O sonho de todo pai ou mãe de pet (principalmente os mais apegados) é passar o dia inteiro ao lado do animal para que ele não se sinta sozinho. Infelizmente, na maioria dos casos isso não é possível - a não ser que você seja aposentado ou trabalhe de casa. Esse apego também ocorre na perspectiva do bichinho: ansiedade de separação, cachorro entediado e destruição na casa são os sinais mais comuns.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de tudo, é preciso entender o lado deles... os cães são animais que vivem em matilha e precisam de contato social - os filhotes de cachorro, principalmente, podem demorar a entender isso. Passar um tempo sozinho, mesmo que seja rotina, pode ser bem estressante se ele não receber os estímulos corretos. Veja abaixo 6 dicas para que o seu cachorro fique bem no período que você não estiver por perto.

1) Antes de tudo, faça um longo passeio com o cachorro antes de sair de casa

Não tem jeito, passear com cachorro precisa ser um compromisso da sua agenda todos os dias. Adestradores e comportamentalistas indicam, especialmente para cães cheio de energia, que o animal esteja cansado grande parte do tempo para que essa disposição de sobra não se transforme em destruição. A falta de atividade física também é um gatilho para ansiedade e estresse. A dica é passear com o cachorro todos os dias pela manhã - é melhor que seja antes da sua saída de casa. Caminhadas longas, corridas e brincadeiras no parcão de cachorros vão fazer com que ele passe o dia mais cansado e, consequentemente, não sofra tanto de saudade.

2) Brinquedos para cachorro: a forma clássica de distrair o animal

Os brinquedos para cachorro são uma ótima forma de deixar o animal distraído enquanto você estiver fora de casa. Existem diferentes tipos de bolinhas para cachorro e eles também adoram aqueles com corda ou até bichinhos de pelúcia. Já os brinquedos interativos são uma boa opção de enriquecimento ambiental para o período em que ele fica sozinho: além de divertir o cachorro, promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, já que na maioria das vezes estimula o cão a conquistar um objetivo.

3) Deixar coisas gostosas, como petisco para cachorro, ajuda o animal a associar sua saída com algo bom

O petisco para cachorro é um aliado na rotina de qualquer casa com um animalzinho de estimação. Esse tipo de alimento pode ser usado durante os treinos de adestramento ou mesmo para agradar o cãozinho de vez em quando. Quando sair de casa, experimente deixar vários petiscos escondidos em lugares estratégicos para o cachorro se aventurar em uma caçada. Só fique atento com a quantidade: outra possibilidade é usar grãos de ração e já aproveitar o momento para oferecer uma das refeições diárias. Além de deixar o animal distraído enquanto você sai de casa, ele vai associar isso com um momento legal - e até ficará feliz.

 

O cachorro que não recebe os estímulos corretos vai transferir toda a energia acumulada nos móveis, objetos e paredes da sua casaInvestir no enriquecimento ambiental para cachorro é uma forma muito eficaz de deixar o animal distraído

 

4) Congele sachê para cachorro dentro de uma bolinha interativa

 

O seu amigo de quatro patas vai passar horas vidrado e talvez nem perceba que você saiu de casa com essa dica: pegue um sachê para cachorro, coloque em uma bolinha interativa (aquelas em que é possível colocar petiscos) ou num potinho e deixe no congelador de um dia para o outro. Na hora de sair de casa, dê ao cãozinho e ele passará um bom tempo lambendo o gelo que se formou. Essa é uma ótima opção para deixar o cachorro sozinho em casa em dias de muito calor também!

5) Seu animal gosta de destruir coisas? Deixe várias caixas de papelão espalhadas

Essa dica é destinada aos filhotes, cachorros muito agitados e aqueles que amam uma baguncinha. Uma forma de como fazer o cachorro parar de roer as coisas é transferindo esse hábito para objetos que eles possam, de fato, morder. Brinquedos e mordedores cumprem essa tarefa com êxito, mas se você quer economizar, uma opção interessante é deixar uma caixa para o cachorro destruir (o mesmo vale para garrafas pet, desde que ele não costume engolir pedaços do plástico, ok?!). É isso: guarde todas as embalagens de papelão para o seu amigo de quatro patas. Ele vai passar um bom tempo brincando com a novidade!

6) Adote outro cachorro para que ele sempre tenha companhia

Ter um cachorro é algo que envolve muita responsabilidade e gastos, nós sabemos. Por outro lado, ter mais de um animal em casa é uma forma muito eficaz de lidar com a ansiedade e solidão de um cãozinho que fica em casa quando você precisa cumprir suas responsabilidades sociais. Ele terá uma companhia para brincar, dividir a caminha durante a soneca da tarde e se desviar do tédio - além de tudo, você evita que ele tenha consequências psicológicas e de saúde no futuro. Considere dar um irmãozinho para o seu filhote!

Redação: Luana Lopes