Cachorro

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

Publicado - 23 Agosto 2022 - 16h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). Por isso é muito importante entender o que é cinomose canina e quais os sintomas da doença, bem como quanto tempo dura a cinomose no cão, possíveis sequelas e se existe tratamento ou cura para o quadro.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com o médico veterinário Roberto dos Santos Teixeira, especializado em clínica médica e dermatologia veterinária. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções do profissional sobre a cinomose em cachorro!

O que é cinomose em cachorro?

Todo pai de pet provavelmente já ouviu falar dessa doença, mas você sabe o que é cinomose? Segundo o médico veterinário, a cinomose é uma doença viral que pode atacar o animal de três maneiras diferentes, podendo atingir o sistema respiratório, gastrointestinal ou neurológico do pet.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Em cada parte atingida, os sintomas da cinomose se manifestam de maneira diferente, conforme Roberto explica: “Na parte respiratória, que dá pneumonia e bronquite, o animal fica com muita secreção, muito catarro, muita dificuldade de respirar. Na parte gastrointestinal da cinomose, sintomas deixam o cachorro com diarreia (podendo vir acompanhado de sangue), vômito e causa emagrecimento. E na parte neurológica, é a fase em que o cachorro com cinomose pode ter convulsão, paresia, paralisia dos membros posteriores ou dos membros anteriores e, como sequela, mioclonia, que são contrações musculares involuntárias".

Como cachorro pega cinomose?

O que causa a cinomose é o vírus da família Paramyxovirus, mas a transmissão acontece por meio do contato de um cão infectado com outro saudável. “A cinomose em cães contamina através de restos de secreção ocular, nasal, oral e fezes contaminadas com o vírus”, explica o veterinário.

É por isso que quando se trata da cinomose, a doença de cachorro é considerada tão perigosa: o risco de contaminação é muito alto! Vale destacar que esse é um vírus bem resistente e que pode sobreviver no ambiente que um cão contaminado visitou por até três meses (especialmente lugares frios e secos). Todo cuidado é pouco para evitar a cinomose no cachorro!

Cinomose: sintomas mais comuns da doença de cachorro

Os sintomas da cinomose sempre despertam muitas dúvidas, principalmente porque essa é uma doença que pode se manifestar de diferentes formas e atingir diferentes regiões do corpo do animal. Então, como saber se o cachorro está com cinomose ou não? Apesar de serem um tanto inespecíficos e até comuns a outras doenças, existem alguns sintomas de cinomose que devem ligar o alerta e são um bom motivo para buscar ajuda veterinária.

Para esclarecer quais os sintomas da cinomose precisam de atenção, Roberto diz: “Na pele, acontece descamação, com pelo fosco e feio. Nos olhos, pode ter conjuntivite em cachorro com secreção purulenta, aquela remela (como é popularmente chamada) bem grossa. Na cinomose canina, sintomas também incluem desidratação, dificuldade de respirar, muita tosse botando ou não catarro para fora, secreção purulenta também no nariz, vômitos, emagrecimento, diarreia, falta de apetite, diarreia com sangue, convulsões, tremores e paralisia. É uma doença extremamente grave”.

Além dos sintomas de cinomose em cachorro citados pelo médico veterinário, o cãozinho também costuma apresentar outros sinais físicos e comportamentais da doença. Fique atento e busque ajuda em caso de:

  • Febre
  • Perda de apetite
  • Dificuldades motoras
  • Perda de equilíbrio
  • Apatia
  • Fraqueza
  • Contrações musculares involuntárias

 

Cinomose: primeiros sintomas costumam afetar o trato respiratórioCachorro fraco cambaleando pode ser um dos sintomas de cinomoseSintomas de cinomose em cachorro podem incluir vômitos na fase gastrointestinalDentre os sintomas, cinomose pode afetar o trato respiratório e causar tosseCinomose: sintomas ás vezes são inespecí­ficos, como cansaço

 

Quais são as fases da cinomose canina?

 

Existem várias fases da cinomose. Em cada uma dessas fases, os sintomas de cinomose em cachorro são diferentes, atingindo partes bastante específicas do organismo animal (sistema respiratório, gastrointestinal e neurológico).

Para entender as manifestações da cinomose canina, sintomas podem ser observados de acordo com a evolução do quadro. Por isso, veja abaixo quais são os primeiros sintomas da cinomose comuns em cada fase de maneira resumida:

1) Sintomas de cinomose no cachorro na fase respiratória

Na primeira fase da doença, a cinomose afeta o sistema respiratório do cachorro e causa uma série de alterações que não passam despercebidas, mas podem ser confundidas com outras doenças por conta da especificidade dos sintomas. Cinomose se não for tratada corretamente aqui pode acabar evoluindo para outras fases. Os sintomas da cinomose no trato respiratório são:

2) Sintomas de cinomose canina na fase gastrointestinal

Com a progressão da doença, mudam os sintomas. Cinomose em cachorro nessa fase afeta principalmente o sistema digestivo canino, e por isso é importante ficar atento a qualquer alteração. Por ser uma doença que pode ser fatal, é importante procurar ajuda veterinária assim que notar qualquer mudança no seu amigo como parte dos sintomas. A cinomose canina não é brincadeira! Na segunda fase, os primeiros sintomas de cinomose são:

3) Sintomas de cinomose em cachorro na fase neurológica

A fase final e mais preocupante é quando os sintomas de cinomose em cães afetam o sistema nervoso central do pet, podendo levar o bichinho a óbito. Como é uma região extremamente delicada e responsável por basicamente todo o funcionamento do corpo do animal, ao chegar nessa etapa da cinomose, cachorro precisa de ajuda imediata! Os principais sintomas da cinomose em cães na fase neurológica são:

  • Tremores 
  • Contrações musculares involuntárias
  • Convulsões
  • Paralisia
  • Alteração no comportamento
  • Dificuldade motora

Sintomas da cinomose canina também afetam região cutânea e ocular

Se você acha que acabou a lista, se enganou: os sintomas da cinomose também podem afetar a pele e os olhos do animal. Aqui, porém, não é algo que envolve uma fase específica (ou seja, se seu doguinho estiver com cinomose, olho e pele podem sofrer alterações a qualquer momento). Nesse caso, os sintomas de cinomose que envolvem a região cutânea e ocular são:

  • Pústulas no abdômen
  • Hiperqueratose de coxins e focinho
  • Conjuntivite
  • Lesão na retina

Como funciona a vacina contra cinomose canina?

Quando se trata da cinomose, cachorro não precisa correr o risco de contrair a doença, pois existe vacina disponível para prevenir o problema. Sobre isso, Roberto explica: “A vacina para cinomose é feita no filhote na primeira vacinação, com três doses. Ela está dentro das vacinas múltiplas, seja ela V8 ou V10 (óctupla ou déctupla). As duas têm cepa para cinomose canina e protegem perfeitamente o animal dessa doença”. Para entender como funcionam as doses dessa vacina para cachorro, a recomendação do veterinário é:

  • 1ª dose: deve ser feita com 45 a 65 dias
  • 2ª dose: deve ser feita entre 28 e 30 dias após a 1ª dose
  • 3ª dose: deve ser feita entre 28 e 30 dias após a 2ª dose

“Só a partir da terceira dose, uma semana depois, é que o animal está liberado para ir à rua, quando está totalmente imunizado. Essa vacina tem que ser feita anualmente. As pessoas acreditam erradamente que a cinomose é doença de filhote. Não, se você tem um animal adulto e esse animal não faz os reforços anuais, a imunidade dele cai e ele pode se contaminar com cinomose canina em qualquer época da vida", destaca.

Por isso, não pense que só é possível observar os sintomas de cinomose em filhotes, hein? Sem o reforço anual das vacinas, seu cachorrinho pode ficar bastante vulnerável a essa terrível doença. Cinomose em cachorro é muito contagiosa, então não vale a pena arriscar. 

Outro ponto importante é que o tutor deve ficar atento ao comportamento do pet depois que ele for imunizado. Qualquer alteração que fuja muito do comum ou reação mais grave deve ser comunicada ao veterinário. Lembre-se: os sintomas de cinomose no cachorro podem ser bem variados!

cinomose canina: cachorro tomando vacina

Cinomose canina tem cura?

 

Ter um cãozinho que foi diagnosticado com a doença é preocupante, e logo levanta a pergunta: como curar cinomose? Para quem se pergunta se cinomose tem cura, a resposta infelizmente muitas vezes é negativa. Normalmente são baixas as chances do pet se recuperar totalmente. Porém, isso não quer dizer que não é possível impedir a sua evolução e controlar os sintomas. Cinomose em cães pode ser retardada ou curada se tratada com os cuidados certos, permitindo alguns anos de vida a mais ao seu doguinho!

Quanto ao tratamento para cinomose em cães não vacinados, o médico veterinário informa: "Sim, é possível tratar os animais não vacinados, que são a maioria dos casos dos animais que pegam cinomose. Normalmente, o tratamento é com internação e é muito difícil arrumar alguma clínica que tenha internação porque ele precisa ficar isolado dos outros animais, para eles não se contaminarem”.

Para que seja feito o melhor tratamento, cinomose deve ser avaliada por um médico veterinário de confiança. De acordo com Roberto, geralmente são indicados o uso de antibióticos para cachorro, medicamentos para dor, medicamentos para parar a diarreia, hidratação e esperar que o organismo do animal responda. Ou seja, basicamente para cuidar da cinomose, tratamento consiste em tratar os sintomas da doença. “Não existe um remédio para cinomose específico. Então é, basicamente, um tratamento sintomático e de suporte, o que dificulta bem a resposta do animal porque a gente depende da imunidade dele de resposta, o que leva muitos casos ao óbito". 

Mesmo com tratamento, cinomose pode deixar sequelas no paciente

É possível dizer, de certa forma, que a cinomose canina tem cura, ainda que as chances disso acontecer sejam bem baixas. No entanto, mesmo que o tratamento seja efetivo e o cachorro seja completamente curado, as sequelas da cinomose são comuns quando a doença atinge o sistema nervoso central. 

“[A cinomose] deixa sequelas, como mioclonia ou paralisia, o animal que não anda mais. A mioclonia é um tique nervoso, quando o animal tem contrações involuntárias de uma pata, da cabeça, da musculatura do corpo e você vê aquela contração. São sequelas neurológicas, não tem sequelas nem respiratórias nem gastrointestinais. E o tratamento para reduzir e até desaparecer totalmente com essas sequelas é acupuntura veterinária, que tem um resultado excepcional”, revela o especialista.

Então fica o alerta: cinomose tem cura para cachorro, mas não vale arriscar. Muitas vezes, a doença é fatal e a preocupação é imensa para saber quanto tempo a cinomose fica no cachorro e se o doguinho conseguirá se recuperar totalmente do quadro.

6 perguntas e respostas sobre a cinomose canina

1) Quanto tempo dura a cinomose no cão?

A cinomose canina dura, em média, 14 dias em cães saudáveis e com uma imunidade boa. Os sintomas geralmente desaparecem após esse período. Já em cachorros debilitados ou com alguma fragilidade, a infecção pode permanecer por um período de dois a três meses.

2) Quanto tempo para a recuperação da cinomose?

Outra pergunta comum sobre a cinomose é quanto tempo dura o tratamento. No entanto, como essa é uma doença que pode ter vários sintomas, cinomose em filhotes ou adultos normalmente pode ser tratada com diferentes direcionamentos. Por isso, não é possível definir exatamente qual o tempo de tratamento da cinomose. O que se sabe é que, quanto antes for diagnosticado, maior são as chances de recuperação da cinomose. O tempo de recuperação quando o cachorro consegue aumentar sua imunidade geralmente é de 14 dias.

3) Cachorro com cinomose sente dor?

Na fase gastrointestinal, o cachorro pode apresentar dor abdominal. Conforme a doença evolui e atinge o nervo central, o animal também pode vocalizar involuntariamente como se estivesse sentindo dor. Além desses sintomas, a cinomose pode ser bem incômoda para os pets, mas não necessariamente dolorosa.

4) Como saber se o cachorro está melhorando da cinomose?

Se for identificada no início, o tratamento para cinomose canina consegue controlar bem os sintomas e fortalecer o sistema imunológico do animal a ponto de combater a ação do vírus. No entanto, em cães com imunidade baixa, a taxa de reversão da doença é de apenas 15%.

5) Quanto tempo leva para o cachorro morrer de cinomose?

O período de incubação da cinomose canina dura de 3 a 15 dias. Dentro desse intervalo, o animal pode apresentar sintomas e, se tratado a tempo, é possível reverter o quadro e recuperar o paciente. Caso haja a progressão contínua da doença, o animal pode vir a óbito, mas não é possível definir um período máximo ou mínimo para que isso aconteça.

6) Cinomose pega em humanos?

Muitos se perguntam se a cinomose passa para humanos, mas a resposta é negativa. A cinomose em humanos não é uma possibilidade, pois a doença atinge apenas os cães entre os animais domésticos. Gatos, roedores e aves não podem pegar cinomose também; apenas outros animais silvestres, como raposas e guaxinins.

Além da cinomose, que outras doenças de cachorro perigosas podem ser prevenidas com a vacinação precoce?

Agora que você já sabe o que é cinomose em cachorro, quais são seus riscos, sintomas, tratamento e prevenção, não esqueça que existem outras doenças de cachorro e cinomose não deve ser a sua única preocupação. Felizmente, existem as vacinas que estão aí para tentar ajudar e garantir a boa saúde e integridade dos nossos amigos de quatro patas. A lista de vacinas para cachorro mais importantes é a seguinte:

  • V8 ou V10 - Protegem contra cinomose, parvovirose, coronavirose, influenza A e B (ou 1 e 2, depende da nomenclatura), leptospirose. 
  • Vacinação contra raiva
  • Vacina de traqueobronquite (gripe canina ou tosse dos canis)
  • Vacina de giardíase canina 
  • Vacina contra leishmaniose visceral canina

“Todas essas doenças podem ser prevenidas com a vacina”, afirma Roberto. Para evitar os transtornos que uma dessas patologias pode causar, mantenha sempre a caderneta de vacinação do animal em dia e atualizada. Não espere a situação ficar séria para se perguntar quanto tempo leva para o cachorro morrer de cinomose, por exemplo. Prevenir é sempre o melhor remédio e a vacina é algo que pode salvar a vida do seu bichinho!

Redação: Ariel Cristina Borges, Maria Luísa Pimenta e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicada originalmente em: 01/07/2019Atualizada em: 23/08/2022

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas