Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos. Para conhecer mais a fundo a raça Pastor Belga, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cãozinho incrível. Vem que a gente te mostra!
A origem da raça de cachorro Pastor Belga
Se você está pensando em comprar ou adotar cachorro da raça Pastor Belga, provavelmente já deve saber que existem pelo menos quatro variações do doguinho. São elas o Pastor Belga Malinois, o Tervuren Belga, o Laekenois e o Pastor Belga Groenendael. Este último é o mais popular e que normalmente é reconhecido como “original” e acabou se tornando a carinha oficial da raça. Isto é, quando alguém fala de um cãozinho Pastor Belga, as pessoas geralmente associam a imagem do cachorro a esta variação específica, apesar de existirem outras. Mas a verdade é que, independente do tipo de Pastor Belga, eles possuem características muito semelhantes e todos eles foram criados inicialmente para serem usados em trabalhos, como cães de pastoreio e/ou guarda.
É um cachorro que se tornou bastante popular nos Estados Unidos e em todo o mundo após a Primeira Guerra Mundial, embora a raça tenha sido criada originalmente na Bélgica entre os anos de 1891 e 1897. Vale destacar que o Pastor Belga é o resultado do cruzamento de outras raças de Pastores, como o Alemão e o Holandês. As suas variações, por outro lado, se diferenciam apenas nos quesitos de textura da pelagem, comprimento e cor dos pelos, sendo idênticos anatomicamente.
As diferentes variações da raça Pastor Belga
1) Pastor Belga Groenendael
Essa é a carinha mais famosa quando o assunto é um cachorro Pastor Belga! Preto e com uma linda e brilhante pelagem semi-longa, não foi difícil entender como esse cãozinho conseguiu conquistar tantos admiradores, né? Com uma personalidade forte e destemida, o cachorro da raça Pastor Belga Groenendael não mede esforços para proteger sua família e está sempre em alerta. Mas muita calma nessa hora: apesar de ter um forte instinto protetor, esse cachorro não é do tipo agressivo. Pelo contrário, ele é muito companheiro e pode ser bastante sociável, mas é importante que esse tipo de comportamento lhe seja ensinado desde cedo, se possível ainda filhote. Pastor Belga é bem fácil de se conviver, basta dar muito amor e cuidar sempre muito bem dele.
2) Pastor Belga Malinois
Embora a variação Groenendael seja a mais popular, o Pastor Belga Malinois também é cheio de charme e conquista facilmente o coraçãozinho de quem se aproxima. Mas antes de levar um desses para casa, eis uma questão que muitos tutores levantam sobre o Pastor Belga Malinois: personalidade. Afinal, como esse cãozinho se comporta? Será que ele é um animal fácil de lidar no dia a dia? E a resposta é: sim! Na realidade, os bichinhos desta raça são extremamente obedientes, tornando a convivência bem tranquila! Além do mais, se você está pensando em ter um Pastor Belga Malinois, características como a inteligência e lealdade do cãozinho à sua família podem ser um ponto alto. Ele fará sempre de tudo para proteger seus tutores e consegue aprender tudo rapidamente, o que facilita o adestramento.
3) Pastor Belga Tervueren
Dentre as variações de Pastor Belga, o Tervueren é o que mais se aproxima do Groenendael devido a semelhança na pelagem. A diferença, porém, fica por conta da cor dos pelos, principalmente. No geral, eles são fulvo ou cinza, mas sempre acompanhados de uma espécie de capa preta - típica do Groenendael. Além disso, o Pastor Belga Tervueren é muito ativo e territorialista. Por isso, precisam sempre estar fazendo exercícios físicos regularmente e gostam de desempenhar o papel de cão de guarda da casa. Pode confiar, o cãozinho é ótimo quando o assunto é proteger sua família. Outro ponto positivo deste animal é que o Pastor Belga Tervueren possui uma saúde bastante resistente e dificilmente ficam doentes. Mas ainda assim o acompanhamento de um médico veterinário é de extrema importância para saber se o seu amigo de quatro patas está saudável.
4) Pastor Belga Laekenois
Um dos traços mais marcantes e diferentes do Pastor Belga Laekenois é o aspecto da sua pelagem, que possui uma coloração mais avermelhada e pode ter algumas combinações de castanho. Com um pelo crespo, áspero e duro, essa raça é a mais rara das variações de Pastor Belga que existem. Na Bélgica, eles comumente são usados para acompanhar a polícia e o exército, principalmente devido ao seu instinto natural de proteção. O mais curioso sobre este tipo de Pastor Belga específico é que, por mais que ele seja ideal para esse tipo de trabalho (guarda), ele é um cãozinho extremamente dócil e que gosta muito de se sentir querido e amado pela sua família. Por isso, o ideal é sempre dar muita atenção a ele.
Veja algumas fotos de cachorro Pastor Belga










Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
Afinal, existe Pastor Belga branco? Confira as cores da raça
Antes de adotar ou comprar um cachorro, muitos tutores idealizam seu pet e, inclusive, a coloração da sua pelagem. Tanto é que o que não falta é gente que procura por um Pastor Belga branco para levar para casa. A má notícia é que, apesar de existirem outras raças - como a do Pastor Suíço - que possuem a pelagem branca, nenhuma das variações do Pastor Belga tem esse tipo de coloração. Na verdade, o mais comum é que esse tipo de raça tenha pelos naturalmente mais escuros.
Tanto é que o Pastor Belga preto costuma ser a carinha mais conhecida da raça. e faz parte do grupo Groenendael. Contudo, outras cores também podem ser encontradas nos outros tipos da raça. O Pastor Belga Laekenois, por exemplo, normalmente tem uma pelagem mais avermelhada e com tons de castanho pelo seu corpo. Já o Pastor Belga Malinois pode ser encontrado tanto na cor preta quanto fulvo com detalhes pretos, e é um dos cãezinhos mais bonitos e marcantes. Por último, mas não menos importante, também temos o Pastor Belga Tervueren, que muito se assemelha ao Groenendael na questão da pelagem. Eles normalmente são cinzas ou fulvos com uma espécie de “capa preta” em seu corpo.
Como é a personalidade do cachorro Pastor Belga?
Conhecido pelo seu forte instinto protetor, a raça de cachorro Pastor Belga é extremamente corajosa. Não é à toa que muitos tutores procuram o cãozinho para ajudar a tomar conta da casa, fazendo o papel de guarda. Eles são realmente ótimos nisso, pois estão sempre em alerta e fazem de tudo para protegerem a família. Por isso, são mais observadores que o normal e costumam ficar desconfiados perto de estranhos. Para mudar isso, no entanto, é preciso acostumá-los a ter outras pessoas por perto desde filhotes, assim eles vão crescer mais sociáveis.
Aliás, um outro ponto que vale ressaltar sobre a raça é a sua lealdade: o Pastor Belga não mede esforços para mostrar o quanto ama os seus tutores. Em troca, ele só espera receber muito carinho e amor de volta. Por incrível que pareça, por trás da pose de cachorro valente e destemido, existe um cãozinho carente que adora receber atenção e que detesta ficar longos períodos sozinho. Então, se você estiver pensando em ter um desses do seu lado, nunca se esqueça de fazê-lo se sentir querido, hein?
Pastor Belga: cachorro requer alguns cuidados importantes com a saúde
1) Exercícios físicos:
Para manter sua saúde firme e forte, esse tipo de cachorro precisa, principalmente, de uma rotina com exercícios físicos diários. Eles são bastante enérgicos! Por serem originalmente cães de pastoreio, a raça está acostumada com longas corridas e, por isso, uma boa opção é levar o seu amigo a um parque de cachorro em que ele possa correr bastante até cansar.
2) Higiene e escovação:
A escovação do Pastor Belga deve ser feita pelo menos duas vezes na semana para manter o pelo do cãozinho bonito e renovado. Assim, é possível evitar que a pelagem do animal fique muito embaraçada. Já os banhos podem ser dados ao pet pelo menos uma vez por mês ou quando ele estiver muito sujo.
3) Espaço:
É importante ter em mente que a raça de cachorro Pastor Belga é de porte grande, e, por isso, eles precisam de bastante espaço. O cãozinho não se adapta em pequenos apartamentos. Por isso, o ideal é que, antes de adotar ou comprar um bichinho, o tutor se atente muito bem a este detalhe.
4) Check-up veterinário:
Outro fator importante é manter as visitas ao veterinário sempre em dia! Embora o Pastor Belga tenha uma saúde bastante resistente, é bom se prevenir - e o médico veterinário está ali para isso. Ele poderá identificar se houver algo de errado com a saúde do seu bichinho. Os problemas mais comuns nesta raça são ataques de epilepsia, dermatite, hipotireoidismo e displasia coxofemoral.
Pastor Belga filhote: o que você precisa saber antes de ter um
Uma tarefa que normalmente não é nada fácil é cuidar de um filhote. Pastor Belga ou não, o bichinho na fase inicial da sua vida sempre precisa de cuidados mais específicos. Por isso, é importante levá-lo ao veterinário o quanto antes para obter maiores orientações a respeito da sua saúde, principalmente sobre vacinação e vermifugação. Além disso, a alimentação é outro ponto importante na rotina do Pastor Belga filhote. Normalmente, recomenda-se que o tutor alimente o animal pelo menos três vezes ao dia com a quantidade indicada pelo veterinário, pois assim é possível garantir que o cachorro crescerá forte e saudável.
Pastor Belga: preço pode variar de R$1.500 a R$5.000
Pensando em levar um Pastor Belga para casa? É importante procurar um canil de confiança para isso, mas esteja preparado, pois o preço de um cãozinho desta raça pode ser um pouco mais caro do que o normal. Geralmente, a faixa de preço para o Pastor Belga costuma ficar entre R$1.500 e R$5.000, mas em alguns lugares essa variação pode ser menor ou maior. Isso vai depender muito da especificação do cachorro.
Redação: Juliana Melo
