerra Mundial, embora ela tenha sido criada originalmente na Bélgica entre os anos de 1891 e 1897.

Por ter muitas semelhanças com o cachorro Pastor Alemão, Belga é constantemente confundido com a raça alemã. Alguns até acreditam que é como se houvesse tipos de “Pastor Alemão Belga”, mas não é bem assim. A verdade é que o cachorro da raça Pastor Belga surgiu do cruzamento de outras raças, que incluíam alguns tipos de Pastor - cachorro Alemão e o Holandês, por exemplo -, mas ele desenvolveu características próprias e únicas. Por isso, se houver o cruzamento de um Pastor Alemão com Belga hoje em dia, o resultado vai ser uma mistura das duas raças - também conhecido como vira-latinha - e as fotos de “Pastor Alemão Belga” estão aí para provar.

Por outro lado, a versão belga tem alguns tipos de pastor. Cachorro, nesse sentido, tem pequenas diferenças de textura da pelagem, comprimento e cor dos pelos. No entanto, anatomicamente, esses tipos de cachorro Pastor são idênticos e por isso são considerados uma única raça com quatro variações.

Tipos de Pastor Belga: quais são as variações da raça?

1) Pastor Belga Groenendael

Essa é a carinha mais famosa quando o assunto é um cachorro Pastor Belga! Preto e com uma linda e brilhante pelagem semi-longa, não foi difícil entender como esse cãozinho conseguiu conquistar tantos admiradores, né? Com uma personalidade forte e destemida, o cachorro da raça Pastor Belga Groenendael - também conhecido como o Pastor preto Belga - não mede esforços para proteger sua família e está sempre em alerta.

Apesar de ter um forte instinto protetor, o cachorro belga preto não é do tipo agressivo. Pelo contrário, ele é muito companheiro e pode ser bastante sociável, mas é importante que esse tipo de comportamento lhe seja ensinado desde cedo, se possível ainda filhote. Pastor Belga é bem fácil de se conviver, basta dar muito amor e cuidar sempre muito bem dele.

2) Pastor Belga Malinois

Quando se trata do Pastor Belga Malinois, cachorro é cheio de charme e conquista facilmente o coraçãozinho de quem se aproxima. Mas antes de levar um desses para casa, todos ficam curiosos para saber uma coisa sobre o Pastor Belga Malinois: personalidade. Afinal, como esse cãozinho se comporta? Será que ele é um animal fácil de lidar no dia a dia? E a resposta é: sim! Na realidade, a raça de cachorro belga é extremamente obediente, tornando a convivência bem tranquila!

Além do mais, se você está pensando em ter um Pastor Malinois, características como a inteligência e lealdade do cãozinho à sua família podem ser um ponto alto. Ele fará sempre de tudo para proteger seus tutores e consegue aprender tudo rapidamente, o que facilita o adestramento. Ah, e ao contrário do que alguns podem pensar, não existem diferentes tipos de Malinois. Essa é uma variação única, mas que pode apresentar cores distintas.

3) Pastor Belga Tervuren

Sobre o Pastor Belga Tervuren, características da pelagem se aproximam muito da versão Groenendael. A diferença, porém, fica por conta da cor dos pelos, principalmente. No geral, eles são fulvo ou cinza, mas sempre acompanhados de uma espécie de capa preta - típica do Groenendael. Além disso, o Pastor Belga Tervuren - filhote e adulto - é muito ativo e territorialista. Por isso, precisam sempre estar fazendo exercícios físicos regularmente e gostam de desempenhar o papel de cão de guarda da casa. Pode confiar, o cãozinho é ótimo quando o assunto é proteger sua família.

Outro ponto positivo deste animal é que o Tervuren é um dos cães de raça Pastor Belga que possui uma saúde bastante resistente e dificilmente ficam doentes. Mas ainda assim o acompanhamento de um médico veterinário é de extrema importância para saber se o seu amigo de quatro patas está saudável.

4) Pastor Belga Laekenois

Um dos traços mais marcantes e diferentes do Pastor Belga Laekenois é o aspecto da sua pelagem, que possui uma coloração mais avermelhada e pode ter algumas combinações de castanho. Com um pelo crespo, áspero e duro, esse é um cachorro Pastor Belga bem raro. Na Bélgica, eles comumente são usados para acompanhar a polícia e o exército, principalmente devido ao seu instinto natural de proteção.

O mais curioso é que, entre os tipos de pastores, cachorro Laekenois é o mais dócil e tem um temperamento muito tranquilo. Essa é uma raça de Pastor Belga que gosta muito de se sentir querida e amada pela sua família. Por isso, se a ideia é ter um amiguinho desse em casa, o ideal é sempre dar muita atenção a ele - não importa se é um Pastor Belga adulto ou filhote.

Pastor Belga: características da raça, condição física e informações gerais

Mesmo que existam algumas variações de Pastor Belga, características sempre costumam seguir o mesmo padrão - exceto a pelagem, que é o grande diferencial entre os tipos de cães da raça. Por isso, além da sua juba, uma coisa que sempre impressiona no Pastor Belga é tamanho. Com uma média de 60 cm de altura, esses cães são bem grandes e com postura imponente. Também possuem um corpo atlético, que costuma pesar entre 25 e 35 kg.

Além disso, tanto a raça de cachorro Pastor Malinois tem um condicionamento físico bem preparado e gosta de estar sempre em movimento, típico de um cão pastor. Raças ainda têm um o comprimento do crânio e do focinho bem parecidos, além de um ótimo faro. Algumas pessoas também chegam a falar da capa preta, e de fato duas variações de Pastor Belga possuem isso, que é o Pastor Malinois e o Pastor Tervuren.

A diferença é que as características de Pastor Belga Malinois se diferenciam no quesito comprimento: esse é Pastor Belga pelo curto, enquanto o Tervuren tem pelos longos. Ainda assim, esse é um aspecto que faz com que muitas pessoas confundam o Pastor Alemão e Belga: capa preta é uma coisa que sempre chama atenção.

Veja algumas fotos de cachorro Pastor Belga

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
     Cachorro Pastor Belga preto é conhecido como Groenendael
    Cachorro Pastor Belga preto é conhecido como Groenendael
     Capa preta é uma das características de Pastor Malinois
    Capa preta é uma das características de Pastor Malinois
    Pastor Belga Tervueren: normalmente é confundido com o Groenendael, mas tem pelos longos
    Pastor Belga Tervueren: normalmente é confundido com o Groenendael, mas tem pelos longos
    Belga: cachorro Laekenois é o mais raro dos tipos e com pelos bastantes distintos
    Belga: cachorro Laekenois é o mais raro dos tipos e com pelos bastantes distintos
     Pastor Belga: capa preta é típica das versões Tervueren e Malinois
    Pastor Belga: capa preta é típica das versões Tervueren e Malinois
    Pastor Belga Tervueren: quem resiste ao charme de um Belga preto e castanho?
    Pastor Belga Tervueren: quem resiste ao charme de um Belga preto e castanho?
    Pastor Belga preto: pelo curto não está entre as características do Groenendael
    Pastor Belga preto: pelo curto não está entre as características do Groenendael
    A raça de cachorro Pastor Laekenois é muito utilizada na Bélgica para auxiliar a polícia e o exército
    A raça de cachorro Pastor Laekenois é muito utilizada na Bélgica para auxiliar a polícia e o exército
     Pastor Belga "negro": cachorro Tervueren tem marcações pretas bem fortes no rosto e corpo
    Pastor Belga "negro": cachorro Tervueren tem marcações pretas bem fortes no rosto e corpo
    Pastor Belga: tipos da raça são a prova de que o cãozinho é puro amor em qualquer variação
    Pastor Belga: tipos da raça são a prova de que o cãozinho é puro amor em qualquer variação
     Cachorro Pastor Belga preto é conhecido como Groenendael
     Capa preta é uma das características de Pastor Malinois
    Pastor Belga Tervueren: normalmente é confundido com o Groenendael, mas tem pelos longos
    Belga: cachorro Laekenois é o mais raro dos tipos e com pelos bastantes distintos
     Pastor Belga: capa preta é típica das versões Tervueren e Malinois
    Pastor Belga Tervueren: quem resiste ao charme de um Belga preto e castanho?
    Pastor Belga preto: pelo curto não está entre as características do Groenendael
    A raça de cachorro Pastor Laekenois é muito utilizada na Bélgica para auxiliar a polícia e o exército
     Pastor Belga "negro": cachorro Tervueren tem marcações pretas bem fortes no rosto e corpo
    Pastor Belga: tipos da raça são a prova de que o cãozinho é puro amor em qualquer variação

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Afinal, existe Pastor Belga branco? Confira as cores da raça

    Muitos tutores idealizam seu pet e, inclusive, a coloração da sua pelagem. Tanto é que o que não falta é gente que procura por um Pastor Belga branco para levar para casa. A má notícia é que, apesar de existirem outras raças - como a do Pastor Suíço - que possuem a pelagem branca, nenhuma das variações do Pastor Belga tem esse tipo de coloração. Então, nem adianta procurar por um Pastor Belga Groenendael branco ou algo do tipo porque o mais comum é que esse tipo de raça tenha pelos naturalmente mais escuros. 

    Tanto é que o Pastor Belga preto costuma ser a carinha mais conhecida da raça e faz parte do grupo Groenendael. Contudo, outras cores também podem ser encontradas nos outros tipos da raça. O Pastor Belga Laekenois, por exemplo, normalmente tem uma pelagem mais avermelhada e com tons de castanho pelo seu corpo. Já o Pastor Belga Malinois pode ser encontrado tanto na cor preta quanto fulvo com detalhes pretos, e é um dos cãezinhos mais bonitos e marcantes. Por último, mas não menos importante, também temos o Pastor Belga Tervueren, que muito se assemelha ao Groenendael na questão da pelagem. Vale destacar que essas variações de pelagem costumam influenciar no valor do Pastor Belga.

    Como é a personalidade do cachorro Pastor Belga?

    • Convivência

    Conhecido pelo seu forte instinto protetor, a raça de cachorro Pastor Belga é extremamente corajosa. Não é à toa que muitos tutores procuram o cãozinho para ajudar a tomar conta da casa, fazendo o papel de guarda. O Pastor Belga é realmente ótimo nisso, pois está sempre em alerta e fazem de tudo para protegerem a família.

    Aliás, um outro ponto que vale ressaltar sobre a raça é a sua lealdade: o Pastor Belga não mede esforços para mostrar o quanto ama os seus tutores. Em troca, ele só espera receber muito carinho e amor de volta. Por incrível que pareça, por trás da pose de cachorro valente e destemido, existe um cãozinho carente que adora receber atenção e que detesta ficar longos períodos sozinho. Então, se você estiver pensando em comprar Pastor Belga, nunca se esqueça de fazê-lo se sentir querido, hein?

    • Socialização

    O Pastor Belga, como era utilizado para pastoreio e guarda antigamente, costuma ser bem observador. Por isso, pode ficar desconfiado perto de estranhos. Isso acontece especialmente com o Pastor Malinois (temperamento reservado faz parte da raça).  Não é à toa que muitas pessoas se perguntam se o Pastor Belga Malinois é perigoso, mas apesar da desconfiança, o cãozinho não costuma ser agressivo nem temperamental. 

    Já o Groenendael e o Tervuren tendem a ser mais amigáveis, inclusive com crianças e outros pets. Ainda assim, a socialização é indispensável e deve começar com o cachorro Pastor Belga filhote - independentemente da variação -, assim eles vão crescer mais sociáveis e menos desconfiados.

    • Adestramento

    Inteligente, o cachorro Pastor Belga pode - e deve - ser adestrado. No entanto, para que os treinamentos sejam bem-sucedidos, é importante que o cãozinho tenha um vínculo afetivo com a pessoa que está o treinando. O reforço positivo também é uma estratégia que pode ser adotada para deixar a raça belga mais receptiva. A boa notícia é que não importa se você vai adestrar um Pastor Belga filhote ou adulto: o cachorro tem ótimos resultados no adestramento, independentemente da idade. No entanto, o ideal é que isso comece o quanto antes.

    Pastor Belga filhote: o que você precisa saber antes de ter um

    Uma tarefa que normalmente não é nada fácil é cuidar de um filhote. Pastor Belga ou não, o bichinho na fase inicial da sua vida sempre precisa de cuidados mais específicos. Por isso, é importante levá-lo ao veterinário o quanto antes para obter maiores orientações a respeito da sua saúde, principalmente sobre vacinação e vermifugação. Além disso, a alimentação é outro ponto importante na rotina de um filhote de Pastor Belga. Normalmente, recomenda-se que o tutor alimente o animal pelo menos três vezes ao dia com a quantidade indicada pelo veterinário, pois assim é possível garantir que o cachorro crescerá forte e saudável.

    Outro ponto importante é que quando se trata de um Pastor Belga filhote, preço não é a única coisa a ser pensada. Para receber um cachorrinho em casa, é importante saber que alguns custos vão fazer parte dos cuidados com o animal. Além da alimentação, é bom providenciar um cantinho adequado para o filhote de Pastor Belga com tudo que ele precisa: caminha, água, brinquedos, tapete higiênico e produtos de higiene.  Muitos se preocupam com valor, e Pastor Belga vai muito além disso.

    5 curiosidades sobre o cachorro Pastor Belga

    1) O Pastor Belga é uma das melhores raças para praticar esportes! Com corpo atlético e energia de sobra, esses cães se dão muito bem em várias modalidades, como corrida e agility.

    2) Ainda hoje o cachorro belga é muito utilizado para trabalhar ao lado de policiais. Isso porque eles são inteligentes e respondem rapidamente aos comandos passados.

    3) Não existe um “mini Pastor Belga”. Todas as variações de cães da raça são de porte grande e, portanto, precisam de um espaço adequado para viverem.

    4) A raça de cachorro Malinois é a versão mais popular no Brasil, mas não no mundo. Lá fora, o Groenendael é o mais queridinho.

    5) Para quem ama filmes de cachorro, o Pastor Belga já esteve nas telonas do cinema com o filme “Max - O Cão Herói”.

    As fotos do cachorro Pastor Belga filhote deixam qualquer um babando!

    O Pastor Belga filhote é um bom candidato para o adestramento e deve ser socializado
    O Pastor Belga filhote é um bom candidato para o adestramento e deve ser socializado
    O filhote de Pastor Belga precisa ser vacinado e vermifugado
    O filhote de Pastor Belga precisa ser vacinado e vermifugado
    Pastor Belga preto: preço do filhote de Groenendael chega a R$ 4 mil
    Pastor Belga preto: preço do filhote de Groenendael chega a R$ 4 mil
    Quando filhote, Pastor Belga precisa de cuidado com a sua alimentação
    Quando filhote, Pastor Belga precisa de cuidado com a sua alimentação
    Pastor Belga filhote: preço depende da variação escolhida
    Pastor Belga filhote: preço depende da variação escolhida
    O Pastor Belga filhote é um bom candidato para o adestramento e deve ser socializado
    O filhote de Pastor Belga precisa ser vacinado e vermifugado
    Pastor Belga preto: preço do filhote de Groenendael chega a R$ 4 mil
    Quando filhote, Pastor Belga precisa de cuidado com a sua alimentação
    Pastor Belga filhote: preço depende da variação escolhida

    Pastor Belga: cachorro requer alguns cuidados importantes no dia a dia

    • Banho e escovação: 

    A escovação do Pastor Belga deve ser feita pelo menos duas vezes na semana para manter o pelo do cãozinho bonito e renovado. Assim, é possível evitar que a pelagem do animal fique muito embaraçada. Já os banhos podem ser dados ao pet pelo menos uma vez por mês ou quando ele estiver muito sujo.

    • Dentes, ouvidos e unhas:

    Não esqueça de escovar os dentes do cachorro belga pelo menos três ou quatro vezes na semana. Essa é uma forma de evitar que problemas bucais apareçam, como tártaro e mau hálito. Além disso, a orelha do Pastor Belga também precisa de certa atenção, e é importante higienizá-la regularmente para evitar infecções e inflamações no local. Por fim, é bom cortar as unhas do cachorro da raça belga pelo menos uma ou duas vezes por mês, observando sempre o crescimento da região.

    • Exercícios físicos: 

    Para manter sua saúde firme e forte, esse tipo de cachorro precisa, principalmente, de uma rotina com exercícios físicos diários. O Pastor Belga é muito energético! Por serem originalmente cães de pastoreio, a raça está acostumada com longas corridas e, por isso, uma boa opção é levar o seu amigo a um parque de cachorro em que ele possa correr bastante até cansar. 

    Como é a saúde do Pastor Belga?

    Embora o cachorro Pastor Belga tenha uma saúde bastante resistente, é bom se prevenir - e o médico veterinário está ali para isso. Os problemas mais comuns nesta raça são ataques de epilepsia, dermatite, hipotireoidismo e displasia coxofemoral. Por isso, o acompanhamento de um veterinário é essencial para garantir a saúde e bem-estar do cachorro belga. Além disso, não esqueça de manter o calendário de vacinas sempre atualizado, assim como a vermifugação.

    Pastor Belga: preço pode variar de R$1500 a R$6 mil

    Se você é um dos apaixonados pela raça e quer saber quanto custa um filhote de Pastor Belga, chegou a hora de falar de preço! Pastor Belga, no geral, é procurado de acordo com a sua variação, e por isso existe uma certa diferença de valores entre uma e outra. Veja o preço de Pastor Belga abaixo:

    • Pastor Belga Groenendael: preço varia de R$ 1,2 mil a R$ 4 mil 

    • Pastor Belga Malinois: preço varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil

    • Pastor Belga Tervuren: preço varia de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil

    • Pastor Belga Laekenois: preço varia de R$ 2 mil a R$ 3,5 mil

    Além do preço do filhote de Pastor Belga, é importante procurar um canil de confiança para adquirir um exemplar. Procure sempre por lugares com boas referências e que sejam bem avaliados por outros clientes. Se possível, faça algumas visitas ao local para observar como eles cuidam dos animais. Também tenha em mente que, quando se trata do Pastor Belga, preço pode mudar de acordo com o canil ou criador. O sexo, assim como a linhagem, são fatores que também influenciam no preço de Pastor Belga.

    Raio-x do Pastor Belga

    • Temperamento: protetor, leal, com muita disposição e apegado com a família
    • Nível de inteligência: 14º Tervuren; 15º Groenendael; 22º Laekenois e Malinois no ranking de inteligência canina
    • Nível de energia: alto
    • Saúde: dermatite, hipotireoidismo e displasia coxofemoral são comuns
    • Expectativa de vida: 10 a 14 anos

    Redação: Juliana Melo

    Publicada originalmente em: 14/04/2020

    Atualizada em: 08/10/2021

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante

    Próxima matéria

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Ver Todas >

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. 

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)
    Adote um animal

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)

    É impossível não reconhecer o gato Bengal. As manchinhas da pelagem do Gato-de-Bengala são únicas, assim como o seu rabo comprido, traços finos e olhos claros. Ele parece até um gato leopardo! A inteligência da raça Bengal é uma das suas características mais marcantes, junto com as diferentes maneiras de vocalizar e a facilidade em ser adestrado. Além disso, o Gato de Bengala pode ser dividido em alguns níveis de acordo com seu parentesco, dos mais próximos aos selvagens aos mais domesticados.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Adote um animal

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    Não se apaixonar pela raça cachorro Pug é praticamente impossível! Com os olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o Pug está na lista dos cachorros mais queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do cachorro Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar a falar tudo sobre Pug. Desde a origem do Pug até sua personalidade, é um cãozinho bem curioso em vários aspectos. 

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza
    Adote um animal

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

    O Chartreux é uma raça de gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. Muitas vezes comparado aos cachorros pelo seu comportamento, o gato Chartreux costuma ser muito apegado aos seus humanos. Ou seja, esse é um gato muito companheiro, tranquilo e curioso! 

    Ver Todas >