Ser acordado com o gato miando de madrugada é um problema que muitos tutores passam. Quando você finalmente pega no sono, o seu bichano começa a vocalizar para quem quiser ouvir. Há quem diga que há um pouco de espiritualidade por trás do gato miando muito à noite. Significado espiritual estaria relacionado a algum tipo de proteção do bichano ao tutor. Se isso é verdade ou não, não dá para saber, mas o que podemos afirmar com certeza é que esse comportamento é algo bem comum, principalmente porque os felinos são animais de hábitos noturnos. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O problema é quando o miado à noite começa a acontecer com frequência. Além de ser chato para o dono, que não consegue dormir direito, também quer dizer que o animal está incomodado com alguma coisa. Às vezes pode até parecer que o gato miando alto de madrugada está de implicância - e pode ser que ele só queira atenção mesmo -, mas é bom ter em mente miado é uma forma de comunicação felina. Então o que ele está tentando sinalizar? O Patas da Casa te explica quais são as possíveis causas do gato miando de madrugada. Confira!

O gato miando de madrugada pode estar entediado

Em muitos casos, o miado de gato de madrugada tem uma explicação bem simples: tédio. Os bichanos são animais noturnos e eles podem acabar ficando entediados se não tiverem nada para fazer à noite. O resultado é um gato miando alto de madrugada e acordando todo mundo da casa. Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar sempre brinquedos interativos para gatos à disposição para que ele se mantenha entretido mesmo no período noturno.

Além disso, é fundamental que o tutor gaste a energia do animal durante o dia para que a noite ele esteja cansado e consiga dormir sem problemas. Portanto, sempre tire um tempinho do seu dia para fazer companhia e brincar com o gato. Dessa forma, o tédio não será um problema para o pet. Apostar no enriquecimento ambiental também é uma ótima dica, pois o peludo gasta sua energia de forma saudável dentro de casa e evita a agitação noturna.

No período de acasalamento, é normal ouvir o gato miando alto de madrugada

Se o seu pet não é castrado, existe uma grande chance de o gato miando alto de madrugada estar no período de acasalamento. A gata no cio costuma reproduzir sons extremamente altos e agudos como consequência das alterações hormonais típicas nesse período. Os machos, por sua vez, são atraídos pela fêmea no cio. Então, eles miam de volta como uma resposta para a felina numa tentativa de se aproximar dela. Os bichanos não castrados inevitavelmente vão apresentar esses gritos estridentes em algum momento. Por isso, a melhor forma de evitar o gato miando alto de madrugada é com a castração de gato.


Um gato adulto ou gato filhote miando muito à noite pode estar com fome, dor ou tédio
Um gato adulto ou gato filhote miando muito à noite pode estar com fome, dor ou tédio

O gato miando de madrugada pode te acordar porque está com fome

A fome é outro fator que pode levar ao gato miando de madrugada. Os bichanos têm o costume de comer pequenas porções de ração de gato ao longo do dia. Por isso, quando chega a noite, pode acontecer de eles não terem se alimentado direito e sentirem fome. Quando isso acontece, o bichano mia com o objetivo de chamar atenção do tutor para que ele encha o pote de ração. O mais comum é ver o gato filhote miando à noite por esse motivo, mas isso pode acontecer com gatinhos de todas as idades.

Por mais que sua vontade seja encher o comedouro para que o gato pare de miar e você possa voltar a dormir, resista à tentação. Se você fizer isso, estará cedendo à vontade do pet e ele vai pensar que pode sempre te acordar de noite para comer. A melhor coisa que você pode fazer para evitar o gato miando de madrugada por fome é dar comida para ele antes de dormir e deixar um pouquinho de ração no comedouro. Assim, caso o pet queira comer, poderá petiscar sem atrapalhar seu sono.

Um gato miando estranho à noite pode estar sentindo algum tipo de dor

Na maioria das vezes, o miado do gato de madrugada está relacionado a hábitos que podem ser revertidos com mudanças na rotina e uma boa adaptação. Em alguns casos, porém, um gato miando à noite de modo estranho pode indicar que tem alguma coisa errada com a saúde dele. O gato com dor tende a miar bem mais do que o normal e, por isso, podem vocalizar de madrugada também. A dor pode ser de barriga, no dente, em alguma articulação ou outra parte do corpo.

Além do gato miando estranho à noite, outras mudanças de comportamento podem ser percebidas. Um bichano que é calmo no dia a dia pode ficar mais agitado e um gatinho que costuma ser travesso fica mais quieto, por exemplo. Fique atento também a outros sinais, como perda de apetite, apatia, tristeza e sensibilidade ao toque. Se perceber o seu gato miando estranho à noite e com esses comportamentos incomuns, leve-o ao veterinário para uma consulta.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Juliana Melo