Gato

Gata no cio: quais os sintomas e o que fazer para acalmar o felino?

Publicado - 28 Julho 2023 - 14h23

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já parou para se perguntar como e quando acontece o cio de gato? Para começar, é bom pensar que gatos machos e fêmeas têm a vida sexual muito diferentes. Enquanto os machos estão sempre à disposição para acasalar, as fêmeas precisam do período do cio para aceitar a aproximação do macho com essa intenção. Como a natureza não falha, o macho só se aproxima da gata no cio se ela emite alguns sinais como um miado específico ou muda a posição da cauda, por exemplo.

Mas e você? Sabe quais são os sintomas de gata no cio? Para te ajudar a entender esses sinais e você poder tomar mais cuidado com a segurança dela, o Patas da Casa reuniu uma série de informações importantes sobre o assunto, desde como saber se a gata está no cio até como amenizar o cio do gato.

Como saber se sua gata está no cio? Confira os principais sinais!

Como saber se minha gata está no cio?” Essa provavelmente é uma das maiores dúvidas de todo pai de pet de primeira viagem. Mas não se preocupe: se você acha que tem uma gata no cio, os sintomas não vão passar despercebidos. Para te ajudar a calcular mais ou menos quando isso ocorre, aqui vai uma dica: depois do primeiro cio, ele se repete a cada 2 meses, aproximadamente.

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

É somente nessa época que elas aceitam a aproximação do macho para acasalar e, em alguns casos, podem até mesmo fugir de casa. Nesse sentido, é muito comum que os tutores passem por uma situação de que “meu gato sumiu” ou algo do tipo. Por isso, é importante o dono saber identificar alguns sinais e, se necessário, aumentar a segurança dentro de casa. Conheça os principais sintomas de cio de gato:

  • Miado forte e persistente;
  • Se esfregar em todos que se aproximam;
  • Ficam mais meigas;
  • Chamam mais a atenção dos donos;
  • Andam rebolando;
  • Param em posição de cópula com a coluna curvada e a cauda afastada lateralmente.

Gata no cio: quando acontece pela primeira vez?

Uma das formas de como saber que a gata está no cio é se atentando a idade do animal e observando possíveis mudanças comportamentais ou físicas depois que a gatinha atinge a puberdade, ainda no primeiro ano. O primeiro cio costuma acontecer entre o 8º e o 10º mês de vida, mas pode variar de acordo com alguns fatores:

  • A fêmea precisa atingir um peso mínimo;
  • Convívio ou não com macho;
  • Exposição à luz solar;
  • Raças de pelo curto, como o gato Siamês, costumam atingir a puberdade antes das fêmeas de pelos mais longos, como o gato Persa.

Vale destacar que, em determinados casos, o primeiro cio pode acontecer antes do que o previsto - por volta de 5 ou 6 meses de idade, dependendo do ambiente que o animal vive.

De olho nos sinais do cio: gatos sofrem mudanças físicas e comportamentais

Se você ainda tem dúvidas de como saber se a gata tá no cio, aqui vão algumas dicas: em questão de comportamento, é muito comum que a gatinha fique mais manhosa e dengosa. Ou seja, ela vai querer carinho o tempo todo e vai passar a se esfregar em vários lugares, como móveis, portas de casa e até mesmo em volta da sua perna. A gata no cio também tende a andar rebolando e/ou rastejando no chão, emitindo um gemido típico.

Além disso, algumas mudanças físicas podem ser percebidas nesse período. A micção se torna mais frequente, e a gatinha costuma urinar fora do lugar indicado. O odor da urina é outro ponto que chama atenção, pois fica mais forte. Em alguns casos, a gata pode apresentar um leve sangramento por conta da lambedura excessiva dos órgãos genitais (mas calma, isso não significa que a gata no cio sente dor).

Gato no cio: sintomas envolvem um miado agudo e diferente do habitual

Uma das melhores formas de identificar uma gata no cio é simplesmente ouvindo o miado de gato. É um som bastante agudo e esganiçado, às vezes com um tom bastante melancólico que se assemelha a um choro. Nessa época, os miados se tornam muito frequentes e intensos, até mesmo no caso de animais mais silenciosos. 

Alguns tutores podem, inclusive, se questionar se gato no cio sente dor por conta dessa vocalização excessiva. Mas não se preocupe: por mais que os miados de gato no cio sejam bem estridentes como se o animal estivesse em sofrimento, não é bem isso que acontece. Inclusive, é bom esclarecer uma outra dúvida muito comum, que é se a gata tem cólica durante o cio. A resposta é não, esses animais não têm um ciclo menstrual como o dos humanos e, portanto, não sentem cólica durante nem após o cio.

Gata no cio: durante o acasalamento, miados são ainda mais barulhentos

Depois do primeiro cio, gato repete o processo se repete a cada dois ou três meses. O objetivo é sempre encontrar um parceiro para realizar o acasalamento de gatos e, assim, procriar. Mas, se por um lado a ideia de que gato sente dor no cio está equivocada, por outro, o cruzamento pode ser um tanto doloroso para as fêmeas. O pênis do gato é formado por pequenos espinhos que, durante a cópula, causam bastante dor às gatinhas - e é por isso que os miados são ainda mais estridentes.

 

Se você tem um gato no cio, o que fazer? Uma dica é investir no uso de florais para acalmá-lo
Se você tem um gato no cio, o que fazer? A dica é investir no uso de florais para acalmá-lo

 

 

Quais são as fases do cio do gato?

 

  • Proestro: trata-se de um “pré-cio” que dura em torno de 1 ou 2 dias. É aqui que começam as mudanças comportamentais e físicas da gata no cio, ainda que sejam muito sutis.

  • Estro: pode durar de 4 a 6 dias, se houver cruzamento; ou até 14 dias se não houver. Essa é a fase mais evidente do cio e a gatinha já está totalmente pronta para acasalar.

  • Interestro: tem duração de aproximadamente 6 dias, e ocorre quando não há nenhum tipo de fecundação.

  • Diestro: dura cerca de 60 dias na fêmea prenha; e cerca de 30 dias quando a gata no cio ovula, mas sem ficar prenha (podendo ocasionar uma gravidez psicológica). 

  • Anestro: é a fase mais longa, podendo durar 90 dias, que é quando o animal não entra no cio e não aceita a aproximação de machos.

Caso ocorra a gestação de gato, a duração da gravidez costuma ser de dois meses, entre 63 e 65 dias. Mudanças no corpo do pet são facilmente percebidas, e a gravidez pode ser confirmada com alguns exames médicos, como o ultrassom.

Quanto tempo dura o cio do gato?

Agora que você já sabe a resposta de “como saber se minha gata tá no cio”, chegou a hora de entender quanto tempo dura, em média, o período fértil das fêmeas. Para começar, o cio é uma fase com diferentes etapas. Juntando cada uma dessas etapas, o cio de gata pode durar entre 5 e 20 dias. O fator que mais influencia nessa variação de tempo é se o animal conseguiu acasalar ou não.

Além disso, a resposta de quanto tempo leva o cio do gato também pode depender de estímulos externos, como a estação do ano e se há a presença de machos não castrados por perto. Nas épocas com mais incidência de luz solar - primavera e verão -, a frequência costuma ser maior. Portanto, saber quanto tempo dura o cio de gato vai depender desses fatores.

Como acalmar gato no cio? Veja algumas dicas!

“Gato no cio: o que fazer para acalmar?” é uma pergunta inevitável entre os gateiros de plantão. Como se sabe, o período do cio pode ser muito estressante para a gata, principalmente se ela não acasala. Por isso, algumas dicas para acalmá-la podem ajudar a evitar que ela fuja de casa ou mie exageradamente. Confira o que fazer quando a gata tá no cio:

  • Castração do animal: além de evitar o cio, previne inúmeras doenças;
  • Bolsa de água quente ou uma toalha aquecida podem ajudar a gata no cio a relaxar;
  • Brincadeiras que a deixem entretidas por algumas horas;
  • Florais e remédios fitoterápicos: consulte seu veterinário antes de medicar o seu animal.

Entenda quais são os perigos da vacina anticoncepcional para gata no cio

Na hora em que você percebe a gata no cio, o que fazer? Algumas pessoas podem achar que a vacina para cio de gato é uma boa alternativa, mas na verdade isso é totalmente contraindicado. Esse tipo de método anticoncepcional para gatos pode causar diversos efeitos colaterais, como tumores e infecções no útero e nas mamas. Ou seja, é um verdadeiro perigo para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Se a ideia é evitar uma gata no cio, o ideal é conversar com um médico veterinário de confiança para entender qual é a melhor saída para resolver o problema.

Como parar o cio do gato? A castração é a melhor solução para o problema

Uma das melhores formas de como aliviar o cio de gato é com a castração do animal. Além de ser algo super eficaz para prevenir uma gravidez não planejada - e, consequentemente, o abandono de filhotinhos -, a castração de gato também é uma medida importante para manter a saúde felina. Ela é capaz de prevenir várias doenças graves, como tumores e o câncer de mama. Além disso, o comportamento felino muda bastante após a cirurgia: gatas e gatos ficam muito mais tranquilos e menos territorialistas. Consulte o veterinário responsável pelo seu animal para que ele possa te orientar, combinado?

Pode castrar gato no cio?

A recomendação da maioria dos profissionais é respeitar quanto tempo dura o cio de uma gata antes de castrar o animal. Isso porque castrar gato no cio aumenta o risco de sangramento durante a cirurgia e torna a recuperação mais lenta. É importante ter em mente que a castração de gata fêmea é mais invasiva do que a dos machos, e por isso o ideal é esperar o cio acabar para aderir ao procedimento.

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 28/07/2023

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas