A castração é um procedimento cada vez mais indicado para os cães, trazendo benefícios que vão além do controle populacional. A cirurgia ajuda a prevenir doenças, contribui para um comportamento mais equilibrado e até aumenta a expectativa de vida do animal. Porém, ela também pode alterar o metabolismo e o apetite, exigindo atenção especial com a alimentação.
Normalmente, um cachorro castrado tende a gastar menos energia e, ao mesmo tempo, pode demonstrar mais fome, o que aumenta as chances de ganho de peso. Por isso, algumas mudanças na rotina alimentar se tornam fundamentais para manter a saúde e o bem-estar do cão no dia a dia. Com a ajuda da médica veterinária Camila Carneiro, o Patas da Casa revela os cuidados que os tutores devem ter com a alimentação do cachorro após a castração.
O que pode mudar com a castração do cão?
Depois da castração, o organismo do cachorro passa por algumas alterações hormonais que afetam o gasto de energia diário. Com a queda na produção de certos hormônios, o metabolismo canino pode ficar mais lento, fazendo com que o animal precise de menos calorias por dia.
Além disso, é comum que o cachorro castrado apresente um aumento no apetite, pedindo comida com mais frequência. Essa combinação (menor gasto energético e maior vontade de comer) é o principal fator que contribui para o ganho de peso após a cirurgia – principalmente se o tutor não mudar a forma que alimenta seu pet.
Por outro lado, segundo a veterinária Camila Carneiro, a castração pode trazer benefícios em relação a alguns comportamentos do animal, diminuindo a marcação de território, brigas e fugas. “No caso das fêmeas, o procedimento também pode diminuir o risco de tumor nas mamas e extinguir a possibilidade de doenças no útero. Já nos machos, pode evitar doenças nos testículos e próstata”, acrescenta a especialista.
Quando o cachorro é castrado tem que mudar a ração?
Embora nem todos os cães precisem mudar a alimentação de imediato, a recomendação geral dos veterinários é que seja introduzida uma ração para cachorro específica para animais castrados. Esse tipo de alimento é formulado especialmente para atender às novas necessidades nutricionais do animal, com menos calorias, teor ajustado de gordura e maior quantidade de fibras, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

“Na grande maioria dos casos, como há queda no metabolismo, o cão pode engordar mesmo comendo a mesma quantidade que comia antes do procedimento. E posteriormente, se não houver mudanças na alimentação, o cachorro poderá sofrer com consequências negativas, como sobrepeso, obesidade canina, problemas de locomoção, entre outros”, afirma Camila.
Então, como devo alimentar meu cachorro depois da castração?
De acordo com a veterinária, o ideal é estabelecer uma rotina de alimentação controlada, com uma dieta que tenha menos calorias, evitando deixar comida disponível o tempo todo e controlando a oferta de petiscos. Dividir as refeições em duas ou três porções ao longo do dia ajuda a equilibrar o apetite e a manter o metabolismo ativo.
Também é essencial respeitar a quantidade diária indicada na embalagem da ração, ajustando de acordo com o peso, porte e nível de atividade física do cachorro castrado. Complementar a dieta com ração úmida e incentivar a prática de exercícios regulares, a partir da liberação do veterinário, são outras medidas que reforçam a manutenção do peso ideal.
Cachorro castrado pode comer ração normal?
Sim, um cachorro castrado pode continuar consumindo ração normal, desde que seja monitorado de perto para evitar ganho de peso excessivo. Em alguns casos, especialmente em cães mais ativos ou de metabolismo acelerado, a troca para uma ração especial pode não ser necessária.
No entanto, é sempre importante contar com a orientação de um médico veterinário, que irá avaliar se a adaptação da dieta é necessária ou não. “A troca de ração é necessária principalmente para aqueles animais que possuem predisposição genética para ganho de peso, animais sedentários e aqueles que estão engordando após a castração”, explica Camila.
A atenção à qualidade do alimento e ao equilíbrio das porções é a principal chave para uma vida longa e saudável para os cachorros. Nesse sentido, se o veterinário indicar a necessidade de uma nova alimentação para o seu pet, saiba que você pode contar com Pro Plan® Caloria Reduzida para Cão Adulto.
A ração Pro Plan® Caloria Reduzida é completa e balanceada, desenvolvida especialmente para animais que têm tendência ao ganho de peso, como no caso de cães que passaram pelo processo de castração. Sua fórmula conta com proteínas de altíssima qualidade e em quantidade ideal para favorecer a manutenção da massa magra em cães, além de trazer um mix de fibras que é ideal para dar saciedade ao animal.
Com uma linha de alimentos pensados para cada porte de cachorro, Pro Plan® Caloria Reduzida ainda conta a tecnologia exclusiva Optifit que auxilia no metabolismo e na manutenção do peso ideal do cão. Assim, seu pet consegue perder peso de forma saudável ao mesmo tempo em que recebe a nutrição adequada para viver bem e feliz.
*Matéria produzida em parceria com Pro Plan®