Gato

Gata no cio: quais os sintomas e o que fazer para acalmar o felino?

Publicado - 28 Julho 2023 - 14h23

Atualizado - 16 Maio 2024 - 13h10

Já parou para se perguntar como e quando acontece o cio de gato? Para começar, é bom pensar que gatos machos e fêmeas têm a vida sexual muito diferentes. Enquanto os machos estão sempre à disposição para acasalar, as fêmeas precisam do período do cio para aceitar a aproximação do macho com essa intenção. Como a natureza não falha, o macho só se aproxima da gata no cio se ela emite alguns sinais como um miado específico ou muda a posição da cauda, por exemplo.

Mas e você? Sabe quais são os sintomas de gata no cio? Para te ajudar a entender esses sinais e você poder tomar mais cuidado com a segurança dela, o Patas da Casa reuniu uma série de informações importantes sobre o assunto, desde como saber se a gata está no cio até como amenizar o cio do gato.

Como saber se sua gata está no cio? Confira os principais sinais!

Como saber se minha gata está no cio?” Essa provavelmente é uma das maiores dúvidas de todo pai de pet de primeira viagem. Mas não se preocupe: se você acha que tem uma gata no cio, os sintomas não vão passar despercebidos. Para te ajudar a calcular mais ou menos quando isso ocorre, aqui vai uma dica: depois do primeiro cio, ele se repete a cada 2 meses, aproximadamente.

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

É somente nessa época que elas aceitam a aproximação do macho para acasalar e, em alguns casos, podem até mesmo fugir de casa. Nesse sentido, é muito comum que os tutores passem por uma situação de que “meu gato sumiu” ou algo do tipo. Por isso, é importante o dono saber identificar alguns sinais e, se necessário, aumentar a segurança dentro de casa. Conheça os principais sintomas de cio de gato:

  • Miado forte e persistente;
  • Se esfregar em todos que se aproximam;
  • Ficam mais meigas;
  • Chamam mais a atenção dos donos;
  • Andam rebolando;
  • Param em posição de cópula com a coluna curvada e a cauda afastada lateralmente.

Gata no cio: quando acontece pela primeira vez?

Uma das formas de como saber que a gata está no cio é se atentando a idade do animal e observando possíveis mudanças comportamentais ou físicas depois que a gatinha atinge a puberdade, ainda no primeiro ano. O primeiro cio costuma acontecer entre o 8º e o 10º mês de vida, mas pode variar de acordo com alguns fatores:

  • A fêmea precisa atingir um peso mínimo;
  • Convívio ou não com macho;
  • Exposição à luz solar;
  • Raças de pelo curto, como o gato Siamês, costumam atingir a puberdade antes das fêmeas de pelos mais longos, como o gato Persa.

Vale destacar que, em determinados casos, o primeiro cio pode acontecer antes do que o previsto - por volta de 5 ou 6 meses de idade, dependendo do ambiente que o animal vive.

De olho nos sinais do cio: gatos sofrem mudanças físicas e comportamentais

Se você ainda tem dúvidas de como saber se a gata tá no cio, aqui vão algumas dicas: em questão de comportamento, é muito comum que a gatinha fique mais manhosa e dengosa. Ou seja, ela vai querer carinho o tempo todo e vai passar a se esfregar em vários lugares, como móveis, portas de casa e até mesmo em volta da sua perna. A gata no cio também tende a andar rebolando e/ou rastejando no chão, emitindo um gemido típico.

Além disso, algumas mudanças físicas podem ser percebidas nesse período. A micção se torna mais frequente, e a gatinha costuma urinar fora do lugar indicado. O odor da urina é outro ponto que chama atenção, pois fica mais forte. Em alguns casos, a gata pode apresentar um leve sangramento por conta da lambedura excessiva dos órgãos genitais (mas calma, isso não significa que a gata no cio sente dor).

Gato no cio: sintomas envolvem um miado agudo e diferente do habitual

Uma das melhores formas de identificar uma gata no cio é simplesmente ouvindo o miado de gato. É um som bastante agudo e esganiçado, às vezes com um tom bastante melancólico que se assemelha a um choro. Nessa época, os miados se tornam muito frequentes e intensos, até mesmo no caso de animais mais silenciosos. 

Alguns tutores podem, inclusive, se questionar se gato no cio sente dor por conta dessa vocalização excessiva. Mas não se preocupe: por mais que os miados de gato no cio sejam bem estridentes como se o animal estivesse em sofrimento, não é bem isso que acontece. Inclusive, é bom esclarecer uma outra dúvida muito comum, que é se a gata tem cólica durante o cio. A resposta é não, esses animais não têm um ciclo menstrual como o dos humanos e, portanto, não sentem cólica durante nem após o cio.

Gata no cio: durante o acasalamento, miados são ainda mais barulhentos

Depois do primeiro cio, gato repete o processo se repete a cada dois ou três meses. O objetivo é sempre encontrar um parceiro para realizar o acasalamento de gatos e, assim, procriar. Mas, se por um lado a ideia de que gato sente dor no cio está equivocada, por outro, o cruzamento pode ser um tanto doloroso para as fêmeas. O pênis do gato é formado por pequenos espinhos que, durante a cópula, causam bastante dor às gatinhas - e é por isso que os miados são ainda mais estridentes.

 

Mão humana dando remédio em conta-gotas para gato branco e preto na boca
Se você tem um gato no cio, o que fazer? A dica é investir no uso de florais para acalmá-lo

 

Quais são as fases do cio do gato?

 

  • Proestro: trata-se de um “pré-cio” que dura em torno de 1 ou 2 dias. É aqui que começam as mudanças comportamentais e físicas da gata no cio, ainda que sejam muito sutis.

  • Estro: pode durar de 4 a 6 dias, se houver cruzamento; ou até 14 dias se não houver. Essa é a fase mais evidente do cio e a gatinha já está totalmente pronta para acasalar.

  • Interestro: tem duração de aproximadamente 6 dias, e ocorre quando não há nenhum tipo de fecundação.

  • Diestro: dura cerca de 60 dias na fêmea prenha; e cerca de 30 dias quando a gata no cio ovula, mas sem ficar prenha (podendo ocasionar uma gravidez psicológica). 

  • Anestro: é a fase mais longa, podendo durar 90 dias, que é quando o animal não entra no cio e não aceita a aproximação de machos.

Caso ocorra a gestação de gato, a duração da gravidez costuma ser de dois meses, entre 63 e 65 dias. Mudanças no corpo do pet são facilmente percebidas, e a gravidez pode ser confirmada com alguns exames médicos, como o ultrassom.

Quanto tempo dura o cio do gato?

Agora que você já sabe a resposta de “como saber se minha gata tá no cio”, chegou a hora de entender quanto tempo dura, em média, o período fértil das fêmeas. Para começar, o cio é uma fase com diferentes etapas. Juntando cada uma dessas etapas, o cio de gata pode durar entre 5 e 20 dias. O fator que mais influencia nessa variação de tempo é se o animal conseguiu acasalar ou não.

Além disso, a resposta de quanto tempo leva o cio do gato também pode depender de estímulos externos, como a estação do ano e se há a presença de machos não castrados por perto. Nas épocas com mais incidência de luz solar - primavera e verão -, a frequência costuma ser maior. Portanto, saber quanto tempo dura o cio de gato vai depender desses fatores.

Como acalmar gato no cio? Veja algumas dicas!

“Gato no cio: o que fazer para acalmar?” é uma pergunta inevitável entre os gateiros de plantão. Como se sabe, o período do cio pode ser muito estressante para a gata, principalmente se ela não acasala. Por isso, algumas dicas para acalmá-la podem ajudar a evitar que ela fuja de casa ou mie exageradamente. Confira o que fazer quando a gata tá no cio:

  • Castração do animal: além de evitar o cio, previne inúmeras doenças;
  • Bolsa de água quente ou uma toalha aquecida podem ajudar a gata no cio a relaxar;
  • Brincadeiras que a deixem entretidas por algumas horas;
  • Florais e remédios fitoterápicos: consulte seu veterinário antes de medicar o seu animal.

Entenda quais são os perigos da vacina anticoncepcional para gata no cio

Na hora em que você percebe a gata no cio, o que fazer? Algumas pessoas podem achar que a vacina para cio de gato é uma boa alternativa, mas na verdade isso é totalmente contraindicado. Esse tipo de método anticoncepcional para gatos pode causar diversos efeitos colaterais, como tumores e infecções no útero e nas mamas. Ou seja, é um verdadeiro perigo para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Se a ideia é evitar uma gata no cio, o ideal é conversar com um médico veterinário de confiança para entender qual é a melhor saída para resolver o problema.

Como parar o cio do gato? A castração é a melhor solução para o problema

Uma das melhores formas de como aliviar o cio de gato é com a castração do animal. Além de ser algo super eficaz para prevenir uma gravidez não planejada - e, consequentemente, o abandono de filhotinhos -, a castração de gato também é uma medida importante para manter a saúde felina. Ela é capaz de prevenir várias doenças graves, como tumores e o câncer de mama. Além disso, o comportamento felino muda bastante após a cirurgia: gatas e gatos ficam muito mais tranquilos e menos territorialistas. Consulte o veterinário responsável pelo seu animal para que ele possa te orientar, combinado?

Pode castrar gato no cio?

A recomendação da maioria dos profissionais é respeitar quanto tempo dura o cio de uma gata antes de castrar o animal. Isso porque castrar gato no cio aumenta o risco de sangramento durante a cirurgia e torna a recuperação mais lenta. É importante ter em mente que a castração de gata fêmea é mais invasiva do que a dos machos, e por isso o ideal é esperar o cio acabar para aderir ao procedimento.

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 28/07/2023

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas