Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão e Pastor Belga sempre acontece, mas cada raça tem suas particularidades. No caso do cachorro belga, existem quatro variações diferentes: o Pastor Belga Laekenois, Groenendael, Malinois e Tervueren. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com diferentes tipos  - possui traços de personalidade bem parecidos. Além disso, os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ficou curioso para conhecer mais a fundo a raça Pastor Belga? A gente te ajuda com isso: o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cãozinho incrível, desde cuidados e características físicas até preço e outras curiosidades. Vem que a gente te mostra!

Raio-x do Pastor Belga

  • Origem: Bélgica
  • Grupo: Cães Pastores e Boiadeiros
  • Pelagem: longo (Groenendael e o Tervueren), curto (Malinois) ou duro (Laekenois)
  • Cores: preto (Groenendael), fulvo-encarvoado e cinza-encarvoado com máscara preta (Tervueren), fulvo-encarvoado com máscara preta (Malinois) ou fulvo-encarvoado (Laekenois), com todas as variedades podendo apresentar um pouco de branco é tolerado no peito e nos dedos
  • Personalidade: protetor, leal, com muita disposição e apegado com a família
  • Altura: 56 a 66 cm
  • Peso: 20 a 30 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 14 anos

A origem da raça de cachorro Pastor Belga

Se você sempre quis ter um cachorro da raça Pastor Belga, provavelmente já deve saber que existem pelo menos quatro variações do doguinho. São elas o Pastor Belga Malinois, o Pastor Belga Tervuren, o Pastor Belga Laekenois e o Pastor Belga Groenendael. Este último é o mais popular e que normalmente é reconhecido como “original”. Ele acabou se tornando a carinha oficial da raça, então quando alguém fala de um cachorro belga, as pessoas geralmente associam a imagem do pet a esta variação específica, apesar de existirem outras.

Independentemente do tipo de Pastor Belga, cachorro tem características muito semelhantes, já que todos foram criados inicialmente como raças de trabalho. Para quem não sabe, esse é um dos tipos de cães pastor que eram usados para o pastoreio e/ou guarda de propriedades. A raça belga se tornou bastante popular nos Estados Unidos e em todo o mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas foi criada originalmente na Bélgica entre os anos de 1891 e 1897.

Por ter muitas semelhanças com o cachorro Pastor Alemão, o cãozinho Belga é constantemente confundido. Alguns até acham que existem tipos de “Pastor Alemão Belga”, mas não é bem assim. A verdade é que o cachorro da raça Pastor Belga surgiu do cruzamento de outras raças, que incluíam alguns tipos de Pastor, como o Alemão e o Pastor Holandês.  Porém, ele desenvolveu características próprias e únicas. Por isso, se houver o cruzamento de um Pastor Alemão com Belga hoje em dia, o resultado vai ser uma mistura das duas raças - ou seja, um vira-lata - e as fotos de “Pastor Alemão Belga” estão aí para provar.

Por outro lado, a versão belga é dividida em quatro tipos de pastor. Cachorro, nesse sentido, tem pequenas diferenças de textura da pelagem, comprimento e cor dos pelos. No entanto, anatomicamente, eles são idênticos e por isso são considerados uma única raça com quatro variações.

Tipos de Pastor Belga: quais são as variações da raça?

1) Pastor Belga Groenendael

Essa é a carinha mais famosa quando o assunto é um cachorro Pastor Belga! Preto e com uma linda e brilhante pelagem semi-longa, não foi difícil entender como esse cãozinho conseguiu conquistar tantos admiradores, né? Com uma personalidade forte e destemida, o cachorro da raça Pastor Belga Groenendael - também conhecido como o Pastor Belga preto - não mede esforços para proteger sua família e está sempre em alerta.

Apesar de ter um forte instinto protetor, o cachorro belga preto não é do tipo agressivo. Pelo contrário, ele é muito companheiro e pode ser bastante sociável, mas é importante que esse tipo de comportamento lhe seja ensinado desde cedo, se possível ainda filhote. Pastor Belga é bem fácil de se conviver, basta dar muito amor e cuidar sempre muito bem dele.

2) Pastor Belga Malinois

Quando se trata do Pastor Belga Malinois, cachorro é cheio de charme e conquista facilmente o coraçãozinho de quem se aproxima. Mas antes de levar um desses para casa, todos ficam curiosos para saber uma coisa sobre o Pastor Belga Malinois: personalidade. Afinal, como esse cãozinho se comporta? Será que ele é um animal fácil de lidar no dia a dia? E a resposta é: sim! Na realidade, a raça de cachorro belga é extremamente obediente, tornando a convivência bem tranquila!

Além do mais, se você está pensando em ter um Pastor Malinois, características como a inteligência e lealdade do cãozinho à sua família podem ser um ponto alto. Ele fará sempre de tudo para proteger seus tutores e consegue aprender tudo rapidamente, o que facilita o adestramento. Ah, e ao contrário do que alguns podem pensar, não existem diferentes tipos de Malinois. Essa é uma variação única, mas que pode apresentar cores distintas.

3) Pastor Belga Tervuren

Sobre o Pastor Belga Tervuren, características da pelagem se aproximam muito da versão Groenendael. A diferença, porém, fica por conta da cor dos pelos, principalmente. No geral, eles são fulvo ou cinza, mas sempre acompanhados de uma espécie de capa preta - típica do Groenendael. Além disso, o Pastor Belga Tervuren - filhote e adulto - é muito ativo e territorialista. Por isso, precisam sempre estar fazendo exercícios físicos regularmente e gostam de desempenhar o papel de cão de guarda da casa. Pode confiar, o cãozinho é ótimo quando o assunto é proteger sua família.

Outro ponto positivo deste animal é que o Tervuren é um dos cães de raça Pastor Belga que possui uma saúde bastante resistente e dificilmente ficam doentes. Mas ainda assim o acompanhamento de um médico veterinário é de extrema importância para saber se o seu amigo de quatro patas está saudável.

4) Pastor Belga Laekenois

Um dos traços mais marcantes e diferentes do Pastor Belga Laekenois é o aspecto da sua pelagem, que possui uma coloração mais avermelhada e pode ter algumas combinações de castanho. Com um pelo crespo, áspero e duro, esse é um cachorro Pastor Belga bem raro. Na Bélgica, eles comumente são usados para acompanhar a polícia e o exército, principalmente devido ao seu instinto natural de proteção.

O mais curioso é que, entre os tipos de pastores, cachorro Laekenois é o mais dócil e tem um temperamento muito tranquilo. Essa é uma raça de Pastor Belga que gosta muito de se sentir querida e amada pela sua família. Por isso, se a ideia é ter um amiguinho desse em casa, o ideal é sempre dar muita atenção a ele - não importa se é um Pastor Belga adulto ou filhote.

Pastor Belga: características da raça, condição física e informações gerais

Mesmo que existam algumas variações de Pastor Belga, características sempre costumam seguir o mesmo padrão - exceto a pelagem, que é o grande diferencial entre os tipos de cães da raça. Por isso, além da sua juba, uma coisa que sempre impressiona no Pastor Belga é tamanho. Com uma média de 60 cm de altura, esses cães são bem grandes e com postura imponente. Também possuem um corpo atlético, que costuma pesar entre 20 e 30 kg.

Além disso, a raça de cachorro Pastor  Belga tem um condicionamento físico bem preparado e gosta de estar sempre em movimento, típico de um cão pastor. Raças ainda têm um o comprimento do crânio e do focinho bem parecidos, além de um ótimo faro. Algumas pessoas também chegam a chamá-los de "Pastor Belga capa preta", e de fato duas variações possuem isso, que é o Pastor Belga Malinois preto e fulvo-encarvoado e o Pastor Tervuren.

As características de Pastor Belga Malinois se diferenciam no quesito comprimento da pelagem: Malinois é o Pastor Belga pelo curto, enquanto o Tervuren tem pelos longos. Ainda assim, esse é um aspecto que faz com que muitas pessoas confundam o Pastor Alemão e Belga: capa preta é uma coisa que sempre chama atenção.

Veja algumas fotos de cachorro Pastor Belga

 

Cachorro Pastor Belga preto é conhecido como GroenendaelCapa preta é uma das características de Pastor MalinoisPastor Belga Tervueren: normalmente é confundido com o Groenendael, mas tem pelos longosBelga: cachorro Laekenois é o mais raro dos tipos e com pelos bastantes distintosPastor Belga: capa preta é tí­pica das versões Tervueren e MalinoisPastor Belga Tervueren: quem resiste ao charme de um Belga preto e castanho?Pastor Belga preto: pelo curto não está entre as características do GroenendaelA raça de cachorro Pastor Laekenois é muito utilizada na Bélgica para auxiliar a polí­cia e o exércitoPastor BelgaPastor Belga: tipos da raça são a prova de que o cãozinho é puro amor em qualquer variação

 

Afinal, existe Pastor Belga branco? Confira as cores da raça

 

Muitos tutores idealizam seu pet e, inclusive, a coloração da sua pelagem. Tanto é que o que não falta é gente que procura por um Pastor Belga branco para levar para casa. A má notícia é que, apesar de existirem outras raças - como a do Pastor Branco Suíço - que possuem a pelagem branca, nenhuma das variações do Pastor Belga tem esse tipo de coloração. Então, nem adianta procurar por um Pastor Belga Groenendael branco ou algo do tipo porque o mais comum é que esse tipo de raça tenha pelos naturalmente mais escuros. 

Tanto é que o Pastor Belga preto costuma ser a carinha mais conhecida da raça e faz parte do grupo Groenendael. Contudo, outras cores também podem ser encontradas nos outros tipos da raça. O Pastor Belga Laekenois, por exemplo, normalmente tem uma pelagem mais avermelhada e com tons de castanho pelo seu corpo. Já o Pastor Belga Malinois pode ser encontrado tanto na cor preta quanto fulvo com detalhes pretos, e é um dos cãezinhos mais bonitos e marcantes. Por último, mas não menos importante, também temos o Pastor Belga Tervueren, que muito se assemelha ao Groenendael na questão da pelagem. Vale destacar que essas variações de pelagem costumam influenciar no valor do Pastor Belga.

Como é a personalidade do cachorro Pastor Belga?

  • Convivência

Conhecido pelo seu forte instinto protetor, o cachorro Pastor Belga é protetor e extremamente corajoso. Não é à toa que muitos tutores procuram o cãozinho para ajudar a tomar conta da casa, fazendo o papel de guarda. O Pastor Belga é realmente ótimo nisso, pois está sempre em alerta e fazem de tudo para protegerem a família.

Para manter sua saúde firme e forte, esse tipo de cachorro precisa, principalmente, de uma rotina com exercícios físicos diários. O Pastor Belga é muito energético! Por serem originalmente cães de pastoreio, a raça está acostumada com longas corridas e, por isso, uma boa opção é levar o seu amigo a um parque de cachorro em que ele possa correr bastante até cansar. 

Aliás, um outro ponto que vale ressaltar sobre a raça é a sua lealdade: o Pastor Belga não mede esforços para mostrar o quanto ama os seus tutores. Em troca, ele só espera receber muito carinho e amor de volta. Por incrível que pareça, por trás da pose de cachorro valente e destemido, existe um cãozinho carente que adora receber atenção. Ou seja, ele não gosta de ser um cachorro que passa um tempo sozinho. Então, se você estiver pensando em comprar Pastor Belga, nunca se esqueça de fazê-lo se sentir querido, hein?

  • Socialização

O Pastor Belga, como era utilizado para pastoreio e guarda antigamente, costuma ser bem observador. Por isso, pode ficar desconfiado perto de estranhos. Isso acontece especialmente com o Pastor Malinois (temperamento reservado faz parte da raça).  Não é à toa que muitas pessoas se perguntam se o Pastor Belga Malinois é perigoso, mas apesar da desconfiança, o cãozinho não costuma ser agressivo nem temperamental. 

Já o Groenendael e o Tervuren tendem a ser mais amigáveis, inclusive com crianças e outros pets. Ainda assim, a socialização é indispensável e deve começar com o cachorro Pastor Belga filhote - independentemente da variação -, assim eles vão crescer mais sociáveis e menos desconfiados.

  • Adestramento

Inteligente, o cachorro Pastor Belga pode - e deve - ser adestrado. No entanto, para que os treinamentos sejam bem-sucedidos, é importante que o cãozinho tenha um vínculo afetivo com a pessoa que está o treinando. O reforço positivo também é uma estratégia que pode ser adotada para deixar a raça belga mais receptiva. A boa notícia é que não importa se você vai adestrar um Pastor Belga filhote ou adulto: o cachorro tem ótimos resultados no adestramento, independentemente da idade. No entanto, o ideal é que isso comece o quanto antes.

Pastor Belga filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Uma tarefa que normalmente não é nada fácil é cuidar de um filhote. Pastor Belga ou não, o bichinho na fase inicial da sua vida sempre precisa de cuidados mais específicos. Por isso, é importante levá-lo ao veterinário o quanto antes para obter maiores orientações a respeito da saúde do filhote de cachorro, principalmente sobre vacinação e vermifugação. Além disso, a alimentação é outro ponto importante na rotina de um filhote de Pastor Belga. Normalmente, recomenda-se que o tutor alimente o animal pelo menos três vezes ao dia com a quantidade indicada pelo veterinário, pois assim é possível garantir que o cachorro crescerá forte e saudável.

Outro ponto importante é que quando se trata de um Pastor Belga filhote, preço não é a única coisa a ser pensada. Para receber um cachorrinho em casa, é importante saber que alguns custos vão fazer parte dos cuidados com o animal. Além da alimentação, é bom providenciar um cantinho adequado para o filhote de Pastor Belga com tudo que ele precisa: caminha, água, brinquedos, tapete higiênico e produtos de higiene.  Muitos se preocupam com valor, e Pastor Belga vai muito além disso.

5 curiosidades sobre o cachorro Pastor Belga

1) O Pastor Belga é uma das melhores raças para praticar esportes! Com corpo atlético e energia de sobra, esses cães se dão muito bem em várias modalidades, como corrida e agility.

2) Ainda hoje o cachorro belga é muito utilizado para trabalhar ao lado de policiais. Isso porque eles são inteligentes e respondem rapidamente aos comandos passados.

3) Não existe um “mini Pastor Belga”. Todas as variações de cães da raça são de porte grande e, portanto, precisam de um espaço adequado para viverem.

4) A raça de cachorro Malinois é a versão mais popular no Brasil, mas não no mundo. Lá fora, o Groenendael é o mais queridinho.

5) Para quem ama filmes de cachorro, o Pastor Belga já esteve nas telonas do cinema com o filme “Max - O Cão Herói”.

As fotos de Pastor Belga filhote deixam qualquer um babando!

 

O Pastor Belga filhote é um bom candidato para o adestramento e deve ser socializadoO filhote de Pastor Belga precisa ser vacinado e vermifugadoPastor Belga preto: preço do filhote de Groenendael chega a R$ 4 milQuando filhote, Pastor Belga precisa de cuidado com a sua alimentaçãoPastor Belga filhote: preço depende da variação escolhida

 

Pastor Belga: cachorro requer alguns cuidados importantes no dia a dia

 

  • Banho: os banhos podem ser dados ao pet pelo menos uma vez por mês ou quando ele estiver muito sujo. Use sempre produtos apropriados para pets!
  • Escovação: a escovação do Pastor Belga deve ser feita pelo menos duas vezes na semana para manter o pelo do cãozinho bonito e renovado. Assim, é possível evitar que a pelagem do animal fique muito embaraçada. 
  • Unhas: é bom cortar as unhas do cachorro da raça belga pelo menos uma ou duas vezes por mês, observando sempre o crescimento da região.
  • Dentes: não esqueça de escovar os dentes do cachorro belga pelo menos três ou quatro vezes na semana. essa é uma forma de evitar que problemas bucais apareçam, como tártaro e mau hálito.
  • Orelhas: a orelha do Pastor Belga também precisa de certa atenção, e é importante higienizá-la regularmente para evitar infecções e inflamações no local. 

Como é a saúde do Pastor Belga?

Embora o cachorro Pastor Belga tenha uma saúde bastante resistente, é bom se prevenir - e o médico veterinário está ali para isso. Os problemas mais comuns nesta raça são ataques de epilepsia, dermatite, hipotireoidismo e displasia coxofemoral. Por isso, o acompanhamento de um veterinário é essencial para garantir a saúde e bem-estar do cachorro belga. Além disso, não esqueça de manter o calendário de vacinas sempre atualizado, assim como a vermifugação.

Pastor Belga: preço do filhote pode chegar a R$ 6 mil

Se você é um dos apaixonados pela raça e quer saber quanto custa um filhote de Pastor Belga, chegou a hora de falar de preço! Pastor Belga, no geral, é procurado de acordo com a sua variação, e por isso existe uma certa diferença de valores entre uma e outra. Veja o preço de Pastor Belga abaixo:

  • Pastor Belga Groenendael: preço varia de R$ 1,2 mil a R$ 4 mil 
  • Pastor Belga Malinois: preço varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil
  • Pastor Belga Tervuren: preço varia de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil
  • Pastor Belga Laekenois: preço varia de R$ 2 mil a R$ 3,5 mil

Além do preço do filhote de Pastor Belga, é importante procurar um canil de cachorro de confiança para adquirir um exemplar. Procure sempre por lugares com boas referências e que sejam bem avaliados por outros clientes. Se possível, faça algumas visitas ao local para observar como eles cuidam dos animais. Também tenha em mente que, quando se trata do Pastor Belga, valor pode mudar de acordo com o canil ou criador. O sexo, assim como a linhagem, são fatores que também influenciam no preço de Pastor Belga.

Perguntas e respostas sobre o Pastor Belga

Qual o valor de um Pastor Belga?

O quanto custa um Pastor Belga vai depender da variação escolhida. No geral, o preço da raça parte de R$ 1.200 e pode chegar até R$ 6.000. Características físicas e genéticas também podem interferir no valor final.

Qual é a personalidade de um Pastor Belga?

Os Pastores Belgas têm forte instinto de proteção, mas são extremamente leais e inteligentes. Eles aprendem com facilidade e criam um vínculo duradouro com os donos. Porém, precisam de adestramento e socialização adequados no início da vida para melhorar a convivência.

Qual a diferença entre Pastor Belga e Pastor Alemão?

Não existe um "Pastor Alemão Belga", de forma que cada raça tem suas próprias características. Uma das diferenças entre elas, inclusive, é que o Pastor Alemão costuma ser cerca de 10% maior que o Belga. Além disso, a pelagem também é diferente entre eles. 

Qual é a função do cachorro Pastor Belga?

Esse é um cachorro pastor, e responsável por proteger cuidar do rebanho. Ele exerce a mesma função que outros cães, como o Pastor Alemão e o Border Collie.

Quem é mais forte Pastor Alemão ou Pastor Belga?

O Pastor Alemão possui uma força de 238 PSI, enquanto não se sabe a força exata das variações do cachorro belga. Por isso, pode-se dizer que o cãozinho alemão vence essa disputa.

Publicado originalmente em: 14/04/2020

Atualizado em: 02/10/2023