Gato

Panleucopenia felina: causas, sintomas, prevenção e tratamento

Publicado - 03 Novembro 2021 - 18h50

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

panleucopenia felina é uma das doenças de gato mais perigosas que existem. Também conhecida como parvovirose em gatos, a doença é altamente contagiosa e pode levar o pet à morte caso não seja diagnosticada cedo. O parvovírus felino, que transmite a panleucopenia para o gato, é muito resistente e tem rápida evolução no corpo do animal. Ao ser contaminado, o sistema imunológico e diversos órgãos do felino são afetados, deixando-o extremamente debilitado. Para conhecer melhor a panleucopenia felina, sintomas, como tratar e como prevenir, confira a matéria que o Patas da Casa preparou a seguir.

A panleucopenia felina é causada por um vírus altamente resistente e contagioso

A panleucopenia felina é uma doença viral altamente contagiosa que afeta os bichanos. Ela é causada pelo parvovírus felino (FPV) - por isso, também é chamada de parvovirose felina. Assim, podemos dizer que parvovirose dá em gato, assim como em cachorro. Porém, são doenças diferentes. O parvovírus felino faz parte da família Parvoviridae, a mesma do vírus causador da parvovirose canina, mas são agentes diferentes. Portanto, quando a parvovirose pega em gato é diferente do cachorro, já que não se trata da mesma doença, apenas possuem transmissores que fazem parte da mesma família.

Além disso, é comum que as pessoas chamem a panleucopenia felina de “cinomose em gatos”. A cinomose é uma doença que atinge cachorros e possui sintomas bem parecidos com os da panleucopenia, mas se tratam de doenças distintas. A panleucopenia é considerada uma doença de contágio rápido e fácil. Isso porque o parvovírus felino é extremamente resistente e pode permanecer em um local por bastante tempo. A parvovirose felina normalmente tem ação endêmica, ou seja, se manifesta principalmente em colônias.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A panleucopenia em gatos é causada pelo contato direto com o vírus no ambiente

A forma de contágio da panleucopenia felina acontece, normalmente, pelo contato de um gato saudável com as fezes, urina ou saliva de um animal contaminado. Esse contágio pode acontecer quando o bichano utiliza objetos compartilhados, como a caixa de areia, potinhos de comida e água e brinquedos . Por isso, é tão comum se espalhar rapidamente em locais frequentados por muitos gatos, como gatis, exposições de animais e parques. Como explicamos, o parvovírus felino é extremamente resistente. Então, se no local houver um gato com panleucopenia, o vírus vai ser exposto e, mesmo fora do corpo do animal, vai continuar vivo por muito tempo no ambiente, contaminando qualquer gatinho que entre em contato com ele.

A parvovirose em gatos filhotes não vacinados é mais grave do que em adultos

A panleucopenia é extremamente contagiosa e pode atingir gatinhos não vacinados de qualquer idade, do gato filhote aos mais velhos. Porém, a intensidade com que a doença se manifesta pode variar. Geralmente, a panleucopenia felina acomete os filhotes de gato não vacinados de até 12 meses de idade. Nesses casos, a parvovirose em gatos normalmente se apresenta em sua forma mais grave, com sintomas mais intensos e maior risco de óbito. Já quando a panleucopenia felina atinge gato adulto ou gato idoso, geralmente acontece de maneira mais branda, mas, mesmo assim, é necessário realizar um tratamento urgente.

Parvovirose: gatos ficam com o sistema imunológico extremamente debilitado

Após o contágio, o parvovírus felino passa, primeiramente, pelas mucosas e tecidos linfáticos. Então, vai se espalhando pela corrente sanguínea. O parvovírus felino possui uma característica chamada tropismo. Isso significa que eles são atraídos, principalmente, por células que conseguem se multiplicar rapidamente. Por isso, o causador da panleucopenia costuma se alojar em células do tecido linfático (linfócitos) e do intestino, pois se replicam rapidamente, facilitando que o próprio vírus se multiplique também com maior rapidez. Assim, todas as partes do corpo que são atacadas vão sofrendo as consequências da doença. Como o parvovírus felino ataca células de defesa do organismo, o animal vai ficando com seu sistema imunológico cada vez mais fragilizado. Já que o filhote de gato ainda não possui a imunidade bem desenvolvida, a panleucopenia felina é ainda mais grave para ele.

 

Panleucopenia felina: sintomas mais comuns são febre alta, diarreia, vômito e desidratação
Panleucopenia felina: sintomas mais comuns são febre alta, diarreia, vômito e desidratação

 

 

Panleucopenia felina: sintomas aparecem de repente e com bastante intensidade

 

O tempo de incubação do parvovírus felino - ou seja, o período entre o contágio e o início dos sintomas - não é muito longo. Assim, na panleucopenia felina, sintomas começam a se apresentar cerca de uma semana após o contato com o vírus. Depois desse período, os sinais começam a aparecer de uma vez, debilitando o animal com rapidez e muita intensidade. Os sintomas da panleucopenia felina são variados, pois o organismo inteiro fica debilitado. Os mais característicos são gato com diarreia e vômito, que podem ser muito intensos, levando a quadros de desidratação. Em um gato com panleucopenia felina, sintomas mais comuns são:

  • Diarreia (com ou sem sangue)
  • Vômito
  • Desidratação
  • Anorexia
  • Icterícia (relacionado a disfunções no fígado)
  • Febre alta
  • Falta de apetite
  • Sensibilidade na região abdominal
  • Mucosas pálidas
  • Apatia
  • Depressão

A parvovirose felina em grávidas pode causar sequelas graves aos filhotes

A panleucopenia felina pode trazer um perigo ainda maior para gatinhas grávidas. Quando uma gata prenha contrai a doença, há o risco de passar para os filhotinhos que estão dentro da barriga. O parvovírus felino atinge principalmente o cérebro dos fetos, causando hipoplasia cerebelar congênita. Essa condição faz com que o bebê, quando nasce, tenha problemas sérios de locomoção e tremores. Além disso, uma grávida com panleucopenia tem grandes riscos de ter filhotes natimortos. 

O diagnóstico da panleucopenia é feito com análise de exames e histórico do pet

Para diagnosticar a panleucopenia em gatos, o veterinário realizará alguns exames. Um leucograma é feito para analisar o número de leucócitos. Quando o animal está com parvovirose felina, as taxas são bem baixas, já que o vírus ataca justamente essas células. Um exame de sangue também é realizado para a contagem de glóbulos vermelhos. Além disso, o veterinário faz uma palpação na região abdominal, para avaliar a sensibilidade do local. Para o diagnóstico da panleucopenia, o histórico do animal também precisa ser avaliado pelo médico. Portanto, na consulta, conte a ele todos os locais que seu pet visitou, se teve contato com outros animais e se soube de algum gatinho na região que esteja com a doença. Caso o diagnóstico seja confirmado, avise aos tutores de pets que tenham entrado em contato com seu animal, pois seus bichanos também podem estar contaminados. 

 

A panleucopenia tem cura, mas é preciso iniciar o tratamento o quanto antes
A panleucopenia tem cura, mas é preciso iniciar o tratamento o quanto antes

 

 

O tratamento da panleucopenia é feito com técnicas de suporte

 

A panleucopenia em gatos tem cura. Para que tenha bons resultados, é importante que o diagnóstico seja feito logo, para iniciar o tratamento o mais rápido possível. A panleucopenia avança rapidamente e, caso não receba logo o tratamento ideal, pode ser muito difícil de curar. O tratamento da panleucopenia felina é feito com uso de antibiótico, prescritos pelo veterinário com a quantidade ideal de acordo com cada caso. É importante lembrar que a automedicação nunca deve ser realizada, pois apenas o médico sabe o que vai curar seu pet de verdade. Além disso, tratamentos de suporte são realizados, como a fluidoterapia em gatos. Ela ajuda a repor os níveis de água e os eletrólitos perdidos na desidratação. Outros tratamentos mais específicos podem ser aplicados no combate a cada sintoma que apareça.

Para combater o parvovírus felino do ambiente, é essencial desinfectar o local contaminado

Se seu pet teve panleucopenia felina, além do tratamento é importante realizar uma limpeza pesada no ambiente. O parvovírus felino consegue permanecer vivo fora do organismo animal por bastante tempo. Então, mesmo que o gato não possa contrair a panleucopenia duas vezes, outros animais podem ser contaminados ao mínimo contato com o vírus no ambiente. Por isso, a desinfecção do local é essencial após o diagnóstico da doença para eliminar qualquer vírus presente. Não basta usar apenas um desinfetante comum, pois ele não é suficiente. Utilize uma solução de hipoclorito de sódio e hidróxido de sódio. Passe em todo o ambiente, mas retire os animais do local antes da aplicação, para evitar deixar o gato intoxicado.

A vacina contra panleucopenia felina é a principal forma de prevenção da doença

A parvovirose felina pode ser prevenida de uma maneira bem simples: vacinas para gatos. A vacina contra a panleucopenia felina faz parte da chamada vacina quádrupla. Ela pode ser administrada a partir dos dois meses de idade. Após três ou quatro semanas da primeira dose, é aplicada a segunda. Depois da segunda aplicação, ainda é preciso esperar por cerca de duas semanas, o tempo necessário para fazer efeito. Então, seu filhote estará protegido da parvovirose. Gatos precisam tomar um reforço anual para garantir a proteção o tempo inteiro. Como a panleucopenia felina é altamente contagiosa, é fundamental aplicar a vacina nos bichanos sem atrasar. Seguir a tabela de vacinas para gatos à risca é a melhor maneira de proteger o seu felino das mais perigosas doenças. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas