Gato

Por que seu gato sempre te acorda miando de madrugada?

Publicado - 15 Março 2023 - 11h10

Atualizado - 29 Maio 2024 - 10h33

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Ser acordado com o gato miando de madrugada é um problema que muitos tutores passam. Quando você finalmente pega no sono, o seu bichano começa a vocalizar para quem quiser ouvir. Há quem diga que há um pouco de espiritualidade por trás do gato miando muito à noite. Significado espiritual estaria relacionado a algum tipo de proteção do bichano ao tutor. Se isso é verdade ou não, não dá para saber, mas o que podemos afirmar com certeza é que esse comportamento é algo bem comum, principalmente porque os felinos são animais de hábitos noturnos. 

O problema é quando o miado à noite começa a acontecer com frequência. Além de ser chato para o dono, que não consegue dormir direito, também quer dizer que o animal está incomodado com alguma coisa. Às vezes pode até parecer que o gato miando alto de madrugada está de implicância - e pode ser que ele só queira atenção mesmo -, mas é bom ter em mente miado é uma forma de comunicação felina. Então o que ele está tentando sinalizar? O Patas da Casa te explica quais são as possíveis causas do gato miando de madrugada. Confira!

O gato miando de madrugada pode estar entediado

Em muitos casos, o miado de gato de madrugada tem uma explicação bem simples: tédio. Os bichanos são animais noturnos e eles podem acabar ficando entediados se não tiverem nada para fazer à noite. O resultado é um gato miando alto de madrugada e acordando todo mundo da casa. Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar sempre brinquedos interativos para gatos à disposição para que ele se mantenha entretido mesmo no período noturno.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Além disso, é fundamental que o tutor gaste a energia do animal durante o dia para que a noite ele esteja cansado e consiga dormir sem problemas. Portanto, sempre tire um tempinho do seu dia para fazer companhia e brincar com o gato. Dessa forma, o tédio não será um problema para o pet. Apostar no enriquecimento ambiental também é uma ótima dica, pois o peludo gasta sua energia de forma saudável dentro de casa e evita a agitação noturna.

No período de acasalamento, é normal ouvir o gato miando alto de madrugada

Se o seu pet não é castrado, existe uma grande chance de o gato miando alto de madrugada estar no período de acasalamento. A gata no cio costuma reproduzir sons extremamente altos e agudos como consequência das alterações hormonais típicas nesse período. Os machos, por sua vez, são atraídos pela fêmea no cio. Então, eles miam de volta como uma resposta para a felina numa tentativa de se aproximar dela. Os bichanos não castrados inevitavelmente vão apresentar esses gritos estridentes em algum momento. Por isso, a melhor forma de evitar o gato miando alto de madrugada é com a castração de gato.

Gato miando dentro de casa
Um gato adulto ou gato filhote miando muito à noite pode estar com fome, dor ou tédio

O gato miando de madrugada pode te acordar porque está com fome

A fome é outro fator que pode levar ao gato miando de madrugada. Os bichanos têm o costume de comer pequenas porções de ração de gato ao longo do dia. Por isso, quando chega a noite, pode acontecer de eles não terem se alimentado direito e sentirem fome. Quando isso acontece, o bichano mia com o objetivo de chamar atenção do tutor para que ele encha o pote de ração. O mais comum é ver o gato filhote miando à noite por esse motivo, mas isso pode acontecer com gatinhos de todas as idades.

Por mais que sua vontade seja encher o comedouro para que o gato pare de miar e você possa voltar a dormir, resista à tentação. Se você fizer isso, estará cedendo à vontade do pet e ele vai pensar que pode sempre te acordar de noite para comer. A melhor coisa que você pode fazer para evitar o gato miando de madrugada por fome é dar comida para ele antes de dormir e deixar um pouquinho de ração no comedouro. Assim, caso o pet queira comer, poderá petiscar sem atrapalhar seu sono.

Um gato miando estranho à noite pode estar sentindo algum tipo de dor

Na maioria das vezes, o miado do gato de madrugada está relacionado a hábitos que podem ser revertidos com mudanças na rotina e uma boa adaptação. Em alguns casos, porém, um gato miando à noite de modo estranho pode indicar que tem alguma coisa errada com a saúde dele. O gato com dor tende a miar bem mais do que o normal e, por isso, podem vocalizar de madrugada também. A dor pode ser de barriga, no dente, em alguma articulação ou outra parte do corpo.

Além do gato miando estranho à noite, outras mudanças de comportamento podem ser percebidas. Um bichano que é calmo no dia a dia pode ficar mais agitado e um gatinho que costuma ser travesso fica mais quieto, por exemplo. Fique atento também a outros sinais, como perda de apetite, apatia, tristeza e sensibilidade ao toque. Se perceber o seu gato miando estranho à noite e com esses comportamentos incomuns, leve-o ao veterinário para uma consulta.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Juliana Melo

Comportamento

Gato amassando pãozinho: o que o gesto mais fofo do universo felino revela sobre eles?

Se você tem um gatinho em casa, é bem provável que já tenha presenciado aquela cena irresistível: ele se acomoda em um cobertor fofi...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Alimentação

Seu gato está obeso? Saiba como detectar a condição e o que dizem os veterinários

Ter um gato rechonchudo pode parecer fofo à primeira vista — e algumas pessoas até acreditam que o visual mais cheinho seja sinônimo...

Comportamento

Gato amassando pãozinho: o que o gesto mais fofo do universo felino revela sobre eles?

Se você tem um gatinho em casa, é bem provável que já tenha presenciado aquela cena irresistível: ele se acomoda em um cobertor fofi...

Cachorro

Aprenda a fazer uma roupa para cachorro sem costura — leva apenas 10 minutos para ficar pronta!

Proteger o seu cão do frio ou simplesmente deixá-lo estiloso pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Isso porque é pos...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?