Um gato que parece onça: essa é a raça  Bengal. A semelhança com os grandes felinos já resultou até em um gato Bengal confundido com onça em Belo Horizonte. As manchinhas da pelagem do gato-de-Bengala são únicas, assim como o rabo comprido, traços finos e olhos claros. Ele parece até um gato leopardo! O que poucas pessoas sabem é que, além das características físicas, o Bengal está entre as raças de gato mais inteligentes! Isso por conta das diferentes maneiras de vocalizar e da facilidade em ser adestrado.

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato de Bengala é dividido em diferentes tipos de acordo com o grau de parentesco com animais selvagens. Quer saber mais sobre o felino? Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o gato Bengal: preço, características físicas, níveis da raça, personalidade do gato Bengal, fotos apaixonantes, curiosidades e muito mais. Confira!

Raio-X do gato Bengal

  • Porte: médio
  • Média de altura: 30 a 40 cm
  • Peso: 3 a 9 kg
  • Pelagem: curta, fina e sedosa
  • Cores: amarelo e ruivo ou branco, sempre com manchinhas
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos 

Gato Bengal: raça foi criada a partir do cruzamento de um selvagem com um doméstico

Há algumas curiosidades por trás da origem desse gato: raça Bengal surgiu na Ásia a partir do cruzamento de um gato doméstico com um leopardo selvagem - por isso é conhecido como o gato que parece leopardo. Foi só na década de 1960 que a raça Bengal veio para o Ocidente, inicialmente para os Estados Unidos, onde se perpetuou e foi alcançando outros países.

Tudo começou com uma mulher chamada Jean Mill, que adquiriu um gato leopardo fêmea, cientificamente chamado de Prionailurus bengalensis. Ao colocá-la para fazer companhia para seu gato doméstico, houve uma reprodução (que não foi planejada). Foi aí que começaram a surgir gatos domésticos menores com as manchinhas características da raça selvagem.

Ao mesmo tempo que Jean fazia isso, um cientista chamado Willard Centerwall estava cruzando gato leopardo com gato doméstico, fazendo surgir o gato que conhecemos como gato Bengal ou Gato-De-Bengala. A ideia do cientista era criar um gato resistente ao vírus da FeLV (leucemia felina).

A partir desses cruzamentos, a raça de gato Bengal pode ter espécies com linhagem mais próxima dos seus ancestrais e outras mais distantes, com características mais domesticadas. Com os diferentes tipos de criação, alguns continuaram mantendo seus instintos selvagens mais presentes e outros passaram a ter comportamentos mais típicos de um gato doméstico. Por isso, hoje podemos classificar o gato de Bengala em diferentes tipos.

Níveis de Gato-de-Bengala: dependendo do grau de parentesco, raça tem tipos diferentes

O Bengal, assim como o gato Savannah, também possui fases que indicam o nível do cruzamento, levando em conta que o número 1 é o que tem maior parentesco com o leopardo selvagem e o 4 é mais distante. Essa classificação do gato de Bengala é utilizada para determinar o comportamento e o quanto domesticado a raça Bengal pode ser, mas não é uma regra!

Além disso, dependendo do tipo de gato de Bengala, preço varia. Então, antes de comprar gato de Bengala, valor e linhagem devem ser bastante pesquisadas. Você só vai saber quanto custa um gato Bengal se souber qual a geração dele. 

  • Gato Bengal F1 e F2

O gato Bengal da geração F1 é muito difícil de ser encontrado. Isso ocorre porque o leopardo selvagem é considerado hoje um animal praticamente em extinção. Esse nível da raça de gato Bengal é o que tem mais parentesco com o leopardo, por isso pode ser bem agressivo se não for socializado corretamente. Além disso, alguns donos de gato Bengal nível 1 relatam que eles são independentes e que não se acostumam com algumas necessidades dos domésticos, como usar a caixa de areia para gatos. Os machos dessa geração costumam ser estéreis.

Já o gato Bengal F2 surge do cruzamento de um F1 com outro F1, por isso seu parentesco com o leopardo é menor. Ainda assim, é um gato que precisa passar pelo mesmo processo de socialização. Fêmeas e machos da geração de gato-de-Bengala F2 podem ser estéreis. Para ter um gato Bengal F1 ou um gato Bengal F2 é importante oferecer a ele um espaço ao ar livre, que seja telado, mas que tenha árvores, grama e outros atrativos que permitam que ele expresse seus comportamentos mais selvagens. Você até pode ter um gato de Bengala F2 no apartamento, desde que se comprometa a gatificar o ambiente para proporcionar mais qualidade de vida ao bichano - mas corre o risco dele não se adaptar. Ou seja, o gato Bengal F1 e F2 não são para qualquer pessoa.

  • Gato Bengal F3 e F4

Gato Bengal das gerações F3 e F4 já são bem mais dóceis que os dois primeiros, pois têm um nível de parentesco menor com o leopardo selvagem. O gato de Bengala F3 pode surgir do cruzamento de um F1 com um F2 ou de um F2 com outro F2 - é sempre importante perguntar isso ao criador na hora de adquirir esse felino. Já o gato Bengal F4 é cruza de um F3 com F3, e costuma ser o mais dócil de todas as gerações. Nesse nível de Bengal, gato se assemelha demais a um gato doméstico em questão de comportamento. O preço do gato Bengal F4 é o mais barato, além de ser o mais fácil de ser encontrado.

Gato de Bengala: características físicas marcam o padrão da raça

O gato que parece tigre possui algumas características físicas que o diferenciam do Savannah. O gato Bengal é considerado uma raça de gato exótica que existe por sua aparência única. No caso do gato Bengal, tamanho não passa despercebido! Ele é um gato bem longo, que fica entre 30 e 45 centímetros de comprimento e pesa de 3kg a 9kg. Muitas vezes, ele é chamado de gato Bengal "gigante" por isso.

Além do seu longo tamanho, gato Bengal também possui a cabeça longa, mas não para os lados e sim para a frente, na direção do focinho: por isso, de perfil, parece um gato mais esguio. Os olhos do gato leopardo são majoritariamente claros, em tons azuis e até esverdeados, mas podem fugir dessa coloração - tudo depende do cruzamento que originou aquele Bengal. Gato dessa raça, assim como o gato Angorá, é gracioso e delicado, e possui as patas longas para facilitar o seu caminhar.

A pelagem do gato-de-Bengala é bem curtinha, fina e brilhante, mas pode dar uma sensação de aspereza ao tocar, pelo tamanho pequeno dos pelos. É possível encontrar o gato da raça Bengal em duas cores de pelagem: marrom e prata, que lembram o leopardo, e também na cor branca. Em ambas as cores do gato Bengal, é importante que o gatinho tenha as tradicionais manchinhas no pelo, que vão da cabeça até o rabo. Não existe gato Bengal cinza nem gato Bengal preto.

Gato Bengal: fotos apaixonantes da raça

 

O gato Bengal filhote é muito carinhoso e gosta da companhia de seus donos!Gato da raça Bengal tem olhos em tons de verde, azul ou amarelo.Gato Bengal pode ter pelagem amarela e ruivaBengal: gato com tons de cinza também é comumGato da raça Bengal é super inteligente e pode ser ensinado a passear de coleiraA raça Bengal gosta tanto de água que nem se importa de tomar banhoAlém do valor, gato Bengal vai exigir outros gastos no dia a diaA raça Bengal é ativa, mas também valoriza um momento de calmaGato de Bengala são carinhosos com outros animais quando socializados corretamenteEsse filhote de Bengal até parece um tigre pequeno!O gato da raça Bengal ama passear, mas a segurança é fundamental!O gato que parece tigre tem manchinhas pelo corpo todoFilhote de gato Bengal precisa ser socializado desde cedoNo gato Bengal o comportamento mais selvagem ou doméstico tem a ver com o cruzamentoGato da raça Bengal precisa viver em um ambiente telado para evitar as fugasGato-de-Bengala é um caçador nato e faz questão de alcançar suas presasGato Bengal: fotos mostram como ele parece um pequeno leopardoRaça de gato Bengal precisa de espaço onde possa expressar seus comportamentos naturaisGato leopardo: preço do Bengal pode ser mais caro se ele for mais próximo do leopardo-selvagemGato de Bengala ama água, então vale investir em fontes e locais para ele brincarA raça Bengal é ativa, inteligente e gosta muito de caçarPara um gato da raça Bengal, preço varia dependendo do grau de proximidade com o selvagemO gato Bengal filhote tem boa convivência com crianças e toda a famíliaGato da raça Bengal gosta de explorar a naturezaA raça Bengal é curiosa e sempre procura alguma novidade em casaGato da raça Bengal deve ser adestrado para andar de coleira numa boaGato-de-Bengala é gracioso e elegante com seu corpo alongadoBengal: gato pode ter instintos selvagens se for da primeira geraçãoRaça de gato Bengal: preço não é nada comparado a alegria de ter esse felino por pertoGato Bengal filhote precisa de uma alimentação voltada para sua idade

 

O comportamento da raça Bengal pode variar de acordo com o cruzamento 

 

O comportamento da raça Bengal é difícil de definir, uma vez que existem diversos níveis de cruzamento: quanto mais próximo do felino selvagem, menos domesticado ele é. O gato parece tigre mas, apesar disso, possui uma boa convivência com pessoas e animais. É uma raça boa para famílias com crianças. O gato Bengal filhote se dá muito bem com os pequenos entre 5 e 9 anos, por ter o mesmo nível de energia e curiosidade que eles. O Bengal, gato inteligente que é, apresenta um comportamento “canino”: segue seus donos pela casa, brinca de bolinhas, gosta de água e aceita passear na coleira e pode ser adestrado facilmente com a ajuda de um profissional que entenda de felinos. 

Ainda que o gato de Bengala seja um animal familiar, nem sempre ele vai aceitar carinho ou colo. A raça de gato que parece tigre não gosta de muitas carícias porque é bem independente, mas pode se aproximar de seus donos para pedir carinho, dormir junto na cama e até se fazer presente nas mais diferentes situações - como no momento em que o dono estiver tomando banho.

O gato da raça Bengal não é um bichano que rejeita uma companhia de humanos ou outros animais, sendo assim, cachorros podem muito bem conviver com esse felino. Contudo, bichos menores e que podem ser presas fáceis não devem viver junto com o gato. Raça Bengal, no caso, é híbrida e mesmo que seja da última geração (F4), pode apresentar esse instinto caçador. Por isso, evite ter hamsters, peixes, coelhos, porquinhos da índia e outros roedores e répteis por perto dos gatos dessa raça. O gato Bengal filhote deve ser socializado ainda nessa fase, processo que ajuda a garantir que a relação seja sempre boa e sem surpresas. 

O gato da raça Bengal é um dos mais inteligentes e tem facilidade de adestramento

A raça Bengal é considerada uma das raças de gatos mais inteligente do mundo! A origem do gato leopardo com raízes selvagens e domésticas faz com que o animal possua uma inteligência enorme. Por conta disso, o gato de Bengala aprende truques com muita facilidade. Principalmente na fase de Bengal filhote, esse felino costuma aprender os comandos rapidamente. Por isso, adestrar gato dessa raça se torna muito fácil, já que eles conseguem assimilar comandos dos mais variados tipos.

Com o instinto selvagem do gato que parece tigre muito presente, é também muito independente, curioso e ágil, habilidades que facilitam ainda mais o aprendizado. O gato Bengal é tão inteligente que até sua comunicação é diferenciada: ele possui tipos de vocalização diferentes que os ajudam a se comunicar com os humanos e outros animais, através de miados de gato bem característicos.

A raça de gato Bengal precisa de passeios ao ar livre com frequência 

O gato de Bengala possui fortes instintos relacionados à sua natureza selvagem. Por isso, eles possuem uma enorme vontade e necessidade de frequentar lugares ao ar livre. O gato da raça Bengal ama correr, desbravar o ambiente, realizar exercícios e escalar árvores e objetos.

Eles são atléticos por natureza e precisam colocar sua energia para fora nesses ambientes. Assim, o tutor de um Gato Bengal precisa sempre proporcionar passeios ao ar livre para o gato. Raça Bengal precisa de um grande espaço, como jardins, parques e quintais mais espaçosos. Além disso, vale instalar uma tela de proteção nas janelas de casa para evitar que o peludo tente fugir para a rua.

5 curiosidades do Bengal: gato é cheio de surpresas que você nem imagina! 

  1. O Gato-de-Bengala recebe esse nome como uma referência ao felino selvagem que o deu origem, o Felis bengalensis. 
  2. Nos Estados Unidos, nem adianta perguntar: "Bengal, quanto custa?". Sua venda é proibida no país, já que tem um gato selvagem como parte do cruzamento que deu origem à raça. 
  3. A raça de gato Bengal não é aceita pela Associação dos Criadores de Gato (ACF) pelo mesmo motivo que leva à proibição da sua venda nos Estados Unidos.
  4. A raça Bengal só foi oficialmente reconhecida em 1985. Isso faz da raça uma das mais recentes a serem registradas. 
  5. O gato da raça Bengal fêmea costuma ser menos sociável e gato mais arisco que o macho. Isso faz com que o gato Bengal fêmea seja mais desconfiada e menos receptiva a estranhos, podendo adotar, inclusive, comportamentos mais agressivos.  

Gato Bengal filhote: como cuidar e o que esperar do bichano?

Os gatos Bengal podem ter diferentes comportamentos conforme a linhagem, mas quando são filhotes geralmente são muito curiosos, exploradores e energéticos. Quando falamos do Bengal, gato precisa ficar próximo da mãe e dos irmãos durante os dois primeiros meses e só depois está liberado para ir para a casa nova.

Para quem vai receber o bichano, é importante montar um enxoval para gato com tudo que ele precisa: ração, potes de comida, fonte de água, arranhadores, caixa de areia, brinquedos e muito mais. Adestrar e socializar gatos desta raça também não é muito difícil, já que eles são bem espertos e inteligentes. Porém, os tradicionais passeios ao ar livre só são permitidos depois que o gato de Bengal tiver tomado todas as vacinas e vermífugos.

Cuidados com o Bengal: raça precisa de atenção especial a algumas partes do corpo

  • Pelagem: precisa de uma rotina de escovação semanal para manter os pelos sempre hidratados, mas não requer muitos cuidados além disso. Na verdade, o gato da raça Bengal quase não solta pelos e produz uma pequena quantidade de Fel d 1, a proteína que mais causa alergia em humanos. Por isso, o gato Bengal é considerado um gato hipoalergênico
  • Dentes: o gato da raça Bengal tem seu instinto selvagem presente, então, em algumas brincadeiras e atividades mais intensas, pode acabar arranhando alguém ou a si mesmo caso as unhas estejam muito grandes. Por isso, gato Bengal precisa ter à disposição arranhadores e brinquedos para aparar as unhas e gastar sua energia.
  • Unhas:  é uma raça que, por gostar de água, você consegue fazer a escovação dos dentes com mais facilidade e, assim, evitar o surgimento de problemas bucais, como o tártaro. 
  • Alimentação: desde quando é um Bengal filhote, esse felino precisa ter rotinas de alimentação regulares e precisa da quantidade certa de ração. Além disso, preste atenção na faixa etária. O filhote de gato Bengal precisa de ração específica para sua idade. Já o adulto ou idoso não deve comer a ração para filhote de Bengal, e sim, outras específicas para eles.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato raça Bengal 

Gatos de raça Bengal são muito mais propensos a apresentar doenças genéticas. Isso acontece por ser uma mistura entre gato selvagem e doméstico. O gato Bengal costuma apresentar, principalmente, problemas nos músculos, ossos, olhos, coração e neurônios. Dentre os problemas de saúde do gato-de-Bengala mais comuns podemos citar: 

Vale dizer ainda que o gato Bengal deve ter um acompanhamento veterinário. Os check-ups são indispensáveis para manter a boa saúde do animal. Também é importante não atrasar as vacinas do gato, seguir o calendário de vermífugos corretamente e aplicar remédios antiparasitários regularmente.

Gato Bengal: preço da raça varia conforme a linhagem

Quanto mais próximo de um selvagem for o gato Bengal, valor aumenta. O preço do gato leopardo varia entre R$1.000 e R$10.000 em gatis especializados no Brasil. O valor de uma gata Bengal fêmea costuma ser mais alto, se comparado a um gato Bengala macho. Além do mais, é importante frisar que isso é só uma média, já que, para comprar o gato Bengal filhote, preço pode ser até maior. 

Se pretende adquirir um gato de raça com segurança, como o Bengal, certifique-se de procurar gatis e criadores responsáveis. Busque avaliações na internet, peça indicações de pessoas de confiança e realize algumas visitas ao local antes de fechar a compra.

Perguntas e respostas sobre o gato Bengal

Qual o valor de um gato de Bengal?

A raça de gato Bengal pode ser encontrada no Brasil por preços entre R$ 1.000 e R$ 10.000. Os valores dependem da geração do animal, sexo e características físicas. As linhagens mais próximas de animais selvagens custam mais caras do que as mais distantes.

Como é o comportamento do gato de Bengal?

Os gatos Bengal têm um comportamento mensurado pela proximidade com os seus ancestrais. Gatos das gerações F1 e F2 têm um lado selvagem mais aflorado; enquanto os da linhagem F3 e F4 têm um comportamento mais dócil e semelhante aos gatos domésticos tradicionais. São inteligentes, curiosos e energéticos.

Qual a mistura do gato Bengal?

O gato de Bengala surgiu a partir do cruzamento entre um gato doméstico e um gato-leopardo asiático. 

Qual o tempo de vida de um gato Bengal?

O gato de Bengal tem uma expectativa de vida média de 10 a 16 anos. É um período longo, considerando quanto tempo vive um gato, que geralmente é de 12 a 18 anos.

Como saber se o gato Bengal é puro?

De acordo com a TICA (The International Cat Association), existem três padrões de cores de gato reconhecidas: marrom, neve e prata. Já as cores não oficiais incluem o gato Bengal preto, azul e carvão.

Publicado originalmente em: 13/12/2019

Atualizado em: 08/01/2024